A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária COM de…. Introdução AN – Irmãs e irmãos, estamos aqui, neste dia, em comunhão com todos os cenáculos, que têm a nossa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária COM de…. Introdução AN – Irmãs e irmãos, estamos aqui, neste dia, em comunhão com todos os cenáculos, que têm a nossa."— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária COM de…

2 Introdução AN – Irmãs e irmãos, estamos aqui, neste dia, em comunhão com todos os cenáculos, que têm a nossa mesma vocação e missão que é oferecer ao Pai, por Cristo, a nossa vida; pedir sem cessar o dom do Espírito Santo para o povo de Deus, para as religiões e para o mundo, e viver em comunhão uns com os outros, para testemunhar a fé em Jesus, Filho de Deus.

3 Cântico

4 Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Anúncio do Tema No tempo que Jesus vivia em Nazaré ou percorria os caminhos da Palestina, quem olhasse para Ele, à primeira vista, só via um homem, como outro qualquer. Mas, seja a Samaritana, depois de O encontrar junto ao poço, seja o centurião romano, que presenciou a sua morte, descobriram que Ele era muito mais do que isso. No entanto também houve muitos outros que, apesar de ver os milagres que Ele fazia, recusaram aceitar que Ele era o Filho de Deus. Como são diferentes os caminhos da fé!

6 Invocação do Espírito Santo sobre o Cenáculo Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

7 AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

8 Oração Inicial Senhor Jesus, neste dia, faz-nos ver a importância da nossa fé em Ti, como Filho de Deus. Se tu só fosses um homem, como poderias salvar a humanidade? A salvação só pode vir do Alto. Apesar de todos os esforços, a humanidade nunca conseguiria sair do buraco da sua maldade. Só com a tua vinda e com a efusão do teu Espírito é que a humanidade encontrou remédio ao seu mal. E, uma vez realizada a vitória sobre a morte e sobre tudo o que nos oprime, estás de novo na glória de Deus Pai, onde reinas para sempre, na unidade do Espírito Santo. Amén.

9 Leitura Bíblica (Jo. 10, 22-33) 22 Em Jerusalém celebrava-se, então, a festa da Dedicação do templo. Era Inverno. 23 Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão. 24 Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: «Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente.» 25 Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor; 26 mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. 28 Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. 29 O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos Um.»

10 31 Então, os judeus voltaram a pegar em pedras para o apedrejarem. 32 Jesus replicou-lhes: «Mostrei-vos muitas obras boas da parte do Pai; por qual dessas obras me quereis apedrejar?» 33 Responderam-lhe os judeus: «Não te queremos apedrejar por qualquer obra boa, mas por uma blasfémia: é que Tu, sendo um homem, a ti próprio te fazes Deus.» PALAVRA DO SENHOR

11 Comentário Apesar de se ter apresentado entre nós de maneira simples e humilde, assumindo a condição humana, Jesus não deixou de ser o que era: o Filho de Deus, a Sabedoria eterna, a Palavra criadora pronunciada pelo Pai, quando criou todas as coisas e pela qual tudo foi feito. Para os sábios e para os chefes da religião judaica não era difícil acreditar em Deus. Essa fé tinha-se desenvolvido ao longo de muitos séculos. O que se tornava difícil era aceitar que aquele Único Deus Todo poderoso, em que acreditavam, estivesse na pessoa de Jesus. É certo que Jesus fazia coisas extraordinárias mas, para eles, era mais fácil acreditar que Jesus fazia aquilo por obra do diabo, do que por ser Deus. Por aqui já podemos ver que a fé é um dom precioso, que nem todos obtêm. Jesus mesmo louvava o Pai, dizendo: Eu Te bendigo, porque escondeste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos (Mat. 11,25). Foi o que aconteceu com a mulher da Samaria (Jo. 4, 42) ou com o centurião romano que assistiu à morte de Jesus (Mat. 27, 54).

