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MAÇÃO FOR TALECIMENTO Prefeitura de Itajaí - SC Secretaria Municipal de Educação Departamento de Ações Integradas.

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2 MAÇÃO FOR TALECIMENTO Nadiaregina.prof@hotmail.com Prefeitura de Itajaí - SC Secretaria Municipal de Educação Departamento de Ações Integradas

3 Violação dos direitos: * Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder judiciário, Comissões e Conselhos de Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretarias dos Direitos Humanos, Organizações não governamentais de defesa dos Direitos Humanos

4 Polícia Militar – 3348 -1302 Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente – Av. Joca Brandão, 458 – 3246 4960 Delegacia Polícia Federal – Rua: 15 de novembro, 348 – 3249 6700 Ministério Público – rua Uruguai, 222 sala 251 – 3349 3731 e 3348 0895 Secretaria Criança e Adolescente – rua Alfredo Tromposviki, 601 – 3346 9342 Comissões e Conselhos de Direitos Humanos – rua Cesar Stamm, 666 – Cordeiros – 3246 4134 Projeto Social Direito de Ouvir – av. 7 de setembro, 219 -2 – centro – 3344 0051 OAB rua Antônio Caetano, 155 - 3349 1232 - 3348 1845 OAB – Juizado Especial – UNIVALI – Rua Jorge Matos, 33 - 3349 1118 – 3348 4152 CREAS (antigo Sentinela) rua: Almirante Tamandaré, 199 – 3348 1774 Conselho Tutelar – rua Pedro Guerreiro Junior, 46 –Fazenda- 3248 3725

5 Qual a razão de participarmos na escola: A dimensão legal de participar Quando faço cidadania participando de uma escola Como interagir Que papeis temos que cumprir O que meu filho ganha com essa participação Qual é minha responsabilidade enquanto profissional, pais, comunidade, cidadão e gestor Posso modificar a realidade social e a qualidade da escola do meu filho Qual é a realidade da minha escola e das crianças e adolescentes que lá vivem

6 Democracia só não basta, é preciso ser participativa. Organização, sistemas, leis, estatutos, são receitas, mas nós queremos autonomia. Avaliar é a única forma de sempre avançar. ESCOLA COM QUALIDADE

7 Quem garante a qualidade é............... a participação dos pais e da comunidade.

8 Toda unidade de ensino precisa ter um conselho escolar Diretor ou Coordenador identificado com a comunidade. Dificuldades, causas, capacidades, potencialidades......juntos podemos encontrar caminhos de uma educação de qualidade.

9 Participação com qualidade – respeitando papeis – acesso e permanência com qualidade que favoreça a Educação.

10 Comunidade que participa dos ritos, eventos e atividades da unidade de ensino.

11 Professores que acreditam nos seus alunos. FAMÍLIA, MELHOR ABRIGO.

12 Aluno ponto central da unidade de ensino. Conselhos e colegiados conhecedores de leis, normas, estatutos, sistemas.

13 Conselhos de representação social (“o que diz respeito a todos deve ser decidido por todos” Leonardo Boff)

14 Sentimento de pertencimento: só me interesso por aquilo que eu gosto ou necessito. A escola é nossa, me pertence.

15 Quando você é chefe, não é dono do poder. É responsável. Presidente é representante de um grupo, mas a decisão é de todos. “ O Conselho Escolar poderá contribuir para a democratização da educação, para a melhoria da aprendizagem e para a construção da cidadania em parceria com todos os envolvidos no processo educacional”

16 A comunidade faz a escola. Quando decidimos juntos, somos sábios, dividimos erros e responsabilida des.

17 Conselho Escolar é um órgão de gestão da unidade de ensino. Tem poder de decisão (deliberativo, disciplina, administrativa,prestação de contas, projeto político pedagógico, PDE, regimento, consultivo, fiscal e mobilizadora.

18 O Diretor ou Coordenador dirige e executa. O Conselho decide. Conselho Escolar marca a introdução de um novo modelo de gestão, onde todas as pessoas ligadas à unidade escolar – professores, funcionários, alunos, pais ou responsáveis - podem se fazer representar e decidir sobre aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos.

