A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE GÓTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE GÓTICA."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE GÓTICA

2 No século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a burguesia urbana. No começo do século XII, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começaram a aparecer as primeiras mudanças que conduziram a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.

3 As características da arte gótica são:
- Na arquitetura: Vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte românica; o uso da abóbada de nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos, filtrando a luz externa. - Na pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum. - Na escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.

4 ARQUITETURA A primeira diferença que notamos entre a igreja gótica e a românica é a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja românica apresenta um único portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso à três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais. A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os  séculos XII e XIV. Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja. As catedrais góticas mais conhecidas são: Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.

5 ROSÁCEA É um elemento arquitetônico ornamental usado no seu auge em catedrais durante o período gótico. Dentro do eixo condutor deste período artístico, a rosácea transmite, através da luz e da cor, o contato com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado.

6 Rosácea de Sainte-Chapelle em Paris.

7 Catedral de Notre Dame

8 CATEDRAL DE NOTRE-DAME EM PARIS – UMA DAS MAIS FAMOSAS DO MUNDO

9 Detalhe de rosácea do século XIII, ilustração de 1856.

10 FRANÇA

11

12 FRANÇA

13

14 ESCULTURA As esculturas estão ligadas à arquitetura e se alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feições são caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a função de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja.

15 SUÍÇA

16 PINTURA A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII, XIV e no início do século XV, quando começou a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi a procura o realismo na representação dos seres que compunham as obras pintadas, quase sempre tratando de temas religiosos, apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direção ao plano celeste.

17 ITÁLIA

18

19

20

21 Os principais artistas na pintura gótica são os verdadeiros precursores da pintura do Renascimento (Duocento): * Giotto  - a característica principal do seu trabalho foi a identificação da figura dos santos com seres humanos de aparência bem comum. E esses santos com ar de homem comum eram o ser mais importante das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ganhar plenitude no Renascimento. Obras destacadas: Afrescos da Igreja de São Francisco de Assis (Itália) e  Retiro de São Joaquim entre os Pastores.

22 Giotto di Bondone: Crucifix, 1290-1295

23 Giotto di Bondone: Crucifix, 1290-1295

24 Giotto di Bondone: Ognissanti Madonna

25

26 * Jan Van Eyck  -  procurava registrar nas suas pinturas os aspectos da vida urbana e da sociedade de sua época. Nota-se em suas pinturas um cuidado com a perspectiva, procurando mostrar  os detalhes e as paisagens. Obras destacadas: O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin.

27 O Casal Arnolfini

28 Lucca Madonna

29 Jan van Eyck

30 Jan van Eyck, foi um dos irmãos pintores flamengos (de Flandres, que é hoje a Bélgica), que romperam com as tradições, inventando a pintura a óleo. Até então, pintava-se em paredes ou em madeira para poderem transportar.  A pintura com tinta a óleo permitia, ao pintor, corrigir os erros.  Eles descobrem que a luz também é muito importante. Pintavam o ar, a luz, condicionados ao momento.  Surgem os retratos. São pinturas bem detalhadas, de uma época em que pessoas ainda posam, como se fossem manequins.

31 Vitrais Os vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. O vitral originou-se no Oriente por volta do século X, tendo florescido na Europa durante a Idade Média. Amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas. Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.

32 Vitral da Sé Velha de Coimbra

33 VITRAL NO CETIM Técnica trabalhada no cetim de seda pura com efeitos semelhantes aos maravilhosos vitrais coloridos.

34


Carregar ppt "ARTE GÓTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google