A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/35 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Cap. 2 BARBOSA, A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/35 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Cap. 2 BARBOSA, A."— Transcrição da apresentação:

1 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/35 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Cap. 2 BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. Cap. 3 http://www.unctad.org http://www.wto.org http://www.unctad.org http://www.wto.org Aula 3 O Ambiente Econômico Global Parte II

2 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 2/35 Marketing Internacional

3 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 3/35 Marketing Internacional As quatro esferas da globalização ComercialProdutiva FinanceiraTecnológica

4 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 4/35 Marketing Internacional Por trás da expansão do comércio, a economia atual é regida por uma variável ainda mais forte: a expansão rápida da produção comandada por empresas que realizam suas atividades fora do seu país de origem. Se os seus lucros são remetidos ao país de origem, essas empresas trazem muitas vezes consigo novas tecnologias e empregos para os países onde se instalam. Mas, em alguns casos, as empresas multinacionais apenas compram empresas nacionais de um outro país, ampliando as importações e cobrando preços baixos dos seus fornecedores locais, além de se aproveitarem dos níveis salariais baixos. Produtiva As quatro esferas da globalização (continuação) “Quem” são as multinacionais?

5 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 5/35 Marketing Internacional Uma definição de multinacional Segundo a UNCTAD [Conferência do Comércio e Desenvolvimento para as Nações Unidas], uma empresa multinacional é aquela que possui ao menos uma filial fora do seu país de origem. Seriam ao todo 63 mil empresas existentes no mundo, contando com quase 700 mil filiais. Um dado objetivo: as filiais das 100 maiores empresas multinacionais respondem por 1/3 do total de exportações mundiais, gerando mais de 6 milhões de empregos diretamente.

6 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 6/35 Marketing Internacional a)As que se dirigem para países em desenvolvimento, em busca de recursos naturais, minerais e energéticos (Cargill, Alcan, Repsol e outras); b)Prestação de serviços ou fornecimento de produtos (Telefónica, Danone etc.); c)Filiais que servem de montadoras para o resto do mundo (Pirelli, Philips, Nestlé, ABB, Motorola etc.); d)Desenvolvimento de novas tecnologias e na prestação de serviços de assistência técnica e de consultoria (Ericsson, IBM, Nokia etc.) As quatro esferas da globalização (continuação) As multinacionais ontem e hoje Produtiva

7 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 7/35 Marketing Internacional Investimentos Diretos Externos Os investimentos das multinacionais, apesar de atingirem países em desenvolvimento, continuam concentrados nos próprios países desenvolvidos. Esses países forneceram 92% dos investimentos e receberam 72% dos investimentos realizados por empresas fora de seus países de origem, em 1999.

8 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 8/35 Marketing Internacional INVESTIMENTO DIRETO EXTERNO US$ Bilhões ANOVALOR 1990-2000 (*) 492,6 2004732,4 2005985,8 20061.459,1 20072.100,0 20081.770,9 20091.114,2 Fonte: UNCTAD (*) Média anual As dez marcas mais caras do mundo - 2010 Dez marcas mais carasPais de origem Coca-ColaEUA IBMEUA MicrosoftEUA GoogleEUA GEEUA McDonald´sEUA IntelEUA NokiaFinlândia DisneyEUA HPEUA Fonte: Interbrand

9 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 9/35 Marketing Internacional

