A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS COM de …

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS COM de …"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS COM de …

2 Introdução Anim. – Mais uma vez nos reunimos, como Cenáculo Missionário, para aprendermos a rezar melhor e a fazer da oração uma atividade evangelizadora. Queremos invocar o Espírito Santo sobre o mundo e colocar a nossa vida nas mãos do Pai, como Jesus na sua Páscoa. Queremos deixar que Deus faça de nós seus instrumentos, de modo que o Evangelho de seu Filho se torne caminho de salvação e de vida para todos os povos da terra. Unamos a nossa voz, em súplica, a Deus, por um mundo mais unido, justo e fiel à Sua vontade.

3 Cântico

4 Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

5 Anúncio do Tema Moisés, colocado por Deus à frente do Povo, foi muitas vezes testemunha da rebelião e da crítica desse mesmo Povo que, depois de prometer obediência, por tudo e por nada se revoltava contra Moisés e, por consequência, contra Deus. Em vez de pedir o castigo sobre o Povo, Moisés põe-se sempre do seu lado, para suplicar a Deus o perdão. A oração de Moisés é a típica oração de intercessão. Também Jesus, na sua Páscoa, intercedeu por aqueles que o crucificaram para aprendermos a interceder uns pelos outros.

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor!

7 Oração Inicial Senhor Nosso Deus! Em vossa bondade quisestes dar- nos o vosso Filho, para interceder por nós, porque somos pecadores. Já também no Povo da Antiga Aliança tínheis concedido a Moisés o espírito de oração, para pedir o vosso perdão sobre os pecados de Israel. Concedei-nos, também a nós, o Espírito do vosso Filho para que saibamos compadecer-nos dos males do mundo e implorar sobre ele a vossa misericórdia. Por Cristo, Nosso Senhor. Amén

8 Leitura Bíblica(Ex. 32, 7-14) 7Então o Senhor disse a Moisés: «Vai, desce, porque o teu povo que tiraste do Egito está a corromper-se. 8Bem depressa se desviaram do caminho que lhes tracei. Fizeram um bezerro de ouro fundido e estão a adorá-lo e a fazer-lhe ofertas, exclamando: Povo de Israel, aqui tens os teus deuses que te fizeram sair do Egito!» 9O Senhor disse ainda a Moisés: «Vejo bem que este povo é teimoso e rebelde. 10Agora, deixa-me, porque a minha ira vai- se levantar contra ele e vou destruí-los a todos. Mas de ti vou fazer uma grande nação.» 11Moisés implorou ao Senhor, seu Deus, e disse-lhe: «Senhor, por que estás tão irritado contra o teu povo, aquele que fizeste sair do Egito com grande força e poder? 12Não permitas que os egípcios digam de nós que foi por maldade que Deus nos tirou do Egito para nos matar nas montanhas e nos fazer desaparecer da terra! Não te deixes dominar pela ira, Senhor, e renuncia à ideia de fazeres mal ao teu povo.

9 13Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaac e Jacob, aos quais juraste e prometeste, por tua honra, que havias de tornar a sua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e conceder aos seus descendentes esta terra como herança eterna.» 14O Senhor renunciou à ideia que tinha manifestado de castigar o seu povo. Palavra do Senhor. Leitura Bíblica(Ex. 32, 7-14)

10 Ressonância da Palavra Cada um tenta recordar uma pequena frase da leitura

11 Comentário A leitura que escutámos mostra um momento tenso da história de Israel, em que o seu destino estava a ser pesado na balança. Enquanto isso, Israel continuava a dançar ao redor do bezerro, totalmente inconsciente da decisão que iria sair do diálogo entre Deus e Moisés. Deus declarou a Moisés: "Agora, deixa que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma..." (v.10). Quase parece que Deus está a pedir autorização a Moisés para fazer o que quer que fosse. No fundo, Deus só está à espera que Moisés intervenha, para ter a oportunidade de fazer a Sua vontade, que é salvar e não condenar. A misericórdia divina mostra-se presente na voz daquele que implora o favor de Deus sobre quem dele carece. Na sua prece, Moisés apoia-se na experiência da fidelidade de Deus, feita no Egito. Deus tinha-se mostrado decidido a salvar o Povo, apesar das muitas dificuldades interpostas pelo faraó. Como poderia Deus deixar cair, agora, uma obra na qual se tinha empenhado tanto?

