A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária COM de …. 1º TEMA ORAÇÃO E SENTIDO RELIGIOSO DA PESSOA HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária COM de …. 1º TEMA ORAÇÃO E SENTIDO RELIGIOSO DA PESSOA HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária COM de …

2 1º TEMA ORAÇÃO E SENTIDO RELIGIOSO DA PESSOA HUMANA

3 1-Introdução Anim. – Bem-vindos e bem hajam todos os que viestes a este encontro. Ajudados por alguns ensinamentos de Bento XVI, este ano vamos aprofundar o tema da ORAÇÃO, que é o principal fundamento da ação missionária do nosso Cenáculo. Embora façamos outras atividades apostólicas, a nossa missão é colocar nas mãos de Deus o mundo todo, para que se abra ao Evangelho e sobre ele desça o Espírito Santo, Transformador das mentes e dos corações. Nós somos os primeiros beneficiários dessa ação de Deus, pela oração missionária que nos dispomos a começar.

4 Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

5 2 - Anúncio do Tema Hoje tratamos o tema: Oração e Sentido Religioso da vida humana. A oração não é uma característica só dos cristãos. Também os muçulmanos e todos os membros de qualquer religião rezam. A oração é própria da pessoa humana. Mas na nossa sociedade europeia os sinais de Deus são cada vez menos evidentes. Muitas pessoas deixaram de acreditar e Deus parece ter-se tornado uma realidade que as deixa indiferentes. Mas, ao mesmo tempo, vemos muitos sinais que nos indicam um despertar do sentido religioso. Entre eles está o surgimento de muitos grupos de oração.

6 3-Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e derramai sobre o mundo o vosso amor Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir do Coração de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Mostrai-nos a vontade do Pai e dai-nos força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo...

7 Oração inicial Anim. – Pai Santo, nós Vos louvamos e bendizemos por nos reunirdes agora e aqui. No princípio, ao Cenáculo dos discípulos de Jesus, reunido em oração com Maria, destes o Espírito para a missão. Renovai também hoje, na Igreja e em nós, as maravilhas dos inícios da pregação do Evangelho. Guiai esta nossa oração. E, assim, o Vosso Nome seja santificado no mundo e todos Vos conheçam e amem como Pai. Por Jesus, Vosso Filho, nosso Irmão e Bom Pastor do Coração Trespassado, na unidade do Espírito Santo. Ámen

8 4 - Leitura Bíblica( Mateus 6, 5-15) Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fecha a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes. Rezai, pois, assim: Pai nosso, que estás no céu,! santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.

9 Comentário ( Catequese Papa Bento XVI) Vivemos numa época em que são evidentes os sinais do secularismo. Deus parece ter desaparecido do horizonte de muitas pessoas da nossa sociedade ou ter-Se tornado uma realidade que as deixa indiferentes. Mas vemos, ao mesmo tempo, muitos sinais que nos indicam um despertar do sentido religioso, uma redescoberta da importância de Deus para a vida do ser humano. Pela criação, Deus chama todos os seres do nada à existência. Mesmo depois de, pelo pecado, ter perdido a semelhança com Deus, o ser humano continua a ser imagem do seu Criador. O Ser humano é religioso por sua natureza. O desejo de Deus, está inscrito no seu coração, porque foi criado por Deus e para Deus. -Em silêncio durante alguns momentos, meditar a Palavra que acabámos de escutar -Ressonância da Palavra (repetir alguma palavra ou versículo que mais lhe tocou.

10 Das diversas religiões, os homens esperam uma resposta aos problemas da condição humana que, hoje como outrora, continuam a perturbar profundamente os seus corações. O Homem sabe que não pode responder sozinho à sua necessidade fundamental de se compreender a si mesmo. Ele tem em si a sede de infinito, a saudade do eterno, a busca da beleza, o desejo do amor, a necessidade de luz e de verdade… que o impelem rumo ao Absoluto. O Homem tem em si o desejo de Deus: sabe que Lhe pode rezar. A oração pode ser definida como expressão do desejo que o homem tem de Deus. A oração não está ligada a um ambiente particular, mas encontra-se inscrita no coração de cada pessoa e de cada civilização. A oração tem o seu centro e afunda as suas raízes no mais profundo da pessoa. Com efeito a oração é o lugar por excelência da gratuidade, da tensão para o invisível, para o inesperado e para o inefável. Por isso, a experiência da oração é para todos um desafio, uma graça a invocar, um dom dAquele ao qual nos dirigimos.

