A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária
Eu Creio COM de…

2 Introdução AN – Caríssimos amigos, o tema dos Cenáculos de Oração Missionária para este ano é a fé e as suas exigências. Assim diz o Salmo 27: “O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo? … Uma só coisa peço ao Senhor e ardentemente a desejo: habitar na casa do Senhor. Creio firmemente que hei-de contemplar a bondade do Senhor, na terra dos vivos. Confia no Senhor! Sê forte e confia no Senhor!” Coloquemo-nos na Escola de Jesus e peçamos-lhe que nos revele as riquezas de Deus e nos dê o dom da fé, fonte de vida, para nós e para todos os que entrarem em contacto connosco.

3 Cântico

4 Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Anúncio do Tema A fé coloca-nos numa radical comunhão com Deus, fonte da vida. Assim dizia S. Paulo: “É em Deus que nos movemos, vivemos e existimos.” Deus conhece-nos porque somos obra das Suas mãos, fruto do Seu Amor. Está bem perto de nós, mesmo no meio dos nossos contratempos, cansaços e quedas. Só espera de nós o acolhimento da nossa fé que, depois, também alimenta a nossa confiança e alegria, por sabermos que nunca estamos sós. S. Paulo diz-nos que ninguém é capaz de penetrar no mistério de Deus senão for iluminado pelo Espírito Santo, que vem em ajuda da nossa fraqueza humana. E a nossa experiência também nos mostra que, mesmo na nossa procura confiante e genuína do verdadeiro rosto de Deus, temos de enfrentar sempre a força da resistência dos poderes deste mundo, a exigir de nós uma determinação perseverante, ousada e atenta.

6 Invocação do Espírito Santo sobre o Cenáculo
Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma.

7 Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!
AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

8 Oração Inicial Senhor, nosso Deus, que criastes o ser humano à vossa imagem e semelhança, é vosso desejo que vos conheçamos e amemos, para estarmos sempre em comunhão convosco e, assim, podermos acolher a vossa amizade como dom do vosso amor. Nós Vos bendizemos pelo dom da fé e porque nos ajudais a descobrir a vossa presença, pela contemplação da vossa Palavra e das belezas da Criação. Nós Vos pedimos um coração dócil e humilde, para que sempre nos abramos ao vosso amor e, descobrindo que fomos criados para a comunhão convosco, nos tornemos vossos amigos e colaboradores. Vós que sois Deus e viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Ámen.

9 Leitura Bíblica (Genesis 1, 26-31; 3, 8-13)
26Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» 27Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. 28Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai--vos, enchei e submetei a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» 29Deus disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. 30E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que existem e se movem sobre a terra, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir.» E assim aconteceu. 31Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o sexto dia.

10 8Ouviram, então, a voz do SENHOR Deus, que percorria o jardim pela brisa da tarde, e o homem e a sua mulher logo se esconderam do SENHOR Deus, por entre o arvoredo do jardim. 9Mas o SENHOR Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» 10Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.» 11O SENHOR Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, da árvore da qual te proibi comer?» 12O homem respondeu: «Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.» 13O SENHOR Deus perguntou à mulher: «Porque fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.» PALAVRA DO SENHOR

11 Comentário Esta passagem bíblica explica o desconforto que nos vem da fé. Por um lado, ela faz-nos sentir o chamamento à intimidade com Deus; por outro faz-nos sentir o quanto ainda estamos longe dEle. Como diz S. Agostinho: “Criastes- nos para vós, Senhor, e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós.” Descobrir em nós este anseio de Deus é o caminho que nos abre à fé. Sim, é na docilidade aos apelos de Deus que nós podemos descobrir quem somos, porquê e para quê vivemos neste mundo. Como criaturas de Deus, somos fruto do seu amor e este mesmo amor nos chama a voltar para Ele, através de um caminho espiritual que implica toda a nossa vida e a nossa pessoa. A nossa relação com Deus, na fé, pode ser vista como um processo: um caminho de acolhimento da oferta que Ele nos faz de si mesmo e, ao mesmo tempo, um caminho de conversão a Ele, da nossa parte. A nossa relação com Deus estabelece-se necessariamente através dos sinais de vida que, mesmo no sofrimento e na morte, Ele nos oferece.

