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A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global

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Apresentação em tema: "A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global"— Transcrição da apresentação:

1 A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 9º Ano A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global

2 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
(1) O MUNDO GLOBALIZADO A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte. MAS O QUE É GLOBALIZAÇÃO EXATAMENTE? Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.

3 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
O MUNDO GLOBALIZADO Esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo, pois ele estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ele gerado é cada vez maior ao longo do tempo; Há um século velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado;

4 Bing imagens (reprodução/Microsoft)
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global “ALDEIA GLOBAL”. O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-científica-informacional tornou o planeta metaforicamente menor. Bing imagens (reprodução/Microsoft)

5 GLOBALIZAÇÃO – A origem.
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global GLOBALIZAÇÃO – A origem. Não existe consenso sobre a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria; No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo; De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais;

6 REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA-INFORMACIONAL.
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA-INFORMACIONAL. Iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência; Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte; Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.

7 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Fonte: Acesso: 25 jul. 2015 Fonte: Acesso: 25 jul. 2015 Fonte: Acesso: 25 jul. 2015

8 Revolução Técnico-Científica
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Revolução Técnico-Científica (2) Nas últimas décadas do século XX , iniciou-se uma nova etapa da expansão capitalista – a Terceira Revolução Industrial, ou Revolução Tecnocientífica, que está relacionada principalmente a: Bing imagens (reprodução/Microsoft) Desenvolvimento das novas tecnologias da informação – computadores, robôs, satélites de comunicação, internet etc.; Descobertas científicas aplicadas na melhoria dos processos e na criação de novos produtos e serviços; Influência da informática na vida cotidiana, agilizando todas as atividades, como as dos serviços bancários, do comércio e das escolas, entre outras;

9 Bing imagens (reprodução/Microsoft)
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Uso de fontes de energia menos poluidoras, como energia eólica, biocombustíveis e energia solar; Máquinas de avançada tecnologia podem realizar atividades antes desenvolvidas por grande número de trabalhadores. Diminuição do emprego tanto na indústria quanto na agropecuária; Bing imagens (reprodução/Microsoft) Desenvolvimento de novas áreas profissionais, não ligadas diretamente à produção: engenharia de materiais, ciências da computação, gestão ambiental e outras; Desenvolvimento do setor de serviços, que absorve parte da mão de obra dispensada pela indústria.

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VALE LEMBRAR... (3) O processo de industrialização costuma ser dividido em três etapas: A Primeira Revolução Industrial, ocorreu em meados do século XVIII. Baseou-se no uso em larga escala do carvão como fonte de energia para impulsionar as máquinas a vapor; A Segunda Revolução Industrial, deu-se no final do século XIX. Baseou-se no uso em larga escala do petróleo e da eletricidade como fontes de energia para máquinas muito mais eficientes e versáteis, como o motor elétrico e o motor a explosão; A Terceira Revolução Industrial, ocorre desde a década de Destaca-se pelo uso de várias fontes de energia. Entre as atividades típicas dessa revolução, destacam-se a química fina, a microinformática, a microeletrônica, a robótica, as telecomunicações, a biotecnologia etc.

11 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
VAMOS PENSAR... Você já parou para pensar o que é LOCAL e o que GLOBAL no contexto do meio Técnico-Científico-Informacional??? Você reconhece no seu dia-a-dia elementos (produtos, costumes, crenças, hábitos, cultura, etc.) de origem exclusivamente local??? E global???

12 O local e o global: um mundo interligado
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global (4) O local e o global: um mundo interligado No mundo globalizado, o tempo e o espaço têm outras dimensões. Algo acontece do outro lado do mundo e você pode ler, ver, acompanhar instantaneamente. A circulação de informações, pessoas, mercadorias, costumes, marcas e tecnologias ocorre velozmente e sem limites de distância; Pelas redes mundiais, o mundo todo pôde acompanhar o dia a dia das eleições estadunidenses como mostra a foto ao lado da campanha de Barak Obama na corrida presidencial de 2008 Fonte: Acesso: 25 jul. 2015

13 O EXEMPLO DA PRIMAVERA ÁRABE
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global O EXEMPLO DA PRIMAVERA ÁRABE Aconteceu a partir do final de quando uma série de protestos contra governos ditatoriais em países da Ásia e do norte da África: Tunísia, Argélia, Djibuti, Síria, Marrocos, Sudão e Líbia. A internet e as redes sociais foram importantes para a comunicação instantânea e a rápida mobilização das pessoas. As notícias, depoimentos, fotos e mensagens foram compartilhadas nas mídias sociais e possibilitaram apresentar ao mundo o que estava ocorrendo naqueles países. Fonte: Acesso: 25 jul. 2015 Na Líbia, um homem rasga a foto do governante Muamar Kadafi. Nesse país os protestos se transformaram em guerra civil e terminaram com a morte do ditador.

