A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta COM de …

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta COM de …"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta COM de …

2 Introdução Anim. – Boa noite!... Hoje, o nosso Cenáculo Missionário vai começar um percurso bíblico sobre a oração. Nele, vamos aprofundar o diálogo de aliança entre Deus e o homem. Esse diálogo tem o seu ponto máximo em Jesus Cristo, palavra definitiva de Deus ao mundo. Faremos esta caminhada lendo a Bíblia no Cenáculo e em casa. Meditaremos sobre alguns textos e figuras exemplares do Antigo e do Novo Testamento. Como Cenáculo, temos como vocação animar a sociedade a aceitar o diálogo de aliança com Deus. Para tal, há que conhecer bem a Bíblia e orar

3 Cântico

4 Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

5 Anúncio do Tema Na nossa caminhada bíblica sobre a oração, começamos com Abraão, o pai de todos os fiéis (cf. Rm 4, ). No capítulo 18 do Livro do Génesis, narra-se que a malvadez dos habitantes de Sodoma e Gomorra tinha chegado ao máximo, a ponto de Deus ter que cumprir um gesto de justiça para deter o mal, destruindo aquelas cidades. É aqui que se insere Abraão, com a sua prece de intercessão. Ele dá-nos um exemplo de oração missionária, isto é, de oração pela salvação dos outros, no episódio da intercessão pelas cidades de Sodoma e Gomorra.

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - -Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Anim. - Abri os nossos ouvidos, à inteligência das escrituras sagradas. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir do Coração de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Mostrai-nos a vontade do Pai e dai-nos força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo...

7 Oração Inicial Anim. Pai Justo, quereis que todas as pessoas sejam salvas da desgraça de Vos abandonar. Escolheis Abraão para, nele, abençoardes o mundo inteiro. Comunicais-lhe o vosso olhar sobre a cidade corrompida e a vossa vontade de a salvar. E ele intercede por ela, para que a salveis. Todos - Por Jesus, Vosso Filho e nosso Irmão Justo e Inocente que, na Cruz, assume a tristeza e a amargura dos seus irmãos que não sabem o que fazem e intercede por eles, enchei-nos, ó Pai, da vossa misericórdia. Abramo-nos nós também à realidade e às necessidades do mundo permanecendo com Maria em oração confiante pela humanidade. Porque é infinita a vossa Misericórdia. Ámen! Ámen.

8 Leitura Bíblica( Lucas 24, 13-32) 16Os visitantes levantaram-se e preparavam-se para se dirigirem a Sodoma; Abraão foi caminhando com eles para se despedir. 17Então o Senhor disse para consigo: «Será que eu vou esconder a Abraão aquilo que pretendo fazer? 18De facto, Abraão vai ser o pai de um povo muito grande e poderoso e por ele serão abençoados todos os povos do mundo. 19Eu escolhi-o para ensinar aos seus filhos e descendentes a seguirem a vontade do seu Senhor, praticando o que é justo e honesto, para que as promessas que lhe fiz sejam mantidas e cumpridas.» 20Então o Senhor disse-lhe: «As queixas contra Sodoma e Gomorra são numerosas e os seus crimes são muito graves.21Vou até lá, para ver se as queixas que me fizeram contra essas cidades correspondem à sua maldade ou não. Quero saber ao certo.» 22Dois dos visitantes afastaram-se na direção de Sodoma, enquanto Abraão continuava junto do Senhor.

9 23Abraão aproximou-se mais do SENHOR e perguntou-lhe: «Será que vais destruir os inocentes juntamente com os culpados?24Suponhamos que existem uns cinquenta inocentes naquela cidade, vais destruí-la na mesma? Não és capaz de perdoar a toda a cidade em atenção aos cinquenta que estão inocentes?25Não é possível que tu vás fazer uma coisa dessas: condenar à morte o inocente juntamente com o culpado. Desse modo, ser inocente ou culpado, seria a mesma coisa. Tu que és o juiz do mundo inteiro tens que ser justo, nas tuas sentenças.» 26O SENHOR respondeu: «Se eu encontrar na cidade de Sodoma cinquenta pessoas que estejam inocentes, perdoo a toda a cidade em atenção a eles.» 27Abraão continuou: «Já que tomei a liberdade de falar ao meu Senhor, mesmo que eu não seja mais do que pó da terra, permita-me mais uma palavra. 28Suponhamos que não chegam bem a cinquenta, mas que faltam uns cinco. Será que vais destruir toda a cidade, só por causa de cinco?» OSENHOR respondeu: «Se lá encontrar quarenta e cinco que estejam inocentes, também não destruo a cidade.»

