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DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.

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1 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016

2 PROJETO PILOTO INSTRUÇÕES PARA O DIRETOR DE ESCOLA

3 POR QUE O ENGAJAMENTO DAS FAMÍLIAS É IMPORTANTE? SOBRE A SOLUÇÃO SMS ESCOLA

4 Comunicação escola-família  Evidências de pesquisa: engajamento familiar é importante para o desempenho escolar do aluno.

5 Comunicação escola-família  Evidências de pesquisa: engajamento familiar é importante para o desempenho escolar do aluno.  Esse engajamento deve ser fortalecido pela relação família- escola.  Mas no dia a dia, essa aproximação é difícil para escolas e famílias: – A escola tem dificuldade para se comunicar com a família, seja pela dificuldade em estabelecer contato ou pela rotina atribulada. – E a família muitas vezes não tem tempo de ir à escola conversar com os professores e diretores ou ainda de se inteirar das atividades acadêmicas do filho.

6  Desenvolvido para ajudar a superar as dificuldades das escolas e famílias: – Empoderar a escola com uma ferramenta eficaz de comunicação com as famílias. – Fortalecer o compromisso das famílias com a formação dos filhos ao fornecer informações para aumentar o engajamento.  Tem como principal ferramenta o uso de mensagens de celular (SMS). Vantagens da tecnologia: – amplo alcance, pois não exige plano de internet no celular. – 97% das mensagens entregues são abertas pelos usuários (segundo informação das operadoras). SMS Escola

7  Maio a dezembro de  Público alvo: escolas da rede estadual de São Paulo que atendem alunos da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental.  286 escolas, abrangendo 7 Diretorias de Ensino.  Realização do projeto da SEE em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo, Stanford, Harvard e com MGov. Projeto piloto

8  Objetivo: avaliar se essa ferramenta, ao apoiar a escola e as famílias, aumenta o desempenho e a frequência dos alunos e reduz a evasão. – Encontrar o melhor formato para o desenho de uma política pública de comunicação e engajamento das famílias.  Avaliação de impacto para identificar os efeitos do uso da solução no engajamento dos pais e resultados educacionais. – As escolas serão sorteadas para definir quais terão acesso às funcionalidades de envio de informações sobre a vida escolar. – O sorteio é importante para que seja possível avaliar o impacto de cada uma das formas de comunicação e engajamento das famílias. Projeto piloto

9 Projeto piloto: grupos  Haverá um primeiro sorteio para definir as escolas que terão acesso à plataforma para: – Registro e envio de informações sobre eventos e atividades escolares. ou – Registro e envio de informações sobre eventos e atividades escolares + sobre frequência, atraso e entrega de tarefas na aula de Matemática.  Após este sorteio, as escolas receberão um comunicado informando a qual grupo pertencem e, portanto: – as funcionalidades às quais terá acesso. – se os professores de Matemática precisam ser mobilizados.

10 Projeto piloto: grupos  Após a etapa de cadastramento, haverá um segundo sorteio entre os pais/responsáveis participantes de cada turma, para compor grupos diferentes dentro de cada escola.  Cada grupo se diferenciam pelos tipos de mensagem que recebem: – Grupo 1: avisos de eventos – Grupo 2: avisos de eventos + informações gerais (alerta) – Grupo 3: avisos de eventos + informações individuais – Grupo 4: avisos de eventos + informações da turma – Exemplo, a seguir.

11 Diretoria de Ensino Eventos Eventos + Informações sobre vida escolar Eventos Eventos + Informações gerais Eventos + Informações individuais Eventos + Informações da turma

12 Exemplo: alertas sobre atrasos SMS ESCOLA: Chegar no horario nas aulas ajuda na formacao de >, pois demonstra responsabilidade e respeito. Informação geral Informação da turma SMS ESCOLA: Nas ultimas 3 semanas, na turma de >, a maioria dos alunos atrasou em poucas aulas (até 2 aulas). Informação individual SMS ESCOLA: Nas ultimas 3 semanas, > atrasou em poucas aulas (menos de 3). Grupos 3 Grupos 2 Grupo 4 Obs.: no SMS, não utilizamos acentos nem cedilha!

