A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JESUS CRISTO: ROSTO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA DE DEUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JESUS CRISTO: ROSTO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA DE DEUS"— Transcrição da apresentação:

1 JESUS CRISTO: ROSTO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA DE DEUS
Cenáculos Oração Missionária JESUS CRISTO: ROSTO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA DE DEUS COM …

2 Introdução Animador(a) – Irmãs e irmãos, estamos aqui reunidos hoje, em comunhão com todos os cenáculos, para contemplar e agradecer a misericórdia de Deus nosso Pai manifestada em Jesus Cristo. Que o Espírito Santo encha os nossos corações e transforme as nossas vidas em gestos concretos de amor e de serviço aos outros.

3 Cântico

4 Saudação Animador(a) – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Ámen! Animador(a) – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, que nos vêm pelo Coração aberto de Cristo, fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Animador(a) - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma.

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) – Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Animador(a) - Mostrai-nos a vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade.

7 Oração inicial Deus Pai, cheio de misericórdia, abri os nossos corações para que possamos escutar a vossa palavra com alegria; removei de dentro de nós todos os obstáculos, para que a possamos acolher com liberdade de espírito; e fortalecei em nós o desejo ardente de a pôr em prática através de gestos concretos de amor e serviço. Por Cristo nosso Senhor. Todos - Ámen.

8 Leitura Bíblica: Lc 4, 16-22 16 Foi em seguida para Nazaré, a terra onde se tinha criado. No sábado foi à sinagoga, como era seu costume, e pôs-se de pé para ler as Escrituras. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Ele abriu-o e encontrou o lugar onde estava escrito assim: 18 O Espírito do Senhor tomou posse de mim, por isso me escolheu para levar a boa nova aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos prisioneiros, para dar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos 19 e para proclamar o tempo favorável da parte do Senhor. 20 Depois Jesus fechou o livro, devolveu-o ao encarregado e sentou-se. Ficaram todos com os olhos fixos nele. 21 Jesus começou então a dizer-lhes: «Esta parte da Escritura que acabaram de ouvir cumpriu-se hoje mesmo.» 22 Todos testemunhavam dele e estavam admirados com as palavras da graça divina que saíam da sua boca. E perguntavam: «Este não é o filho de José?» Palavra do Senhor.

9 Comentário O evangelho de Lucas é um evangelho profundamente universalista e missionário. Lucas apresenta-nos Jesus Cristo como o salvador universal que oferece a salvação e o perdão a todos, independentemente da raça ou nação. Nesta passagem, logo a seguir ao batismo no rio Jordão e às tentações no deserto, Jesus, impelido pela força do Espírito Santo, anuncia de uma forma clara e concreta qual é a sua missão. Ele veio para anunciar a libertação total do homem oprimido. Trata-se fundamentalmente da libertação para quem sofre qualquer tipo de opressão ou injustiça. Jesus é o verdadeiro Messias que realiza todas as promessas anunciadas pelos profetas no Antigo Testamento.

10 Comentário Ele realiza a sua missão pondo-se totalmente ao serviço dos pobres e dos excluídos, com o propósito de lhes restaurar a dignidade. Jesus é o rosto visível da misericórdia de Deus, mostrando com a sua vida e as suas palavras que Deus não é distante nem indiferente ao sofrimento humano, mas um Pai carinhoso e cheio de misericórdia. Esta maneira de ser de Jesus faz-nos compreender aquilo que verdadeiramente quer dizer ser cristão hoje no mundo em que vivemos. Como cristãos somos chamados a seguir os passos de Jesus e a sermos, como Ele, os rostos visíveis da misericórdia de Deus através do nosso estilo de vida e de gestos concretos de serviço, de amor e de solidariedade. De facto, o próprio Papa Francisco nos convida, durante o Ano Santo da Misericórdia, ‘a acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e a descobrir as obras de misericórdia: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos e enterrar os mortos’ (O rosto da Misericórdia, 15).

11 Pistas para o diálogo em grupo
Que tipo de sociedade é a nossa? Solidária? Justa? Fraterna? Indiferente? Egoísta? Individualista? -Como cristãos, estamos verdadeiramente conscientes do drama da pobreza que existe no mundo? - Que podemos fazer para sermos no mundo o rosto visível da misericórdia de Deus?

12 Leitura missionária

13 Preces Convidar os participantes a fazer orações
espontâneas, a partir das leituras e partilha realizada. Pai Nosso ...

14 Oração pelo mundo Animador(a) - Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos - Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! Animador(a) - Vós destruís o poder do mal, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Animador(a) - Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder Salvador!

15 Oração pelo mundo Animador(a) - Do Coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Animador(a) - Ele é Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Animador(a) - Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Animador(a) - Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, ativo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros!

16 Oração pelo mundo Animador(a) - Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Animador(a) - Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos - Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

17 Entrega do Cenáculo Animador(a) - Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Animador(a) - Fazei deles fogueiras do vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do vosso Coração de Bom Pastor. Todos - Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

18 Entrega do Cenáculo Animador(a) - Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos - Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização.

19 III Parte – Compromissos e Atividades
Revisão do compromisso anterior. Cada um narra como o realizou Sugestão do novo compromisso: Diariamente encontrar uns momentos para, estar a sós com Jesus, procurando que a Sua palavra transforme a nossa vida.

20 Oração Conclusiva Virgem e Mãe Maria, Vós que reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora, alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Todos- Ámen.

21 Cântico

22 Bênção e Despedida Animador(a) - Por intercessão de Nossa Senhora, cheia da presença de Cristo e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Todos - Amén. Animador(a) - Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, nos acompanhe. Todos – Graças a Deus.


Carregar ppt "JESUS CRISTO: ROSTO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA DE DEUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google