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OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.

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Apresentação em tema: "OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO

2 OBJETIVO Após participar da Semana de Matemática e com o intuito de aplicar em nosso projeto o que foi adquirido durante o evento, criamos a Oficina de Atividades Matemáticas e Jogos com Material Concreto. Tendo em vista um maior conhecimento dos alunos assim como desenvolvendo seu raciocínio lógico matemático.

3 TRIÂNGULO MÁGICO ASSUNTO: Adição e subtração. NÚMERO DE PARTICIPANTES: no máximo 2 participantes. MATERIAL: Tabuleiro, lápis e borracha. OBJETIVO: Desenvolver estratégia e habilidades com cálculo mental. REGRA: completar o triângulo com os algarismos de 1 a 9, sem repetir, de modo que a soma seja 25 na direção indicada pelas setas.

4 MESMO ASSIM CONTINUA TENTANDO !!!! Se precisar de ajuda lá vai uma dica.

5 FINALMENTE A RESPOSTA!

6 TERMÔMETRO MALUCO ASSUNTO: Números inteiros. NÚMERO DE JOGADORES: 2 ou 3 jogadores. MATERIAL: Tabuleiro com o termômetro, um conjunto com 27 cartas, formado com três cartas de cada um dos números: 0, -1, -2,-3, -4, +1, +2, +3, +4, e marcadores de cores diferentes. OBJETIVO: Explorar o conceito de números inteiros podendo ser utilizado para introduzir as operações de adição e subtração nesse campo numérico. REGRAS: 1) Cada grupo usa um tabuleiro com o termômetro e um conjunto de cartas que devem ser embaralhadas e colocadas no centro de mesa, formando um monte, com as faces voltadas para baixo;

7 REGRAS 2 ) Para iniciar o jogo, cada jogador coloca o marcador na posição Zero e retira uma carta do monte., A seguir, o jogador deverá resolver a operação entre o valor da carta retirada e o número que o marcador está no tabuleiro. Exemplo de uma jogada: Início do jogo marcador no zero ------- Começo 0 1 jogada Retira a carta +3 ----- Vai para casa +3 2 jogada Retira a carta – 4 ---- +3 – 4 = -1 Vai para a posição -1 3) O jogo continua, com os jogadores retirando uma carta do monte e realizando o movimento a partir do valor da casa do seu marcador;

8 4) O jogador que chegara baixo de – 20 congela e sai do jogo; 5) Há três formas de ganhar o jogo: a) O primeiro que chagar a +20, ou b) o último que focar no termômetro, no caso dos outros jogadores congelarem ou saírem do jogo, ou ainda, c) O jogador que, terminado o tempo destinado ao jogo, estiver “mais quente”, ou seja, aquela que estiver com o seu marcador na casa com o maior número em relação aos demais.

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10 HEXÁGONO II ASSUNTO: Adição. NÚMERO DE PARTICIPANTES: no máximo 2 jogadores. MATERIAL: Tabuleiro, lápis e borracha. OBJETIVO: Desenvolver estratégias e habilidade com cálculos mentais. REGRA: Distribuir os números de 1 a 19, sem repetição, nos hexágonos abaixo, de modo que o resultado (soma) dê sempre 38, ao longo das linhas verticais e diagonais.

11 EIS A RESPOSTA

12 QUARTETOS ASSUNTO: Equivalência de frações, decimais e porcentagem. NÚMERO DE PARTICIPANTES: 3 jogadores. MATERIAL: cartas com quartetos res presentando um mesmo valor. EX: 5%; 5/100; 0,05 e 1/20. OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento das relações entre equivalência de frações, decimais e porcentagem. REGRA: 1. Embaralhar as cartas antes do inicio da atividade e formar uma pilha sobre a mesa virada para baixo;

13 2. Cada jogador em sua rodada, puxa uma carta da pilha e coloca sobre a mesa, formando linhas, tentando obter os quartetos das cartas correspondentes. 3. Sempre que completar uma linha com o quarteto, o jogador tira as quatro cartas para si; 4. Ganha a rodada quem obter mais quartetos.

14 BINGO DO SABER ASSUNTO: Números do dia-adia. NÚMERODE PARTICIPANTES: 2 a 3 jogadores por cartela. MATERIAL: Cartelas numeradas contendo as repostas das perguntas chamadas no bingo. OBJETIVO: Propiciar experimentos e descobertas de situações que envolvam a aritmética. REGRAS: 1) Distribuir as cartelas do bingo para os participantes; 2) Cada cartela contém uma resposta de uma pergunta; 3) Ganha aquele que primeiro completar sua cartela.

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