Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEugénio Cabreira Bastos Alterado mais de 7 anos atrás
1
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016
2
PROJETO PILOTO INSTRUÇÕES PARA O DIRETOR DE ESCOLA
3
POR QUE O ENGAJAMENTO DAS FAMÍLIAS É IMPORTANTE? SOBRE A SOLUÇÃO SMS ESCOLA
4
Comunicação escola-família Evidências de pesquisa: engajamento familiar é importante para o desempenho escolar do aluno.
5
Comunicação escola-família Evidências de pesquisa: engajamento familiar é importante para o desempenho escolar do aluno. Esse engajamento deve ser fortalecido pela relação família- escola. Mas no dia a dia, essa aproximação é difícil para escolas e famílias: – A escola tem dificuldade para se comunicar com a família, seja pela dificuldade em estabelecer contato ou pela rotina atribulada. – E a família muitas vezes não tem tempo de ir à escola conversar com os professores e diretores ou ainda de se inteirar das atividades acadêmicas do filho.
6
Desenvolvido para ajudar a superar as dificuldades das escolas e famílias: – Empoderar a escola com uma ferramenta eficaz de comunicação com as famílias. – Fortalecer o compromisso das famílias com a formação dos filhos ao fornecer informações para aumentar o engajamento. Tem como principal ferramenta o uso de mensagens de celular (SMS). Vantagens da tecnologia: – amplo alcance, pois não exige plano de internet no celular. – 97% das mensagens entregues são abertas pelos usuários (segundo informação das operadoras). SMS Escola
7
Maio a dezembro de 2016. Público alvo: escolas da rede estadual de São Paulo que atendem alunos da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental. 286 escolas, abrangendo 7 Diretorias de Ensino. Realização do projeto da SEE em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo, Stanford, Harvard e com MGov. Projeto piloto
8
Objetivo: avaliar se essa ferramenta, ao apoiar a escola e as famílias, aumenta o desempenho e a frequência dos alunos e reduz a evasão. – Encontrar o melhor formato para o desenho de uma política pública de comunicação e engajamento das famílias. Avaliação de impacto para identificar os efeitos do uso da solução no engajamento dos pais e resultados educacionais. – As escolas serão sorteadas para definir quais terão acesso às funcionalidades de envio de informações sobre a vida escolar. – O sorteio é importante para que seja possível avaliar o impacto de cada uma das formas de comunicação e engajamento das famílias. Projeto piloto
9
Projeto piloto: grupos Haverá um primeiro sorteio para definir as escolas que terão acesso à plataforma para: – Registro e envio de informações sobre eventos e atividades escolares. ou – Registro e envio de informações sobre eventos e atividades escolares + sobre frequência, atraso e entrega de tarefas na aula de Matemática. Após este sorteio, as escolas receberão um comunicado informando a qual grupo pertencem e, portanto: – as funcionalidades às quais terá acesso. – se os professores de Matemática precisam ser mobilizados.
10
Projeto piloto: grupos Após a etapa de cadastramento, haverá um segundo sorteio entre os pais/responsáveis participantes de cada turma, para compor grupos diferentes dentro de cada escola. Cada grupo se diferenciam pelos tipos de mensagem que recebem: – Grupo 1: avisos de eventos – Grupo 2: avisos de eventos + informações gerais (alerta) – Grupo 3: avisos de eventos + informações individuais – Grupo 4: avisos de eventos + informações da turma – Exemplo, a seguir.
11
Diretoria de Ensino Eventos Eventos + Informações sobre vida escolar Eventos Eventos + Informações gerais Eventos + Informações individuais Eventos + Informações da turma
12
Exemplo: alertas sobre atrasos SMS ESCOLA: Chegar no horario nas aulas ajuda na formacao de >, pois demonstra responsabilidade e respeito. Informação geral Informação da turma SMS ESCOLA: Nas ultimas 3 semanas, na turma de >, a maioria dos alunos atrasou em poucas aulas (até 2 aulas). Informação individual SMS ESCOLA: Nas ultimas 3 semanas, > atrasou em poucas aulas (menos de 3). Grupos 3 Grupos 2 Grupo 4 Obs.: no SMS, não utilizamos acentos nem cedilha!
13
Etapas previstas e cronograma
14
CADASTRAMENTO DAS INFORMAÇÕES DOS PARTICIPANTES Orientações para a
15
Cadastramento dos pais/responsáveis Objetivos: Coletar e cadastrar as informações de 1 (um) pai/responsável de todos os alunos das turmas da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental da escola Coletar sua autorização para receber as mensagens ao longo do projeto. Informações importantes: Prazo para cadastramento das informações no sistema: 27/05/2016. Não é permitido cadastrar mais de um número de telefone celular por pai/responsável. Não é permitido cadastrar mais de um pai/responsável por aluno.
