A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DETERGENTES PÓ E LÍQUIDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DETERGENTES PÓ E LÍQUIDOS"— Transcrição da apresentação:

1 DETERGENTES PÓ E LÍQUIDOS
MERCADO BRASILEIRO DE SABÃO EM BARRA LAVA LOUÇAS DETERGENTES PÓ E LÍQUIDOS João L. Fabrin

2 SABÃO EM BARRA

3 CATEGORIA: SABÃO EM BARRA
Retração A categoria de Sabão em Barra vem perdendo espaço em decorrência do uso de alguns produtos substitutos (mais práticos). Tradicional Apesar de sofrer retração, a categoria de Sabão em Barra é tradicional e está presente nos ensinamentos de limpeza de mãe para filha, sendo reconhecido por sua excelente performance na limpeza e rendimento. Produto Multifuncional Os sabões em barra são multitarefas, pois possuem grande versatilidade de usos e locais de aplicação. Por este motivo, a categoria ainda possui alto índice de penetração nos lares brasileiros. Fonte: Pesquisa realizada (2012) – “Hábitos e consumos da categoria de Sabão”

4 Sabão em Barra: 42% volume está no NE
Sabão em barra está entre os maiores mercados em faturamento da Cesta de Limpeza Nielsen Produto pioneiro na limpeza Embalagem 5 unidades + vendidas É um produto multiuso Fonte: Ypê

5 É o segundo produto para lavar a roupa, principalmente em REC – 82%
TOTAL SP INT.SP RE POA Lava roupas em pó Amaciante Tradicional Água Sanitária Sabão em barra/pedra Tira Manchas Lava Roupas líquido Amaciante Concentrado Alvejante sem cloro Alvejante com cloro Detergente Líquido (louça) Sabonete Lava roupas Concentrado Tira Ferrugem Removedor Sabão em Cápsulas Anil Base: Total da amostra (1200 entrevistas/300 por praça) Fonte: Pesquisa Lavanderia Caseira (2014)

6 1 4 7 2 5 8 3 6 9 Atributos + importantes de um Sabão em Barra
Não ressecar as mãos Ficar firme/não derreter (consistência) Limpar/alvejar (roupas) 2 5 8 Dar brilho nas panelas Desengordurar a louça Render 3 6 9 Não perfumar (louça) deixar perfume suave (roupas) Preço acessível Espumar A consumidora julga a qualidade de um sabão através da equação Consistência + rendimento + poder de limpeza. E a boa espuma – abundante e cremosa – é o que comprova estes atributos. Fonte: Pesquisa Hábito de Uso da Categoria – 2014

7 Sabão em barra Sabão em Barra é um produto multiuso...
Indispensável para tarefas que requerem mais poder de limpeza Tem que ser sabão em barra Jeans Tênis Panela Cachorro Delicadas Íntimas Sabão em barra Em combinação com outros produtos Roupas Cama/banho Geladeira Fogão Corpo Na falta de outro produto mais adequado Chão da cozinha Utensílios Copos/Pratos Banheiro Chão Sabão em barra é versátil, curinga e indispensável, mas não é a solução preferida para as tarefas mais rotineiras de limpeza. O sabão em pó, pela espuma e perfume, é o recurso mais frequente. Fonte: Pesquisa Hábito de Uso da Categoria – 2014

8 Rendimento Um dos principais atributo de um sabão - render - é um composto de variáveis, que inclui até a economia de tempo Rendimento Quantidade de roupa lavada Concentrado Poder de limpeza (inclusive sujeira pesada) Confiança no trabalho bem feito Economia de tempo Geração de espuma Consistência (não derrete) Os conceitos se combinam e se confirmam. Uma experiência ajuda a julgar o conjunto dos critérios: a barra se mantem dura à medida em que é consumida e até o final, sem rachar ou derreter. Os conceitos se combinam e se confirmam. Uma experiência ajuda a julgar o conjunto dos critérios: a barra se mantem dura à medida em que é consumida e até o final, sem rachar ou derreter. Fonte: Pesquisa Hábito de Uso da Categoria – 2014

9 Sabão em Barra para Lavar a Roupa
3 diferente “usos” durante o processo de lavagem de roupas Pré-Lavagem Antes da usar o sabão em pó/líquido (pois este último tem o benefício do perfume) “Coloco a roupa na água e esfrego o sabão na roupa toda, depois coloco de molho no pó para perfumar” (RE – LCaseira) Limpezas + pesadas Para tirar a sujeira grossa da roupa “É para tirar a sujeira mais grossa, poeira, lama, mancha” (RE – Lavanderia Caseira) Roupas + delicadas e Roupas Brancas Momento em que usam mais o Sabão de coco Tipo de sabão associado a roupas de bebes e lingerie Fonte: Pesquisa Hábito de Uso da Categoria – 2014

