A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSISTÊNCIA MÉDICA. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSISTÊNCIA MÉDICA. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;"— Transcrição da apresentação:

1 ASSISTÊNCIA MÉDICA

2 Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;

3 VIAS DE TRANSMISSÃO

4 TRANSMISSÃO DIRETA: Um hospedeiro vertebrado infectado transmite o parasita a outro hospedeiro vertebrado suscetível através do contato direto. Ex.: a raiva, brucelose, carbúnculo hemático, sarnas, microsporidioses, tricofitose

5 TRANSMISSÃO INDIRETA: Pode ocorrer através de diferentes vias:. 2.2) Secreções - Ex.: Raiva, brucelose. 2.3) Vômitos - Ex.: leptospirose, peste, sarna, brucelose. 2.4) Artrópodes - Ex.: febre amarela, encefalomielite equina, tifo e peste.

6 A Raiva Urbana, por outro lado, apresenta coeficientes de morbidade e mortalidade baixos, porém, constitui um grande problema para a Saúde Pública em função de letalidade no homem ser de100%. Via de regra, nos casos de acidentes com animais suspeitos

7 Bactérias. Água de torneira Água contaminada é uma das principais causas mundiais de doenças. Diarreia, rotavírus e cólera

8 são alguns dos problemas que podem ser transmitidos pela água e pela comida, contaminados por fezes animais e humanas

9 Os riscos do gelo O gelo carrega os mesmos riscos que a água de torneira – em lugares se desconfia das condições de higiene, o gelo deve ser consumido apenas quando foi feito com água de garrafa, fervida ou tratada.

10 3. Moscas Ao voar e posar em alimentos, as moscas contaminam de várias maneira. Primeiro, porque carregam vestígios de todos os lugares que pousaram anteriormente, incluindo fezes e lixo podre

11 Elas também depositam o próprio material fecal por onde passam.

12 Mãos limpas Ter as mãos limpas é uma das mais efetivas formas de prevenir muitas doenças, mas em alguns lugares isso ainda não é uma prática entre as pessoas que servem ou preparam refeições.

13 Alimentos quentes Bactérias transmitidas por alimentos se multiplicam rapidamente em alimentos frios não mantidos abaixo de 4 graus alimentos cozidos não mantidos acima de 60 graus.

14 Alerta do sol Controlar a temperatura certa do alimento é a chave para se comer com segurança.

15 Quando a comida não é mantida quente ou fria devem ser ingeridos em um período máximo de duas horas para o consumo seguro. Este tempo é ainda menor quando está muito calor. A comida deixada sob a luz do sol fica ainda mais quente.

16 7. Alimentos crus Frutas e vegetais fazem bem para a saúde, mas em lugares onde a água não é boa para beber, é melhor evitar alimentos crus.

17 Muitos deles podem ter sido lavados com água contaminada. Enquanto o processo de cozinhar o alimento mata os agentes patogênicos, ingredientes para salada ou frutas e vegetais crus não são muito seguros.

18 > Hábitos gerais - Lave bem as mãos com água e sabão; - Utilize sempre que possível um produto que contenha álcool 70%; - Se estiver com alguma lesão, mantenha-a limpa e coberta;

19 Não compartilhe toalhas e roupas em geral; - Mantenha o ambiente onde vive limpo e arejado.

20 Alimentação Proteja os alimentos de insetos, como moscas e baratas; - Lave e desinfete bem as frutas, verduras e legumes; - Filtre ou ferva a água para uso doméstico; - Cozinhe bem os alimentos.

21 Animais de estimação Mantenha-os em local limpo e separado de onde você fica; - Faça manutenção da higiene pelo menos uma vez por dia; - Acompanhe as datas de vacinação do animal; - Recolha sempre as fezes e lave o local onde o animal urinou.

22 Contaminação Microbiológica A contaminação microbiológica refere-se à introdução não intencional ou acidental de material infeccioso como bactérias, leveduras, bolores, fungos, vírus, príons, protozoários ou suas toxinas e subprodutos

23 . Bactérias são micro-organismos com um tamanho de até 5 μm e representam o grupo mais importante de agentes patogênicos ao se discutir contaminação microbiológica.

24 De acordo com a constituição da sua parede celular, as bactérias podem ser distinguidas em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas (ver Figura 2, Bactérias Meningococcus).

