A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010."— Transcrição da apresentação:

1

2 Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010

3 Dez atividades – Nível 3 O nível 3 é composto por jogos mais complexos que visam fixar as habilidades desenvolvidas e incrementar a compreensão.

4 Atividade 1 Handebol – 5 x 5 jogadores Conteúdo (problema tático) = Encontrar jogadores livres para passar Objetivo Geral = Utilizar passes curtos e rápidos. Objetivo Específico = Receber a bola e deslocar Condição = Um(a) goleiro(a) Avaliação = Que tipo de ataque pode ser feito com 4 jogadores? Ou 5, se o(a) goleiro(a) participar?

5 Atividade 2 Queimada com pinos – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Atacar e defender Objetivo Geral = Carimbar jogadores Objetivo Específico = Derrubar o pino Condição = Uma bola para cada objetivo; um jogador-alvo tem três vidas Avaliação = Desenhar o jogo com o posicionamento dos alunos

6 Atividade 3 Basquete – 4 x 4 jogadores em uma cesta Conteúdo (problema tático) = Arremessar na cesta de fora da área demarcada Objetivo Geral = Acertar a cesta, marcando pontos Objetivo Específico = Buscar o arremesso quando não houver marcação Condição = Um jogador alvo na defesa e um jogador alvo no ataque para cada equipe Avaliação = Quais são as vantagens de jogar com um jogador alvo? E as desvantagens? Foi possível arremessar sem marcação? Como isso ocorreu?

7 Atividade 4 Jogo Pega-pega com bola – 4 x 4 ou 6 x 6 jogadores Conteúdo (problema tático) = Passar em velocidade Objetivo Geral = Passar a bola e deslocar Objetivo Específico = Buscar a velocidade no passe Condição = Pegar quando encostar a bola no jogador adversário Avaliação = Qual é o melhor passe, longo ou curto? Por que? O que deve ser feito para buscar a velocidade no passe? Para onde devemos deslocar (jogar sem bola)?

8 Atividade 5 Basquete – Jogo 4 x 4, meia quadra e quadra inteira Conteúdo (problema tático) = Atacar na melhor oportunidade e defender tentando ganhar o rebote Objetivo Geral = Ampliar a visão de quadra Objetivo Específico = Posicionar-se no momento dos arremessos Condição = Correr com a bola e quicá-la no mínimo 3 vezes antes de tentar a cesta Avaliação = O que vocês fizeram para ganhar rebotes? O que deve ser feito quando a bola está no ar no momento do arremesso?

9 Atividade 6 Futebol misto – 6 x 6 Conteúdo (Problema tático) = ocupar espaços Objetivo Geral = conduzir a bola, chutar e defender Objetivo Específico = Dominar a bola em movimento Condição = Um goleiro (que somente pode defender com os pés) dois jogadores masculino (que somente podem fazer gols de cabeça) Avaliação = O que deve ser feito para dominar a bola em movimento? Como ter melhor pontaria no chute?

10 Atividade 7 Mini-Vôlei – 4 x 4 Conteúdo (problema tático): Posicionar-se, ao receber e passar para o(a) levantador(a) Objetivo Geral: Aprender a dinâmica dos três toques Objetivo Específico: entrosamento com o(a) levantador(a) Condição: Rede baixa, saque por baixo, perto da rede; um pingo, um jogador fixo (levantador) Avaliação: O(a) levantador(a) conseguiu ter êxito nas suas jogadas? Por que? O que precisa ser feito para o passe chegar nas mãos do(a) levantador(a)?

11 Atividade 8 Vôlei – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Tocar a bola, atacar e bloquear Objetivo Geral = Jogar em equipe Objetivo Específico = Buscar o ataque e posicionar o bloqueio Condição = Após o saque, um pingo, primeiro jogador segura a bola, passa para o levantador; o levantador toca para um dos dois jogadores da frente atacar. Avaliação = Quem conseguiu atacar com êxito? Quem conseguiu bloquear com êxito? O que precisa ser feito para melhorar o jogo e torná-lo mais competitivo?

12 Atividade 9 Frisbee – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Lançar e correr Objetivo Geral = Organizar a equipe antes do lançamento. Lançar com precisão Objetivo Específico = Organizar a equipe em posições ofensivas e defensivas Condição = 5 metros de distância dos jogadores adversários Avaliação = O que é preciso fazer para que o disco chegue nas mãos dos jogadores? Como deve ser o comportamento da defesa?

13 Atividade 10 Basquete – 3 x 3 e depois, 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Arremessar após 3 passes Objetivo Geral = organizar a equipe quanto às tentativas de arremesso; Objetivo Específico = marcar o maior número de pontos Condição = jogos de 3 minutos Avaliação = Quantas cestas vocês conseguiram fazer? O arremesso após 3 passes serve para que? O que deve ser feito antes de arremessar? E após o arremesso?


Carregar ppt "Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google