10 Lava Roupas em Pó x Sabão em Barra
Intercambiáveis na limpeza da casa e complementares para lavar roupas Lava roupas em Pó Sabão em Barra Tira a sujeira pesada Faz mais espuma Mais barato Perfume preferido entre os produtos de limpeza Mais concentrado Faz espuma Permite deixar de molho Versátil Limpa Bactericida Inadequado para lavar louça Faz contato direto com o tecido/ permite esfregar ou escovar Lavar o chão Dura mais “Lava Roupas em pó serve para lavar tudo porque espuma mais. Lava o chão, a roupa. Só não lava prato”. Fonte: Pesquisa Lavanderia Caseira (2014)

11 Sabão em Barra para Lavar a Louça
Detergente Líquido (desengordurar) Sabão em pasta (dar brilho e desengordurar) Sabão em Barra (desengordura e da brilho) As 3 categorias tem funções em comum: Para dar brilho Mesmo sendo usado em conjunto com a lã de aço, as entrevistadas acreditam que o sabão é o maior responsável pelo brilho das panelas. “O sabão em barra só serve para arear porque para tirar a gordura não serve” [usuária Ypê] “Eu acho que o sabão em pedra dá um brilho melhor do que a pasta” [Não usuária Ypê] Fonte: Pesquisa Hábito de Uso da Categoria – 2014

12 LAVA-ROUPAS

13 A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA
O Lava Roupas em Pó é o mais relevante para o mercado nacional, representando 83,3% do volume comercializado no Brasil. Lava Roupas Líquido tem menor representatividade mas é o principal responsável pelo crescimento da categoria Fonte: ACNielsen | ano móvel MJ15

14 26% dos usuários utilizam Pó em conjunto com o Líquido
Pó vs Líquido 26% dos usuários utilizam Pó em conjunto com o Líquido Líquido 70% 26% 4% Concentrado ainda tem pouca participação Fonte: Pesquisa de Hábitos | 2014

15 Pó vs Líquido Percepção das usuárias:
Pó é mais indicado para as sujeiras pesadas e tem a melhor relação custo X benefício Líquido é mais utilizado para roupas delicadas Mercado movimenta a categoria, através de rebaixa de preço do Líquido, para acelerar a migração do Pó para o Líquido Fonte: Pesquisa de Hábitos | 2014

16 HÁBITOS DOS CONSUMIDORES
Lavar roupas era uma tarefa tida como “bem mais difícil”! Hoje, no tempo delas Antes, no tempo das mães Menor presença de máquina de lavar Roupas lavadas à mão Hábito de quarar as roupas Pouca disponibilidade de produtos e marcas (não tinha tira-manchas, por exemplo) Produtos com menor qualidade do que atualmente Uso mais acentuado de sabão em barra Uso de anil para branquear Maior acesso à maquina de lavar/ tanquinho Maior variedade de produtos facilitadores Maior opção de marcas e cada marca com mais variantes Diferentes tipos de embalagens - caixa, sachê, frasco Mas Gastos são maiores => os preços dos produtos são mais elevados Fonte: Pesquisa de Hábitos | 2014

17 HÁBITOS DOS CONSUMIDORES
Sabão em Pó é mais utilizado no tratamento de remoção de manchas, que os produtos específicos, enquanto o Líquido é o quarto  %  Gordura Molho de tomate Vinho Frutas Café Chocolate Barro Ferrugem Ovo Bases : 618 443 51 262 384 339 202 125 48 Lava Roupas em pó 54 53 40 59 37 55 Tira manchas/Alvejante sem cloro 45 47 43 49 35 36 Água Sanitária 24 19 21 16 20 13 11 18 Detergente Líquido 22 5 7 4 3 Sabão em barra 8 9 10 Lava Roupas Líquido 12 6 Sabonete Alvejante sem cloro 2 Alvejante com cloro Lava Roupas Concentrado líquido 1 Vinagre - Anil Fonte: Pesquisa de Hábitos | 2014

18 HÁBITOS DOS CONSUMIDORES
Embalagens maiores ganham cada vez mais relevância por oferecer menor preço por quilo/litro, conhecidas como “Embalagens Econômicas” EMBALAGEM ECONÔMICA Fonte: ACNielsen | ano móvel MJ15

19 OS NOVOS HÁBITOS DOS CONSUMIDORES
Embalagens maiores ganham cada vez mais relevância por oferecer menor preço por quilo/litro, conhecidas como Embalagem Econômica”. Fonte: ACNielsen | ano móvel MJ15

20 O PERFUME DO LAVA ROUPAS
Quando é importante: No momento em que o produto é colocado na máquina; Na hora de estender a roupa; Ao passar Na gaveta... Para as consumidoras, o perfume final que fica na roupa é resultante do uso do lava-roupas mais o amaciante. Fonte: Pesquisa de Hábitos | 2014

21 LAVA-LOUÇAS LÍQUIDO Fonte: Ibope,MC15, Nielsen e Toolbox – Pesquisas qualitativas e quantitativas 2014 e 2015.

22 AGENDA O CONSUMIDOR O MERCADO DE LAVA LOUÇAS LÍQUIDO
HÁBITOS DE COMPRA/SHOPPER PRODUTO/ NECESSIDADES CONSUMO HÁBITOS E ATITUDES TENDÊNCIAS.

