A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano"— Transcrição da apresentação:

1 História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
Revolução Industrial História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano

2 As condições inglesas A Revolução Gloriosa (1688) derrubou o Absolutismo na Inglaterra através da instalação da monarquia parlamentarista, o que facilitou o processo de industrialização no país. Poder da burguesia de influenciar nas decisões do governo; Disponibilidade de recursos financeiros; Mão de obra barata no país.

3 Do sistema doméstico ao fabril.
Antes das indústrias, a maior parte dos artigos e produtos era feita de maneira artesanal; Não existindo fábricas, tais produtos eram feitos nos espaços domésticos; Todo o processo produtivo era controlado pelas pessoas que nele trabalhavam;

4 Tudo o que era produzido era vendido;
O dinheiro da venda pagava-se o trabalho e cobria-se os custos da produção; Com a expansão do comércio impulsionada pelo aumento da população, muitas pessoas decidiram investir seus lucros para aumentar a produção e, assim, podiam ficar mais ricas. Do sistema doméstico ao fabril.

5 Forneciam a matéria-prima
Com o crescimento da produção nasciam as primeiras fábricas; Os artesãos passaram a trabalhar para os empresários no seguinte esquema: EMPRESÁRIOS Forneciam a matéria-prima ARTESÃOS Forneciam a mão de obra Essa forma de trabalho fez aumentar as diferenças entre as pessoas no processo produtivo. Do sistema doméstico ao fabril.

6 As fábricas multiplicaram-se na Inglaterra durante o século XVIII;
Nelas, cada trabalhador tinha uma função específica no processo produtivo (divisão do trabalho); Havia fábricas de cerveja, vidro e curtumes, mas a maioria eram manufaturas têxteis. Do sistema doméstico ao fabril.

7 IMPORTANTE O sistema fabril cresceu muito na Inglaterra ao ponto de, rapidamente, os equipamentos manuais serem substituídos por máquinas, pois só assim aumentaria a agilidade da produção e, consequentemente, os lucros dos investidores.

8 Os avanços técnicos. Um dos fatores que facilitou o desenvolvimento têxtil inglês foi o surgimento da indústria do algodão; Os tecidos de algodão eram exportados em grandes quantidades, inclusive usado como pagamento por escravos nas colônias Indústria do algodão

9 Outro setor que cresceu muito na época foi o da mineração e fundição de metais;
A existência de muito carvão no subsolo inglês permitia a fabricação do ferro fundido; O ferro era empregado na fabricação de equipamentos e máquinas, mas também em pontes. Mineração

10 Ela (a máquina) produzia energia para as indústrias;
A máquina a vapor foi o mais importante de todos os inventos da época, tornando- se símbolo da Revolução Industrial; Ela (a máquina) produzia energia para as indústrias; Começa o processo de automação, isto é, a substituição do trabalho manual por máquinas e equipamentos mecânicos. Máquina a vapor

11 Proletariado (Classe operária)
Burgueses Estes se tornaram os donos dos meios de produção (fábricas, indústrias, ferramentas, máquinas), pois somente eles tinham condições de manter a produção e ainda pagar o salário dos trabalhadores. Proletariado (Classe operária) Era formado pelos trabalhadores assalariados das fábricas, passando a depender do que lhe era oferecido, pois não tinham condições de manter suas fábricas domésticas concorrendo com grandes indústrias. Burguesia x Proletariado

12 Nova organização do trabalho.
Os operários possuíam uma rígida disciplina: Jornada de trabalho ente 12 e 16 horas; Meia hora para o almoço; Trabalho noturno (iluminação a gás); Não havia descanso semanal, férias ou aposentadoria; Inexistência de leis trabalhistas.

13 As tarefas vão se especializando:
Para aumentar a produção, as tarefas eram divididas – cada grupo fazendo apenas uma parte do produto até a montagem final; Capatazes vigiavam os trabalhadores; Havia muitos acidentes de trabalho e nenhuma assistência garantida ao operário. Nova organização do trabalho.

14 O uso de equipamentos e máquinas e a divisão do trabalho (cada operário com uma tarefa) aumentava a produção sem a necessidade de grande número de trabalhadores. Com isso, o desemprego subia e só os industriais quem ganhavam.

15 Crianças e mulheres: exploração nas fábricas.
Trabalhavam sob as mesmas condições dos homens; Recebiam menores salários; Crianças de 4 ou 5 anos ajudavam no sustento da família; Trabalhavam nas minas de ferro e carvão, como vendedores de jornais, construções, etc.

16 REFERÊNCIAS: Sites: Obras: CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História. São Paulo: Escala Educacional, 2005. SENISE, Elaine e Maria Helena. História Fundamental 8. São Paulo: Atual, 2011.

17 Sistema de produção artesanal em espaço doméstico

18 Máquina a vapor.

19 Locomotiva a vapor.

20 Jornal de Campinas-SP, sobre a chegada iluminação à gás na cidade.

21 Iluminação à gás.

22 Crianças operárias.


Carregar ppt "História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google