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DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT.

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1 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT PROGRAMA BR. 116/RS – “VIA EXPRESSA” BR. 448 – RODOVIA DO PARQUE

2 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT I - Introdução A BR.116/RS, antiga BR.2, é a rodovia mais importante do Estado do Rio Grande do Sul. Ela é classificada no PNV (Plano Nacional de Viação) como Rodovia Longitudinal, desenvolvendo-se no sentido Norte-Sul. No Estado, ela inicia na Divisa SC/RS (na ponte sobre o rio Pelotas, Passo do Socorro, entre Lajes e Vacaria) e termina na fronteira com o Uruguai (município de Jaguarão), com a extensão total de 653,8 km, integralmente pavimentada. Pertence à administração do DNIT o sub-trecho Nova Petrópolis – Porto Alegre, do km 183,9 ao km 270,8, com a extensão de 86,9 km (13,3 % da extensão da BR.116 no Estado). Os restantes 653,8 km – 86,9 km = 566,9 km (86,7%) encontram-se com contratos de concessão pedagiada, sob a administração do Estado ou da ANTT.

3 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT I - Introdução A BR.116/RS atravessa os principais pólos de desenvolvimento industrial do Estado, como Vacaria, São Marcos, Caxias do Sul, Vale do rio dos Sinos, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Porto Alegre, Camaquã e Pelotas. O seu volume de tráfego atinge 130.000 veículos por dia na região metropolitana de Porto Alegre – segmento norte da capital. A partir de Porto Alegre para o sul, a rodovia assume grande importância para o tráfego pesado que se destina ao Super Porto de Rio Grande. Passa por grandes propriedades rurais com relevantes produções de arroz, soja, milho, sorgo, cebola, batata inglesa, pêssego... etc, além de contar com uma pecuária bovina e ovina de destaque. A construção do trecho Nova Petrópolis – Porto Alegre aconteceu nas décadas de 1940 e 1950. A inauguração do segmento São Leopoldo – Porto Alegre, em pista dupla, aconteceu dia 17/04/1959

4 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II – BR.116/RS – VIA EXPRESSA No trecho atualmente sob a jurisdição do DNIT, entre Nova Petrópolis (km 183,9) e Porto Alegre (km 270,8), num total de 86,9 km, a rodovia é detentora (desde 2001) de um Programa de obras denominado “BR.116/RS - VIA EXPRESSA” ou OBRAS COMPLEMENTARES da BR.116/RS

5 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.1 - Objetivos: São obras que buscam melhorar o nível de operação da Rodovia, bem como o índice de segurança e conforto dos seus usuários e dos pedestres. Basicamente trata-se da construção de passarelas para pedestres e de trevos de interseção com viadutos, separando, a níveis distintos, o cruzamento dos fluxos principais de tráfego. Separa-se o tráfego direto do tráfego local. Eliminam-se as sinaleiras para os fluxos diretos, com repercussão altamente positiva para a operação da rodovia, principalmente para o tráfego de longa distância. O tráfego se desenvolve mais livremente. Reduz-se o número de acidentes. São obras de custo relativamente baixo, mas com resultados expressivos em relação à fluidez do tráfego. As obras da BR.116 – VIA EXPRESSA integram o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo Presidente da República em 22/01/2007.

6 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.2 – Obras já concluídas: até Ago/2008  Trevo de SHARLAU (km 243,1) em São Leopoldo.  Trevo c/ Av. Sete de Setembro, em Novo Hamburgo.  Passarela bairro PRIMAVERA, em Novo Hamburgo.  Trevo do BOQUEIRÃO (km 262,2), em Canoas.  Melhoria no trevo c/ Acesso a Novo Hamburgo.  Trevo c/ Av. João Correia (Km 247,5) em São Leopoldo. (O trevo c/ a Av. JOÃO CORREIA foi concluído em Set/2004).  Passarela Vila CAMPINA (km 244,5) (São Leopoldo)  Travessia urbana de Dois Irmãos  Travessia urbana de Nova Petrópolis  Passarela na ponte sobre o rio Cadeia (em Picada Café)  Passarela na ponte sobre o rio Feitoria (em Dois Irmãos) Recentemente foram concluídos os trevos de acesso aos municípios de IVOTI (km 231) e de PICADA CAFÉ (km 194), em parceria com aquelas comunidades, com excelentes resultados para a segurança da via. Os investimentos já realizados são da ordem de R$ 80 milhões.