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Redes e Fluxos Com a evolução tecnológica, os lugares e as pessoas se relacionam e se integram através de redes e fluxos. Mercadorias produzidas em um país podem ser consumidas no mundo inteiro. As pessoas podem viajar de um lugar a outro muito distante em poucas horas. Informações e ideias podem ser transmitidas ao mesmo tempo em todo o globo pelos meios de comunicação e pela internet. Fonte: Acesso: 25 jul. 2015 Trabalhadores na montagem de relógios em fábrica chinesa. Os produtos da China são vendidos no mundo inteiro. Fonte: Acesso: 25 jul. 2015 Loja de rede de supermercados em Nova Jersey, EUA, presente em mais de dez países no mundo.

15 Call Center – Salvador - BA TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Call Center – Salvador - BA TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO Os custos com transporte e comunicação diminuíram muito com o avanço tecnológico; As movimentações comerciais e financeiras ficaram mais ágeis; Essas articulações em rede possibilitaram maior expansão das empresas para outros lugares e ramos, alcançando mais consumidores; No espaço mundial as distâncias encurtam e as fronteiras podem ser ultrapassadas; No capitalismo globalizado as trocas comerciais podem envolver o mundo todo. Fonte: Acesso: 25 jul. 2015 Terminal de contêineres no Porto de Suape-PE Fonte: Acesso: 22 jul. 2015

16 Espaço Global e Espaço Local
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global (5) Espaço Global e Espaço Local O espaço geográfico possui várias dimensões, desde a local, que pode ser um lugar, passando pela regional, até a global. Refere-se ao espaço local tudo aquilo que é singular, que é próprio de um lugar. Já o espaço global refere-se a tudo aquilo que é partilhado, que está ou que pode ser acessado na maioria dos lugares do mundo. A internet, por exemplo, faz parte desse espaço global, assim como as organizações internacionais; Sobretudo, no atual período em que vivemos, o espaço global e o espaço local têm relações cada vez mais interdependentes, ou seja, cada lugar apresenta características próprias, como as pessoas que ali habitam, sua história, suas construções, suas paisagens, sua natureza;

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Mas esses lugares também são constituídos por informações, produtos, pessoas, fluxos de energia, de água, de dinheiro, que vêm de outros lugares, muitas vezes bem distantes; Além disso, há também elementos presentes em diversos lugares do planeta, como produtos, marcas, empresas, alimentos, entre outros; Tanto o espaço local como o global e, portanto, o espaço geográfico, é constituído pelas ações humanas e por tudo que as pessoas constroem, de utensílios às grandes cidades; Isso ocorre numa relação de transformação da natureza, afinal é a superfície terrestre que dá suporte à vida. Portanto, quando falamos de espaço geográfico, falamos da vida humana acontecendo na Terra;

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Vivemos num período em que o elevado estagio de desenvolvimento tecnológico, aliado ao desenvolvimento científico, possibilita interligar todos os lugares numa rede mundial que permite a difusão instantânea de informação; Assim, a interação do que é global (empresas multinacionais, provedores de sítios eletrônicos, músicas) com o que é local (costumes, visões de mundo, história) constitui os lugares que, por sua vez, constituem as regiões, os territórios, enfim, o espaço geográfico; Cada lugar possui paisagens próprias construídas pelas relações históricas e naturais peculiares a cada um. A singularidade é a principal marca dos lugares;

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A questão é que, hoje, quem tiver as melhores informações sobre os lugares poderá direcionar os seus usos, a sua exploração, o seu controle. Mas o controle total dos lugares é algo impossível de se alcançar. Destaquemos como exemplo o ataque terrorista às torres gêmeas de Nova York, nos EUA, em 2001. As formas de organização das sociedades transformaram-se em cada época e a história vai sendo registrada no espaço geográfico. Se observarmos a paisagem que nos cerca, logo encontraremos construções e objetos que datam de diferentes períodos e que compõem o mesmo lugar no presente;

