A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos tradicionais portugueses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos tradicionais portugueses"— Transcrição da apresentação:

1 Jogos tradicionais portugueses

2 Lencinho

3 Como se joga? Os jogadores fazem uma roda ficando apenas um menino de fora. Este menino anda à volta da roda com o lenço na mão enquanto todos os jogadores cantam: "O lencinho que vai na mão vai cair ao chão!" Discretamente deixa cair o lenço atrás de um menino que se encontra na roda. Se este estiver atento pega no lenço e corre atrás dele. Se o conseguir apanhar antes dele completar uma volta, fica com o seu lugar na roda e ganha. O que foi apanhado vai para o centro da roda. Depois continua à volta da roda para deixar cair o lenço atrás de outro colega e repetem as regras do jogo.

4 Limbo

5 Como se joga ? Duas pessoas pegam numa barra ou corda e uma agarra de um lado e a outra do outro; cada um passa por baixo da barra, virando a cabeça para cima simultaneamente com o corpo; quem tocar na barra perde e sai do jogo; quando todos passarem vai-se descendo a barra até chegar ao ponto de mais ninguém conseguir passar.

6 Links Lencinho : CE0XFR-s Limbo : _Bk

7 O Jogo do Pião

8

9 As Regras do jogo

10 O jogo da Malha

11

12 Regras do jogo :

13 Jogo do elástico :

14 O que é preciso para o jogo do elástico :
Para o jogo do elástico precisa-se de elásticos grossos, resistentes e relativamente grandes.

15 Como jogar o jogo do elástico :

16 Jogo de Saltar À corda

17 Regras : O Jogo de Saltar à Corda, podia ser disputado por várias participantes ao mesmo tempo (corda grande) ou individual (corda pequena). Numa corda relativamente grande, duas participantes pegavam nas extremidades fazendo-a balançar, em movimento circular (dando à corda). As participantes, individualmente, entravam na corda e sempre saltando de acordo com o movimento da corda. Tinham que manter-se dentro durante determinado tempo previamente designado. Pela mesma forma tinham que sair, tudo isto, sem interromper o normal andamento da corda. Também era jogado com vários concorrentes ao mesmo tempo, que tinham que entrar e sair, sempre saltando, de acordo com o fosse determinado e conforme a ordem de participação dos concorrentes. Perdia a participante que prendesse a corda, deixando por isso de rodar e, quando isso acontecesse, essa concorrente era penalizada sendo excluída do jogo, podendo ainda ter que tomar o lugar de pegar na corda (dando à corda). Nestes jogos de Saltar à Corda, ganhava sempre o concorrente que durante as provas tivesse menos faltas.

18 Jogo do anel :

19 Regras do jogo : Sentamo-nos em roda, escolhe-se um jogador para transportar o anel de mão em mão e deixar o anel na mão do jogador que quiser. No fim, pergunta a um jogador: “Onde está o anel?” (não pode perguntar a quem tem o anel). Se adivinhar, será esse jogador a distribuir o anel; se não, será penalizado (o castigo é escolhido por todos).

20 Jogo da macaca

21 Como se joga: atirar a pedra para a primeira casa e quando se começar a jogar salta-se ao pé-coxinho, saltando a casa onde está a pedra. Faz-se o mesmo para todas as casas até ao fim da macaca. Depois começa outro jogador. Quando a pedra sair fora muda-se de jogador. Este jogo tem como objetivo deitar a pedra dentro de cada casa, saltar a casa onde está a pedra sem a pisar, saltar as casas ao pé-coxinho e apanhar a pedra sem cair e não pisar as riscas.

22

23 Jogo do Berlinde O que é necessário para jogar? - Podem participar vários jogadores. - Cada jogador deve possuir, no mínimo, um berlinde (de vidro ou de metal).  - Para jogar é necessário um espaço plano de areia ou terra batida no qual se fazem três covas em linha, afastadas entre si cerca de 50 cm. É também possível transformar um tapete ou uma alcatifa que já não tem uso num bom campo de jogo. Neste caso sugere-se que se desenhem as covas (a giz, por exemplo) 

24 Como jogar? Cada jogador lança o seu berlinde para a cova mais afastada, posicionando-se na "primeira". O jogador que conseguir fazer o seu berlinde entrar na cova ou ficar mais perto dela dá início ao jogo, determinando assim a ordem dos jogadores (se forem mais de dois).  Cada jogador tentará colocar o berlinde sucessivamente em cada uma das três covas, lançando-o com os dedos, tendo direito a avançar um palmo para dar "impulso". Quando o jogador consegue fazer o seu berlinde chegar à ultima cova (a "primeira") faz o percurso no sentido oposto e lança-o a seguir para a cova do meio, para ganhar o direito a "matar". Ao concluir o percurso, o jogador ganha o direito a atingir o berlinde dos outros jogadores, para poder vencer o jogo. Para facilitar o percurso, o jogador pode acertar nos berlindes dos adversários, ganhando com isso o direito à cova que, nessa jogada, pretende alcançar. Se, por acidente, o berlinde do adversário for cair numa cova, terá de ser retirado com três lançamentos contra o mesmo. Se o lançador falhar, perde a vez e o berlinde do adversário ganha a posição daquela cova. A vez passa para o jogador seguinte.  Quem ganha? Ganha o jogador que, após completar o percurso (ganhando o direito a "matar"), acertar (“mata”) no(s) berlinde(s) de outro(s) jogador(es) em primeiro lugar.

25

26 FIM


Carregar ppt "Jogos tradicionais portugueses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google