A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Cultura Medieval.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Cultura Medieval."— Transcrição da apresentação:

1 A Cultura Medieval

2 A CULTURA MEDIEVAL Características:
Simplicidade, rusticidade. Igreja – controle cultural (mosteiros). Teocentrismo. Séc XII – Universidades (renascimento comercial).

3 A cultura medieval é a cultura do feudalismo, extraordinária hierarquia católica, dos castelos, das catedrais, dos vitrais luminosos, dos grandes santos doutores, das universidades, dos hospitais e santas casas, das grandes guerras pela paz, da fé, da teologia e filosofia escolástica.

4 A literatura medieval era composta de escritos religiosos bem como de obras seculares. Da mesma forma que a literatura moderna, é um complexo e rico campo de estudo . Destacou-se com a poesia épica, a poesia lírica e o romance.

5 O teatro medieval - como as outras produções artísticas da época é influenciado pelo elemento religioso: o teatro medieval surge - como que naturalmente - da liturgia, principalmente da liturgia da Páscoa. A partir do século XIII se desenvolvem a sátira e a comédia.

6 Alta Idade Média: Santo Agostinho.
Filosofia: Alta Idade Média: Santo Agostinho. Filosofia Clássica + Cristianismo.

7 Natureza humana é corrompida. Fé em Deus = Salvação

8 Escolástica (São Tomás de Aquino).
Baixa Idade Média: Escolástica (São Tomás de Aquino).

9 Harmonia entre razão e fé. Valorização do esforço humano.
Livre arbítrio. Clero = orientador moral e espiritual. Liberdade de escolha = concepções da Igreja. “preço justo” – condenação da usura.

10 Ciência Medieval - Um dos grandes nomes da ciência medieval foi o monge franciscano Roger Bacon ( ), que introduziu a observação da natureza e o uso de experimentação com métodos científicos. Ele ficou conhecido como  doutor Admirável. Bacon conseguiu desenvolver estudos em diversas áreas como : geografia, filosofia e física.

11 Arte Medieval Na Idade Média a arte desempenhava três funções:
Louvar a Deus; Usar as imagens para favorecer a comunicação com o outro mundo Afirmação de poder. O artista medieval tinha pouca liberdade para criar.

12 As construções que mais representam o período medieval são:
As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na vida das pessoas, nas artes e no pensamento.

13 Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. Não podemos estudá-las desassociadas da arquitetura.

14 Arquitetura Alta Idade Média:
ROMÂNICA – construção maciça, pesada, linhas simples, horizontalidade, poucas janelas, idéia de segurança e tranqüilidade.

15 As características mais significativas da arquitetura românica são:
* abóbadas em substituição ao telhado das basílicas; * pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas; * aberturas raras e  estreitas usadas como janelas;

16 * torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; e
* arcos que são formados por 180 graus. A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. É um estilo essencialmente clerical.

17

18

19

20

21

22 Baixa Idade Média: GÓTICA – leveza, graciosidade, verticalidade, grandes janelas, vitrais, luminosidade.

23 A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas.

24 A rosácea (grande janela circular enfeitada por vitrais) é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os  séculos XII e XIV.

25 Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.

26 Esquema estrutural de uma Catedral gótica

27

28

29

30

31 A pintura medieval refere-se à maior parte da arte produzida na Europa durante um período de cerca de mil anos; começou com a queda do Império Romano no século V d.C. e terminou com o começo do Renascimento, no século XIV. Alcançou grande expressividade nas miniaturas ou iluminuras que ilustravam os livros medievais.

32

33

34 Educação Medieval Como em todas as épocas, a criança da Idade Média vai à escola. Em geral, à escola da paróquia ou do mosteiro próximo.

35 O ensino é feito em latim e se divide em dois cursos: o trivium ou artes liberais (gramática, retórica e lógica) e o quadrivium ou ciências (aritmética, geometria, música e astronomia), o que, com as três faculdades de teologia, direito e medicina, forma o ciclo de conhecimentos.

36

37 Os monges copistas copiavam os livros à mão
Os monges copistas copiavam os livros à mão. A perfeição com que os monges copistas executavam o seu trabalho fazia com que demorassem anos a acabar um livro. Como eram raros e muito caros, os livros estavam muitas vezes presos por uma corrente para maior segurança.

38

39 Para se fabricar um livro era preciso, em primeiro lugar, dispor de pergaminho (pele de carneiro ou de cabra, tratada para esse fim). Praticamente só os monges sabiam ler  e eram cultos .  Dedicavam-se ao ensino . Junto dos mosteiros, tal como junto das sés, criaram-se escolas. As suas escolas eram freqüentadas por aqueles que viriam a ser religiosos, mas também por alguns filhos de nobres e comerciantes ricos.

40

41 A Bela Rainha Há muito tempo em um reino Uma rainha reinava amor e prosperidade Eu era o cavaleiro, escudeiro do rei Com muita força e pouca idade... Um dia algo estranho aconteceu O dia virou noite e as flores morriam Todos gritavam, o que acontecia? Quando do céu, um tiro de fogo desceu Levaram a rainha E seu rei morreu...


Carregar ppt "A Cultura Medieval."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google