12 A fé permite experimentar, com Deus, uma relação de paternidade, de filiação e de doação no amor. Nós falamos de Deus, não no sentido de uma realidade obscura, incompreensível, e até mesmo – se mal compreendida – contrária à razão, mas como Vida que se comunica e se revela progressivamente ao ser humano, para o inserir na sua plenitude. Depois do pecado, no texto do Génesis, Deus pergunta ao homem: “Onde estás?” Deus deseja o encontro e a intimidade, através do acolhimento e do diálogo. Nada acontece entre Deus e o ser humano antes que este dê uma resposta livre e positiva aos apelos de Deus. A fé no Deus da vida é sempre uma procura genuína e constante do verdadeiro rosto de Deus, tão desfigurado no nosso mundo, através dos seus vestígios, presentes em toda a parte. O caminho da fé tem início em Deus, que é sempre o primeiro a tomar a iniciativa de se dirigir ao ser humano. Esta iniciativa está patente no envio de Jesus, seu próprio Filho. É desta iniciativa gratuita de Deus que nasce o diálogo em que Deus se dá a conhecer e o ser humano pode entrar na Sua intimidade e comunhão de vida. Assim nos diz a carta aos Hebreus, 1, 1-3: “Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo; este Filho é resplendor da sua glória e imagem fiel da sua substância.“

13 Pistas para o diálogo de grupo
Deus criou-nos para a comunhão de vida com Ele e nunca desiste de vir ao nosso encontro. Mesmo quando nos desviamos do Seu amor, Ele nos procura: “Onde estás? Porque te escondes de mim?” Já sentiste isto na tua vida? Como? A nossa vida é uma experiência de encontros e desencontros com Deus. Como notas e explicas esta experiência em ti?

14 Leitura Missionária

15 Preces - Rezemos por aqueles que pensam que a pregação da Igreja deve acentuar o medo do inferno e do castigo de Deus para as pessoas corrigirem mais depressa os seus erros, para que o Espírito de Jesus lhes revele o caminho da Nova Aliança, que é o caminho do amor, da verdade e do compromisso. Todos: Ouvi-nos, Senhor - Para que a contemplação da bondade de Deus, manifestada na cruz de Seu Filho, nos convença do bem que Ele nos quer e nos leve a obedecer-lhe, não como quem é obrigado, mas como resposta generosa à Sua atenção para connosco.

16 - Os valores que Deus nos propõe não são fáceis de viver
- Os valores que Deus nos propõe não são fáceis de viver. Ele coloca sempre a fasquia bem alta, para nos estimular. Por isso falhamos muito. Rezemos para que as nossas falhas não nos levem a afastar-nos dele mas, ao contrário, nos levem a pedir o seu empurrãozinho, para nos superarmos pouco a pouco. Todos: Ouvi-nos, Senhor - Para que possamos olhar Jesus como o treinador que o Pai nos mandou, para nos animar a superar as nossas derrotas, com a força da sua ressurreição e para que sejamos fiéis aos treinos, meditando o Evangelho e participando nos sacramentos. Outras intenções… Pai Nosso

17 Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia!

18 AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

19 Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!
AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados!

20 AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho!

21 AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

22 Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

23 AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja
AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

24 AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai.
Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

25 Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

26 III PARTE COMPROMISSOS E ACTIVIDADES
Ofertório Acta Revisão dos compromissos Programação de actividades

27 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

28 Oração Conclusiva Senhor, Deus da vida, da verdade e do amor. Vós escolhestes revelar a plenitude do Vosso amor na vida, morte e ressurreição do Vosso Filho Jesus. É pela presença do Vosso Espírito, que vós mesmo enviastes em Seu nome, que nós descobrimos que é em Vós e só em Vós, que nós vivemos, nos movemos e existimos. Dai-nos o dom da fé, para termos sempre um coração atento, dócil e disponível às propostas da vossa amizade para connosco. Ámen.

29 Cântico Final

30 Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google