A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO
O REINADO DE D. PEDRO II MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO

2 Em julho de 1840 foi estabelecido o golpe da maioridade. D
Em julho de 1840 foi estabelecido o golpe da maioridade . D. Pedro foi aclamado imperador do Brasil com 15 anos incompletos. Esse golpe deu início ao SEGUNDO REINADO ( ) Durante o Segundo Reinado, o partido LIBERAL e o CONSERVADOR eram os partidos com maior poder no Brasil (FARINHA DO MESMO SACO ). Seus líderes eram fazendeiros, comerciantes, funcionários públicos ou militares, pertenciam a elite e tinham interesse em manter a maioria da população excluída da vida política nacional.

3 AS REVOLTAS LIBERAIS DE 1842
Tanto liberais e conservadores adotaram a violência e a fraude para defender seus interesses. ELEIÇÕES DO CACETE: Nas primeiras eleições do Segundo Reinado, os liberais pagaram capangas para espancar adversários, roubar urnas, modificar resultados etc. venceram as eleições. Os conservadores pressionaram D. Pedro II que dissolveu a Câmara e convocou novas eleições.

4 REBELIÃO PRAIEIRA Local: Pernambuco.
Motivos: a concentração de poder e riqueza nas mãos de poucas famílias e a dominação por parte dos portugueses do comércio a varejo. Movimento: Parte da elite pernambucana que estava insatisfeita formou o PARTIDO DA PRAIA. Quando o imperador nomeou um político conservador para governar a província, os praieiros não aceitaram e pegaram em armas.

5 Reivindicações: 1º O voto livre e universal do povo brasileiro. 2º liberdade de imprensa. 3º O trabalho como garantia de vida para o cidadão brasileiro. 4º O comércio Varejista só para cidadão brasileiros. 6º Extinção do Poder Moderador. A Rebelião foi controlada e seus líderes foram condenados a prisão perpétua.

6 PARLAMENTARISMO À BRASILEIRA
O Brasil hoje é presidencialista mas já adotou o parlamentarismo ( sistema inglês), neste sistema o chefe de governo é o primeiro- ministro e não o rei ou o presidente. No entanto o regime parlamentar no Brasil funcionou diferente.

7 O caso inglês: São feitas eleições para compor o Parlamento, após este acontecimento o primeiro-ministro é escolhido pelo partido majoritário do Parlamento. O caso brasileiro: O primeiro-ministro era escolhido pelo imperador, que usava para isso o poder moderador. Realizavam-se então eleições para a Câmara e, na apuração dos votos falsificava-se os resultados, para garantir a vitória do Partido do primeiro- ministro. O REI REINA, GOVERNA E ADMINISTRA.

8 Guerra do Paraguai Foi o conflito mais grave, durou quase seis anos e matou milhares de pessoas Motivos: 1º A disputa pelo controle dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e Rio da Prata. Era por esses rios que as mercadorias seguiam para o interior do continente e também para a Europa. O Brasil fazia quase todo o comércio com a província do Mato Grosso pelos rios, pois as estradas eram poucas e ruins.

9 2º A disputa pela liderança na região platina
2º A disputa pela liderança na região platina. O Imperador interviu militarmente na região platina para defender seus interesses. Derrubou dois presidentes Uruguaios e um argentino. Esses fatores estão na origem da guerra do Paraguai, conflito armado que envolveu 4 países: BRASIL, URUGUAI, ARGENTINA e PARAGUAI. VER MAPA DA PÁGINA 231.

10 O Paraguai governado por SOLANO LÓPEZ, era um país com características únicas; possuía industrias, a economia era estatizada não dependente do capital inglês e o índice de analfabetismo era zero. Devido a sua industrialização o Paraguai queria garantir uma saída para o mar, para comerciar mais facilmente, no entanto os rios que o Paraguai poderia usar eram controlados pelo Brasil e pela Argentina. A solução encontrada por Solano López foi se aliar com o Uruguai que era presidido por Aguirre, amigo de Solano e com alguns argentinos. Pretendiam formar um novo país cujo o porto seria Montevidéu. O PLANO de Solano não deu certo, porque o Brasil invadiu o Uruguai e derrubou Aguirre.