20 AS RUGOSIDADES DO ESPAÇO.
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global AS RUGOSIDADES DO ESPAÇO. As formas de ocupação humana no planeta e o ritmo de transformação estão codificados no espaço geográfico. É essa a lente pela qual a geografia olha o mundo e, assim, dá a sua contribuição ao conhecimento sobre a vida na Terra; Segundo Milton Santos, ao longo da história as ações humanas e as sociedades vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Algumas dessas construções existem até nossos dias e carregam consigo toda sua história. Na maioria, essas construções, como prédios antigos, tem hoje novas funções. 

21 Bing imagens (reprodução/Microsoft)
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global (6) INDÚSTRIA CULTURAL Em 1940, o filósofo alemão Theodor Adorno contestou a ideia de que, com a abertura comercial e a expansão das comunicações mundiais, haveria a formação de uma “CULTURA POPULAR” planetária harmoniosa; Para ele, a expansão da produção industrial, somada ao crescimento da produção cultural e da propaganda, estaria vinculada à criação de uma INDÚSTRIA CULTURAL, cuja principal estratégia seria criar, desenvolver, veicular, por meio de televisão, rádio, cinema, artes, livros, revistas, propagandas etc., estilos de vida consumistas, além de formar novos PADRÕES CULTURAIS, ligados aos hábitos de consumo. Bing imagens (reprodução/Microsoft)

22 Bing imagens (reprodução/Microsoft)
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global O CONSUMISMO E A INDUSTRIA CULTURAL. A indústria cultural busca, por meio da propaganda, estimular o desejo de consumir os chamados “ARTIGOS DA MODA”, além de incentivar a troca constante dos produtos, os quais rapidamente se tornam OBSOLETOS; Cada fase da globalização é marcada por uma onda de inovações tecnológicas. Contudo, essas inovações não atingem o planeta igualmente, quer por razões econômicas – possibilidade de acesso e consumo de novos produtos –, quer por razões culturais; Bing imagens (reprodução/Microsoft) A grande questão no mundo globalizado, no que diz respeito a CULTURA é: Em que medida um mundo globalizado é capaz de respeitar e preservar costumes e culturas locais, sem alterá-los ou eliminá-los?

23 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
SOCIEDADE DE CONSUMO O debate sobre a globalização e a formação de uma sociedade de consumo, na qual as culturas nacionais e locais são niveladas a partir de padrões mundiais de comportamento e vivência, passa atualmente por uma fase crítica; A sociedade de consumo caracteriza-se pelo estilo de vida de consumismo em massa de bens, produtos e serviços. Os produtos são massificados, produzidos em grande escala, feitos nos mesmos padrões e consumidos no mundo todo; A propaganda intensa dissemina e promove esse estilo de vida; Alguns autores costumam defender que o processo de globalização alterou os costumes no mundo todo;

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Contudo, há também autores afirmando que o fato de alguém comprar um produto não significa que ele simplesmente mudou sua concepção de mundo; Um exemplo são as mulheres islâmicas, que consomem produtos eletrônicos e também roupas sofisticadas, apesar de manterem o uso de roupas tradicionais, como a burca; Outro exemplo pode ser citado. Uma empresa de produtos alimentícios, presente em vários países do mundo, ao chegar a Israel, produziu hambúrgueres de acordo com as tradições judaicas. Ela usa essa tática em todos os países que vendem seus sanduíches, adotando temperos locais;

25 Isso criaria uma padronização da
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Na verdade, ainda que os consumidores tenham acesso a produtos mundiais, o uso que fazem deles é baseado em suas crenças e costumes. Por isso, pode-se afirmar que não existe uma globalização da cultura. De acordo com o ponto de vista deles, as empresas, ao venderem produtos em escala internacional, impõem costumes que acabam se propagando em vários países do mundo. Bing imagens (reprodução/Microsoft) Isso criaria uma padronização da cultura no mundo todo.

