A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A literatura e a construção da modernidade e do moderno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A literatura e a construção da modernidade e do moderno"— Transcrição da apresentação:

1 A literatura e a construção da modernidade e do moderno
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 3º Ano A literatura e a construção da modernidade e do moderno

2 O Século XX foi bastante conturbado.
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno Holocausto, Guerras, Freud, bomba atômica, homem na lua, rock, rádio, televisão... O Século XX foi bastante conturbado. Imagem: O século XX

3 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
O século XX O século XX (1901 a 2000) foi um período contraditório, marcado por avanços tecnológicos e transformações em diversos aspectos da vida social, econômica , política e cultural. Imagem:

4 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Foi também no início do século XX, em pleno clima de modernidade, que surge um movimento de renovação cultural e artística em contrapartida ao academicismo e a certos padrões estéticos vigentes na época. Retrato de Pablo Picasso por Juan Gris,1912. (4) (4)

5 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Este movimento denominado Modernismo alimentou-se do clima de modernidade do século XX, ou seja , da ruptura com tradições , do culto a razão, da consolidação da revolução industrial, do urbanismo e do desenvolvimento do capitalismo. Usina Nuclear (5) (5)

6 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
No dicionário Aurélio, encontramos a seguinte definição para a palavra MODERNO: “Moderno. [Do lat. Modernu.] Adj. 1. Dos tempos atuais ou mais próximos de nós; recente: filosofia moderna; autor moderno. 2. Atual, presente, hodierno: a vida moderna. 3. Modernista: a poesia moderna; autor moderno. 4. Que está na moda: vestido moderno. 5. Restr. Diz-se das manifestações artísticas e literárias do séc. XX. 6. Bras., BA. Moço, jovem. 7. Aquilo que é moderno ou ao gosto moderno: aperfeiçoar o moderno na arquitetura. – V. modernos.” (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, P. 1146)

7 Estação da Luz no início do século XX
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno “Já Modernidade se refere a aspectos típicos dos tempos modernos e ao modo como tais aspectos são experimentados pelo indivíduo; às atitudes associadas a um processo contínuo de evolução e transformação, a tendências culturais e movimentos artísticos”. (TOSTES, Simone Parrela. Arquitetura, Modernização, Modernidade e Modernismo: os significados do moderno. Revista Interpretar Arquitetura, Ed.14, p. 15, 2009). Estação da Luz no início do século XX

8 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Vamos refletir sobre a forma como essas duas ideias foram introduzidas na produção literária do Brasileira.

9 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
O berço do Modernismo pode ser representado pela cidade de São Paulo, considerada a mais moderna do país no início do século XX. Avenida São João em (9) (9)

10 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
A realização na cidade de São Paulo, no ano de 1922, da Semana de Arte Moderna costuma marcar o início do Modernismo no Brasil. Alguns dos Modernistas de 1922 (9)

11 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Entre os fatos que marcaram os dias da semana de Arte Moderna de São Paulo, realizada em fevereiro de 1922, podemos destacar a exposição de quadros da pintora Anita Malfatti. Tropical, Anita Malfatti (*) (9)

12 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
A exposição de Anita Malfatti gerou polêmica e discursos inflamados de intelectuais da época, entre eles, Monteiro Lobato, que protestaram contra o novo movimento. Monteiro Lobato (9)

13 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
O rompimento com os padrões do passado, a ousadia, a busca pela experimentação de novas linguagens, entre outros, marcam a Semana de Arte Moderna de 22, tornando-a um divisor de águas nas artes do país. Escultura de Victor Brecheret

14 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Apesar de incompreendidos por alguns em sua época, os artistas que participaram do movimento abriram as portas da literatura e demais artes para novas temáticas e linguagens do século XX, transformando-as completamente. Cartaz anunciando o último dia da Semana de Arte Moderna (9)

15 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Vários artistas participaram do movimento: pintores, escultores, literatos, arquitetos e intelectuais. Entre esses artistas, podemos destacar: Alguns dos Modernistas de 1922 (9)

16 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
O escritor, dramaturgo e ensaista Oswald de Andrade, que foi um dos promotores do evento. (9)

17 José Oswald Sousa Andrade (*)
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno O escritor, dramaturgo e ensaista Oswald de Andrade, que foi um dos promotores do evento. José Oswald Sousa Andrade (*) (*)

18 Monumento às Bandeiras, São Paulo - SP (*)
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno O escultor Victor Brecheret, “rresponsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira.” Monumento às Bandeiras, São Paulo - SP (*) (*)

19 O escritor Plinio Salgado.
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno O escritor Plinio Salgado. Plínio Salgado (*) (*)

20 Anita Catarina Malfatti (*)
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno A artista plástica, pintora, desenhista e gravadora Anita Malfatti, responsável pela exposição de obras que causaram polêmica durante o evento. Anita Catarina Malfatti  (*) (*)

21 O maestro e compositor Heitor Heitor Villa-Lobos.
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno O maestro e compositor Heitor Heitor Villa-Lobos. Heitor Villa-Lobos  (*) (*)

22 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Além desses artistas, ainda podemos citar: Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Tácito de Almeida e Di Cavalcanti . Paulo Menotti Del Picchia 

23 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Para entendermos melhor o que foi a Modernidade e Moderno na literatura brasileira do século XX, vamos conhecer um pouco mais sobre um dos seus maiores expoentes, o escritor Mário de Andrade. Mário Raul de Moraes Andrade 

24 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
O grande expoente da construção do Moderno e da Modernidade na Literatura Brasileira é, sem dúvida, Mário de Andrade. Mário Raul de Moraes Andrade 

25 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
O livro de poemas Paulicéia Desvairada, lançado por Mário de Andrade, em Representa uma síntese da Modernidade e do Moderno que adentravam a literatura brasileira no século XX. Uma da capas de Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade 

26 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Na obra, Mário de Andrade traz um olhar sobre a cidade de São Paulo e a sociedade da época, considerando as mudanças profundas e rápidas trazidas pela Modernidade como, por exemplo, o processo de industrialização do início do século XX. Uma da capas de Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade 

27 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
ATIVIDADE Agora, vamos assistir ao episódio da série Mestres da literatura - Mario de Andrade: reinventando o Brasil, para aprendermos um pouco mais sobre o escritor, símbolo da Modernidade e do Moderno na Literatura Brasileira.

28 Link do Vídeo na TV ESCOLA:
Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno ATIVIDADE Mestres da literatura - Mario de Andrade: reinventando o Brasil Duração: 00:31:00 Série: Mestres da literatura Link do Vídeo na TV ESCOLA:

29 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
ATIVIDADE 1. Após a exibição do vídeo, propor uma roda de discussão sobre as seguintes questões: O que fazia da cidade de São Paulo o símbolo da Modernidade que inspirou os artistas modernistas? B) Mário de Andrade, bem como os demais modernistas, provocaram discussões sobre o sentido do que é ser brasileiro. Como eles fizeram isso através de sua arte? C) O que o título do vídeo : Mario de Andrade, Reinventando o Brasil, revela sobre Mário de Andrade e sua obra?

30 Língua Portuguesa , 3º Ano , A literatura e a construção da modernidade e do moderno
REFERÊNCIAS PORTUGUÊS - CEREJA, Willian Roberto, MAGALHÃES, Thereza Cochar. Linguagens ed. reform. - São Paulo: Atual, 2012. Sites : Mestres da literatura - Mario de Andrade: reinventando o Brasil. Disponível em: Mário de Andrade – Wikipedia. Disponível em:


Carregar ppt "A literatura e a construção da modernidade e do moderno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google