10 29Abraão continuou ainda a falar com o SENHOR e disse-lhe: «Suponhamos que lá existam quarenta que estão inocentes.» O SENHOR respondeu: «Também não faço mal à cidade, em atenção a esses quarenta.» 30Abraão insistiu: «Que o meu SENHOR não se vá zangar, se eu continuar a falar. Mas suponhamos que lá se encontram trinta.» E o SENHOR respondeu: «Também não faço mal à cidade, se de facto lá encontrar esses trinta.» 31Abraão continuou: «Já que tive a ousadia de falar com o meu SENHOR, direi mais uma coisa só: Suponhamos que lá existem apenas uns vinte.» O SENHOR respondeu: «Não a destruirei, em atenção a esses vinte.» 32Abraão disse ainda: «Que o meu SENHOR não se zangue, se eu falo uma vez mais. Suponhamos que lá existem só dez pessoas que estão inocentes.» O SENHOR respondeu: «Também não a destruirei, em atenção a esses dez.» 33Depois de assim ter falado com Abraão, o SENHOR foi-se embora e Abraão voltou para onde estava antes.

11 Ressonância da Palavra: Do Salmo 103 (102) A cada estrofe, todos repetem ou cantam: Refrão: Oh! Como é imensa a misericórdia do Senhor Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. – Refrão É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. É Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura. – Refrão O SENHOR é misericordioso e compassivo, é paciente e cheio de amor. Não nos castigou segundo as nossas culpas. – Refrão Como um pai se compadece dos filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. – Refrão

12 Leitura Missionária Comentário Da Catequese do Papa Bento XVI sobre a intercessão de Abraão por Sodoma I - Abraão mostra o problema. Com grande coragem, diz a Deus que Se na cidade existem alguns inocentes, eles não podem ser tratados como os culpados. Deus, que é um Juiz justo, não pode agir deste modo. Abraão não pede só a salvação para os inocentes. Pede o perdão para toda a cidade, graças à presença de um pequeno número de crentes e fá-lo apelando-se à justiça própria de Deus; Deus é justo porque busca o bem e o realiza, através do perdão que transforma o pecador, o converte e o salva. No fundo, o que Abraão diz é que se os malfeitores aceitarem o perdão de Deus e confessarem a própria culpa, deixando-se salvar, já deixarão de cometer o mal e já não precisarão de ser punidos.

13 Leitura Missionária - Comentário A oração de Abraão baseia-se na certeza de que o Senhor é misericordioso. Abraão sabe que é o perdão que interrompe o progresso do pecado. No seu diálogo com Deus, apela precisamente a isto e… começa a descer rumo aos abismos da misericórdia divina. Faz diminuir progressivamente o número de inocentes necessários para a salvação de cinquenta… até dez. E quanto menor se torna o número, tanto maior se revela a misericórdia de Deus, que ouve com paciência a oração, a acolhe e repete a cada súplica: «Perdoarei... não destruirei... ». Este é o poder da oração. Porque através da intercessão (prece a Deus pela salvação dos outros) exprime-se o desejo de salvação que Deus nutre sempre pelo homem pecador. O Senhor não quer a morte do ímpio, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23; 33, 11); o seu desejo é sempre o de perdoar, salvar, dar vida, transformar o mal em bem. Ora, é precisamente este desejo divino que, na oração, se torna também desejo do homem, que o exprime através das palavras da intercessão.