10 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 10/35 Marketing Internacional A Message From Warren E. Buffett, CEO of Berkshire Hathaway Inc. Dear Reader, You probably know that I don't make stock recommendations. However, I have three thoughts regarding your personal expenditures that can save you real money. I'm suggesting that you call on the services of three subsidiaries of Berkshire: GEICO, Borsheim's and Berkshire Hathaway Life Insurance Company of Nebraska (BHLN). I estimate that about 40% of all auto drivers in the country can save money by insuring with GEICO. The figure is not 100% because insurers differ in their underwriting judgments, with some favoring drivers who live in certain geographical areas and work in certain occupations more than GEICO does. I believe, however, that GEICO more frequently offers the low price than does any other national carrier selling insurance to all comers. You can quickly find out whether you can save money by going to www.geico.com or by calling 800-555-2756. Fine jewelry, watches and giftware will almost certainly cost you less at Borsheim's. I've looked at the figures for all publicly-owned jewelry companies and the contrast with Borsheim's is startling. Our one- store operation, with its huge volume, enables us to operate with costs that are fully 15-20 percentage points below those incurred by our competitors. We pass the benefits of this low-cost structure along to our customers. Every year Borsheim's sends out thousands of selections to customers who want a long-distance opportunity to inspect what it offers and decide which, if any, item they'd like to purchase. We do a huge amount of business in this low-key way, which allows the shopper to conveniently see the exceptional values that we offer. Call Sean Moore or Susan Jacques at Borsheim's (800-642-4438) and save substantial money on your next purchase of jewelry.www.geico.comBorsheim's Finally, BHLN sells annuity products directly over the internet at its website www.brkdirect.com. Like GEICO and Borsheim's, BHLN maintains a low cost structure and, thus, can offer savings to many customers. By visiting the web-site, you can evaluate the specific products, get quotes and actually make a purchase. Check to see whether one or more of the products meet your financial planning needs.www.brkdirect.com Sincerely, Warren E. Buffett

11 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 11/35 Marketing Internacional Uma mensagem de Warren E. Buffett, Executivo-Chefe da Berkshire Hathaway Inc. Caro Leitor, Você muito provavelmente deve saber que eu não recomendo compra de nenhuma ação. No entanto, tenho três conselhos em relação aos seus gastos pessoais que poderiam proporcionar-lhe ganhos reais. Eu estou sugerindo que você entre em contato com três subsidiárias da Berkshire: GEICO, Borsheim´s e Berkshire Hathaway Life Insurance Company of Nebraska (BHLN). Estimo que aproximadamente 40% de todos os motoristas de carro no país podem economizar dinheiro fazendo seguros com a GEICO. O número não é 100% porque as seguradoras diferem nos seus cálculos de risco, preferindo motoristas que vivem em determinadas áreas geográficas e trabalham em determinadas ocupações, diferentemente do que faz a GEICO. Eu acredito, no entanto, que a GEICO na maioria das vezes oferece preço mais baixo do que qualquer outra companhia seguradora nacional. Você poderá descobrir rapidamente quais as chances de economizar dinheiro indo ao site www.geico.com ou chamando pelo telefone 800-555-2756.www.geico.com Jóias finas, relógios e outros presentes quase sempre custarão menos na Borsheim´s. Eu dei uma olhada nos anúncios de várias companhias e o contraste com a Borsheim´s é gritante. Nosso estoque central, com elevadíssimo volume, nos permite operar com custos que são da ordem de 15% a 20% mais baixos do que os nossos concorrentes. Nós repassamos os benefícios desta estrutura de baixo custo para os nossos clientes. Todo ano, a Borsheim´s remete milhares de folhetos para clientes que compram por catálogo, para ver o que oferecemos e o que eles querem. Realizamos muitos negócios nessa típica modalidade de venda, que permite ao comprador ver os excepcionais valores que nós oferecemos. Chame Sean Moore ou Susan Jacques no Borsheim´s (800-642-4438) e economize pra valer na sua próxima compra de jóias. Finalmente, BHLN comercializa poupança (anuidades = annuity) diretamente pela internet no seu site www.brkdirect.com. Como a GEICO e a Borsheim´s, BHLN mantém uma estrutura de baixo custo e, por isso, pode oferecer esses investimentos para milhares de clientes. Visitando o site, você poderá avaliar produtos específicos, obter suas cotas e, de fato, realizar a aquisição. Certifique-se de que um ou mais produtos ali disponíveis atendem às suas necessidades financeiras atuais e futuras. www.brkdirect.com Cordialmente, Warren E. Buffett