19 Membros dos Conselhos: Pais ou Responsáveis Professores Funcionários (zeladores,atendentes,monit ores, merendeiras) Alunos: a partir de 9 anos

20 Estatuto aprovado por assembléia geral Assembléia através de edital de convocação Registros em atas – coletas de assinaturas Seis representantes no máximo de cada representação. Três mais votados são os eleitos Primeira reunião decidem os cargos da diretoria Reuniões com APP e Conselhos Escolares juntos Presidente do conselho fiscal da APP é Diretor ou Coordenador Diretor ou Coordenador juntos com todos os colegiados.

21 Conselho Escolar: Gestão administrativa, pedagógica e financeira. Delibera no que aplica os recursos e fiscaliza. APP: Integração. Recebe recursos e preta contas. Aplicação com responsabilidade social. Pauta: no mural – fazê-la ouvindo a todos. Ata: redação oficial e com os registros dos encaminhamentos e decisões. Diretor e Coordenador: Envolver e valorizar a comunidade escolar. Envolver e valorizar a comunidade local. Envolver e valorizar os profissionais da educação.

22 ALUNO IDEAL ALUNO REAL em cada contexto uma solução diferente

23 Nossas dúvidas são traidoras, quando temos medo de dialogar.......perguntar não ofende, não saber não é pecado, errar não é crime. Saber para onde se quer ir é importan te. Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

24 Qualidade para pouco é privilégio, então não é qualidade. Qualidade da relação já na primeira infância

25 Espaço público: tornar público, expor, deixar que os outros olhem, prestar contas....... Espaço de visibilidade. Espaço comum (cemitério, igreja, escola..........)

26 Diferença entre escola e cemitério: (para algumas famílias) visita mais o cemitério..

27 Não somos salvadores da Pátria, mas podemos modificar a realidade e construir situações de direitos, de qualidade de vida, de uma educação merecida para muitas crianças e adolescentes. Podemos modificar o futuro de muitas pessoas.

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29 Garantir direitos da criança e da mulher começa em casa. Criança que voltaram a ser criança com a convivência familiar....... Tem que ser “bom” a convivência familiar e convivência escolar.

30 Com criança e adolescente os exemplos são mais importantes. A importância dos pais para as crianças....... Cuidar da criança a gente ganha muito mais.........

31 Pais, escola e sociedade precisam reconhecer o valor dos professores e dos profissionais da educação. Tanto a escola como a família deve lembrar de datas importantes como: aniversários, dia da criança, do estudante, dos professores e ter cuidado com data como dia dos pais, mães.

32 Quem grita perde a razão.........controle e educação dentro da escola, por pior que seja o conflito precisa ser respeitado.............. Precisamos nós adultos (pais, professores, funcionários, gestores) tratarmos todos com muita educação. A criança precisa ter prazer de viver. Quem ama coloca limites, mas educação com amor e presença dos pais.

33 Pior que seja o conflitos precisamos escutar todos os lados, sem julgamento antecipado. Adultos (pais, professores, especialistas e gestores precisam ser mais competentes possíveis para cuidar de uma criança e de um adolescente.

34 Relação de carinho, amor e respeito é a melhor forma ou a mais compreendida das comunicações.

35 Do costume ao direito: Ato de cuidado – carinho, se isto acabar, tudo acabou.

36 Pensar o Conselho Escolar para além dos muros da escola.

37 Conselho Escolar: Aprovar: matrícula e calendário escolar. Desafios: Reprovação, Evasão, Faltas. Índices do IDEB de cada unidade escolar.

38 Participação das Famílias nas escolas: As famílias influenciam no desempenho: Na leitura; Melhor relacionamento social; Melhor motivação e interesse Melhoram a estrutura física da unidade escolar Fazem boa propaganda da escola dos seus filhos Entendem melhor o processo Procuram soluções para os problemas de seus filhos, da unidade de ensino e da comunidade Elevação da auto-estima. Acompanham a vida escolar dos seus filhos.

39 Escola e conselho Escolar devem organizar: Reunião dos pais – horário e forma de comunicação; Reunião momento de troca de experiências, assuntos importantes de decisão (reclamação sozinhos em lugares fechados) Reunião de prestação de contas – mensal e de preferência com calendário.