16
Como coletar as informações dos participantes? As informações serão obtidas por meio de um folheto que deverá ser preenchido pelos pais na reunião de pais promovida pela escola – Os folhetos serão entregues ao final da reunião. Cadastramento dos pais/responsáveis
17
Nº de telefone celular e informações do pai/responsável para a pesquisa Informações sobre o projeto Dados do filho e nº de telefone celular, se houver Autorização do pai/responsável para receber as mensagens. Folheto de cadastramento Cadastramento dos pais/responsáveis
18
Como coletar as informações dos participantes? As informações serão obtidas por meio de um folheto que deverá ser preenchido pelos pais na reunião de pais promovida pela escola – Os folhetos serão entregues ao final da reunião. Para os pais que não comparecerem à reunião, o folheto poderá ser enviado por meio dos alunos para que sejam preenchidos pelos pais em casa. – Necessário um esforço extra da escola para que o folheto retorne para a escola para cadastramento os participantes. Os professores serão os responsáveis pelo cadastramento das informações no sistema de cadastramento. Cadastramento dos pais/responsáveis
19
RECOMENDAÇÕES PARA AS ESCOLAS
20
Papel do Diretor de Escola Preparação para o projeto: – Adesão da escola – Cadastrar informações dos professores na plataforma. – Explicar o projeto para os pais/responsáveis em reunião. – Orientar e incentivar professores no cadastramento dos pais. Durante o projeto: – Registrar os eventos e atividades escolares na plataforma. – Engajar os professores no uso da plataforma. O sistema envia alertas sobre o preenchimento das informações dos alunos pelos professores.
21
Recomendações Orientações para o Diretor de Escola Informações sobre o projeto piloto Etapas previstas Recomendações/argumentos Passo a passo dos sistemas de cadastramento e plataforma de envio das mensagens
22
Recomendações Informações sobre o projeto piloto Etapas previstas e responsabilidades Recomendações/argumentos Passo a passo dos sistemas de cadastramento e plataforma de envio das mensagens Orientações para o Professor
23
Recomendações 1)Reunião com professores de Matemática Explicar que cada um deles será responsável por preencher no sistema: – As informações dos pais/responsáveis dos alunos de suas turmas durante o processo de cadastro – As informações sobre a vida escolar dos alunos de sua turma, toda semana durante o projeto piloto. Informe que a comunicação com as famílias sobre a vida escolar de cada aluno envolverá apenas uma única disciplina: – Para que a escola tenha tempo de se adaptar à plataforma sem ser sobrecarregada. – Para que os pais/responsáveis não sejam sobrecarregados com muitas mensagens.
24
Recomendações 1)Reunião com professores de Matemática A disciplina de Matemática foi escolhida porque: – Possui maior quantidade de aulas e, portanto, o professor possui uma menor quantidade de turmas e alunos cujas informações serão preenchidas na plataforma. – De acordo com evidências empíricas, tem maior potencial para apresentar melhorias nos resultados de aprendizagem a partir de uma intervenção. Estabeleça, junto aos professores, um método para recolher e acompanhar a entrega dos folhetos e organizá- los para o preenchimento do sistema.
25
Recomendações 2)Reunião com a equipe escolar Explique como foi o processo para a escola participar do projeto e como a plataforma poderá facilitar e contribuir com suas ações. Descreva as ferramentas que estarão disponíveis para a escola durante o projeto. Exponha os motivos pelos quais a comunicação sobre a vida escolar de cada aluno envolverá apenas uma única disciplina no projeto piloto deste ano, e as razões pela escolha da Matemática.
26
Recomendações 3)Reunião com os pais/responsáveis Explique o projeto e incentive a participação dos pais: – A importância da participação dos pais/responsáveis na formação dos filhos e seu efeito sobre o desempenho escolar. – Melhoria da comunicação da escola com as famílias pelo uso de mensagens de celular (SMS). Pontos importantes: – A participação no projeto não tem custo e é anônima. – Possibilidade de ser selecionado para responder a uma pesquisa sobre o projeto. Distribua o folheto de cadastramento para que os pais preencham e recolha.