12 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 12/35 Marketing Internacional Conceito19911992199319941995199619971998199920002001 Quantidade de países que introduziram modificações em sua legislação sobre investimentos estrangeiros 3543574964657660636971 Quantidade de modificações introduzidas... 8279102110112114151145140150208 Modificações introduzidas na legislação nacional, 1991-2001 Mais favoráveis ao IED 807910110810698135136131147194 Menos favoráveis ao IED 2012616 99314...das quais: Fonte: UNCTAD, baseado em fontes nacionais

13 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 13/35 Marketing Internacional Ingressos elevados de IEDIngressos reduzidos de IED Potencial de atração de IED alto Pelotão “da cabeça” Alemanha, Argentina, Bahamas, Bahrein, Bélgica e Luxemburgo, Bulgária, Canadá, Chile, Costa Rica, Croacia, Dinamarca, El Salvador, Eslovaquia, Espanha, Estonia, Finlandia, França, Guiana, Hong Kong (China), Hungria, Irlanda, Israel, Letonia, Lituania, Malasia, Malta, Namibia, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos,Panamá, Perú, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, República Dominicana, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Trinidad Tobago Aquém do potencial Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Belarússia, Botswana, Brunei, Darussalam, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Estados Unidos, Federação da Rússia, Grécia, Islândia, Itália, Japão, Jordania, Coveite, Líbano, México, Omã, Taiwan, Quatar, Síria, Coréia do Norte, Irã, Suriname e Uruguai Potencial de atração de IED baixo Acima do potencial Angola, Armênia, Azerbaijão, Bolívia, Brasil, China, Costa do Marfim, Equador, Gâmbia, Geórgia, Honduras, Jamaica, Cazaquistão, Kirquistão, Macedônia, Malawi, Moçambique, Nicarágua, Papua e Nova Guiné, Moldova, Rumânia, Sudão, Todo, Tunísia, Uganda, Venezuela, Vietnã e Zâmbia Pelotão “do rabo” Albânia, Argélia, Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Congo, Etiópia, Filipinas, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné, Haiti, Índia, Indonésia, Jamahirya Árabe Líbia, Quênia, Madagascar, Malí, Marrocos, Mongólia, Mianmar, Nepal, Niger, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Congo, Tanzânia, Ruanada, Senegal, Serra Leoa, Sri Lanka, África do Sul, Taykistão, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão, Iêmen e Zimbábue Ingresso efetivo e potencial de atração de IED, 1998-2000 Fonte: UNCTAD, World Investment Report 2002

14 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 14/35 Marketing Internacional Ingressos elevados de IEDIngressos reduzidos de IED Potencial de atração de IED alto Pelotão “da cabeça” Alemanha, Argentina, Bahamas, Bahrein, Bélgica e Luxemburgo, Bulgária, Canadá, Chile, Costa Rica, Croacia, Dinamarca, El Salvador, Eslovaquia, Espanha, Estonia, Finlandia, França, Guiana, Hong Kong (China), Hungria, Irlanda, Israel, Letonia, Lituania, Malasia, Malta, Namibia, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos,Panamá, Perú, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, República Dominicana, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Trinidad Tobago Aquém do potencial Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Belarússia, Botswana, Brunei, Darussalam, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Estados Unidos, Federação da Rússia, Grécia, Islândia, Itália, Japão, Jordania, Coveite, Líbano, México, Omã, Taiwan, Quatar, Síria, Coréia do Norte, Irã, Suriname e Uruguai Potencial de atração de IED baixo Acima do potencial Angola, Armênia, Azerbaijão, Bolívia, Brasil, China, Costa do Marfim, Equador, Gâmbia, Geórgia, Honduras, Jamaica, Cazaquistão, Kirquistão, Macedônia, Malawi, Moçambique, Nicarágua, Papua e Nova Guiné, Moldova, Rumânia, Sudão, Todo, Tunísia, Uganda, Venezuela, Vietnã e Zâmbia Pelotão “do rabo” Albânia, Argélia, Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Congo, Etiópia, Filipinas, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné, Haiti, Índia, Indonésia, Jamahirya Árabe Líbia, Quênia, Madagascar, Malí, Marrocos, Mongólia, Mianmar, Nepal, Niger, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Congo, Tanzânia, Ruanada, Senegal, Serra Leoa, Sri Lanka, África do Sul, Taykistão, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão, Iêmen e Zimbábue Ingresso efetivo e potencial de atração de IED, 2006 Fonte: UNCTAD, World Investment Report 2008