12 Comentário O que levou Moisés a implorar o perdão foi o conhecimento que ele tinha do coração de Deus, uma vez que tinha sido ele o mediador da obra salvadora de Deus. "Por que se acende, Senhor, a tua ira contra o teu povo...? Por que hão-de dizer os egípcios: com maus intentos os tirou daqui, para matá-los nos montes e os eliminar da face da terra? Acalma o furor da tua ira, Senhor, e arrepende-te do mal contra o teu povo" (v. 11,12). A frase farei de ti uma grande nação nem sequer é tida em consideração pelo amigo de Deus. Na sua humildade, Moisés não cai na tentação de aproveitar em seu favor a ira de Deus contra o povo, para se tornar um novo Abraão. A preocupação de Moisés era a honra de Deus e não a sua, bem como a salvação do povo.

13 Comentário Moisés, o intercessor, deseja que Israel se salve porque já o sente como o seu povo, como o rebanho que lhe está confiado para ele proteger e guardar. Na sua oração, o amor a Deus e aos irmãos sobrepõem-se e nunca se separam. No final de Êxodo 32, encontramos a consumação da intercessão de Moisés. Depois de voltar ao arraial e colocar as coisas em ordem, dirige-se ao povo, dizendo: "Vós cometestes um grande pecado; agora, porém, subirei para junto do Senhor e talvez alcance o perdão do vosso pecado. Voltou Moisés para junto do Senhor, e disse: O povo cometeu um grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me do livro que escreveste" (vv ).

14 Comentário Isto é intercessão. O intercessor é a pessoa que se coloca entre Deus e aquele que precisa da sua ajuda, do seu perdão ou da sua cura. E está disposto arriscar a sua vida e a sofrer para obter a graça que pede. Essa foi também, de fato, a maneira como Jesus intercedeu por nós. Ele interpôs-se entre Deus e nós e aceitou que fossem carregados sobre Ele os nossos pecados, os nossos sofrimentos e a nossa morte, para sermos salvos dela. Estamos nós dispostos a fazer o mesmo, uns pelos outros?

15 Pistas para o diálogo de grupo A oração será só pedir coisas a Deus ou é também comprometer-nos com os problemas e as pessoas para as quais invocamos o auxílio de Deus? Para que lugar passam os interesses pessoais do intercessor? Pode haver intercessão sem verdadeiro amor aos outros?

16 Partilhar a leitura missionária

17 Preces espontâneas Anim. – Cada um de nós tente fazer uma oração de intercessão a Deus, a Jesus ou ao Espírito Santo por alguém ou por alguma necessidade da sua família, dos seus vizinhos, da Igreja ou do mundo. Pai Nosso

18 Oração pelo mundo Anim. - Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos - Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! Anim. - Do Coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Anim. - Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, ativo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

19 Oração pelo mundo Anim. - Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Anim. - Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos - Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Amen!

20 Entrega do Cenáculo Anim. - Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos- lhe os Cenáculos. Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Anim. - Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor. Todos - Inflamai-nos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

21 Entrega do Cenáculo Anim. - Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça. Todos - Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. Anim. - Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... Todos -...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

22 III Parte – Compromissos e Atividades Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. Novo compromisso: - rezar por alguém cuja fé é débil ou que já a perdeu.

23 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

24 Oração Conclusiva Todos - Deus de bondade, Vós mostrastes a vossa grande misericórdia para connosco na forma como o Vosso Filho implorou o Vosso perdão sobre os nossos pecados. Ele quis carregar com todos eles e, com eles às costas, se apresentou diante de Vós para implorar a Vossa bondade como se fosse ele o pecador. Nele se manifesta a vossa vontade de que todos sejam salvos e cheguem à alegria da Vossa salvação. Moisés, mesmo sendo anterior a Jesus, é seu discípulo. Faz que também nós aprendamos a interceder uns pelos outros e pelo mundo inteiro, segundo o Espírito de Cristo Nosso Senhor. Amen

25 Cântico

26 Bênção e Despedida Anim. - Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo. Todos - Amen. Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS COM de …"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google