A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola EB 2,3 do Caramulo Ano lectivo 2008/2009 T r a b a l h o e l a b o r a d o p o r : S a r a M a r t i n s 8 º A N º 2 2 D i s c i p l i n a : H i.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola EB 2,3 do Caramulo Ano lectivo 2008/2009 T r a b a l h o e l a b o r a d o p o r : S a r a M a r t i n s 8 º A N º 2 2 D i s c i p l i n a : H i."— Transcrição da apresentação:

1 Escola EB 2,3 do Caramulo Ano lectivo 2008/2009 T r a b a l h o e l a b o r a d o p o r : S a r a M a r t i n s 8 º A N º 2 2 D i s c i p l i n a : H i s t ó r i a

2 Neste trabalho vou abordar assuntos relacionados com as correntes artísticas e literárias surgidas no século XIX, nomeadamente suas características e seus principais representantes e respectivas obras. Essas correntes são o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo. “”A batalha de Trafalgar” – William Turner: pintor Romântico

3 Com a Revolução Industrial do século XIX, ascenderam diversas áreas do conhecimento, nomeadamente na arte e na literatura. Assim, este século fica marcado pelo aparecimento de três novas correntes artísticas e literárias:  Romantismo;  Realismo;  Impressionismo. “No terraço” - Pierre-Auguste Renoir Pintura Impressionista

4 O Romantismo surgiu na segunda metade do século XIX como resposta ao Neoclassicismo, na Inglaterra e na Alemanha, mas veio a dispersar-se por França, Itália, Espanha e Portugal. O Palácio da Pena é o monumento mais representativo da arquitectura romântica em Portugal. Foi mandado construir por D. Fernando II em 1838, mas só ficou concluído em 1868.

5 Características do Romantismo:  Sentimentalismo e emotividade, com recurso à imaginação, fantasia e emoção;  Nacionalismo (gosto do espírito nacional);  Interesse pelo passado, nomeadamente pela Idade Média;  Valorização e amor pela Natureza;  Surge como fuga à realidade. “The lady of Shalott” de John William Waterhouse. Esta pintura mostra as características do Romantismo, nomeadamente, o amor à Natureza e a emotividade.

6 Literatura: Para além das características já referidas, outras se destacam também na literatura:  Proximidade emocional entre o autor e os temas;  Personagens idealizados;  Subjectividade;  Frases directas, vocábulos estrangeiros, metáforas, personificações e comparações;  As temáticas predominantes são a morte, amores não realizados e factos históricos. Livro: “Falar a verdade a mentir”, de Almeida Garrett (autor do romancismo)

7  Escritores/ Obras:  Alemanha  Göethe – Torquato Tasso, Elegias Romanas e Fausto;  Schiller – A coruja de fiesco, Os Bandoleiros e Wallenstein ;  França  Chateaubriand - Atala e o Génio do Cristianismo;  Victor Hugo – Cromwell; GöetheChateaubriandVictor HugoSchiller

8 Escócia  Walter Scott – A noiva de Lammermoor e Uma lenda de Montrose; Portugal  Almeida Garrett – Folhas Caídas, Viagens na minha terra  Alexandre Herculano – Harpa do Crente  Camilo Castelo Branco – A Queda dum Anjo, Lágrimas abençoadas e A Filha do regicida. Camilo Castelo Branco Walter ScottAlexandre HerculanoAlmeida Garrett

9 Arte:  Pintura:  Pintura:  Delacroix - “A morte de Sardanápalo” e “ A liberdade guiando o povo”  Rousseau – “A encantadora de serpentes”, “Cavalo atacado por um Jaguar” e “O sonho”  Turner – “Interior of Tintern Abbey” e “O Atlântico negro” Fundo: “O Atlântico Negro” - Turner “A Liberdade guiando o povo” - Delacroix “O Sonho” - Rousseau

10  Tomás da Anunciação – “Paisagem da amora” e “O vitelo”  João Cristino da Silva – “A passagem do gado” e “Cinco artistas em Sintra” “Paisagem da amora” – Tomás da Anunciação “A passagem do gado” – João Cristino da Silva “Cinco artistas em Sintra” – João Cristino da Silva

11  Música:  Beethoven: - Fidélio (1814) - Missa Solemnis Op.123 (1823) - 9ª Sinfonia em Ré menor Op.125 (1824) - Quarteto em Lá menor Op.132 (1825)  Chopin: - Nocturnos : (N.º 2 em mi bemol maior); - Valsas :(N.º 2 em Lá bemol); - Baladas: ( N.º de 1 à 4, em sol, fá e Lá menor respectivamente);  Schubert: - Ave Maria; - Sinfonia nº 8 em si menor, a Inacabada - A Bela Moleira Beethoven Chopin Schubert

12 O Realismo surgiu na segunda metade do século XIX e veio opor-se ao Romantismo. Características:  Gosto pela realidade e objectividade;  Universalismo;  Surge como forma de transformar a realidade;  Inspira-se na vida quotidiana; Honoré Daumier :”Dom Quixote”