12 Acreditar que Jesus é Filho de Deus dá uma importância e uma força muito maior a tudo o que Ele fez e ensinou. A sua vida e a sua palavra têm uma autoridade, uma profundidade e um alcance que nenhuma pessoa humana poderia dar-lhe. Ele é a realização de todas as promessas feitas por Deus ao longo de toda a história da salvação. Por Ele temos acesso à Vida eterna, que só Deus pode dar, e da qual nos tínhamos excluído, ao escolher viver por nós próprios, egoisticamente e desobedecendo a Deus. Acreditar que Jesus é Filho de Deus ajuda-nos a acolher com entusiasmo e alegria o Caminho que Ele nos veio propor: o caminho do amor, da dedicação de si aos outros, do sacrifício generoso. Este não é um caminho de morte, mas de vida que vai para além da morte. Só Deus tem autoridade para confirmar esta certeza que não se vê, mas em que acreditamos, porque confirmada pela autoridade d'Aquele que, pelo poder de Deus, venceu a morte. Vivemos num tempo em que as pessoas mostram interesse só pelas coisas que lhes dão uma satisfação imediata. As realidades espirituais, a força que vem de Deus para nos ajudar a conseguir metas mais altas e menos mesquinhas não nos parecem necessárias. Somos uma geração de pessoas que preferem ser galinhas, em vez de voar alto, como águias, em direção a valores mais exigentes, mas também mais valiosos. Mas o Filho de Deus, de facto, fez-se homem, para que os homens pudessem ser filhos de Deus, herdeiros da vida eterna.

13 Pistas para o diálogo de grupo Até onde chega a nossa fé em Jesus? Para mim ele é um homem bom, com poderes especiais, mas simplesmente um homem, ou mais do que isso? Que implicações, na minha vida, tem a fé em Jesus, Filho de Deus?

14 Leitura Missionária

15 Preces AN. Invoquemos a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos favoreceu em Seu Filho muito amado, com toda a espécie de dons, e digamos humildemente: Todos: Bendito sejais, Senhor! - Bendito sejais porque nos manifestastes a riqueza da vida eterna, através de Jesus, vencedor da morte: Todos: Bendito sejais, Senhor! - Bendito sejais porque, através do vosso Filho, nos tornastes vossos filhos adotivos. Todos: Bendito sejais, Senhor!

16 - Bendito sejais porque nos destes a fé naquele que é a Luz verdadeira, que ilumina e exalta a condição humana: Todos: Bendito sejais, Senhor! - Bendito sejais porque, em Jesus, nos mostrastes o Caminho que nos liberta da mesquinhez humana e nos eleva à maior dignidade que poderíamos aspirar: Todos: Bendito sejais, Senhor! - Bendito sejais porque nos revelastes a Verdade, para conhecermos o que, de verdade, somos e a que feliz destino nos chamais: Todos: Bendito sejais, Senhor!

17 - Bendito sejais porque, por vosso Filho, nos destes a vossa Vida como herança, a vida eterna: Todos: Bendito sejais, Senhor! Outras intenções… Pai Nosso

18 Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

19 AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

20 AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

21 AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

22 AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

23 Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

24 AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

25 AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

26 Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

27 III PARTE COMPROMISSOS E ACTIVIDADES Ofertório Ofertório Acta Acta Revisão dos compromissos Revisão dos compromissos Programação de actividades Programação de actividades

28 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

29 Oração Conclusiva Deus, nosso Pai, a quem nunca ninguém viu, mas que quisestes mostrar-nos o vosso rosto na pessoa do vosso Filho Unigénito, fazei que contemplando o modo de ser de Jesus nas suas atitudes humanas, possamos descobrir os valores eternos que estão em Vós e os desejemos de todo o coração, para louvor da vossa infinita grandeza. Nós vo-lo pedimos por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

30 Cântico Final

31 Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária COM de…. Introdução AN – Irmãs e irmãos, estamos aqui, neste dia, em comunhão com todos os cenáculos, que têm a nossa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google