13 Etapas previstas e cronograma

14 CADASTRAMENTO DAS INFORMAÇÕES DOS PARTICIPANTES Orientações para a

15 Cadastramento dos pais/responsáveis Objetivos:  Coletar e cadastrar as informações de 1 (um) pai/responsável de todos os alunos das turmas da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental da escola  Coletar sua autorização para receber as mensagens ao longo do projeto. Informações importantes:  Prazo para cadastramento das informações no sistema: 27/05/2016.  Não é permitido cadastrar mais de um número de telefone celular por pai/responsável.  Não é permitido cadastrar mais de um pai/responsável por aluno.

16 Como coletar as informações dos participantes?  As informações serão obtidas por meio de um folheto que deverá ser preenchido pelos pais na reunião de pais promovida pela escola – Os folhetos serão entregues ao final da reunião. Cadastramento dos pais/responsáveis

17 Nº de telefone celular e informações do pai/responsável para a pesquisa Informações sobre o projeto Dados do filho e nº de telefone celular, se houver Autorização do pai/responsável para receber as mensagens. Folheto de cadastramento Cadastramento dos pais/responsáveis

18 Como coletar as informações dos participantes?  As informações serão obtidas por meio de um folheto que deverá ser preenchido pelos pais na reunião de pais promovida pela escola – Os folhetos serão entregues ao final da reunião.  Para os pais que não comparecerem à reunião, o folheto poderá ser enviado por meio dos alunos para que sejam preenchidos pelos pais em casa. – Necessário um esforço extra da escola para que o folheto retorne para a escola para cadastramento os participantes.  Os professores serão os responsáveis pelo cadastramento das informações no sistema de cadastramento. Cadastramento dos pais/responsáveis

19 RECOMENDAÇÕES PARA AS ESCOLAS

20 Papel do Diretor de Escola  Preparação para o projeto: – Adesão da escola  – Cadastrar informações dos professores na plataforma. – Explicar o projeto para os pais/responsáveis em reunião. – Orientar e incentivar professores no cadastramento dos pais.  Durante o projeto: – Registrar os eventos e atividades escolares na plataforma. – Engajar os professores no uso da plataforma. O sistema envia alertas sobre o preenchimento das informações dos alunos pelos professores.

21 Recomendações Orientações para o Diretor de Escola Informações sobre o projeto piloto Etapas previstas Recomendações/argumentos Passo a passo dos sistemas de cadastramento e plataforma de envio das mensagens

22 Recomendações Informações sobre o projeto piloto Etapas previstas e responsabilidades Recomendações/argumentos Passo a passo dos sistemas de cadastramento e plataforma de envio das mensagens Orientações para o Professor

23 Recomendações 1)Reunião com professores de Matemática  Explicar que cada um deles será responsável por preencher no sistema: – As informações dos pais/responsáveis dos alunos de suas turmas durante o processo de cadastro – As informações sobre a vida escolar dos alunos de sua turma, toda semana durante o projeto piloto.  Informe que a comunicação com as famílias sobre a vida escolar de cada aluno envolverá apenas uma única disciplina: – Para que a escola tenha tempo de se adaptar à plataforma sem ser sobrecarregada. – Para que os pais/responsáveis não sejam sobrecarregados com muitas mensagens.

24 Recomendações 1)Reunião com professores de Matemática  A disciplina de Matemática foi escolhida porque: – Possui maior quantidade de aulas e, portanto, o professor possui uma menor quantidade de turmas e alunos cujas informações serão preenchidas na plataforma. – De acordo com evidências empíricas, tem maior potencial para apresentar melhorias nos resultados de aprendizagem a partir de uma intervenção.  Estabeleça, junto aos professores, um método para recolher e acompanhar a entrega dos folhetos e organizá- los para o preenchimento do sistema.

25 Recomendações 2)Reunião com a equipe escolar  Explique como foi o processo para a escola participar do projeto e como a plataforma poderá facilitar e contribuir com suas ações.  Descreva as ferramentas que estarão disponíveis para a escola durante o projeto.  Exponha os motivos pelos quais a comunicação sobre a vida escolar de cada aluno envolverá apenas uma única disciplina no projeto piloto deste ano, e as razões pela escolha da Matemática.

26 Recomendações 3)Reunião com os pais/responsáveis  Explique o projeto e incentive a participação dos pais: – A importância da participação dos pais/responsáveis na formação dos filhos e seu efeito sobre o desempenho escolar. – Melhoria da comunicação da escola com as famílias pelo uso de mensagens de celular (SMS).  Pontos importantes: – A participação no projeto não tem custo e é anônima. – Possibilidade de ser selecionado para responder a uma pesquisa sobre o projeto.  Distribua o folheto de cadastramento para que os pais preencham e recolha.