13  Escritores/ Obras:  Flaubert:”A educação sentimental” e “Madame Bovary”;  Émile Zola: “Germinal” e “Como se casa, como se morre”;  Balzac: “Lírio no vale”, “Ilusões perdidas” e “A procura do absoluto”;  Charles Dickens: “The Pickwick Papers” e “Oliver Twist”; FlaubertÉmile ZolaCharles DickensBalzac

14  Leon Tolstoi: “A tortura da carne”, “Três mortes” e “Prisioneiro do Cáucaso”  Antero de Quental: “Raios da extinta luz” (poesia) e “A dignidade das letras e as literaturas oficiais”  Eça de Queirós: “Os Maias”, “A relíquia” e “O crime do padre Amaro”.  Fiódor Dostoiévski: “Os Irmãos Karamazov” e “Noites Brancas” Leon TolstoiAntero de QuentalEça de QueirósFiódor Dostoiévski

15  Pintura:  Corot: “On the river shore”  Daumier: ”The republic”  Millet: “As respigadeiras”,  Courbet: “The calm sea”  Goya: ”O Três de Maio”  Columbano: “Convite à valsa”  Silva Porto: “Ceifeiras” “As respigadeiras” - Millet “The republic” - Daumier “On the river shore” - Corot

16 Fundo: “The calm sea” - Courbet “O Três de Maio” – Francisco Goya “O convite à valsa” - Columbano “Ceifeiras” – Silva Porto

17  Escultura:  Soares dos Reis  Teixeira Lopes “Narciso” – Soares dos Reis “O Desterrado” – Soares dos Reis “A Juventude de Caim” – Teixeira Lopes “Ofélia” – Teixeira Lopes

18 O Impressionismo é um movimento artístico que surgiu na França no século XIX, criando uma nova visão conceitual da natureza ao utilizar pinceladas soltas realçando a luz e o movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as gradações da luz e da natureza. “Lírios D’Água” - Claude Monet

19 Principais características do Impressionismo: Características do impressionismo (pintura): - Realce nos temas da natureza, principalmente de paisagens; -Uso de técnicas de pintura que valorização a acção da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas. “No jardim” – Pierre Auguste Renoir

20 Características do impressionismo (literatura): -representação de cenas do quotidiano; -a musicalidade de sons da natureza através da aliteração ; -o recurso à hipálage, de forma a sugerir sensações iniciais; - recurso ao Imperfeito narrativo. Consiste na repetição do mesmo som, imprimindo musicalidade ao texto. Atribuição a um nome de uma qualidade que pertence a outro nome; Obra – “As flores do mal” de Baudelaire – escritor impressionista

21  Baudelaire: As flores do mal e A alma do vinho  Mallarmé: Páginas e Madrugada  Rimbaud: Sensation e Ophélie  Verlaine: Romance sem palavras e Outrora e agora  Virginia Wolf: Noite e dia e Entre os actos  Joseph Conrad: Lord Jim e Nostromo Escritores/ obras impressionistas (literatura): Baudelaire Mallarmé Rimbaud Verlaine Virginia Wolf Joseph Conrad

22 Principais representantes desta corrente artística:  Edouard Manet: ”Na praia” e “Almoço na relva”;  Claude Monet: ” Soleil levant” e “Grenouillère”  Edgar Degas: “Bailarinas de Azul” e “Cavalos de corrida”

23  Pierre Auguste Renoir: “Flowers in a vase” e “Perto do lago”  Henrique Pousão: “Paisagem - Saint – Sauves” e “Cecília”  José Malhoa: “A Retardatária” e “Milho ao Sol”

24 Com a finalização deste trabalho, é possível concluir que o século XIX foi um século de inovação no que toca à arte e à literatura europeia. A realização deste trabalho permitiu-me melhorar o conhecimento acerca da “arte e da literatura do século XIX”, nomeadamente sobre o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo, enquanto correntes artísticas e literárias típicas deste século. Auto-retrato de Courbet, pintor realista

25 Para elaborar este trabalho recorri a alguns sites da Internet tais como: http://galeriadearte.vilabol.uol.com.br/HistoriadaArte/07/Sala07.htm http://www.informenews.com/webapp/index.php?option=com_content&tas k=view&id=35&Itemid=80&limit=1&limitstart=1 http://members.tripod.com/~martarib/romantismo.htm http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/arte-ciencia-literatura- no-seculo-xix.htm http://www.prof2000.pt/users/madail/impress.htm http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/impressionismo.htm Mas, para além da Internet, também recorri ao seguinte livro: Maia, Cristina e Paulos, Isabel Brandão, Viva a História, Porto, Porto Editora, 2008


Carregar ppt "Escola EB 2,3 do Caramulo Ano lectivo 2008/2009 T r a b a l h o e l a b o r a d o p o r : S a r a M a r t i n s 8 º A N º 2 2 D i s c i p l i n a : H i."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google