A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

0 O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "0 O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,"— Transcrição da apresentação:

1 0

2 O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial, para garantir a qualidade acadêmico-administrativa das unidades de ensino da Kroton. O processo utiliza-se dos serviços especializados do INADE quanto a instrumentos, estatística e tecnologia em avaliação. Entretanto, são corresponsáveis os colaboradores das unidades: Diretor, Coordenador de Curso, Líderes de Setor e Professores.

3 Criado em 2007, o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (INADE) atua exclusivamente na área de avaliação educacional. Esse conhecimento e especialidade, somados ao compromisso com a qualidade, fazem do INADE o maior instituto de avaliação da rede privada, com atuação em todos os Estados do Brasil. Formado por uma equipe de pesquisadores altamente especializada, o INADE fornece elementos para decisões pedagógicas, gerenciais e políticas, por meio de resultados de aprendizagem dos alunos e análise das variáveis que influenciam os processos educativos. Quem é o INADE?

4 Avaliação Institucional é um processo de medida de desempenho que visa à melhoria da qualidade do ensino, da aprendizagem e do processo de gestão acadêmica. A avaliação é feita por meio de um sistema informatizado alimentado por colaboradores, professores e alunos da Faculdade Pitágoras, que respondem aos questionários nos laboratórios de informática. Os resultados dão origem à uma série de relatórios técnicos, servindo de parâmetro para implementação de melhorias por parte da direção da Faculdade, líderes de setor, da CPA e dos coordenadores de curso. O que é uma avaliação institucional?

5 Modelo de avaliação do INADE

6 Quais dimensões serão avaliadas? RESULTADOS PROCESSOS INFRAESTRUTURA - Qualidade do curso - Imagem da Instituição - Qualidade do curso - Imagem da Instituição - Organização didático-pedagógica - Avaliação da Aprendizagem - Envolvimento dos alunos - Atendimento do coordenador - Atuação administrativa do coordenador - Atuação pedagógica do coordenador - Estratégias de Ensino - Organização didático-pedagógica - Avaliação da Aprendizagem - Envolvimento dos alunos - Atendimento do coordenador - Atuação administrativa do coordenador - Atuação pedagógica do coordenador - Estratégias de Ensino - Sala de aula - Laboratórios - Biblioteca - Recursos de comunicação e informação - Sala de aula - Laboratórios - Biblioteca - Recursos de comunicação e informação

7 Questionário do Aluno Dimensões Indicadores - Estratégias de ensino - Avaliação da aprendizagem - Organização didático-pedagógica - Envolvimento dos alunos - Atendimento do coordenador - Qualidade do curso - Estratégias de ensino - Avaliação da aprendizagem - Organização didático-pedagógica - Envolvimento dos alunos - Atendimento do coordenador - Qualidade do curso - Atendimento aos alunos - Imagem da instituição - Atendimento aos alunos - Imagem da instituição - Sala de aula - Biblioteca - Laboratórios - Recursos de comunicação e informação - Sala de aula - Biblioteca - Laboratórios - Recursos de comunicação e informação CURSO INSTITUIÇÃO INFRAESTRUTURA

8 Questionário do Professor Dimensões Indicadores - Estratégias de ensino - Avaliação da aprendizagem - Organização didático- pedagógica - Envolvimento dos alunos - Atuação pedagógica do coord. - Atuação administrativa do coord. - Resultados do curso - Qualidade do curso - Estratégias de ensino - Avaliação da aprendizagem - Organização didático- pedagógica - Envolvimento dos alunos - Atuação pedagógica do coord. - Atuação administrativa do coord. - Resultados do curso - Qualidade do curso - Condições de trabalho - Gestão da unidade - Imagem da instituição - Condições de trabalho - Gestão da unidade - Imagem da instituição - Sala de aula - Biblioteca - Laboratórios - Recursos de comunicação e informação - Sala de aula - Biblioteca - Laboratórios - Recursos de comunicação e informação CURSO INSTITUIÇÃO INFRAESTRUTURA

9 Questionário do Coordenador Dimensões Indicadores - Atuação pedagógica do coordenador - Atuação administrativa do coordenador - Atendimento do coordenador aos alunos - Acompanhamento dos resultados do curso - Atuação pedagógica do coordenador - Atuação administrativa do coordenador - Atendimento do coordenador aos alunos - Acompanhamento dos resultados do curso - Atendimento aos alunos - Condições de trabalho - Gestão da unidade - Imagem da instituição - Atendimento aos alunos - Condições de trabalho - Gestão da unidade - Imagem da instituição - Recursos de comunicação e informação - Recursos de comunicação e informação CURSO INSTITUIÇÃO INFRAESTRUTURA