15 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 15/35 Marketing Internacional As decisões de investimento das empresas multinacionais que possuem uma atuação global são tomadas com base na existência de blocos comerciais. A Honda, por exemplo, possui uma estratégia de produção, distribuição e marketing para a Ásia, outra para a União Européia, outra ainda para o Nafta, como também é o caso da sua fábrica em Sumaré, no Estado de São Paulo, voltada para o Mercosul. As quatro esferas da globalização (continuação) Produtiva

16 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 16/35 Marketing Internacional Dentre os motivos que levam às fusões e aquisições, destacam-se: a)Redução de custos de marketing, de inovação, de pesquisa e lançamento de novos produtos; b)Vantagens de financiamento; c)Parcerias tecnológicas; d)Gigantismo, como parte de uma estratégia concorrencial; As fusões e aquisições acarretam riscos inerentes ao controle do mercado global por algumas poucas empresas, com formação de cartéis, visando elevação de preços e maiores lucros. As quatro esferas da globalização (continuação) Fusões e aquisições Produtiva

17 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 17/35 Marketing Internacional Surgimento de oligopólios:  Fabricação de circuitos integrados (Intel e AMD);  Musical;  Farmacêutico;  Telefones celulares Empresas gigantes acabam se tornando incontroláveis quando não existe uma estrutura institucional que regule o alcance de seu poder global. As quatro esferas da globalização (continuação) Pode-se controlar o poder das multinacionais? Produtiva

18 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 18/35 Marketing Internacional Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, os bancos ingleses possuíam algo como 30% dos seus depósitos aplicados em países como Argentina, Austrália, Brasil e Nova Zelândia. Em 1971 ocorre o fim do padrão dólar-ouro. As oscilações entre as cotações cambiais estimulam aplicações especulativas. Os petrodólares abundavam e eram utilizados para empréstimos ao Terceiro Mundo. Consolidam-se as praças financeiras offshore [fora do controle dos governos]. A partir de 1980 novas instituições financeiras surgem no cenário global, os fundos de pensão e fundos de investimento. As quatro esferas da globalização (continuação) A reviravolta dos anos 1970 Financeira

19 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 19/35 Marketing Internacional Os investidores, por meio dos fundos de investimento, valorizam o seu patrimônio, aplicando em ações de empresas e títulos do governo. Alguns fundos de pensão e seguradoras dispõem de um capital de tal magnitude que causa inveja a alguns grandes bancos. Surgem novos instrumentos financeiros chamados de “derivativos”, que significam contratos de compra e venda futura de títulos, ações e moedas, a preços determinados. Aposta-se na alta ou na queda de uma determinada ação no futuro, definindo-se uma data previamente fixada para a realização da transação. Essa bolsa de apostas global faz com que alguns apelidem o atual sistema econômico de “capitalismo de cassino”. As quatro esferas da globalização (continuação) As novidades financeiras Financeira

20 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 20/35 Marketing Internacional Os fundos de pensão norte-americanos já possuem mais de 10% de suas aplicações fora dos EUA; 40% dos depósitos dos bancos comerciais vêm de não-residentes no seu país de origem; na França dos anos 1990, um terço dos títulos da dívida pública estava em mãos de estrangeiros, enquanto no México, antes da crise de 1994, esse valor chegou a 90%; na Rússia, antes da crise de 1998, 80% do mercado de ações estavam nas mãos de investidores internacionais. As quatro esferas da globalização (continuação) A integração entre os mercados financeiros Financeira