40 Conselho Escolar: Leis, portarias e estatutos; Ata de criação; Processo de eleição; Ata de eleição; Ata de posse;

41 São idéias simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais em Educação no Brasil e no mundo: 1 ✓ Pergunte o que seu filho aprendeu de novo na escola e mostre interesse. ✓ Peça que ele lhe ensine algo. Isso ajuda a fixar o conteúdo ✓ Pergunte se ele tem dificuldades na escola.

42 Cobre as obrigações de seus filhos: Garanta que ele vá à escola na hora certa ✓ Faça perguntas para descobrir se ele presta atenção nas aulas ✓ Confira se ele faz a lição de casa diariamente ✓ Ensine-o a respeitar os professores, os funcionários e os colegas

43 Não deixe o seu filho faltar às aulas sem necessidade. Faltas dificultam a aprendizagem.

44 Acompanhe a lição de casa: ✓ Combine com ele um horário para os estudos. ✓ Separe um lugar tranquilo da casa para a lição. Não esqueça de desligar a TV. ✓ Ofereça sempre sua ajuda. Filhos estimulados pelos pais a fazer as lições de casa têm um desempenho melhor. Mas atenção: estimular não é fazer as lições pela criança. ✓ Olhe os cadernos e mostre interesse pelos trabalhos. ✓ Estimule-o a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria.

45 Veja se seu filho está aprendendo o que deveria na idade dele: 1- Aos 8 anos, deve saber ler e escrever com facilidade. 2- Aos 10 anos, deve saber somar, subtrair, multiplicar e dividir. 3- Aos 14 anos, deve resolver uma equação de 1o grau com duas variáveis (X e Y) e interpretar textos com diferentes opiniões. Se seu filho não aprendeu o que deveria para a idade dele, procure o diretor da escola. V eja sempre as notas do seu filho: 1- Se forem ruins, pergunte ao professor como você pode ajudar 2- Se forem boas, elogie-o para que continue assim.

46 L eia sempre. É bom para você e excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente ✓ Leia para ele desde bebê, com entonação e emoção! ✓ Dê livros ou revistas de presente ✓ Deixe os livros ao alcance das mãos dele ✓ Converse com ele sobre um livro que você esteja lendo ✓ Estimule atividades que usem a leitura: jogos, receitas, mapas ✓ Faça da leitura um momento de prazer — pode até ter pipoca ✓ Leve-o para explorar as bibliotecas próximas da sua casa

47 Não obrigue seu filho a ler. A leitura tem de ser um momento de lazer Brincadeiras práticas como: Pedir para ler a receita que a criança mais gosta e pedir para ajudar a fazer a receita; Pedir para fazer lista de compras, de festa de aniversário, de amigos, brinquedos...

48 Além da canção de ninar, de rezar antes de dormir, conte uma história para dormir. Você não imagina como isso pode dar certo! Brinque com seus filhos enquanto eles são crianças!

49 Antes de qualquer outra coisa, nossas crianças devem aprender a ler, escrever e a contar

50 Uma forma de ensinar a criança a gostar de ler é os pais lerem para seus filhos desde pequenino. Antes da produção de massa de livros, os livros infantis eram chamados de histórias da hora de dormir (eram os pais que liam para seus filhos)

51 Durante muitos anos, quando se sonhava em acabar com o analfabetismo no Brasil, todo mundo pensava na alfabetização de adultos. AGORA É HORA DE PENSAR na alfabetização de crianças e adolescentes. A partir de agora, não vamos deixar que nenhuma criança brasileira cresça analfabeta (isso assegura que, um dia, não haverá mais analfabetos no país).

52 1- Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. 2- Observem se as crianças estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e na hora da saída. 3- Observem a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola. 4- Conversem com as mães, os pais ou os responsáveis pelos colegas de seu filho ou de sua filha sobre o que vocês observaram. 5- Conversem com os professores. 6- Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 7- Peçam orientação, caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola. Procurem saber o que podem fazer para ajudar. Conversem também com o diretor ou a diretora e as outras pessoas da escola. 8- LEIAM bilhetes e avisos que a escola mandar e respondam quando necessário. Compareçam às reuniões da escola. Dêem sua opinião.

