Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenato Torquato Alterado mais de 8 anos atrás
1
ECONOMIA Prof. Renato Torquato
2
Para que estudar Economia?
3
1)Para compreender melhor o nosso AMBIENTE Compreender melhor alguns eventos Globais (Eleições, Mercado Externo etc) até Locais (Preço dos produtos, Renda do trabalhador etc.)
4
2) Para adquirir mais AUTOCONFIANÇA no mercado de trabalho: Quando os comentários de analistas, portais de economia, tv, jornais ou alguma notícia econômica, lhe possibilitam maior facilidade de compreensão do contexto Também possibilita maior confiança numa entrevista de emprego.
5
3) Avaliar o impacto econômico nas QUESTÕES POLÍTICAS E SOCIAIS Política, Riqueza, Inflação, Emprego, Infraestrutura, Educação etc.
7
A Economia está presente em nosso cotidiano.
8
Conceito de Economia NOMOS = administrar Ciência Econômica: fornece as ferramentas para compreender os problemas que nos cercam
9
Conceito de Economia Economia: “estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.” Roberto Luís Troster O problema econômico por excelência é a Escassez.
10
Conceito de Economia “ Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).
11
Problema da Economia Problema Central da Economia Recursos produtivos são limitados Necessidades humanas ilimitadas Escassez de bens.
12
Problema da Economia.
13
E outros tantos ingredientes... Inflação Juros Crescimento - PIB Câmbio Bolsas de Valores Déficit público Investimento Rentabilidade Mercado financeiro Reservas internacionais Consumo Renda Emprego Saneament o Básico Capital Energia Elétrica Fome Poupança Desigualdade Social Produção Custos Mercado Habitação Saúde Educação
14
Com um só objetivo... Identificar os problemas Elaborar soluções e estratégias Verificar a viabilidade das propostas Melhorar a produção e distribuição dos recursos Foco: BEM ESTAR DAS PESSOAS
15
Divisão da Economia: Para entender tantas variáveis, a Economia está dividida em duas grandes áreas Microeconomia Macroeconomia
16
Divisão da Economia preocupa-se com o estudo do comportamento econômico das unidades individuais de decisão. Trata tanto de questões positivas quanto de questões normativas. As questões positivas relacionam-se com explicações e previsões “daquilo que acontece” e as normativas com opções, planejamento e ações “daquilo que deveria ser”. Microeconomia
17
Divisão da Economia A Microeconomia lida com: Comportamento de unidades individuais No Consumo Como escolher, o que comprar, etc. Na Produção o que produzir, como produzir, custos, etc. Mercados: A interação entre consumidores e produtores 1ª Parte da disciplina: -Escassez -Mecanismos de mercado (oferta, demanda e equilíbrio) -Elasticidades - Estruturas de Mercado
18
Divisão da Economia preocupa-se com o estudo do nível de atividade econômica agregada, com o resultado do conjunto das diferentes decisões tomadas individualmente. Por exemplo, o nível total da produção, o nível da renda, o nível do emprego etc. Macroeconomia
19
Divisão da Economia A Macroeconomia lida com: Análise dos agregados econômicos: Crescimento econômico Inflação Desemprego Taxa de juros Taxa de câmbio Orçamento público Etc. 2ª Parte da disciplina: - Crescimento Econômico - Mercado de trabalho - Inflação -Política Monetária - Política Fiscal -Taxa de câmbio e regimes cambiais
20
FERREIRA, Renata. Economia. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009. Disponível em:. Acesso em: 16 Set 2014. MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia: fundamentos e aplicações [recurso eletrônico, Biblioteca Virtual Universitária 3.0]. São Paulo: Prentice Hall, 2004. RUBINFELD, Daniel L; PYNDYCK, Robert S. Microeconomia [recurso eletrônico, Biblioteca Virtual Universitária 3.0]. São Paulo: Prentice Hall, 2009.
21
Entre em contato Prof. Renato Torquato rtorquato@uol.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.