A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS ECONÔMICAS

2 POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos ;

3 POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas  Políticas Econômicas têm como objetivo afetar a economia como um todo, e é por isso que sua análise está no campo da macroeconomia.

4 POLÍTICAS ECONOMICAS quatro áreas  As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 01 - Reguladora 01 - Reguladora o estado deve regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. Ex. Controle de preços, monopólios e ações danosas ao direito ao consumidor.

5 POLÍTICAS ECONOMICAS  As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 02 – Provedor de Bens e Serviços 02 – Provedor de Bens e Serviços o governo, também, deve prover ou facilitar o acesso a bens e serviços essenciais. Ex. Educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.

6 POLÍTICAS ECONOMICAS  As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 03 – Redistributiva 03 – Redistributiva - as políticas econômicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da sociedade. Ex. A igualdade social deve ser uma prioridade a ser buscada pelo órgãos públicos.

7 POLÍTICAS ECONOMICAS  As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 04 – Estabilizadora 04 – Estabilizadora – os formuladores de politicas econômicas devem estar preocupados em estabilizar os grandes agregados macroeconômicos. Ex. Taxa de inflação, taxa desemprego, nível de produção.

8 POLÍTICAS ECONOMICAS  INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS ECONÔMICAS  Política Monetária;  Política Fiscal;  Política Cambial.

9 POLÍTICA MONETÁRIA

10 Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa de juros;

11 POLÍTICA MONETÁRIA A POLÍTICA MONETÁRIA PRETENDE INFLUIR NA ATIVIDADE ECONÔMICA, ATUANDO SOBRE O GASTO TOTAL DA ECONOMIA.  Gastos das famílias;  Investimentos das empresas.

12 POLÍTICA MONETÁRIA  Política Monetária Restritiva engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de dinheiro e a encarecer os empréstimos.  Política Monetária Expansiva é formada por medidas que tendem a acelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e a baratear os empréstimos.

13 POLÍTICA MONETÁRIA FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL E INSTRUMENTOS DE CONTROLE MONETÁRIO  O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária;

14 POLÍTICA MONETÁRIA No controle monetário, as atribuições do BACEN são:  emissão do papel-moeda;  guardião das reservas dos bancos;  empréstimos e liquidez aos bancos;  realização das op. de mercado aberto;  controle seletivo de crédito.

15 POLÍTICA MONETÁRIA Os instrumentos de controle monetário são:  reservas compulsórias;  empréstimos de liquidez e taxa de redesconto;  operações de mercado aberto.

16 POLÍTICA MONETÁRIA  RESERVAS COMPULSÓRIAS é a taxa de recolhimento compulsório imposta aos bancos.  Aumento ou diminuição das reservas bancárias implica diminuição ou aumento da oferta de moeda.  A oferta de moeda varia inversamente com a taxa de reservas compulsórias;

17 POLÍTICA MONETÁRIA Empréstimos de assistência a liquidez são realizados pelo BACEN ás Instituições Financeiras para cobrir a insuficiência de caixa; QUANTO MAIOR FOR A TAXA DE REDESCONTO, MENOR SERÁ A OFERTA MONETÁRIA.  Taxa de redesconto: taxa cobrada pelo BACEN em seus empréstimos aos bancos comerciais.

18 POLÍTICA MONETÁRIA Operações de open market (mercado aberto) o BACEN regula o grau de liquidez do sistema econômico por meio da compra e venda de títulos no mercado. COMPRA OU VENDA DE TÍTULOS POR PARTE DO BACEN IMPLICA REDUÇÃO OU AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE MOEDA NA ECONOMIA.

19 POLÍTICA MONETÁRIA TAXA DE JUROS é com certeza uma das variáveis mais acompanhadas na economia, e seu comportamento afeta:  As decisões de consumo do individuo;  Fluxo de recursos externos.  A magnitude do déficit público;  As decisões de investimento;

20 POLÍTICA MONETÁRIA OS EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA com um AUMENTO na oferta monetária:  Fará a taxa de juros descer;  O aumento da demanda fomentará o crescimento da economia e redução do desemprego.  Os investimentos ficará mais baratos;  Os indivíduos pedirão dinheiro emprestado;  Os gastos com consumo aumentará;

21 POLÍTICA MONETÁRIA OS EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA com uma DIMINUIÇÃO na oferta monetária:  Fará a demanda agregada diminuir;  A inflação diminuirá.  Cairão as importações;

22 POLÍTICA MONETÁRIA  Os Efeitos da Política Monetária sobre a INFLAÇÃO  Os economistas monetaristas defendem que a inflação é causada por um aumento excessivo da oferta monetária. O CONTROLE DO CRESCIMENTO DA OFERTA MONETÁRIA É UM FATOR-CHAVE PARA CONTER O AUMENTO DOS PREÇOS.

23 POLÍTICA MONETÁRIA  Os Efeitos da Política Monetária sobre a ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS  Uma taxa de juros elevada incentiva a entrada de capital estrangeiro no Brasil e tira o estímulo da fuga de capitais.


Carregar ppt "POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google