A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã."— Transcrição da apresentação:

1 O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã

2 O CAVALEIRO DA DINAMARCA Na minha infância, antes de saber ler, ouvi recitar e aprendi de cor um antigo poema tradicional português, chamado Nau Catrineta., Sophia de Mello Breyner Andresen, Arte Poética V

3 A AUTORA - Nasceu no Porto, em 6 de Novembro de 1919. - A sua família era aristocrática e de ascendência dinamarquesa. - Viveu no Porto até aos dez anos, depois foi estudar para Lisboa e aí ficou a morar após o seu casamento. - Da sua infância recorda os verões passados na Praia da Granja e os jardins da casa de família. - Na Faculdade de Letras de Lisboa, iniciou o curso de Filologia Clássica, mas não o terminou. - A sua obra: poesia, conto, ensaio e tradução. - Começou a escrever contos infantis para os seus cinco filhos, sendo um deles Miguel Sousa Tavares (jornalista e escritor).

4 Sophia de Mello Breyner Andresen passou grande parte da sua infância e juventude neste "território fabuloso" como lhe chamaria anos mais tarde a autora Sophia de Mello Breyner Andresen passou grande parte da sua infância e juventude neste "território fabuloso" como lhe chamaria anos mais tarde a autora.

5 A PRAIA DA G RANJA “A Granja é o sítio do mundo de que eu mais gosto. Há aqui qualquer alimento secreto”, escreveu numa carta a Miguel Torga,em 1944.

6 - Na sua poesia junta o amor pelo mar, pela terra, pela casa de família e de infância e, também, pela política. Sophia, além de denunciar nas suas poesias a realidade social adversa que se vivia no país antes do 25 de Abril, formou uma comissão que pretendia socorrer os presos políticos. - Alguma da sua obra poética: O Nome das Coisas (1977), Navegações (1983), O Búzio de Cós (1997). - Alguns dos seus contos: A Menina do Mar (1958 ), O Cavaleiro da Dinamarca (1964), O Rapaz de Bronze (1965). - Recebeu muitos prémios pela vasta e importante obra que escreveu, mas destaca-se o mais prestigiado prémio de Língua Portuguesa: “Prémio Camões”. - Morreu em Lisboa, em 2004. - Sophia de Mello Breyner é considerada uma das figuras maiores da Literatura Portuguesa Contemporânea.

7 A HISTÓRIA DO CAVALEIRO DA DINAMARCA …

8 cavaleiro - s. m. 1. Homem que monta a cavalo. 2. Indivíduo agraciado com o primeiro grau de certas ordens. 3. Membro de ordem de cavalaria. 4. Fig. Homem nobre e esforçado.

9 …Nessa floresta morava com a sua família um cavaleiro. Viviam numa casa construída numa clareira rodeada de bétulas. E em frente da porta da casa havia um grande pinheiro que era a árvore mais alta da floresta. …

10 D INAMARCA A Dinamarca fica no Norte da Europa. Ali os Invernos são longos e rigorosos com noites muito compridas e dias curtos, pálidos e gelados. 2 3 4 1 1-Dinamarca 2-França 3-Itália 4-Bélgica (Antuérpia) MAPA DA EUROPA

11 DINAMARCA: CURIOSIDADES Geografia - situa-se no Norte da Europa, na Escandinávia. Rodeada pelo Mar Báltico e pelo Mar do Norte, forma uma península a norte da Alemanha e inclui duas ilhas maiores (Sjaeland e Fyn). Constituída por outras pequenas ilhas.

12 DINAMARCA: CURIOSIDADES Clima - temperado, húmido e enevoado; invernos suaves e ventosos e verões amenos.

13 DINAMARCA: CURIOSIDADES Governo: monarquia constitucional Moeda: coroa dinamarquesa Recursos Naturais: petróleo; gás natural; peixe; sal ; calcário; areia.

14 DINAMARCA: CURIOSIDADES Capital - Copenhaga População - 5,4 milhões de pessoas, em 2009 Grupos étnicos - escandinavos; germânicos; turcos; iranianos e somalis Religiões - 95% Luterana; 3% Protestante e Católica; 2% Muçulmana. Línguas - Dinamarquês e dialectos variados. A Sereiazinha, Hans Christian Andersen

15 DINAMARCA: CURIOSIDADES Feriados – Dia da constituição, a 5 de Junho é considerado como o Dia Nacional. Bandeira – Vermelha com uma cruz branca que se estende até aos limites da bandeira; a parte vertical da cruz eleva-se à parte superior e esse elemento foi adoptado por outros países nórdicos (Finlândia, Noruega e Suêcia).

16 … No entanto, a maior festa do ano, a maior alegria, era no Inverno, no centro do Inverno, na noite comprida e fria de Natal. Então havia sempre grande azáfama em casa do Cavaleiro. Juntava-se a família e vinham amigos, parentes, criados da casa e servos da floresta. … Neste conto de Sophia de Mello Breyner, ficamos a conhecer algumas das principais tradições de Natal da Dinamarca.

17 24, 25, 26 de Dezembro: a maioria das pessoas tira férias até depois do Ano Novo; a maior parte dos patrões oferece um bónus aos empregados; as crianças põem o pudim de arroz e amêndoas para os duendes de Natal; na televisão passam muitas séries sobre duendes de Natal; quase todos assistem à missa da meia-noite ou da manhã de Natal; fecham todos os estabelecimentos e até bares.

18 Dinamarca: come-se pato e ganso estufados com fruta, pudim de arroz com canela; os presentes são abertos depois de jantar, na véspera de Natal;

19 Em Portugal …

20 O PERCURSO DO C AVALEIRO A noite de Natal era igual todos os anos… Até que certo Natal aconteceu naquela casa uma coisa que ninguém esperava. … - Temos sempre festejado e celebrado juntos a noite de Natal. … Mas de hoje a um ano não estarei aqui. … - Vou partir – respondeu ele. – Vou em peregrinação à Terra Santa.


Carregar ppt "O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google