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PublicouMilena Morais Teixeira Alterado mais de 8 anos atrás
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Profa. Bruna Panzarini Coerência Aula 7 – Comunicação e Expressão
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Profa. Bruna Panzarini Coerência
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Profa. Bruna Panzarini Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim salvou-lhe a vida. Coerência
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Profa. Bruna Panzarini Nesse texto apresenta uma incoerência : se o menino era tão fraco que quase não podia carregar a cesta de amendoins, como conseguiu carregar o homem corpulento até o carro? Coerência
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Profa. Bruna Panzarini Coerência deve ser entendida como unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo. Coerência
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Profa. Bruna Panzarini O conceito de unidade de texto, também pode ser classificado como recurso argumentativo, quanto mais o texto tratar de “ um só objeto” mais convincente ou persuasivo será. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais. Coerência
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Profa. Bruna Panzarini A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um princípio de interpretabilidade. Coerência
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Profa. Bruna Panzarini Três níveis que a coerência deve ser observada Coerência Narrativa Coerência Figurativa Coerência Argumentativa Coerência
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Profa. Bruna Panzarini Seria incoerente relatar por exemplo: Foi roubado de uma senhora um valiosíssimo colar de pérolas e, numa passagem posterior, sem dizer que ela o tenha recuperado, referir-se ao mesmo colar envolvendo o pescoço da mesma senhora numa recepção de gala. Coerência Narrativa
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Profa. Bruna Panzarini Um outro tipo de incoerência narrativa pode ocorrer em relação à caracterização dos personagens e às ações atribuídas a eles O texto inicial é um exemplo...Menino fraco e conseguiu carregar o homem corpulento... Coerência Narrativa
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Profa. Bruna Panzarini As incoerências narrativas podem ser utilizadas para mostrar a dupla face de um mesmo personagem, mas esse expediente precisa ficar esclarecido de algum modo no decorrer do texto. Coerência Narrativa
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Profa. Bruna Panzarini Suponhamos que se deseje figurativizar o tema “despreocupação”. Imagens ideais Coerência Figurativa
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Profa. Bruna Panzarini Suponhamos que se deseje figurativizar o tema “despreocupação”. Imagens não figurativas Coerência Figurativa
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Profa. Bruna Panzarini Por coerência figurativa entende-se a articulação harmônica das figuras do texto, como base na relação de significado que mantêm entre si. As várias figuras que ocorrem no texto devem articular-se de maneira coerente para construir um único bloco temático. Coerência Figurativa
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Profa. Bruna Panzarini Exemplo: Suponhamos que o texto queira figurativizar o tema requinte e sofisticação em sua casa. Pode-se citar, o tapete persa, os cristais, os quadros, a harmonia de cores. Coerência Figurativa
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Profa. Bruna Panzarini Exemplo: Suponhamos que o texto queira figurativizar o tema requinte e sofisticação em sua casa. Agora constituiria uma incoerência figurativa incluir nesse conjunto de elementos Agnaldo Timóteo cantando na vitrola um bolero sentimentaloide. Coerência Figurativa
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Profa. Bruna Panzarini Isso só se justificaria se a ideia fosse mostrar o paradoxo num sentido humorístico. Coerência Figurativa
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Profa. Bruna Panzarini No esquema de argumentação, joga-se com certos pressupostos ou certos dados e deles se fazem interferências ou seja tiram conclusões dos elementos bases que se queira montar. Se os pressupostos ou dados de base não permitem tirar as conclusões condizentes com os dados lançados, comete-se a incoerência de nível argumentativo. Coerência Argumentativa
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Profa. Bruna Panzarini Exemplo: Quando se defende o ponto de vista de que o homem deve buscar o amor e a amizade, não se pode dizer em seguida que não se deve confiar em ninguém e que por isso é melhor viver isolado. Coerência Argumentativa
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Profa. Bruna Panzarini CIDADE DO VATICANO - O Papa Francisco disse em uma extensa entrevista publicada em uma revista católica que a Igreja tem o direito de manifestar as suas opiniões, mas não pode interferir espiritualmente nas vidas de gays e lésbicas, expandindo seus comentários sobre um assunto que divide clérigos. O Pontífice criticou religiosos cada vez mais obcecados em pregar sobre o aborto, casamento gay e contracepção - e disse que escolheu não falar sobre isso. http://oglobo.globo.com/mundo/papa-francisco-igreja-nao-deve-interferir-com-os-gays-10035690 Coerência Argumentativa
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Profa. Bruna Panzarini “Uma casa para todos” Numa linguagem direta, Francisco afirmou que a Igreja deve ser “uma casa para todos”, e não “uma pequena capela” concentrada na doutrina, na ortodoxia e numa agenda limitada de ensinamentos morais. “Não é necessário falar sobre essas questões todo o tempo”, disse o Pontífice ao reverendo Antonio Spadaro, jesuíta como o Papa e editor da revista “La Civiltà Cattolica”. Coerência Argumentativa Os comentários do Papa não rompem com a doutrina católica, mas mostram uma nova abordagem, passando da censura ao engajamento. Segundo Francisco, sua primeira missão é mudar a atitude da Igreja. “A Igreja algumas vezes se aferra a coisas pequenas, regras de mentes fechadas. O povo de Deus quer pastores, não clérigos que atuem como burocratas ou funcionários do governo.”
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