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Métodos de obtenção de dados

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Apresentação em tema: "Métodos de obtenção de dados"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de obtenção de dados
Execução da pesquisa

2 Turismo: O Cenário Atual
Fatores limitativos (RH e MA); Oportunidades para empreendedores; Investimentos crescentes em equipamentos; Formação profissional em alta cotação; Demanda crescente; Busca por padrões internacionais de excelência Melhor compreensão da abrangência; Alta competitividade; Mercado cada vez mais segmentado; Avanços tecnológicos

3 CARACTERIZANDO A PESQUISA
“ É um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.”

4 Por que a pesquisa em Turismo?
Proporcionar relatórios sobre a atividade atual; Descrever situações específicas; Prever o desenvolvimento dos mercados turísticos e de seus diferentes componentes; Fundamentar as bases de controle, estabelecendo indicadores que permitam a intervenção dos gestores Simular cenários futuros.

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10 REQUISITOS PARA UMA PESQUISA
Conhecimento do assunto Confiança na experiência curiosidade criatividade paciência Recursos humanos Perseverança Imaginação disciplinada Atitude auto corretiva financeiro

11 O PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Dependerá de três fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; Fase redacional: análise dos dados relatório final

12 PROJETO DE PESQUISA Escolha do assunto: Tema: O que pretendo abordar?
Linha de pesquisa

13 Projeto de pesquisa Traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar os objetivos. O que será pesquisado? O que se vai fazer? Por que se deseja fazer a pesquisa?

14 Projeto de pesquisa Como será realizada a pesquisa?
Para que se deseja fazer a pesquisa? Como será realizada a pesquisa? Quais os recursos serão necessários para a execução? Quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução

15 Tema de pesquisa INTRODUÇÃO (o que se vai fazer? “Por quê”?
Contextualize o tema Levante o problema Justifique o porquê da sua pesquisa Indique os resultados esperados

16 CONCEITOS A aplicação de um enfoque metodológico de pesquisa implica o uso de conceitos que devem ser definidos antes de todo o processo de análise. Ex.: Visitante, turista, pernoite, taxa de ocupação

17 HIPÓTESES São suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa.

18 VARIÁVEIS VARIÁVEIS - conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
Ex: para a variável sexo, temos masculino e feminino. Para idade, temos diversos valores... Variável Qualitativa: são expressos por atributos. Ex: sexo, cor da pele. Variável Quantitativa: são expressos por números. Ex: salários, idade.

19 O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.
OBJETIVOS (para quê?) O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.

20 Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto
Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração

21 REVISÃO DE LITERATURA ( O que foi escrito sobre o tema) Pontos-de-vista convergentes Pontos-de-vista divergentes

22 METODOLOGIA ( Como? Onde? Com que?) Desenho metodológico
(qualitativa, quantitativa) Tipo de pesquisa Delimitar local Coleta de dados e instrumentos Como irá tabular e como será analisado; indique os passos de desenvolvimento do modelo

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27 Elaboração do relatório final
CRONOGRAMA Quando? Quanto tempo? Elaboração do projeto Coleta de dados Tabulação e análise dos dados Elaboração do relatório final

28 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Especificação das Fases e/ou Etapas Ano: J F
Levantamento de literatura X Montagem do Projeto Coleta de dados Tratamento dos dados Elaboração do Relatório Final Revisão do texto Entrega do trabalho

29 ORÇAMENTO QUANTO VAI CUSTAR? Material de consumo;
Outros serviços e encargos (transportes); Material permanente (equipamentos) ORÇAMENTO

30 participantes do projeto:
acadêmico orientador EXECUTORES

31 que materiais foram consultados de acordo com citações da NBR (6023)
BIBLIOGRAFIA

32 ANEXOS Questionário

33 É desejável que os processos se alternem
Execução da Pesquisa Coleta de dados Análise de dados É desejável que os processos se alternem

34 Coleta de Dados “É a fase do método de pesquisa cujo o objetivo é obter informações da realidade.” (Rudio, 1978) “Etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos.” (Lakatos, 2003)