7 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: O restante do Programa é constituído de várias outras obras, todas integrantes do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento, sendo destaques: A - Construção de sete passarelas para pedestres: 1. Liberato Salzano: km 240 – está sendo providenciada licitação do projeto. Obra programada para ser iniciada em 2009; 2. de Sharlau: km 243 – projeto em conclusão pela ENGEMIN. Programado licitar e iniciar a obra ainda em 2008 – Concepção Estaiada; 3. do Posto da “PRF” de São Leopoldo : km 244 – projeto em conclusão pela ENGEMIN. Programado licitar e iniciar a obra ainda em 2008; 4. da vila São João Batista : km 250,6, em São Leopoldo – obra já contratada com a empresa VERDICON Construções Ltda – foi adequado o projeto dos acessos com vistas à liberação da área pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Programado iniciar a obra nos próximos 60 dias;

8 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: 5. da “Bunge”: km 255, em Esteio – está sendo providenciada a licitação do projeto. Obra programada para ser iniciada em 2009; 6. de ESTEIO: km 256 – a licitação da obra foi realizada recentemente mas houve solicitação de rescisão do Contrato por parte da empresa vencedora. Deverá ser marcado outro Certame; 7. da “SBARDECAR”: km 264, em Canoas – projeto em conclusão pela ENGEMIN. Está havendo dificuldades de liberação de área para construir a passarela naquele local. Provavelmente ela deverá ser deslocada de lugar. São Obras de Arte que têm um custo médio estimado em R$ 1,8 milhão por passarela e um prazo de execução de 18 a 24 meses.

9 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: B - Construção de cinco complexos viários de interseção (todos com viaduto): São complexos viários programados para eliminação de “pontos críticos” da BR.116/RS, que têm por objetivo básico melhorar o nível de operação da rodovia, com segurança. São locais de congestionamentos, de acidentes e que apresentam dificuldades para movimentação dos diversos fluxos de tráfego com agilidade e segurança. Nesses locais serão eliminadas as sinaleiras para o tráfego direto. 1. Interseção com o acesso ao bairro ROSELÂNDIA (km 234,3, em Novo Hamburgo). Está sendo providenciada a realização de estudos de readequação da concepção do trevo atual, objetivando eliminar as sinaleiras para os fluxos diretos de longa distância, através da construção de um viaduto duplo semelhante ao complexo viário do trevo de Scharlau. A licitação desses estudos está programada para o 2°semestre/2008.

10 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: 2. Interseção com a Av. RINCÃO (km 236,5, em Novo Hamburgo): Obra com custo de R$ R$ 30 milhões e prazo de execução de 720 dias corridos. Licitação realizada dia 09/07/2008, na Superintendência Regional/RS, presentemente em fase de análise da habilitação das concorrentes. O projeto prevê a elevação das pistas principais da BR.116/RS, através de um viaduto duplo com ~ 400 metros de comprimento, em estrutura pré-fabricada, de concepção semelhante ao trevo do Boqueirão em Canoas. O trevo vai regularizar todos os movimentos das correntes de tráfego no local, com fluidez e segurança. Serão eliminados os semáforos para o tráfego direto, de longa distância, que vai passar por cima dos viadutos. Está programado o início das obras ainda em 2008.