21 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 21/35 Marketing Internacional A adoção de uma única moeda – o euro, por exemplo – e a penetração de cartões de crédito conduzem à idéia de uma moeda global. Quando os países do Terceiro Mundo passaram a receber volumes enormes de investimentos financeiros nos mercados de ações e de títulos públicos, além de empréstimos bancários de curto prazo, começam a despontar déficits externos – importações maiores que exportações, além de altos pagamentos de juros da dívida e, daí, mais e mais empréstimos. Este capital volátil, especulativo, gerou as crises financeiras tuteladas pelo FMI, cuja receita de redução de gastos e de investimentos públicos mais agravava do que combatia tais crises. As quatro esferas da globalização (continuação) O dinheiro global Financeira

22 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 22/35 Marketing Internacional Quem se beneficiou da crise dos países periféricos foram os países desenvolvidos, já que os capitais em fuga desabalada ansiavam por um porto seguro para suas aplicações. Por isso, as crises de 1994 a 2000 podem ser chamadas de vários atos de uma mesma crise global. A partir de então, virou moda falar em regulação dos fluxos financeiros internacionais. Enquanto não existir uma autoridade global encarregada de implementar uma nova arquitetura financeira internacional e as crises não afetarem os países mais poderosos, a esfera financeira tende a se expandir ainda mais, gerando instabilidade. As quatro esferas da globalização (continuação) Pode-se regular a esfera financeira? Financeira

23 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 23/35 Marketing Internacional

24 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 24/35 Marketing Internacional Desde os anos 1970, um conjunto de novas tecnologias passou literalmente a transformar a superfície do mundo, dinamizando as relações entre pessoas, empresas, governos e movimentos sociais. A internet e a telefonia celular possibilitaram contatos antes impensáveis, abstraindo as distâncias geográficas. A biotecnologia e o mapeamento genético abriram perspectivas para que no futuro seja curadas várias doenças. Fala-se mesmo de uma Terceira Revolução Industrial. A Primeira trouxe consigo a máquina a vapor; a segunda, a eletricidade. Agora seria a vez da informática, das telecomunicações e da biotecnologia. Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) Novas tecnologias

25 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 25/35 Marketing Internacional Tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio para se obter algo. As sociedades as utilizam em um determinado contexto histórico e institucional e com interesses específicos. Nesse sentido, não seria exagerado dizer que nos últimos anos vem emergindo um novo estilo de produção, comunicação, gerenciamento, consumo, enfim, um novo estilo de vida. Essas novas tecnologias evoluíram do seu caráter inicial de meras invenções técnicas até assumirem a sua atual dimensão de instrumentos de uma transformação social, econômica e cultural Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) Novas tecnologias (continuação)

26 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 26/35 Marketing Internacional

27 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 27/35 Marketing Internacional Em primeiro lugar, há que se destacar o papel do Estado. Foi o Departamento da Defesa dos Estados Unidos que criou, ainda nos anos 1960, a Arpanet – embrião da internet. Também a Stanford University – de onde deriva o nome da Sun [Stanford University Network], empresa que se dedicou ao desenvolvimento de redes integradas de comunicação de voz, imagem e dados. No Japão, o MITI propiciou o ambiente para o desenvolvimento da tecnologia da informação. Cinco particularidades explicam a dimensão inovadora deste conjunto de tecnologias: 1) esta revolução não traz nenhuma nova fonte de energia; 2) possuem uma alta penetrabilidade; 3) a lógica de rede afeta a dinâmica das empresas, das nações e dos movimentos sociais e culturais; 4) a adaptabilidade e a flexibilidade passam a funcionar como objetivos estratégicos, pois as informações são constantemente alteradas; 5) as várias tecnologias vão constituindo um sistema integrado: telecomunicações & microeletrônica, mapeamento & informática, tecnologia digital & processo produtivo. Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) Particularidades das tecnologias de informação

28 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 28/35 Marketing Internacional Muitos analistas consideram a esfera tecnológica como a dinamizadora da globalização. Ao facilitar o conhecimento das necessidades dos mercados e dos gostos dos consumidores, adapta-se a suas particularidades com suas campanhas de marketing. O comércio eletrônico influencia e modifica o consumo. Mas, por outro lado, a globalização tecnológica não atinge toda a superfície terrestre, embora altere a dinâmica econômica e social da maior parte dos países. Se a produção de chips e de computadores, o controle dos serviços e equipamentos de telecomunicações e a fabricação de remédios estão nas mãos de algumas poucas grandes empresas multinacionais, também o consumo desses produtos e serviços encontra-se concentrado nos países desenvolvidos. Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) A esfera dinamizadora e a concentração tecnológica e exclusão digital