35 FONTES E DADOS Escolha das fontes e dados:
* 16/07/96 FONTES E DADOS Escolha das fontes e dados: Fontes primárias - são as portadoras de dados brutos, ou seja, que nunca foram coletados, tabulados e analisados. Os dados primários são gerados pelo pesquisador para a finalidade específica de solucionar o problema em questão. Ex: pesquisa de consumo no centro da cidade para implantação de loja franquiada. Fontes secundárias - são as que possuem dados que já foram coletados, tabulados e analisados, e que se encontram disponíveis à consulta de forma rápida e barata. Ex: IBGE / SEBRAE / livros Os dados secundários são aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados, com propósitos de atender às necessidades da pesquisa em andamento, e que estão catalogados à disposição dos interessados. 35 * ##

36 Coleta de Dados tarefa cansativa;
em geral, toma mais tempo do que se espera; exige do pesquisador: paciência; perseverança; esforço pessoal; cuidadoso registro dos dados; bom preparo anterior (Plano de Coleta de Dados).

37 Técnicas / instrumentos de Coleta de Dados
1) A escolha depende dos objetivos da pesquisa 2) deve-se realizar um pré-teste do instrumento; minimizar resultados com erros; minimizar ambigüidades; minimizar o emprego de linguagem inacessível; antecipar a reação do respondente. deve-se preparar o aplicador. coleta documental; observação; entrevista; questionário; formulário; teste;

38 COLETA DOCUMENTAL Órgãos públicos e privados Documentos pessoais
documentos oficiais, contratos, relatórios registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, sistemas de dados, diários, tabelas e registros estatísticos etc.

39 COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta
Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Pesquisa documental Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Fontes secundarias

40 Fontes documentos Arquivos Públicos a) Documentos oficiais
b) Publicações parlamentares c) Documentos jurídicos d) Iconografia (registros visuais)

41 Fontes documentos Arquivos Particulares
a) Domicílios particulares (correspondências, memórias, diários, autobiografias) b) Instituições de ordem privada (registros, correspondências, memoriais) c) Instituições públicas

42 Fontes documentos Fontes Estatísticas a) Características da população
b) Fatores que influem no tamanho da população c) Distribuição da população d) Fatores econômicos e)  Moradia f)  Meios de comunicação

43 Pesquisa Bibliográfica
publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, pesquisas, livros, monografias, teses, material cartográfico, etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Definir/resolver problemas pesquisador Bibliografia Relacionada ao tema da pesquisa Reforço para analise Explorar novas áreas

44 Tipos de Fontes Bibliográficas
Imprensa escrita Meios audiovisuais Material cartográfico Publicações

45 COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação direta
Objetivo: levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Pesquisa de campo Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa de laboratório Fontes secundarias

46 Observação direta Método informal (fases iniciais)
atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos e impactos. habilidade do pesquisador em captar informação através dos cinco sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade

47 Entrevista - I Técnica utilizada para obtenção de informações sobre:
“o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...]” (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano. A entrevista é realizada pessoalmente com o entrevistado.

48 Níveis de estruturação
Entrevista - II Níveis de estruturação Estruturada ou fechada Não-estruturada ou aberta semi-estruturada Relação fixa de perguntas Exposição livre Das opiniões Roteiro Ordem e redação Invariável Adaptações Semi-estruturada de caráter mais flexível, é realizada a partir de um esquema básico (roteiro), pelo qual é possível realizar as adaptações necessárias.

49 Questionário (I) Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições fechadas: são apresentadas alternativas de resposta relacionadas: questões dependentes

50 Questionário (II) Questões Pré-teste do questionário
devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. as perguntas devem: ser claras, concretas e precisas possibilitar uma única interpretação referir-se a uma única idéia de cada vez Pré-teste do questionário Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc.

51 Exemplos Questões abertas:
Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver para desenvolver a atividade turística? Questões fechadas Qual a sua religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Questões relacionadas 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 3)Você já fumou no passado? sim, não

52 Passo 1 Especificar que informações serão procuradas/solicitadas. Passo 2 Determinar o tipo de questionário e a metodologia de administração. Passo 3 Determinar o conteúdo de cada pergunta. Passo 4 Determinar a forma de resposta para cada questão. Passo 5 Determinar o fraseado de cada questão. Passo 6 Determinar a seqüência das questões. Passo 7 Determinar as características físicas do questionário. Passo 8 Reexaminar os passos 1-7 e rever se necessário. Passo 9 Pré testar o questionário e rever se necessário.


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