25 Bactérias "Comensais": pertencem à flora normal de seres humanos saudáveis.

26 . Elas são geralmente inofensivas para as pessoas saudáveis ou até mesmo desempenham um papel protetor significativo, impedindo a colonização por micro-organismos patogênicos.

27 Bactérias patogênicas: têm maior virulência e causam infecções, independentemente do estado do hospedeiro.

28 . Vírus: objetos biológicos subcelulares, com um tamanho de 20-200 nm. Fungos, leveduras e protozoários com até 200 μm de diâmetro são três outros grupos de fontes de infecção

29 A principal característica das doenças causadas por bactérias é a infecção

30 Os fungos e bactérias estão em todos os lugares. Desde o banheiro até a cozinha, são milhares de microorganismos que se acumulam na nossa pele e também nos objetos que usamos

31 Os telefones celulares são um dos objetos que mais manuseamos e que servem de veículo de bactérias.

32 As frutas que passaram do tempo podem ser aproveitadas em doces, antes de apodrecerem. Os fungos em pontos localizados podem ser removidos e o resto da fruta, consumida.

33 "Pêlos, saliva, patas, urina e fezes de animais, como gato, cachorro, roedores e pássaros, podem conter diversos microorganismos capazes de ocasionar doenças em crianças, jovens, pessoas adultas e idosas"

34 Alguns cuidados para se prevenirem doenças Não compartilhar cama e alimentos com os animais, por mais que eles sejam queridos. Evitar carinhos, como beijos e/ou lambidas, muito próximo ao rosto (lábios, nariz e olhos).

35 Recolher rapidamente as fezes e a urina dos animais (não deixando-as expostas a moscas e ao contato humano), assim como desinfectar adequadamente o loca

36 Procurar assistência terapêutica sempre que alguém for arranhado e mordido por um gato e/ou mordido por um cão. Consultas periódicas ao veterinário e/ou quando o animal apresentar algum problema de saúde.

37 É importante ter cuidado com animais doentes e com os produtos de origem animal (sangue, saliva, muco, pus, urina, fezes, etc.)

38 Micoses (Cão, gato e coelho).. Não deixar o animal dormir em locais úmidos. Manter sempre a sua casinha limpa. Se ele apresentar queda de pêlo ou áreas redondas sem pêlos, deve-se consultar um veterinário.

39 Sarna sarcóptica causada por ácaro (Cão, gato, coelho e cavalo): dar banho nos animais a cada 15 dias e, semanalmente, trocar os panos da cama.

40 Criptococose (Cão, gato, ovinos, pombos e primatas): doença provocada por um cogumelo com forma de levedura (fungo) e

41 brucelose (Cão): doença infecciosa do rebanho (vacas, cabras e carneiros), causada pela Brucella melitentis. Pode durar meses, ocasionando febre irregular, suores nortunos, dores no corpo, fadiga muito intensa e aumento do volume do fígado.

42 Lepstospirose (Cão): causada por bactéria presente na urina dos ratos que contamina a água de enchente, lama etc. Transmissão: é transmitida às pessoas quando a pele com pequenas lesões entra em contato com locais e objetos contaminados pela urina de ratos doentes.

43 Raiva (Cão, gato, primatas e cavalo). Transmissão: mordida de morcego hematófago ou de animal doente. O vírus encontra-se presente na saliva de animais infectados. Prevenção: vacinação anual a partir dos 4 meses de vida.

44 Ancylostoma ou larva migrans cutânea/Bicho geográfico (Cão). Transmissão: contato com areia contaminada com fezes de cães

45 Dipylidium canino ou Tênia (Cão e gato): parasita intestinal bastante comum, não traz sérios perigos ao animal infectado, embora possa provocar irritação na região anal

46 . As duas formas de infecção são: ao se coçar, ou ao se lamber, o animal pode engolir pulgas acidentalmente. Caso a pulga engolida estiver contaminada por larvas do dipylidium, o animal se infectará também.

47 Transmissão: contato com fezes contaminadas. As pulgas fazem parte do ciclo de transmissão. Prevenção: Exames de fezes periódicos e combate à infestação de pulgas


Carregar ppt "ASSISTÊNCIA MÉDICA. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google