23 O Consumidor Nova estrutura familiar. As mulheres conquistaram um novo papel na sociedade. 38 % dos lares são chefiados por mulheres. Mercado de trabalho cada mais equilibrado entre homens e mulheres. O homem assume novos papéis. Famílias menores, com menos filhos. A falta de tempo exige soluções cada vez mais práticas para facilitar a rotina.

24 O Mercado de Lava-Louças
Mercado maduro, de alta penetração, o lava-louças continua a ser o protagonista na lavagem de louças Um produto fundamental. No cenário econômico atual, a consumidora transita entre as suas marcas de confiança. Troca de marcas buscando a melhor equação de valor. Mercado altamente sensível a preço, cenário atual reforça “guerra de preço” entre os players.

25 Lava-Louças tem alto volume de compras
Frequência que compra Quantas unidades compra a cada vez Média (mensal) 1,38 Média 4,91

26 A Compra é altamente planejada pela compradora (89%)

27 Na hora da compra, a compradora considera:
São experimentadoras, abertas à novidades, mas tendem a eleger a marca preferida e revelam certa fidelidade (ainda que passageira); Marca Não necessariamente ser o mais barato, mas ter um preço “acessível” – aquele que cada uma julga que vale a pena pagar; Preço Embalagem Atrativa, fácil de manusear.

28 Lavam a louça 2 a 3 vezes por dia!
O produto é muito presente no dia-a-dia dos consumidores Quem lava a louça na sua casa Lavam a louça a 3 vezes por dia! Filhos, maridos, pais, etc. 7%  empregada, faxineira, babá. Produtos que costuma usar para lavar a louça 100% 94% 60% 36% 18% 12%

29 Um bom lava-louças deve...
Fazer espuma Sinalizador de rendimento e limpeza. Consumidoras questionam a qualidade quando o produto não faz espuma. Rendimento Lavar maior quantidade de louças. Deixar a louça ‘lisinha’, sem nenhum sinal de “oleosidade”. Desengordurar Deve ser mais “grossinho”, não pode ser ralo, “aguado”. Quanto mais “grossinho”, mais econômico – não precisa colocar muito na esponja. Consistência

30 O lava-louças é utilizado para diferentes finalidades
“Detergente é o coringa da limpeza doméstica. É usado para todo tipo de limpeza!”

31 Diferentes usos para o Lava-Louças
Limpeza da Pia - 67% Banheiro - 23% Piso - 20% Janelas - 17% Quintal - 7%

32 O hábito de lavar louças é passado de mãe para filha.
Em geral, várias pessoas sujam, mas a maior responsável pela limpeza é a dona-de-casa; Aprenderam a lavar louça com mães e /ou avós e, com algumas exceções, tendem a manter os mesmos hábitos (algumas declaram apenas que são mais ‘organizadas’ que as mães nesta tarefa); Os processos são os mesmos, o que muda são os produtos. Algumas declaram que as mães usavam mais sabão em barra, outras lembram do uso de cinzas para arear panelas (elas, atualmente, buscam panelas de teflon).

33 Processo de lavagem – hábito
1 Organizam a louça por “lotes” Não gostam de misturar as louças porque acham que a gordura de uma passa para a outra, dificultando a tarefa e gastando mais produto. 2 Lavam cada lote separadamente A maioria ensaboa cada “lote” e só depois enxágua, declarando que desligam a torneira enquanto ensaboam. Algumas declaram que ensaboam e já enxáguam cada peça . Raramente ensaboam toda a louça para depois realizar o enxágue. Algumas acham que o sabão gruda e mancha se secar na louça. 3 Paralelamente, panelas e formas recebem “tratamento especial” Em geral, colocam essas peças de molho com água e um pouco de detergente para facilitar a limpeza.

34 Tendências Globais Necessário validação pelo consumidor.
Produtos concentrados; Produtos verdes; Embalagens econômicas; Apelos de conforto/bem estar; Etc... Necessário validação pelo consumidor.

35 DESAFIOS DO MERCADO


Carregar ppt "DETERGENTES PÓ E LÍQUIDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google