53 Para aprender é preciso dedicação. Além da escola, as crianças também devem estudar em casa. Verifiquem o que seus filhos devem fazer em casa: Estudar o que a professora está ensinando na escola. Isso ajuda a compreender a matéria melhor e faz uma grande diferença no fim do mês o dever de casa. Mas, atenção: vocês não devem fazer o dever para seus filhos. Se eles não conseguirem completar o dever, vejam com eles e com as professoras qual é a dificuldade. Não é preciso que vocês saibam tudo o que seus filhos estão aprendendo. O interesse de vocês em acompanhar os estudos dos seus filhos contribui para que eles aprendam sempre mais.

54 Seus filhos têm direito a uma boa merenda escolar todos os dias. Isso não é favor, é obrigação do governo. Verifiquem se a escola de seus filhos está oferecendo merenda de qualidade. A escola recebe, do governo federal, livros para as crianças estudarem. Procurem saber se eles chegam às mãos dos alunos e como são utilizados. A criança com qualquer deficiência tem o direito de ser matriculada nas classes comuns de ensino. ela pode e deve conviver e estudar com as crianças que não têm deficiência. A escola deve ter professores preparados e os recursos necessários para esse atendimento.

55 Ajudem seus filhos a cuidar do material escolar e do uniforme. Prestem atenção na saúde de seus filhos. Qualquer dúvida, comuniquem à direção da escola. Mantenham as vacinas em dia. Se vocês notarem que algum de seus filhos está ouvindo mal ou enxergando pouco, conversem com a professora e procurem o posto de saúde.

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57 “Nesse processo, mais importante do que o resultado, é o processo de discussão coletiva, que favorecerá a integração de todos os segmentos da escola em torno de objetivos comuns. E este será o nosso grande desafio, fazer com que essa comunidade, acredite na sua força e na posição que ela ocupa nesta cidade. (...) só assim haverá mudanças significativas não só na educação, como na sociedade em geral.”

58 “Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar” Thiago de Mello

59 Qual é o papel do conselheiro? Mobilizar o seu segmento para a discussão das políticas públicas, questões administrativas, pedagógicas e financeiras com o objetivo de apresentar propostas para as reuniões do Conselho Escolar. Discutir no Conselho Escolar os assuntos da pauta, propondo soluções, encaminhamentos e deliberando, sem perder de vista que ele é o representante do seu segmento.

60 Garantir que o seu segmento tenha acesso a todas as informações necessárias.

61 O que é Representar? Representar, no caso específico dos conselheiros escolares, é quando uma pessoa é eleita e assume a função de expor a opinião e defender os interesses do seu segmento.

62 Cada conselheiro representa o seu segmento, que pode ser de alunos, professores, funcionários, pais ou responsáveis.

63 Quando o conselheiro reúne ou consulta o seu segmento? O segmento que o conselheiro representa deverá sempre ser reunido ou consultado para: Discutir as políticas públicas, questões administrativas, financeiras e pedagógicas com o objetivo de apresentar propostas para as reuniões do Conselho Escolar. As ações do Conselheiro precisam estar em sintonia com as idéias do segmento que ele representa. Suas propostas (ou opiniões pessoais) devem ser expostas nas reuniões do segmento que ele representa, sendo discutidas juntamente com outras proposições que surgirem. No Conselho Escolar, ele deve apresentar o resultado da discussão do seu segmento, ou seja, a opinião de todo o grupo.

64 “A participação dos alunos têm movimentado a escola e nos leva a pensar o quanto é importante e especial podermos vivenciar e conviver em um espaço democrático que viabiliza o envolvimento e o exercício ativo e responsável de todos nós, cidadãos.”

65 Todos podem participar das reuniões do Conselho Escolar dando sugestões, defendendo propostas, contribuindo com idéias, auxiliando na divulgação das ações do Conselho Escolar, porém, só os conselheiros eleitos poderão votar nas propostas apresentadas e discutidas. Todas as reuniões devem ser registradas no Livro de Atas. Todas as decisões do Conselho devem ser divulgadas, para que todos tomem conhecimento. NECs = APPs / CEIs e GECPS= C. E

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