11 Solano López em resposta a invasão do Brasil ao Uruguai , aprisionou um navio brasileiro e invadiu o Mato Grosso. Em seguida pediu a Argentina para usar seu território no intuito de continuar a invasão, porém a Argentina negou então Solano declarou guerra contra a Argentina. BRASIL, ARGENTINA e Uruguai formaram a Tríplice Aliança para combater o PARAGUAI. A Inglaterra participou de forma indireta, emprestando dinheiro para os países arruinarem o Paraguai, já que este seria um concorrente. O PARAGUAI PERDEU A GUERRA.

12 CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
O Paraguai foi arruinado economicamente, perdeu território e mais de 200 mil pessoas O Brasil incorporou vastos territórios, garantiu a ligação fluvial com o sul do Mato Grosso e manteve a liderança na região platina. Ficou endividado com a Inglaterra e perdeu muitos homens. Participação de negros na Guerra.

13

14

15 CAFÉ NA LIDERANÇA O café é um planta nativa da África.
Durante o século XIX foi uma base importante da nossa economia. O Brasil possui solo e clima favoráveis para o cultivo dessa planta. Inicialmente os cafezais foram cultivados no litoral do Rio de Janeiro em seguida avançaram pelo Vale do Paraíba. Depois os cafezais ocuparam o oeste paulista, onde havia a terra roxa, tipo de solo ideal para o seu cultivo. Surgiram os Barões de café.

16

17 A PRODUÇÃO NÃO ERA SÓ O CAFÉ
O Brasil exportava também outros produtos além do café, como o açúcar, algodão, cacau, tabaco, couros, peles e borracha. O Brasil também produzia para o MERCADO INTERNO. Em Minas Gerais, por exemplo Criava-se animais, produziam-se tecidos e alimentos. No Rio Grande do Sul o principal produto era o Charque.

18 A pressão inglesa e o fim do tráfico negreiro
A Inglaterra passou a combater radicalmente tanto o tráfico como a escravidão, o que pode ser explicado pelas seguintes razões: 1º aumentar o mercado consumidor de seus produtos. 2º o açúcar produzido pelas colônias inglesas na América ficou mais caro que o brasileiro pois não utilizava mais mão-de-obra escrava. 3º os políticos ingleses aderiram os ideais iluministas contrários a escravidão.

19 Em 1845 a Inglaterra aprovou a lei BILL ABERDEEN, esta lei autorizava aos navios ingleses prender ou afundar os navios negreiros. Os traficantes de escravos brasileiros responderam a essa lei comprando mais cativos. A Inglaterra pressionou o governo brasileiro que cedeu e aprovou em 1850 a LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS, que proibia definitivamente a entrada de escravos no Brasil.

20 A questão da mão-de-obra
Com medo que faltasse mão-de-obra nas fazendas o governo aprovou a LEI DE TERRAS, que só estabelece a propriedade da mesma por meio da compra. Assim as pessoas pobres não tinham acesso a terra e iam trabalhar nas fazendas ou no comércio. Outra medida foi o tráfico interprovincial, que era a compra de cativos de outras regiões do país. O governo também incentivou a vinda de imigrantes europeus, para substituir a mão-de- obra escrava e também para que houvesse o branqueamento da população, que segundo teorias da época iriam trazer o progresso para o país.

21 Os imigrantes chegavam aqui no sistema de parceria, de acordo com este sistema cada família era responsável por certo número de pés de cafés e uma roça de subsistência; o lucro obtido com a colheita era dividido entre o imigrante e o dono da fazenda. O imigrante também deveria pagar a passagem de navio para o fazendeiro. A situação do imigrante não era nada boa pois comprava na venda da fazendo tudo que necessitava, isso aumentava ainda mais a sua dívida. Revoltas

22 Foi introduzido um novo regime de trabalho, o colonato, neste regime os colonos recebiam um salário pelo trabalho no cafezal e a permissão para plantar e criar animais

23 Modernização do Império: ferrovias e industrias
Antecedentes: 1º A TARIFA ALVES BRANCO, que aumentou os impostos sobre cerca de 3 mil produtos estrangeiros, o que protegeu as industrias nacionais. 2º A LEI EUSÉBIO DE QUEIROS, que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil. O dinheiro que era gasto na compra de escravos passou a ser investido na construção de ferrovias.

24 Foram construídas inúmeras ferrovias para o escoamento da produção
Foram construídas inúmeras ferrovias para o escoamento da produção. Foram criadas inúmeras indústrias ( tecidos, chapéus e cervejas), uma companhia de iluminação a gás, companhias de seguro, bancos, empresas de mineração e de transportes urbanos. O BARÃO DE MAUÁ incentivou a nossa industrialização.


Carregar ppt "MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google