A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICAS ECONÔMICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICAS ECONÔMICAS."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS ECONÔMICAS

2 POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos;

3 POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas têm como objetivo afetar a economia como um todo, e é por isso que sua análise está no campo da macroeconomia.

4 POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 01 - Reguladora o estado deve regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. Ex. Controle de preços, monopólios e ações danosas ao direito ao consumidor.

5 POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 02 – Provedor de Bens e Serviços o governo, também, deve prover ou facilitar o acesso a bens e serviços essenciais. Ex. Educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.

6 POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 03 – Redistributiva - as políticas econômicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da sociedade. Ex. A igualdade social deve ser uma prioridade a ser buscada pelo órgãos públicos.

7 POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 04 – Estabilizadora – os formuladores de politicas econômicas devem estar preocupados em estabilizar os grandes agregados macroeconômicos. Ex. Taxa de inflação, taxa desemprego, nível de produção.

8 POLÍTICAS ECONOMICAS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS ECONÔMICAS
Política Monetária; Política Fiscal; Política Cambial.

9 POLÍTICA MONETÁRIA

10 POLÍTICA MONETÁRIA a taxa de juros; as condições de crédito.
Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar: a quantidade de dinheiro; a taxa de juros; as condições de crédito.

11 POLÍTICA MONETÁRIA Gastos das famílias; Investimentos das empresas.
A POLÍTICA MONETÁRIA PRETENDE INFLUIR NA ATIVIDADE ECONÔMICA, ATUANDO SOBRE O GASTO TOTAL DA ECONOMIA. Gastos das famílias; Investimentos das empresas.

12 POLÍTICA MONETÁRIA Política Monetária Restritiva engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de dinheiro e a encarecer os empréstimos. Política Monetária Expansiva é formada por medidas que tendem a acelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e a baratear os empréstimos.

13 POLÍTICA MONETÁRIA FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL E INSTRUMENTOS DE CONTROLE MONETÁRIO O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária;

14 POLÍTICA MONETÁRIA No controle monetário, as atribuições do BACEN são:
emissão do papel-moeda; guardião das reservas dos bancos; empréstimos e liquidez aos bancos; realização das op. de mercado aberto; controle seletivo de crédito.

15 POLÍTICA MONETÁRIA Os instrumentos de controle monetário são:
reservas compulsórias; empréstimos de liquidez e taxa de redesconto; operações de mercado aberto.

16 POLÍTICA MONETÁRIA RESERVAS COMPULSÓRIAS é a taxa de recolhimento compulsório imposta aos bancos. A oferta de moeda varia inversamente com a taxa de reservas compulsórias; Aumento ou diminuição das reservas bancárias implica diminuição ou aumento da oferta de moeda.

17 QUANTO MAIOR FOR A TAXA DE REDESCONTO, MENOR SERÁ A OFERTA MONETÁRIA.
POLÍTICA MONETÁRIA Empréstimos de assistência a liquidez são realizados pelo BACEN ás Instituições Financeiras para cobrir a insuficiência de caixa; Taxa de redesconto: taxa cobrada pelo BACEN em seus empréstimos aos bancos comerciais. QUANTO MAIOR FOR A TAXA DE REDESCONTO, MENOR SERÁ A OFERTA MONETÁRIA.

18 POLÍTICA MONETÁRIA Operações de open market (mercado aberto) o BACEN regula o grau de liquidez do sistema econômico por meio da compra e venda de títulos no mercado. COMPRA OU VENDA DE TÍTULOS POR PARTE DO BACEN IMPLICA REDUÇÃO OU AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE MOEDA NA ECONOMIA.

19 POLÍTICA MONETÁRIA As decisões de consumo do individuo;
TAXA DE JUROS é com certeza uma das variáveis mais acompanhadas na economia, e seu comportamento afeta: As decisões de consumo do individuo; As decisões de investimento; A magnitude do déficit público; Fluxo de recursos externos.

20 POLÍTICA MONETÁRIA OS EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA com um AUMENTO na oferta monetária: Fará a taxa de juros descer; Os gastos com consumo aumentará; Os indivíduos pedirão dinheiro emprestado; Os investimentos ficará mais baratos; O aumento da demanda fomentará o crescimento da economia e redução do desemprego.

21 POLÍTICA MONETÁRIA Fará a demanda agregada diminuir;
OS EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA com uma DIMINUIÇÃO na oferta monetária: Fará a demanda agregada diminuir; Cairão as importações; A inflação diminuirá.

22 POLÍTICA MONETÁRIA Os Efeitos da Política Monetária sobre a INFLAÇÃO
Os economistas monetaristas defendem que a inflação é causada por um aumento excessivo da oferta monetária. O CONTROLE DO CRESCIMENTO DA OFERTA MONETÁRIA É UM FATOR-CHAVE PARA CONTER O AUMENTO DOS PREÇOS.

23 POLÍTICA MONETÁRIA Os Efeitos da Política Monetária sobre a ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS Uma taxa de juros elevada incentiva a entrada de capital estrangeiro no Brasil e tira o estímulo da fuga de capitais.


Carregar ppt "POLÍTICAS ECONÔMICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google