11 A oração, que é a abertura e elevação do coração a Deus, torna-se assim relação pessoal com Ele. Na oração, é sempre Deus a dar o primeiro passo. O passo do homem é sempre uma resposta. Aprendamos a deter-nos em maior medida diante dAquele que Se revelou em Jesus Cristo. Aprendamos a reconhecer, no silêncio, no íntimo de nós mesmos, a Sua voz que nos chama e nos reconduz à profundidade da nossa existência, à fonte da vida, à nascente da salvação, para nos fazer ir além do limite da nossa vida e abrir-nos à medida de Deus, à relação com Ele, que é Amor infinito.

12 5 – Leitura Missionária Ler algum escrito enviado por um missionário(a) e missão, ou tirado de uma revista ou jornal missionário, ou de um livro relacionado com a missão, por ex: Os escritos de S. Daniel Comboni. Após a leitura, fazer um breve diálogo sobre o seu conteúdo

13 6 - Oração pelas Vocações Todos: Ó Jesus, divino Mestre, que dissestes: A seara é grande mas os trabalhadores são poucos, nós acolhemos amorosamente o Vosso convite: Rogai ao Pai Celeste que mande trabalhadores para a Sua Seara. Suscitai no vosso povo uma piedosa cruzada vocacional: Todos os fiéis para todas as vocações. Dai-nos muitos e piedosos sacerdotes, que sejam sal da terra e luz do mundo, cidade colocada sobre o monte e salvação da humanidade remida pelo Vosso sangue! Suscitai religiosos e religiosas, que povoem a terra de institutos e de conventos para acolher os filhos da Vossa predileção. Que eles sejam focos luminosos, fontes de piedade, jardins de santos, onde se procure a glória de Deus e a paz dos homens de boa vontade. Ó Maria, por Deus escolhida para serdes Mãe de Jesus e dos seus Apóstolos, multiplicai os missionários do Evangelho. Orai connosco, por nós e por todos os que Deus chamar ao seu serviço. Ámen

14 7 - Intenções e preces Anim. – Irmãos e irmãs, hoje refletimos sobre a importância da oração, para que a presença de Deus se torne mais forte no mundo e nas nossas vidas. Peçamos ao Senhor que nos torne cada vez mais pessoas de oração, dizendo: Todos: Senhor, atendei a nossa prece. Anim. – Senhor, Pai Santo, abençoai todos os que se preocupam com a vossa igreja e divulgam o Vosso Evangelho, para que não se cansem e não desanimem. Todos: Senhor, atendei a nossa prece Anim. – Senhor Jesus, ouvi com carinho os pedidos e orações dos Vossos missionários que zelam e intercedem por nós, Vossos filhos, tanto aqui como noutras partes do mundo. Todos: Senhor, atendei a nossa prece

15 Anim. – Senhor, Espírito Santo, tocai o coração de cada jovem da nossa comunidade, principalmente dos que andam mais afastados de Vós, e derramai sobre eles a Vossa graça. Todos: Senhor, atendei a nossa prece Anim. – Trindade una e santa, que sempre ouvis a nossas preces e orações, dai-nos a graça de sermos sempre perseverantes na fé, na esperança e no apostolado que desempenhamos na Vossa Igreja. Todos: Senhor, atendei a nossa prece (O animador motive os presentes a fazerem outras preces espontâneas).

16 8-Entrega do Cenáculo Anim. – Reunidos com Maria para implorar o dom do Espírito Santo sobre a igreja e o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiamos-Lhe todos os Cenáculos: Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, e junto com todos os santos da missão, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Anim. – Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor: Todos - Inflamai-nos com as chamas do Espírito, que jorra do Vosso Coração Aberto crucificado e ressuscitado. Fazei que, juntos, comuniquemos Amor, Fé e Esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo. Anim. – Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de oração e de testemunho do evangelho da Vossa Graça. Todos – Que, neles e com eles, se renove um perene Dia de Pentecostes que relance, na Igreja e no mundo, um novo impulso de santidade e missão. Porque Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amen.

17 9 - Leitura da cta anterior, ofertório e avisos Revisão dos compromissos Revisão dos compromissos Programação de actividades Programação de actividades 10 – Compromissos Revisão do compromisso anterior (Cada um partilha o que fez) Sugestão do novo compromisso

18 11 - Oração Conclusiva Anim. – Senhor, Pai de Jesus e nosso Pai, nós vos agradecemos os benefícios que, nesta oração, nos concedestes a nós e às pessoas pelas quais nos destes a missão de orar. Agora que voltamos para casa, continuai a manter-nos unidos no Coração do Vosso Filho. NEle, por Ele e com Ele, nós Vos oferecemos os trabalhos, sofrimentos e alegrias da nossa vida, para que o mundo acredite no Evangelho e Vos ame. Todos - Ámen

19 Cântico

20 12- Bênção de despedida Anim – Pela intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos – Ámen. Anim. – Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, nos acompanhe. Todos – Graças a Deus!


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária COM de …. 1º TEMA ORAÇÃO E SENTIDO RELIGIOSO DA PESSOA HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google