10 Questionário do Funcionário Técnico-Administrativo Dimensões Indicadores NÃO AVALIA - Condições de trabalho - Gestão da unidade - Condições de trabalho - Gestão da unidade - Recursos de comunicação e informação - Recursos de comunicação e informação CURSO INSTITUIÇÃO INFRAESTRUTURA

11 Como será a operacionalização do SIAI? Os questionários serão disponibilizados de forma on-line, para os alunos, professores, coordenadores de curso e também funcionários técnico-administrativos. Os questionários serão disponibilizados de forma on-line, para os alunos, professores, coordenadores de curso e também funcionários técnico-administrativos. Alunos e professores acessarão banner no Portal do Aluno, via login e senha do Portal. Funcionários receberão login e senha da direção, mediante lista e assinatura de recebimento. Todos responderão em escala de nota de 1 a 10, conforme as dimensões e os respectivos indicadores. FORMATO ACESSO MODELO DE QUESTÕES

12 70% dos alunos, por turma, em cada curso 90% dos professores 100% dos funcionários 100% de coordenadores METAS DA UNIDADE MÍNIMO DE:

13 MAPA DE FUNÇÕES ESTRATÉGICAS LÍDERES DE SETOR COORDENADOR DE CURSO Sensibilizar alunos e professores para a avaliação; Acompanhar os processos de agendamento e execução nos Laboratórios; Acompanhar os relatórios de preenchimento do SIAI de seus alunos e professores; Orientar os professores responsáveis pela aplicação dos questionários; Garantir as condições do laboratório para aplicação das provas. PROFESSORES Sensibilizar suas equipes para a avaliação; Acompanhar os relatórios de preenchimento do SIAI de seus liderados; Garantir as condições do para aplicação das provas. Estar bem informado sobre os preceitos do SIAI; Respeitar as datas estabelecidas pela Coordenação e levar os alunos para o Laboratório; Estar sempre presente no Laboratório orientando os alunos em caso de dúvidas; Garantir as condições do laboratório para aplicação das provas. REPRESENTANTE DE CLASSE Estar bem informado sobre os preceitos do SIAI; Mobilizar e sensibilizar a turma para a Avaliação Institucional; Garantir a conclusão do índice mínimo de 70% de participação da turma; Ser, junto com o professor, o elo de informação dos alunos em relação ao SIAI.

14 CRONOGRAMA SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO 14/09 a 01/11 - Campanha de sensibilização e informação dos alunos para execução da Avaliação Até 03/10 – Definição do calendário dos Laboratórios De 08 a 10/10 – Distribuição de login e senhas para funcionários De 08/10 a 01/11 PRAZO PARA PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS De 08/10 a 01/11 PRAZO PARA PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS

15 AÇÕES DE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO Visita do coordenador em todas as salas, falando sobre a Avaliação Institucional. (próxima semana) Reunião com professores e lideres de setor, além de reunião com líderes de turma, que será realizada no dia 01/10/12, no Auditório. Afixação de cartazes do SIAI em pontos estratégicos da Instituição. (já afixados) Envio de comunicados e MAILMKTS semanais para os alunos, orientando-os sobre os processos do SIAI. (primeiro já disparado)

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS O grupo Kroton encara esta avaliação como um dos principais projetos de 2012,e investiu muito no SIAI. Portanto, o envolvimento dos coordenadores de curso e dos líderes de setor é fundamental para o sucesso desta Avaliação. O conhecimento e o envolvimento dos professores neste processo é fundamental, pois ele é a referência do aluno. Cabe ao coordenador de curso sensibilizar seus docentes para que a mensagem seja replicada de forma coesa e clara para os alunos. A partir do dia 08/10, o monitoramento dos relatórios de preenchimento da Avaliação será feito diariamente pelos coordenadores e diretoria. Portanto, quanto antes o questionário for preenchido, menor será o risco de cobrança. Teremos um amplo aparato de Comunicação Institucional informando aos alunos e professores sobre orientações e prazos. O questionário poderá ser preenchido em casa ou no trabalho, mesmo assim, TODAS AS TURMAS serão encaminhadas ao laboratório, seguindo calendário institucional

17 Temos todas as ferramentas para fazermos a melhor Avaliação Institucional. Cabe a nós darmos a este processo a real importância que ele representa para a Diretoria da Unidade e para o grupo Kroton. Contem comigo no que precisarem! FRANCISCO RESENDE Diretor JEFFERSON THOMPSON PIMENTA Coordenador Acadêmico


Carregar ppt "0 O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google