A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL."— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL

3 Nas Universidades se estudava todos os campos do conhecimento: artes, teologia e filosofia, direito e medicina. As sete artes liberais eram divididas em duas partes: Trivium (gramática, retórica e lógica) Quadrívium (aritmética, geometria, astronomia e música).

4 Filosofia Durante a Alta Idade Média, o grande teólogo foi Santo Agostinho, responsável pela síntese entre a filosofia clássica – platônica – e a doutrina cristã. Segundo a teoria agostiniana: a natureza humana é, por essência, corrompida, estando na fé em Deus a remissão, salvação eterna. Principais obras: Confissões e Cidade de Deus.

5 Baixa Idade Média A visão pessimista de Santo Agostinho foi substituída pela filosofia escolástica, que procurou harmonizar razão e fé, partindo do pressuposto de que o progresso do ser humano dependia não apenas da vontade divina, mas do esforço do próprio homem. São Tomás de Aquino Inspirado no pensamento de Aristóteles elaborou a Suma Teológica. O tomismo reprovava a “ambição do ganho”, o pecado da usura.

6 Literatura: Latim “língua culta” até o século X. A fusão do latim com as “línguas bárbaras”, no século XI, foi sendo substituído aos poucos pelos idiomas nacionais. Os poemas épicos foram as primeiras manifestações literárias em língua nacional – Canção de Rolando (francês), poema do Cid (espanhol) No século XII, inaugura uma nova fase – O trovadorismo. A poesia trovadoresca surgiu na Provença, região sul da França. Cultivada especialmente pela nobreza, era produzida pelos trovadores. Os trovadores louvavam o heroísmo da cavalaria, mas seu tema predileto era o amor ( amor oprimido dos amantes – devido as convenções sociais ) * o ciclo da Távola redonda, relatam as aventuras do rei Arthur. temas: valores como bravura, lealdade...

7 Mas existiam também as cantigas profanas, associadas aos Trovadores (aqueles que compunham as poesias e as melodias) e aos Jograis (aquele que cantava a cantiga e que, normalmente, era o próprio Trovador). As Cantigas podiam ser de Amigo, de Amor, de Escárnio e de Maldizer.cantigas profanas Música

8 Nos últimos anos da Idade Média, a produção literária apresentou fortes traços humanistas. Influenciada pela filosofia escolástica e pelo estudo dos clássicos desenvolvidos nas universidades, a literatura medieval do século XIII e XIV já prenunciava o Renascimento. Maior obra da literatura medieval é, sem dúvida, a Divina Comédia, escrita por Dante Alighiere (1265-1321). A obra constitui-se de um extenso poema em que o próprio autor relata sua viagem pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, Ao longo dessa viagem imaginária, Dante encontra diversos mortos ilustres, do passado e de sua época, e faz reflexões sobre a fé e a razão, a religião e a ciência, o amor e as paixões.

9 Arquitetura Medieval As construções que mais representam o período medieval são: - As catedrais - Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na vida das pessoas, nas artes e no pensamento. Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. Não podemos estudá-las desassociadas da arquitetura.

10 ARQUITETURA ROMÂNICA A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. É um estilo essencialmente clerical.

11 Estilo Românico

12 ARQUITETURA GÓTICA A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV. Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.

13 CARACTERÍSTICAS MARCANTES - Escala gigantesca dos edifícios - Utilização de grandes vitrais (LUZ) Sagradas Escrituras - Decoração faustosa - Arquitetura magnífica, “fria” - Plena continuidade entre início dos pilares e o cume de suas abóbadas. OBJETIVOS - Impressionar clero rival e público - Atrair a confiança das demais cidades - Finalidade Espiritual Catedral SAINT DENIS, séc. X-XIII, França

14

15

16 Estilo Gótico

17 Pintura Gótica


Carregar ppt "Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google