27 PLATAFORMA DE CADASTRAMENTO

28 1) Página de acesso ao sistema e formulário de cadastramento – Dados de acesso são enviados por (equipe SMS Escola cadastra os diretores de escola – nome, e celular). Cadastramento dos professores Plataforma de cadastramento

29 Cadastramento dos professores Plataforma de cadastramento 2) Diretor cadastra as informações dos professores que farão o cadastro na plataforma

30 3) Diretor acompanha o cadastro realizado pelos professores, na página inicial do sistema de cadastramento Plataforma de cadastramento Cadastramento dos professores

31 1) Página de acesso ao sistema e formulário de cadastramento – Dados de acesso são enviados por logo que o Diretor de Escola cadastrar o professor na plataforma (etapa anterior). Cadastramento dos pais/responsáveis Plataforma de cadastramento

32 2) Professor acessa a página inicial do formulário, após login. Cadastramento dos pais/responsáveis

33 3) Professor preenche as informações solicitadas no formulário Cadastramento dos pais/responsáveis

34 PLATAFORMA DE ENVIO DE MENSAGENS

35 Envio pela escola de avisos e lembretes de eventos e atividades escolares  O Diretor de Escola cadastra as informações do calendário na plataforma.  As mensagens são enviadas aos pais/responsáveis 1 semana antes e 1 dia antes do evento. Registro de eventos escolares

36  Primeiro acesso: – Usuário: da escola: – Senha: código da escola (XXXXXX)  Usuário será encaminhado para cadastrar novos dados de acesso. Registro de eventos escolares

37 Passo 1 – Na página inicial, selecionar o ícone de calendário Registro de eventos escolares

38 Passo 2 – Na página do calendário, clicar na data para registrar novo evento Registro de eventos escolares

39 Passo 3 – Registrar os dados do evento e salvar Registro de eventos escolares

40  Plataforma simples e intuitiva.  Acompanhar e engajar os professores no preenchimento semanal de informações individuais do aluno na plataforma.  Serão enviados lembretes semanais via SMS para o professor sobre o preenchimento das informações na plataforma. Registro das informações dos alunos

41 Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Preenchimento de 1 informação por semana (frequência, atraso ou entrega de tarefas) para cada aluno das turmas participantes (8ª série/9º ano do EF). – A informação que deve ser preenchida a cada semana está indicada na plataforma. – O professor receberá lembretes semanais via SMS. Registro das informações dos alunos

42 Envio pela escola de informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (perfil: professor / o Diretor poderá visualizar todos os dados enviados pelo professor) Passo 1 – Na página inicial, selecionar a turma no ícone de edição (lápis) Registro das informações dos alunos

43 Envio pela escola de informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões Passo 2 – Preencher as informações disponíveis para cada aluno (apenas 1 das colunas estará disponível para editar a cada semana) Registro das informações dos alunos

44 Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Os critérios para preenchimento de cada informação estão descritos na plataforma e nos documentos de orientação: Frequência:  Não faltou em nenhuma aula.  Faltou em poucas aulas (menos de 3).  Faltou em algumas aulas (de 3 a 5).  Faltou em muitas aulas (mais de 5). Registro das informações dos alunos

45 Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Os critérios para preenchimento de cada informação estão descritos na plataforma e nos documentos de orientação: Atraso:  Não atrasou em nenhuma aula.  Atrasou em poucas aulas (menos de 3).  Atrasou em algumas aulas (de 3 a 5).  Atrasou em muitas aulas (mais de 5). Registro das informações dos alunos

46 Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Os critérios para preenchimento de cada informação estão descritos na plataforma e nos documentos de orientação: Entrega de tarefas:  Entregou todas as tarefas.  Entregou a maioria das tarefas (entregou mais de 85% das tarefas).  Entregou algumas tarefas (entregou 50% a 85% das tarefas).  Entregou poucas tarefas (entregou menos de 50% das tarefas). Registro das informações dos alunos

47 PRÓXIMOS PASSOS

48  Envio do PPT para apoio à reunião de pais.  Preenchimento das informações de associação do professor à classe na SED (comunicado SEE).  Cadastro das informações dos professores na plataforma Próximos passos

49 CONTEM COM NOSSO APOIO!

50 Nossa equipe Equipe SMS Escola Beatriz & Maúna (011) ) * Sempre envie com cópia para o responsável na Diretoria de Ensino.

51 OBRIGADA!


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