A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo."— Transcrição da apresentação:

1 MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo.

2 No que diz respeito ao homem, o som tem a capacidade de afetá-lo sobre uma série aspectos psicológicos e fisiológicos. Sons dentro da faixa de 0 a 90 decibéis (dB - unidade de medida da intensidade sonora) apresentam principalmente efeitos psicológicos no homem. Eis alguns exemplos: O som de uma música pode nos acalmar, nos alegrar ou até mesmo nos excitar. Um som desagradável como o raspar de uma unha sobre um quadro-negro pode "arrepiar". O som intermitente de uma gota d'água pingando de uma torneira pode nos impedir de dormir, e são apenas 30 ou 40 decibéis. Não esqueçamos, contudo, que um som pode fazer desabar uma avalanche de neve nas encostas de uma montanha sob o efeito de ressonância.

3 Rock O Rock possui um ritmo muito marcante, deixando a pessoa mas agitada.O ritmo do rock é constante. Por isso quando você a ouve fica agitado, inquieto. É uma musica imprópria para lugares onde se necessita a máxima tranqüilidade possível.

4 Musica Clássica e Valsas Musica Clássica por ser uma musica apenas instrumental, é utilizada para o relaxamento. As musicas de Johann Sebastian Bach também, podem ajudar muito no aprendizado e na memória. As valsas também são musicas consideradas muito relaxantes.

5 Marchinhas As marchas são um tipo de música que transmite energia. É um tipo de musica contagiante, pois ela transmite alegria para todos. Quando você a ouve sente vontade de se mexer, não consegue ficar quieto, estático. Tanto que elas foram muito utilizadas pelas escolas de samba, mas hoje em dia perderam um pouco de seu espaço.

6 Psy (Psicodélico) As pessoas costumam dizer que quem houve psy fica louco ou é louco, pelas pessoas reagirem de maneira estranha, começarem a pular e gritar ou algo parecido. Isto tem um fundamento, pois a ritmo psy com suas batidas fortes atinge uma região do cérebro, deixando a pessoa “doida”. Assim como existem sites, onde se compra droga em formato de música. Sons que ao serem escutados atingem os mesmo locais do cérebro que as determinadas drogas atingiriam, causando o mesmo efeito.

7 MPB e Bossa Nova Ela nos causa nostalgia, pois nos relembramos o momento da ditadura, repressão política, pessoas exiladas, injustiça, entre outras. Também nos lembra da melhor época musical brasileira, o melhor ritmo, reconhecido por todo o mundo, que é a Bossa Nova.

8 Sertanejo Nos traz a tona o nosso sentimentalismo, melancolia, tristeza pelo amor perdido.Falando sobre amores não correspondidos, paixão, “dor de cotovelo”. Tratando também a vida no sitio, no interior e está influenciando a cabeça dos jovens que vem cada vez mais se aderindo a esse ritmo.

9 Existem muitos outros tipos de música, que provocam outros tipos de reações em nossos corpos,alguns bons outros nem tanto. Alguns nos ajudam a se recuperar de depressão, entre outros.O Mal de Alzheimer, por exemplo, uma doença de caráter progressivo e degenerativo tem, entre seus primeiros sinais, o esquecimento, a dificuldade de estabelecer diálogos, as mudanças de atitude e a diminuição da concentração e da atenção. A musicoterapia ajuda a estimular a memória, a atenção e a concentração, o contato com a realidade e o esforço da identidade. Trabalha-se ainda a estimulação sensorial, a auto-estima e a expressão dos sentimentos e emoções.

10 Aluno: Marcelo da Silva Mattos Nº43 / 2ºB Curso e Colégio Alfa de Umuarama


Carregar ppt "MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google