27
PLATAFORMA DE CADASTRAMENTO
28
1) Página de acesso ao sistema e formulário de cadastramento – Dados de acesso são enviados por e-mail (equipe SMS Escola cadastra os diretores de escola – nome, e-mail e celular). Cadastramento dos professores Plataforma de cadastramento
29
Cadastramento dos professores Plataforma de cadastramento 2) Diretor cadastra as informações dos professores que farão o cadastro na plataforma
30
3) Diretor acompanha o cadastro realizado pelos professores, na página inicial do sistema de cadastramento Plataforma de cadastramento Cadastramento dos professores
31
1) Página de acesso ao sistema e formulário de cadastramento – Dados de acesso são enviados por e-mail logo que o Diretor de Escola cadastrar o professor na plataforma (etapa anterior). Cadastramento dos pais/responsáveis Plataforma de cadastramento
32
2) Professor acessa a página inicial do formulário, após login. Cadastramento dos pais/responsáveis
33
3) Professor preenche as informações solicitadas no formulário Cadastramento dos pais/responsáveis
34
PLATAFORMA DE ENVIO DE MENSAGENS
35
Envio pela escola de avisos e lembretes de eventos e atividades escolares O Diretor de Escola cadastra as informações do calendário na plataforma. As mensagens são enviadas aos pais/responsáveis 1 semana antes e 1 dia antes do evento. Registro de eventos escolares
36
Primeiro acesso: – Usuário: e-mail da escola: e999999a@educacao.sp.gov.br e999999a@educacao.sp.gov.br – Senha: código da escola (XXXXXX) Usuário será encaminhado para cadastrar novos dados de acesso. Registro de eventos escolares
37
Passo 1 – Na página inicial, selecionar o ícone de calendário Registro de eventos escolares
38
Passo 2 – Na página do calendário, clicar na data para registrar novo evento Registro de eventos escolares
39
Passo 3 – Registrar os dados do evento e salvar Registro de eventos escolares
40
Plataforma simples e intuitiva. Acompanhar e engajar os professores no preenchimento semanal de informações individuais do aluno na plataforma. Serão enviados lembretes semanais via SMS para o professor sobre o preenchimento das informações na plataforma. Registro das informações dos alunos
41
Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Preenchimento de 1 informação por semana (frequência, atraso ou entrega de tarefas) para cada aluno das turmas participantes (8ª série/9º ano do EF). – A informação que deve ser preenchida a cada semana está indicada na plataforma. – O professor receberá lembretes semanais via SMS. Registro das informações dos alunos
42
Envio pela escola de informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (perfil: professor / o Diretor poderá visualizar todos os dados enviados pelo professor) Passo 1 – Na página inicial, selecionar a turma no ícone de edição (lápis) Registro das informações dos alunos
43
Envio pela escola de informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões Passo 2 – Preencher as informações disponíveis para cada aluno (apenas 1 das colunas estará disponível para editar a cada semana) Registro das informações dos alunos
44
Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Os critérios para preenchimento de cada informação estão descritos na plataforma e nos documentos de orientação: Frequência: Não faltou em nenhuma aula. Faltou em poucas aulas (menos de 3). Faltou em algumas aulas (de 3 a 5). Faltou em muitas aulas (mais de 5). Registro das informações dos alunos
45
Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Os critérios para preenchimento de cada informação estão descritos na plataforma e nos documentos de orientação: Atraso: Não atrasou em nenhuma aula. Atrasou em poucas aulas (menos de 3). Atrasou em algumas aulas (de 3 a 5). Atrasou em muitas aulas (mais de 5). Registro das informações dos alunos
46
Registro das informações semanais sobre os alunos em diferentes dimensões (frequência, atraso e entrega de tarefas). – Os critérios para preenchimento de cada informação estão descritos na plataforma e nos documentos de orientação: Entrega de tarefas: Entregou todas as tarefas. Entregou a maioria das tarefas (entregou mais de 85% das tarefas). Entregou algumas tarefas (entregou 50% a 85% das tarefas). Entregou poucas tarefas (entregou menos de 50% das tarefas). Registro das informações dos alunos
47
PRÓXIMOS PASSOS
48
Envio do PPT para apoio à reunião de pais. Preenchimento das informações de associação do professor à classe na SED (comunicado SEE). Cadastro das informações dos professores na plataforma Próximos passos
49
CONTEM COM NOSSO APOIO!
50
Nossa equipe Equipe SMS Escola Beatriz & Maúna projetosmsescola@gmail.com (011) ) 3181-3974* Sempre envie e-mail com cópia para o responsável na Diretoria de Ensino.
51
OBRIGADA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.