29 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 29/35 Marketing Internacional Menos de 7% da população mundial estão conectados à internet. Nos EUA o percentual de internautas chega a 30% da população, nos países escandinavos supera os 40% e no mundo em desenvolvimento é, em média, inferior a 1% da população. Mesmo nos EUA, as transações econômicas via internet representam menos de 1% da produção anual desse país. Os países desenvolvidos respondem por 83% dos computadores pessoais existentes no mundo e participam com 65% das linhas telefônicas mundiais; cerca de 5 bilhões de pessoas não dispõem de linha telefônica e na África existem apenas 3 telefones para cada 100 habitantes. Em Tóquio, com 27 milhões de pessoas, há mais telefones do que no continente africano, que tem uma população de 749 milhões de pessoas! Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) Dados a considerar

30 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 30/35 Marketing Internacional Fatores decisivos na atração das empresas de novas tecnologias Critérios essenciais 1.Acesso a mão-de-obra qualificada; 2.Proximidade de instituições de pesquisa de primeira linha; 3.Qualidade de vida atraente; 4.Acesso a empréstimos e capitais de risco. Critérios importantes 1.Custo razoável para fazer negócios; 2.Presença tecnológica estabelecida; 3.Ampla disponibilidade de infra-estrutura de telecomunicações; 4.Ambiente de negócios e regulatório favoráveis. Critérios desejáveis 1.Presença de fornecedores e parceiros; 2.Disponibilidade de incentivos fiscais.

31 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 31/35 Marketing Internacional Como relata o consultor de empresas global, Peter Drucker, em qualquer economia o valor das ações deve estar respaldado no aumento dos lucros e do mercado. Quando isso não acontece, as empresas “quebram”, pois os preços das suas ações são fictícios. Foi assim no boom das estradas de ferro em 1840 e no boom do setor automobilístico durante os anos 1920, como também no caso das empresas pontocom da chamada nova economia, durante o ano 2000. O investimento em tecnologia possibilita que as empresas sejam mais produtivas, os trabalhadores mais bem remunerados e os países mais competitivos, mas o sistema capitalista continua sujeito a febres especulativas e crises de produção, se novos mercados não são criados para satisfazer a necessidade de expansão da produção e da riqueza. Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) Pode-se falar em uma nova economia?

32 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 32/35 Marketing Internacional Tal como “trabalho”, “terra” e “capital”, o “conhecimento” teria se transformado num novo fator de produção. Em todas as atividades econômicas, haveria uma nova divisão social: entre os gerentes e profissionais que formulam e processam as informações e aqueles que as reproduzem de forma quase mecânica. O mercado passaria assim a valorizar profissionais com maior capital humano – a soma de experiência profissional acumulada com formação universitária e capacidade criativa. Mas, apesar das novas pressões por aumento de competitividade, as economias continuam sendo divididas basicamente entre empresários e trabalhadores, nações desenvolvidas e subdesenvolvidas. Tecnológica As quatro esferas da globalização (continuação) Pode-se falar em uma nova economia? (continuação)

33 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 33/35 Marketing Internacional

34 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 34/35 Marketing Internacional Questões para Reflexão Um fabricante de rádios de longo alcance está avaliando o potencial de mercado no mundo para seus produtos. Ele pergunta a você se deve considerar países em desenvolvimento como mercados em potencial. O que você aconselharia? Renda e padrão de vida são a mesma coisa? O que quer dizer a expressão ‘padrão de vida’? Descreva as similaridades e as diferenças de uma área de livre comércio, uma união alfandegária, um mercado comum e uma união econômica. Dê um exemplo de cada. 1 2 3

35 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 35/35 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Cap. 5 Aula 4 Clientes Globais


Carregar ppt "UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/35 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Cap. 2 BARBOSA, A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google