14 Leitura Missionária - Comentário II – Deus quer salvar a cidade, mas precisa mesmo assim que no interior dela haja um pequeno número de dez justos, uma pequena parte de bem, pela qual começar para a salvar de um grande mal. As cidades estavam fechadas num mal que lhes apanhava todos os aspetos da vida e as paralisava, na tristeza e na amargura de terem abandonado o Senhor (cfr. Jer 2, 9). Os justos devem estar na cidade pecadora, como garantia de salvação e sinal do amor que renova. III – Perante o tsunami de pecado que tudo cobre e corrompe, Deus decide que o Seu Filho se faça homem. Doravante sempre haverá um Justo: será Ele, Jesus, o Justo definitivo, o Inocente perfeito, que trará a salvação ao mundo inteiro.

15 Leitura Missionária - Comentário Os COM são, no meio da sociedade, comunidades de irmãos/ãs, centrados na contemplação amorosa de Cristo Trespassado, que morreu na cruz, perdoando e intercedendo por quantos «não sabem o que fazem» (Lc 23, 34).. Desse Coração trespassado, os COM recebem os sentimentos de misericórdia de Deus. Esta, por um lado, torna-os sensíveis como Jesus ao mal e ao pecado. Por outro lado, impulsiona-os a intercederem por todos os seres humanos. Sim, Ele quer que todos se salvem e vivam a alegria de conhecer o Coração Misericordiosos de Deus e de viver com ele, na cidade. Para a partilha de grupo: Depois de 3 min. de silêncio, cada um pode partilhar qual o momento em que, mais a fundo, sentiu o mal do pecado na sociedade e como o sentiu ou sente. E o momento em que mais sentiu e viveu a misericórdia de Deus que o levou à intercessão e ao apostolado.

16 Partilhar a oração missionária Cada um pegue numa expressão das leituras ou da partilha agora feita e fale disso com Deus Pai ou com Jesus, guiado pelo Espírito Santo. Sugerimos algumas dessas expressões, a completar pelo orante, em oração de louvor, adoração ou súplica: Pai, o vosso olhar percorre o mundo. Dói-vos o coração ao ver como o maligno destrói os seres humanos e o ambiente… Pai, comunicastes a Abraão o que víeis e a infinita pena que sentíeis vendo a destruição feita pelo mal… Pai misericordioso, Abraão acolheu no seu coração a vossa misericórdia e intercedeu com coragem e insistência pela conversão da cidade pecadora… Pai, enviastes Jesus, vosso Filho Bem Amado, para que no mundo haja sempre um Justo em atenção ao qual nos possais salvar a todos…

17 Oração pelo mundo Anim. - Pai Santo, o mundo e os seres humanos que criastes à vossa imagem e eram a vossa alegria corromperam-se, abandonam-vos e fazem toda a espécie de mal. Por eles vos pedimos: Todos – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço- Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. Anim. - Pai Justo, o fogo da maldade e da violência devora a terra Todos – Mandai o fogo do Vosso Espírito para queimar aquilo que, no mundo, é contrário ao vosso reino e fazer uma nova Terra onde habite a Justiça e o louvor. Anim. - Ó bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno: Todos - Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

18 Oração pelo mundo Anim. - Pai Santo, dai às religiões e ao mundo o Vosso Espírito…! Todos - …Sopro criador, em ação nos acontecimentos do mundo, na Palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros, para que continue a inspirar, guiar e fecundar os esforços das mulheres e dos homens por uma nova humanidade, mais justa e fraterna. Anim. – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Silêncio.

19 Entrega do Cenáculo Anim. - Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos- lhe os Cenáculos. Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Anim. - Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor. Todos - Inflamai-nos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

20 Entrega do Cenáculo Anim. - Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça. Todos - Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. Anim. - Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... Todos -...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

21 III Parte – Compromissos e Atividades Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. Novo compromisso: - Concorda-se o que fazer até ao próximo encontro

22 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

23 Oração Conclusiva Anim. - Senhor, Pai amoroso, escolheste-nos e reuniste-nos como pequeno cenáculo de apóstolos, para vivermos em santidade e fraternidade, orando e sacrificando-nos com Jesus pela sociedade pecadora. Todos – Concede-nos sempre a graça de orar juntos pelo mundo e de nos empenharmos como Jesus para que a tua vontade de salvação se manifeste onde há necessidade da graça e de vida. Ámen.

24 Cântico

25 Bênção e Despedida Anim. - Por intercessão de Maria, Estrela da Evangelização, abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. Todos - Amen. Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe.


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta COM de …"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google