A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA"— Transcrição da apresentação:

1 FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Biomassa FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA

2 Introdução - Processo da biomassa
Origem da biomassa Definição Necessidade de aprimorar técnicas de produção e exploração de fontes renováveis com o intuito de reduzir o impacto ambiental Ciclo energético da biomassa

3 Ciclo energético da biomassa

4 Descrições das principais biomassas do brasil
Esse tipo de biomassa (principalmente a madeira para produção de lenha) é caracterizado por produtos e subprodutos de recursos florestais. Estes podem ser obtidos de maneira sustentável ou por meio de atividades que não utilizam essa biomassa para fins energéticos, destacando-se a indústria de papel e celulose. O conteúdo energético está ligado à celulose e lignina e à baixa taxa de umidade, seu aproveitamento é realizado, primordialmente, por transformações termoquímicas mais simples, como a combustão direta, entretanto transformações mais complexas também são apeladas para a produção de combustíveis líquidos e gasosos, por exemplo, o metanol, etanol, entre outros.

5 Conversão termoquímica
Combustão direta; Pirólise; Gaseificação;

6 Combustão direta É quando a energia química dos combustíveis é transformada em calor, através dos elementos fornecidos com os elementos constituintes. Ou seja, é a técnica mais comum de aproveitamento da biomassa, consiste na queima do material por aquecimento direto

7 Pirólise A pirólise constitui uma reação de decomposição por meio do calor. Na indústria, esse método é chamado de calcinação. Por meio dele é possível produzir produtos como o bio-óleo ou alcatrão pirolítico e o carvão vegetal, que servem como alternativas de combustíveis.

8 Gaseificação A gaseificação é o processo termoquímico de converter um insumo sólido ou líquido num gás, realizado com a injeção controlada de ar, oxigênio puro ou uma mistura destes com vapor de água.

9 Conversão físico-química
Transesterificação;

10

11 Produtos derivados da biomassa como combustível
Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica. Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como resíduos, alimentos, esgoto e esterco em digestores de biomassa. Bio-etanol "comum": feito no Brasil à base do sumo extraído da cana de açúcar (caldo de cana). Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba da (França) para a sua produção. O sistema à base de cana-de-açúcar empregado no Brasil é mais viável do que o utilizado pelo americano e francês.

12 IMPACTOS AMBIENTAIS Mesmo com toda a utilidade agregada ao uso da biomassa, há de se ressaltar que o seu desenvolvimento pode provocar muitos impactos ambientais, mesmo que indiretamente, ou seja, por meio de sua obtenção. Como é, por exemplo, o caso dos biocombustíveis, que necessitam de grandes plantações para o desenvolvimento de sua matéria prima. Dessa forma, a deflorestação e a destruição de habitats naturais, da fauna e da flora têm de ser considerada e realizada com muito cuidado. Assim como a contaminação do solo e de mananciais pelo uso de agrotóxicos, a destruição do solo pela erosão, a poluição proveniente da queima da biomassa etc. Há de se ressaltar também outros impactos ambientais, como é o caso dos biocombustíveis líquidos que contribuem diretamente para a formação de chuvas ácidas.

13


Carregar ppt "FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google