A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIBRAÇÕES E ONDAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIBRAÇÕES E ONDAS."— Transcrição da apresentação:

1 VIBRAÇÕES E ONDAS

2 Definições Ondas Vibração Frequência Ressonância 

3 Analise comportamental da Ressonância em Pontes
Estudo do controle de vibrações de pontes

4 Ponte Ubaitaba x Aurelino Leal

5 PONTE UBAITABA BR 101

6 Estrutura de uma Ponte

7 Ressonância em uma Ponte
As vibrações de ressonância percorrem uma ponte na forma de ondas. Um exemplo muito famoso de ondas de ressonância que destruíram uma ponte foi o caso da ponte Tacoma Narrows, que caiu em 1940, ao enfrentar um vento de 64 km/h. 

8 Ponte de Tacoma As vibrações de ressonância percorrem uma ponte na forma de ondas. Um exemplo muito famoso de ondas de ressonância que destruíram uma ponte foi o caso da ponte Tacoma Narrows, que caiu em 1940, ao enfrentar um vento de 64 km/h.

9 Para diminuir o efeito de ressonância sobre uma ponte, é importante construir amortecedores para interromper as ondas ressonantes. Uma maneira eficaz de impedir que essas ondas cresçam, e que funciona independentemente da duração ou origem das vibrações, é interrompê-las. Técnicas de amortecimento geralmente envolvem a inércia. Se uma ponte tiver, por exemplo, uma plataforma sólida, a onda de ressonância pode percorrer a extensão da ponte facilmente. Mas se essa plataforma for composta por seções diferentes com placas sobrepostas, o movimento de uma seção será transferido para outra através das placas, que criam uma certa quantidade de atrito pelo fato de serem sobrepostas. O truque então é criar atrito o bastante para alterar a freqüência da onda de ressonância. Essa alteração impede que a onda cresça e cria duas ondas diferentes, sendo que nenhuma delas pode se juntar a outra para formar uma força destrutiva.


Carregar ppt "VIBRAÇÕES E ONDAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google