11 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: 3. Interseção com a Av. UNISINOS (km 250,3, em São Leopoldo): Projeto em conclusão pela empresa BOURSCHEID. O projeto prevê a construção de um viaduto transversal à BR.116/RS, com ~ 120 metros de comprimento, em estrutura “estaiada”, única no Estado, além de várias alças e “loopings” que vão regularizar todos os movimentos das correntes de tráfego, com mobilidade e segurança. Serão eliminados os congestionamentos que estão ocorrendo no local, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos da Universidade. Serão eliminados os semáforos para o tráfego direto. Custo (estim.) = R$ 35,0 milhões – Prazo de execução = 24 meses. Está programado licitar a obra ainda em 2008.

12 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: 4. Interseção com a Acesso a SAPUCAIA do SUL (km 252); Obra com custo de R$ 33,5 milhões e prazo de 720 dias corridos. Licitação realizada dia 09/07/2008, na Superintendência Regional/RS, presentemente em fase de análise da habilitação das concorrentes. O projeto prevê a elevação das pistas principais da BR.116/RS, através de um viaduto duplo com ~ 500 m de comprimento, em estrutura pré-fabricada. O trevo vai regularizar todos os movimentos das correntes de tráfego naquele local, com segurança e mobilidade. Serão eliminados os semáforos para o tráfego direto que vai passar por cima dos viadutos. Está programado o início das obras ainda em 2008.

13 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: 5. Complexo viário da interseção da BR.116 x BR.386 (km 262, em Canoas): Obra com custo de R$ 50,0 milhões e prazo de 730 dias corridos. Encontra-se em pleno andamento desde 22/01/2008, pelo consórcio M.MARTINS - BETER, nos termos do Contrato TT-296/2007. Basicamente o projeto prevê a construção de viadutos (três) sobre a rede do TRENSURB, para ligação direta da BR.386/RS com a BR.116/RS, num total de 964 metros de Obras de Arte Especiais. Presentemente está em andamento a execução das fundações do viaduto do Ramo “A” (para o fluxo da BR.116, sentido norte em direção a Tabaí). É uma das obras mais importantes do programa, porque vai regularizar todos os movimentos de tráfego naquele local, que é um dos “pontos críticos” mais importante da rede rodoviária federal do Estado.

14 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT II.3 – As outras obras do Programa: C - Alargamento de duas pontes: 1. Ponte sobre o rio dos SINOS, sentido Porto Alegre – Interior, no km 246,5, em São Leopoldo, com 103 metros de comprimento. Está sendo providenciada a licitação do Projeto para execução de mais uma faixa de tráfego, para integrar a faixa de aceleração do fluxo que ingressa na rodovia e se dirige para o norte. 2. Ponte sobre o rio GRAVATAÍ, sentido Porto Alegre – Interior, no km 270, em Canoas, com 76,80 metros de comprimento. Projeto: concluído e aprovado pelo DNIT. Obra: licitação em andamento na Superintendência Regional do DNIT/RS. Atualmente a ponte tem três faixas de tráfego (13,30 m) e será alargada passando para cinco faixas (23,00 m). É um dos mais sérios “pontos críticos” da rede federal, aonde o volume de tráfego atinge 130.000 veículos por dia. Serão eliminados os congestionamentos diários que ocorrem no local. Custo (estim.) = R$ 7,8 milhões – Prazo de execução = 450 dias. Está programado o início das obras ainda em 2008. Os investimentos são estimados em R$ 200 milhões.

15 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT III – BR. 448/RS – Rodovia do “PARQUE” Ainda no contexto da programação de obras para desafogar o tráfego da BR.116/RS, na região metropolitana de Porto Alegre, destaca-se a construção da BR. 448/RS, desde o trevo de interseção da BR. 116xRS.118 (Sapucaia do Sul) até o trevo com a BR.290/RS (Auto Estrada), com a extensão de 22,7 km. É a chamada RODOVIA do PARQUE. Também faz parte do PAC. A rodovia foi incluída no PNV (Plano Nacional de Viação) através da Medida Provisória MP n° 274, de 29/12/2005. Ela vai se constituir em uma alternativa para as correntes de tráfego da BR. 116/RS, em seu segmento mais sobrecarregado, aonde o volume de tráfego é da ordem de 130.000 veículos por dia e, nos horários de “pico”, se aproxima do limite de saturação da rodovia, ocorrendo congestionamentos contínuos e prolongados.