26 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Os hábitos locais permanecem, como a siesta após o almoço em países de língua hispânica, ou mesmo guardar o sábado para os judeus, as sextas-feiras para os árabes, ou ir à missa aos domingos para católicos; O fato de usar um telefone celular para marcar encontros e fazer negócios não padroniza a cultura local nem torna as pessoas todas iguais; As diferenças existem e são usadas por algumas empresas até para criar produtos exóticos que acabam despertando o interesse em outros povos; Isso ocorre na área musical, com a transformação de um ritmo local em destaque mundial, ainda que por pouco tempo; Passada a moda, esse mesmo ritmo pode cair no esquecimento;

27 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Leia o quadrinho abaixo. Qual a mensagem central que ela traz? Que opinião você tem sobre essa mensagem? Fonte: Acesso: 25 jul. 2015

28 A OUTRA FACE DA GLOBALIZAÇÃO
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global A OUTRA FACE DA GLOBALIZAÇÃO (7) Com a expansão mundial do capitalismo, notou-se que o futuro da humanidade é comum, ou seja, o que ocorre em um país afeta direta ou indiretamente a vida da população do mundo; Essa afirmação é válida não só para a economia e a sociedade, mas também para o meio ambiente. Existe a consciência da responsabilidade que todos temos sobre a vida na Terra. Por isso, um dos assuntos que mais chamam a atenção hoje é o meio ambiente; A poluição do ar é o melhor exemplo dessas questões ambientais globais. Embora o ar seja contaminado principalmente por alguns países, o mundo todo sofre com as consequências dessa agressão ambiental, como o agravamento do aquecimento global;

29 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Nas últimas décadas, os líderes mundiais, cientes desse problema, têm assumido compromissos cada vez maiores de preservar a vida no planeta, uma vez que ela é um patrimônio comum a todos nós; Outro lado da globalização é o da exclusão digital, tema pouco explorado pelos noticiários; apesar de a internet crescer dia a dia, bilhões de pessoas não tem acesso a essa rede mundial de computadores. Isso ocorre por causa das grandes diferenças socioeconômicas mundiais, que deixam grande parte da humanidade à margem da riqueza produzida pelo sistema capitalista; Sem recursos financeiros, muitas famílias não podem ter um computador e muito menos acesso à internet. Dessa forma, os jovens dessas famílias têm menor acesso à informação e menos contato com essas tecnologias, ficando impedidos de concorrer por bons empregos em igualdade de condições;

30 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Portanto, podemos afirmar que a globalização, apesar de ambicionar igualar, homogeneizar a população mundial, tem produzido, na verdade, enormes diferenças regionais; ASSISTIMOS HOJE À GLOBALIZAÇÃO DO CONSUMO, MAS ESTAMOS LONGE DA GLOBALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DO TRABALHO.

31 “A globalização atinge ao mundo todo, mas não a todos lugares.”
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Observe as charges e faça uma associação delas com a célebre frase do grande geógrafo brasileiro Milton Santos. Fonte: Acesso: 22 jul. 2015 “A globalização atinge ao mundo todo, mas não a todos lugares.” Milton Santos Fonte: Acesso: 25 jul. 2015

32 EU, ETIQUETA SUGESTÃO DE ATIVIDADES Atividade 1
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global SUGESTÃO DE ATIVIDADES Atividade 1 (8) EU, ETIQUETA Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome… estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara, Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, permência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. É doce estar na moda, ainda que estar na moda Seja negar minha identidade, Trocá-la por mil, açambarcando Todas as marcas registradas, Todos os logotipos do mercado. Com que inocência demito-me de ser Eu que antes era e me sabia Tão diverso de outros, tão mim mesmo,

33 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Ser pensante sentinte e solitário Com outros seres diversos e conscientes De sua humana, invencível condição. Agora sou anúncio Ora vulgar ora bizarro. Em língua nacional ou em qualquer língua (Qualquer principalmente.) E nisto me comprazo, tiro glória De minha anulação. Não sou – vê lá – anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago Para anunciar, para vender Em bares festas praias pérgulas piscinas, E bem à vista exibo esta etiqueta Global no corpo que desiste De ser veste e sandália de uma essência Tão viva, independente, Que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora Meu gosto e capacidade de escolher, Minhas idiossincrasias tão pessoais, Tão minhas que no rosto se espelhavam E cada gesto, cada olhar Cada vinco da roupa Resumia uma estética. Hoje, sou costurado, Sou tecido, Sou gravado de forma universal, Saio da estamparia, não de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, Objeto pulsante mas objeto Que se oferece como signo dos outros Objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso De ser não eu, mas artigo industrial, Peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente.! DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Antologia Poética. São Paulo. Record, 2001.

