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ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL

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Apresentação em tema: "ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL"— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

2 APRESENTAÇÃO Surgiu na Europa, no século XVIII, porém só foi introduzido em Portugal e no Brasil no século seguinte; Marco inicial da literatura portuguesa: a obra CAMÕES, de Almeida Garrett, em 1825; Marco inicial da literatura brasileira: a obra SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADE, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

3 CONTEXTO HISTÓRICO Revolução Industrial, com a ascensão da burguesia – sec. XVIII; Isso desencadeou o surgimento de autores contrários aos valores do campo, ou seja, do Arcadismo; Essas mudanças receberam impulso quando chegaram à França, com o apoio da Revolução Francesa; Revolução Constitucionalista do Porto (1820); No Brasil, a Independência.

4 CARACTERÍSTICAS Oposição aos parâmetros anteriores;
Individualismo (egocentrismo e subjetivismo); Liberdade de expressão; Nacionalismo; Sentimentalismo exagerado; Natureza como acompanhamento do estado de espírito; Escapismo; Pessimismo; Idealização do amor e da mulher.

5 ALMEIDA GARRETT Desenvolveu várias obras literárias e muitas campanhas em prol da cultura e do teatro português; Linguagem simples e direta; Dinâmica ágil; Exploração do nacionalismo e do folclore; Envolvimento sentimental; Rigor formal; Sentimento do trágico (teatro); Alusão à mitologia clássica.

6 Ai, Helena! Ai, Helena!, de amante e de esposo Já o nome te faz suspirar, Já tua alma singela pressente Esse fogo de amor delicioso Que primeiro nos faz palpitar! ... Oh!, não vás, donzelinha inocente, Não te vás a esse engano entregar: E amor que te ilude e te mente, É amor que te há-de matar! Quando o Sol nestes montes desertos Deixa a luz derradeira apagar, Com as trevas da noite que espanta Vêm os anjos do Inferno encobertos A sua vítima incauta afagar. Doce é a voz que adormece e quebranta, Mas a mão do traidor ...faz gelar. Treme, foge do amor que te encanta, É amor que te há-de matar.

7 CAMILO CASTELO BRANCO Amor trágico;
Transformações das personagens por amor; Recolhimento; Gestos impensados e dramáticos; Ironia ao Realismo emergente; Vocabulário rico, com domínio da linguagem.

8 A maior dor humana   Que imensas agonias se formaram  sob os olhos de Deus! Sinistra hora  em que o homem surgiu! Que negra aurora,  que amargas condições o escravizaram!  As mãos, que um filho amado amortalharam,  erguidas buscam Deus. A Fé implora...  E o céu, que respondeu? As mãos baixaram  para abraçar a filha morta agora.  Depois um pai em trevas vai sonhando,  e apalpa as sombras deles onde os viu  nascer, florir, morrer! Desastre infando!  Ao teu abismo, pai, não vão confortos...  És coração que a dor empederniu,  sepulcro vivo de dois filhos mortos. 

9 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
PÁGS. 304 E 305 CADERNO DE ATIVIDADES


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