16 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT III – BR. 448/RS – Rodovia do “PARQUE” Estudos de Viabilidade e Projeto Executivo de Engenharia: encontram-se em pleno andamento através de um consórcio de empresas especializadas de consultoria ECOPLAN/MAGNA (Contrato 0121/07). Tiveram início em Mai/2007 e sua conclusão está prevista para o final/2008. Seu custo é estimado em R$ 5,0 milhões. Os Estudos de Viabilidade já estão concluídos. Estudos de Impacto Ambiental: também estão em andamento através de uma empresa especializada de consultoria, STE S/A – Serviços Técnicos de Engenharia (Contrato 148/2007). Seu custo é estimado em R$ 1,7 milhão. A rodovia terá a extensão de 22,70 km, em pista dupla, com duas faixas de tráfego em cada sentido entre o trevo com a RS.118 e o trevo com a BR.386/RS e com três faixas do trevo com a BR.386/RS até Porto Alegre. Ela vai se deslocar pelo lado oeste da BR.116/RS, entre o rio dos Sinos e as comunidades lindeiras. Vai passar por trás do Parque de Exposições de Esteio.

17 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT III – BR. 448/RS – Rodovia do “PARQUE” Está programado o lançamento do Edital de licitação da obra ainda em 2008 e o início dos trabalhos no primeiro semestre/2009. Estão sendo definidos os lotes de construção, seus respectivos prazos de execução, bem como o custo da obra. Estima-se o custo total da obra no entorno de R$ 600 milhões. O prazo de execução é estimado em 720 dias corridos. Trata-se de obra diferenciada em relação à outras executadas no Estado, por diversos fatores atípicos: - construção de duas pistas – corpo estradal em aterro com função simultânea de dique para represamento das águas do rio dos Sinos em caso de enchentes; - soluções especializadas de estabilização do corpo estradal, através de bermas de equilíbrio, geodrenos... etc, devido à ocorrência de solos impróprios ou inadequados em praticamente toda a diretriz da rodovia; - inexistência de materiais na região para execução da terraplenagem, fato que vai aumentar a Distância de Transporte desses materiais que deverão ser importados da BR.386/RS; - execução de várias interseções com viadutos.

18 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT

19 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS Presentemente existem outras atividades programadas para a BR.116/RS, que também merecem destaque: IV.1 - SAU – “Serviço de Atendimento ao Usuário” Trata-se de um sistema inteligente de tráfego rodoviário a ser implantado na BR. 116/RS, entre Dois Irmãos (km 221,8) e Porto Alegre (km 270,8), numa extensão de praticamente 50 km. Os usuários vão contar com um moderno sistema de segurança, comandado por um ou dois Centros de Controle operacional da via, subdividido em 6 micro sistemas, Análise Meteorológica, Comunicação de dados, Vídeo monitoramento, Informações aos usuários, Telefonia de emergência e Análise de tráfego.

20 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS Com esse moderno serviço de atendimento ao usuário, o DNIT promoverá: - Maior segurança da operação do tráfego; - Maior segurança aos pedestres, ciclistas... etc.; - Maior fluidez do trânsito; - Eficiente apoio ao usuário da rodovia. Para atingir esses objetivos, o DNIT implantará: - Sistema de informação para os usuários; - Inspeção permanente da via; - Remoção de veículo acidentado e atendimento ao acidentado; - Coordenação de avaliação dos serviços. Assim, técnicos do DNIT, das Prefeituras dos municípios situados ao longo da BR.116/RS, de Associações Comerciais e Industriais da região, efetuaram um mapeamento da rodovia com vistas à elaboração do Projeto do SAU.