34 ESTUDO DO POEMA... 1- Qual a mensagem central do poema?
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global ESTUDO DO POEMA... 1- Qual a mensagem central do poema? 2- Qual parte do poema chamou mais sua atenção? Justifique sua resposta. 3- Cite elementos contidos no poema que você observa no seu dia a dia. 4- Qual crítica o poema faz à sociedade contemporânea? 5- Com base no poema e nas ideias da aula, escreva um texto que deve conter as seguintes palavras: identidade, consumo, marketing, mercado global. Faça primeiro um rascunho e mostre ao professor. Depois de passá-lo a limpo no caderno, leia seu texto aos colegas.

35 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global
Atividade 2 Etapa 1 – Leitura e Discussão do Texto Leia o texto e discuta com os colegas e o professor a ideia central do autor e a opinião da turma sobre o assunto. Deem exemplo de suas experiências pessoais (o debate pode ocorrer em pequenos grupos ou com a turma toda). Dos Olhos Às Mentes A alteração no padrão do comportamento das pessoas imposta pela preeminência das máquinas, das engenharias de fluxos e do compasso acelerado do conjunto, como seria inevitável, acaba também provocando uma mudança no quadro de valores da sociedade. Afinal, agora os indivíduos não serão mais avaliados pelas suas qualidades mais pessoais ou pelas diferenças que tornam única a sua personalidade. Não há tempo nem espaço para isso. Nessas grandes metrópoles em rápido crescimento, todos vieram de algum outro lugar; portanto, praticamente ninguém conhece ninguém, cada qual tem uma história à parte, e são tantos e estão todos o tempo todo tão ocupados, que a forma prática de identificar e conhecer os outros é a mais rápida e direta: pela maneira como se vestem, pelos objetos simbólicos que exibem, pelo modo e pelo tom com que falam, pelo seu jeito de se comportar. Ou seja, a comunicação básica, aquela que precede a fala e estabelece as condições de aproximação, é toda ela externa e baseada em símbolos exteriores. Como esses (9) PROPAGANDA E VALORES No mundo contemporâneo as novas tecnologias ampliaram incrivelmente a capacidade de produção e inovação. Mas não só isso, possibilitaram também um maior acesso aos meios de comunicação e serviços. A globalização econômica é sustentada não apenas pelas infraestruturas que permitem as trocas de mercadorias, mas também pela difusão e a divulgação de ideias, valores, opiniões e informações para um número cada vez maior de pessoas. Frente a essa realidade, é fundamental uma reflexão sobre a disseminação desses valores e crenças, aos quais estamos submetidos todas as vezes que ligamos a televisão, ouvimos o rádio, folheamos jornais ou revistas e nos conectamos à internet. Objetivos da atividade: Compreender como as novas tecnologias criam e recriam mercadorias, valores, necessidades e transformam as relações sociais; Identificar e analisar criticamente as propagandas veiculadas em diferentes mídias; Refletir sobre a influência da propaganda no modo de vida contemporâneo;

