A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Samuel – uma vocação que se vai descobrindo Paróquia de ….

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Samuel – uma vocação que se vai descobrindo Paróquia de …."— Transcrição da apresentação:

1 Samuel – uma vocação que se vai descobrindo Paróquia de ….

2 Introdução AN – Irmãs e Irmãos, reunidos neste pequeno cenáculo, queremos sentir-nos como fermento missionário que faça crescer a fé na nossa paróquia e no mundo. Em comunhão com todos os outros cenáculos, oferecemos ao Pai, por Cristo, a nossa vida; pedimos sem cessar o dom do Espírito Santo para o Povo de Deus e para o mundo, e dispomo-nos a trabalhar para que o chamamento de Deus seja percebido e acolhido por muitos jovens e menos jovens. Vamos meditar sobre a vocação de Samuel e rezar para que Deus mande à sua Igreja pessoas dispostas a aceitar a vida como vocação.

3 Cântico Inicial

4 Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Anúncio do Tema O modo como é descrito o chamamento de Samuel para ser profeta, isto é, voz de Deus, mostra que a vocação nem sempre é clara desde o princípio e que é preciso tempo e alguém que ajude a compreender e a responder ao chamamento de Deus. A oferta a Deus que Ana fez de seu filho, Samuel, também mostra que a vocação nasce na família; infelizmente, até famílias muito boas, que gostariam muito de ter um filho ou filha consagrados a Deus, nem sempre conseguem realizar o seu sonho. Mas a disponibilidade dos pais já é um grande passo.

6 Invocação do Espírito Santo sobre o Cenáculo AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

7 AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai- nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

8 Oração Inicial Senhor, nosso Deus, chamando-nos a continuar a missão de Jesus como membros da Igreja, Vós nos destes a alegria de nos encontrarmos todos reunidos neste Cenáculo de Oração Missionária. Não sabemos muito bem aonde nos quereis conduzir, mas sabemos que os vossos planos vêm de longe. Talvez nos chamastes a nós para poderdes, mais tarde, chamar os nossos filhos ou os nossos netos. Dai-nos a liberdade de Ana, mãe de Samuel, e concedei aos nossos filhos e netos a disponibilidade para escutarem a vocação que, para eles, planeastes. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen!

9 Leitura Bíblica (1Samuel, 3, 1-10 ) 1 O jovem Samuel servia o SENHOR sob a direcção de Eli. O SENHOR, naquele tempo, falava raras vezes e as visões não eram frequentes. 2 Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. 3 A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel repousava no templo do SENHOR, onde se encontrava a Arca de Deus. 4 O SENHOR chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui.» 5 Samuel correu para junto de Eli e disse- lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar- te.»

10 6 O SENHOR chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.» 7 Samuel ainda não conhecia o SENHOR, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do SENHOR. 8 Pela terceira vez, o SENHOR chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o menino e disse a Samuel: 9 «Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se.

11 10 Veio o SENHOR, pôs-se junto dele e chamou- o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!» PALAVRA DO SENHOR…

12 Leitura Missionária –

13 Preces Para que o Senhor suscite profetas na Sua Igreja, homens e mulheres que levem ao mundo a palavra libertadora do Evangelho, oremos: Ouvi-nos Senhor. Para que Espírito Santo dê força e coragem ao Santo Padre, aos nossos bispos, sacerdotes e cristãos em geral para que falem abertamente, denunciem as injustiças e construam a civilização do amor, oremos: Ouvi-nos Senhor.

14 Pelos chefes políticos, para que Deus os ajude a procurar o bem e a justiça para todo o seu povo, oremos: Ouvi-nos Senhor. Por todos os que trabalham no serviço das vocações, para que o Espírito os ilumine a encontrar os caminhos mais adequados e para que nunca desanimem, apesar dos fracassos que encontram, oremos: Ouvi-nos Senhor. Para que o Senhor dê força e perseverança a todos os jovens que começaram a formação para se consagrarem totalmente ao serviço do Evangelho e da Igreja de Jesus, oremos: Ouvi- nos Senhor.

15 Por todos os pais que deram uma boa formação cristã aos seus filhos e até gostariam de os ver ao serviço do Evangelho mas, ao contrário, os vêm afastar-se de Deus, para que não desanimem e continuem a rezar, oremos: Ouvi- nos Senhor. Outras intenções… Pai Nosso…

16 Oração litânica pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

17 AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

18 AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

19 AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

20 AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

21 Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos- Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

22 AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

23 AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

24 Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

25 III PARTE COMPROMISSOS E ACTIVIDADES Ofertório Ofertório Acta Acta Revisão dos compromissos Revisão dos compromissos Programação de actividades Programação de actividades

26 Oração Final Senhor Jesus, ajuda os nossos jovens a descobrir o rosto amoroso do Pai, que nos ama sem limites e sem condições, de maneira que eles encontrem, na Sua bondade, a força e a alegria de se dedicarem generosamente à construção do teu Reino. Tu, que foste capaz de lavar os pés aos teus discípulos, ajuda-nos a transmitir aos nossos jovens aquele espírito de serviço que a tua entrega na cruz nos revelou. Que esse espírito os liberte para a tua obra e os encha da verdadeira felicidade, pela a força do Espírito Santo. Ámen.

27 Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

28 Cântico Final


Carregar ppt "Samuel – uma vocação que se vai descobrindo Paróquia de …."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google