21 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS Tecnologias a serem implantadas: - Centro computadorizado de Controle Operacional: para controlar e executar tarefas que garantam a segurança e o atendimento ao usuário; - Painéis de Mensagens Variáveis – PMV: para comunicação imediata com os usuários; - Telefonia de Emergência: facilita comunicação do usuário c/ o Centro de Controle; - Análise automática dos fluxos de tráfego: possibilita o acompanhamento, em tempo real, das condições da via e do volume de tráfego; - Vídeo monitoramento: para registro dos acontecimentos na via, inclusive os assaltos; - Análise meteorológica: acompanha os fenômenos climáticos. O assunto está sob a gerência da Coordenação Geral de Operações Rodoviárias/DIR, com vistas à licitação do projeto do empreendfimento.

22 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS IV.2 – CONVÊNIO DE DELEGAÇÃO com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Recentemente, dia 23/06/2008, foi firmado com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, o ConvênioTT-196/2007-00, para execução de pavimentação asfáltica, passeios, acostamentos, drenagem e iluminação pública nas ruas laterais da BR.116/RS, em uma extensão de 19,40 km do segmento que corta aquele município. O Convênio tem o valor de R$ 4,828 milhões, com contra-partida de 20 % daquela comunidade. Os trabalhos estão programados para 2009.

23 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS IV.3- DE PORTO ALEGRE PARA O SUL, ao longo da BR.116/RS, destacam-se as atividades do DNIT no sentido de providenciar a duplicação do trecho GUAÍBA (km 299,9) – ponte do Retiro em Pelotas (km 510,62), com a extensão de 210,72 km. O trecho Porto Alegre – Pelotas tem uma importância muito especial, na medida em que canaliza o tráfego pesado na ligação com o Super Porto de Rio Grande. No ano de 2000 foi contratado o Projeto de Duplicação do trecho, subdividindo-o em quatro sub-trechos ou Lotes:

24 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS - Lote n° 1: km 299,9 (Acesso a Guaíba) – km 350,4 (Tapes) = 50,50 km Projetista: MAGNA Engenharia Ltda; - Lote n° 2: km 350,4 (Tapes) – Km 397,8 (Camaquã) = 47,40 km Projetista: ECOPLAN Engenharia Ltda; - Lote n° 3: km 397,8 (Camaquã) – km 448,5 (próximo ao Acesso a São Lourenço do Sul) = 50,70 km Projetista: STE Serviços Técnicos de Engenharia Ltda; - Lote n° 4: km 448,5 (próximo ao Acesso a São Lourenço do Sul) – 510,62 (cabeceira lado norte da ponte s/ o arroio Pelotas) = 62,12 km Projetista: ENECON S/A Engenharia e Economistas Consultores.

25 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT IV – OUTRAS atividades na BR.116/RS Os serviços tiveram início em Dez/2000 mas paralisaram no final/2001 por indisponibilidade de recursos. Foram executados ~ 80 % dos serviços, que atingiram o nível de ante-projeto. Nesses estudos já foram investidos R$ 4,5 milhões. Para conclusão precisa de mais R$ 6,0 milhões. Com a disponibilização de recursos do Orçamento de 2008, foram emitidas, dia 17/07/2008, as ordens de Reinício dos Projetos, com vistas à sua conclusão ainda em 2008 e licitação das obras em 2009. Os Estudos Ambientais encontram-se a cargo da empresa de consultoria STE Serviços Técnicos de Engenharia Ltda. Não faz parte do PAC.

26 DNIT MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DNIT Porto Alegre, 25/Ago/2008 Eng° HIDERALDO LUIZ CARON Diretor de Infraestrutura Rodoviária/DNIT/MT Fone: (61) 33.15.43.00 E-mail: hideraldo.caron@dnit.gov.br Eng° MARCOS LEDERMANN Superintendente Regional no Estado do Rio Grande do Sul/DNIT/MT Fone: (51) 32.21.80.30/32.21.81.33 E-mail: marcos.ledermann@dnit.gov.br


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