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códigos mudam com extrema rapidez, exatamente para evitar que alguém possa imitar ou representar características e posição que não condizem com sua real condição, estamos já no império das modas. As pessoas são aquilo que consomem. O fundamental da comunicação – o potencial de atrair e cativar – já não está mais concentrado nas qualidades humanas da pessoa, mas na qualidade das mercadorias que ela ostenta, no capital aplicado não só em vestuário, adereços e objetos pessoais, mas também nos recursos e no tempo livre empenhados no desenvolvimento e na modelagem de seu corpo, na sua educação e no aperfeiçoamento de suas habilidades de expressão. Em outras palavras, sua visibilidade social e seu poder de sedução são diretamente proporcionais ao seu poder de compra. [...]. SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia das Letras, p. 63 e 64. Etapa 2 – Organização dos grupos de pesquisa e escolha de temas Formem grupos e escolham uma das mídias abaixo. Cada grupo irá pesquisar as características das propagandas difundidas num desses veículos de comunicação. GRUPO 1 – Televisão / GRUPO 2 – Rádio / GRUPO 3 – Jornal / GRUPO 4 – Revista / GRUPO 5 – Site de Informação. Etapa 3 – Elaboração do roteiro de pesquisa e levantamento de dados Elaborem um roteiro para a pesquisa. O objetivo é analisar propagandas de determinado bem ou serviço que represente o mundo contemporâneo. Abaixo, elencamos algumas orientações para os grupos que vão analisar as propagandas veiculadas na televisão e no rádio. Façam um roteiro similar, de acordo com o tema de seu grupo. Roteiro: O horário em que foi realizada a observação; a emissora em que a propaganda foi veiculada; qual o público-alvo da programação e a mercadoria ou serviço oferecido; A classe social e a faixa etária mais visadas para o consumo do produto ou serviço e o discurso utilizando para convencer o consumidor; Como o produto/serviço é apresentado: se por pessoas ou não e como elas são (personalidades, desconhecidos, qual sua faixa etária, sexo, condição social); Quais os valores (implícitos e explícitos) que estão sendo transmitidos;

37 Sites e Filmes que podem ajudá-lo na realização desta atividade:
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Etapa 4 – Sistematização e discussão das informações Organizem as informações obtidas na pesquisa, num painel para ser apresentado ao restante da classe. Após todas as apresentações, a classe deve debater as seguintes questões: Como as tecnologias atuais contribuem para a construção de novos produtos, serviços e valores? É possível fazer propaganda de forma ética? Ao final elabore, individualmente, um texto dissertativo-argumentativo com suas conclusões; Em data marcada, traga o texto e socialize com os colegas de sala. Sites e Filmes que podem ajudá-lo na realização desta atividade: The corporation. Canadá, Direção: Jenifer Abbott e Mark Achbar. Criança, a alma do negócio. Brasil, Direção: Estela Renner.

38 O trabalho poderá ser apresentado para outras turmas da escola.
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica informacional, em nível local e global Atividade 3 SUGESTÕES DE TEMAS PARA OS FILMES: #Exclusão Digital no Século XXI; #Redes Sociais e as Mudanças nas Relações Sociais; #Crimes Virtuais; # CIBERBULLYING; #A construção da identidade individual em meio à cultura global; #A Força da Rede Mundial de Computadores – Internet; #Mudanças na comunicação entre humanos no meio técnico-científico-informacional; #O poder da mídia, da propaganda, da publicidade e do marketing no mundo globalizado; PRODUÇÃO AUDIOVISUAL A proposta de atividade consiste na montagem de filme de cunho informativo e educacional, no modelo de curta metragem, com temas referentes aos conteúdos abordados na aula; O professor deve dividir a sala em equipes, que terão que elaborar um roteiro para o filme do grupo; O roteiro deve ser apresentado previamente ao professor para avaliação e aval para filmagem. Nele devem constar os temas, objetivos e a narrativa do filme; Os integrantes do grupo serão os elaboradores, produtores e interpretes do filme. É vedada a participação de não membros do grupo no trabalho; Sugere-se que os filmes apresentem em suas histórias diferentes vertentes argumentativas referentes aos temas escolhidos para sua composição. Em data marcada, haverá a apresentação dos filmes em sala para socialização, debate e considerações finais sobre as produções. O trabalho poderá ser apresentado para outras turmas da escola.

39 Tabela de Imagens Slide Autoria Link Data de Acesso 6a
Autor Desconhecido 22/07/2015 6b 6c 11 12 13a 13b 14a 14b 22 28a 28b

40 Referências (Adaptado); (Adaptado); SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis. Geografia: Para Viver Juntos. 8º Ano. p São Paulo: Edições SM, (Adaptado); ADÃO, Edilson; FURQUIM JR., Laercio. Geografia em Rede. Vol. 1. p São Paulo: FTD, (Adaptado); VEDOVATE, Fernando Carlo. Geografia. 9º Ano. p. 41. São Paulo: Moderna, (Adaptado); TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia: estudos para compreensão do espaço. 8º Ano. p São Paulo: FTD, (Adaptado); MOREIRA, Igor; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o Espaço. 7ª Série. p. 41. São Paulo: Ática, (Adaptado); LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade no Mundo Globalização. vol. 2. p São Paulo: Saraiva, (Adaptado);


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