A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Primeira Guerra Mundial é um dos eventos mais marcantes da história humana. No entanto, afirmar que a Primeira Guerra é um evento marcante, é algo pessoal,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Primeira Guerra Mundial é um dos eventos mais marcantes da história humana. No entanto, afirmar que a Primeira Guerra é um evento marcante, é algo pessoal,"— Transcrição da apresentação:

1 A Primeira Guerra Mundial é um dos eventos mais marcantes da história humana. No entanto, afirmar que a Primeira Guerra é um evento marcante, é algo pessoal, pois, depende de quem e sobre o quê vai se referir sobre o conflito. A ideia desse capítulo é que ao final, você apresente sua própria perspectiva sobre a Guerra.

2 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática A Europa como um barril de pólvora: - Nacionalismo exagerado - Imperialismo econômico (disputas por territórios) - Corrida armamentista - Alianças secretas Tudo isso contribuiu para um evento quase que inevitável: a Grande Guerra. A Europa vivia a “paz armada”, mas esse barril de pólvora estava ali para explodir a qualquer momento. O que faltava mesmo era um motivo, por mais “simples” que fosse. O “estopim” da Guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-húngaro. Europa: o barril de pólvora que inaugurou o século XX

3 Vamos ler a página 18 (3º Parágrafo) do livro.

4

5 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática A Áustria envia um ultimato, exigindo investigação sobre o assassinato. A Sérvia é “protegida” pela Rússia, que acusa a Áustria de não respeitar a soberania da Sérvia. Ao autorizar a represália austríaca, a Alemanha acabou por declarar guerra. A ideia dos alemães era que a guerra fosse curta contra franceses e russos (que tinham aliança). A invasão ao território belga acabou por colocar a Inglaterra no conflito. Atividade Conhecimento em ação (pág. 19) Vamos ler a página 18 (3º Parágrafo) do livro.

6 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática A I Guerra Mundial foi uma guerra de movimento. A Alemanha avança pela Bélgica para invadir a França mas é surpreendido pelo ataque francês. A tentativa de vencer a guerra em poucas semanas foi frustrada. Os dois adversários perceberam que vencer o inimigo não seria uma tarefa fácil. Essa fase da guerra foi a mais duradoura: o período em que os exércitos ficam estacionados em trincheiras escavadas no solo, distante alguns metros da linha inimiga. Os soldados passavam muito tempo de frente do inimigo, dentro das trincheiras, mas sem poder avançar. Uma guerra diferente das outras

7 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática “A mesma velha trincheira, a mesma paisagem, os mesmos ratos, crescendo como mato, os mesmos abrigos, nada de novo, os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma, os mesmo cadáveres no front,” “A mesma metralha, das duas às quatro, como se sempre cavando, como sempre caçando, a mesma velha guerra dos diabos.” “Ainda estou atolado nesta trincheira. (...) Não me lavei. Nem mesmo cheguei a tirar a roupa, e a média de sono, a cada 24 horas, tem sido de duas horas e meia. Não creio que já tenhamos começado a rastejar como animais, mas não acredito que me tivesse dado conta se já houvesse começado: é um questão de somenos.” O saldo da guerra foi extremamente alto. Tanto financeiramente quanto no número de baixas. A Europa era devastada pela tecnologia. A mesma que anos antes se apresentou como a redenção da humanidade. Vamos ler a página 22 do livro

8 Reportagem – encontrados nomes de 18 mil soldados na França Atividade Trabalho com documentos históricos (pág. 21) Trabalho com documentos históricos (pág. 22)

9 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática Imagens Francisco Ferdinando e sua mulher, Sofia, deixam a Prefeitura de Sarajevo, em 28 de junho de 1914 (Foto: Reuters/JU Muzej Sarajevo)

10 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática Foto não datada do velório do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua mulher, Sofia, mortos em um atentado a tiros em Sarajevo (Foto: AP/Arquivo Histórico de Sarajevo)

11 Prisão de Gavrilo Princip, à direita sem chapéu, momentos após matar o arquiduque (Foto: AP)

12 População celebra em Berlim declaração de guerra (Foto: Flickr/The Library of Congress )

13 Soldados alemães defendem trincheira na fronteira com a Bélgica (Foto: U.S National Archives)

14 Soldados franceses recolhem ferido em cidade da Bélgica, em 1914 (Foto: Flickr/The Library of Congress)

15 Soldados fazem reparo em trincheira após ataque a bomba (Foto: Flickr/U.S National Archives)

16 Imagem aérea feita de um avião britânico mostra trincheiras cavadas na Frente Ocidental, em junho de 1917 (Foto: Reuters/Archive of Modern Conflict London)

17 Tropas britânicas avançam durante a Batalha do Somme, em 1916 (Foto: Reuters/Archive of Modern Conflict London)

18 Soldados observam disparos da artilharia durante a Batalha do Somme, em 1916 (Foto: Reuters/Archive of Modern Conflict London)

19 Tropas francesas nas ruínas de uma catedral perto do Rio Marne em ataque contra os alemães (Foto: Flickr/U.S National Archives)

20 Munição das tropas alemãs abandonada na Batalha do Marne (Foto: Flickr/The Library of Congress)

21 Capelão faz sermão do cockpit de um avião de guerra (Foto: Flickr/National Library of Scotland)

22 Soldados americanos posam com máscaras de gás no Laboratório de Desenvolvimento Químico na Filadélfia, nos EUA, em 1919 (Foto: Reuters/Archive of Modern Conflict London)

23 Ossada de armênios queimados vivos por soldados turcos em 1915 (Foto: Acervo/The Armenian Genocide Museum-Institute)

24 Capítulo 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática Trabalhadores em uma fábrica de bombas na Inglaterra (Foto: Flickr/IWM Collections)

25 Vídeo I Guerra Mundial

26 Fases I Guerra Mundial Primeira fase: agosto a novembro de 1914 - Guerra de movimento. Segunda fase: novembro de 1914 a março de 1918 - Guerra de posições A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial confirmou-se durante a segunda fase. Os principais motivos da entrada dos EUA no conflito foram a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas Terceira fase: ofensivas de 1918.

27 O fim da Primeira Grande Guerra e o início de um novo mundo No ano de 1917, os países estavam muito desgastados com os conflitos (russo e austríacos, por exemplo, já estavam dispostos a firmar a paz). A crise econômica nos dois países forçava essa condição. Mas a guerra prosseguia e um novo “protagonista” aparece: os Estados Unidos. Os norte-americanos fizeram de tudo para não se envolverem no conflito, mas submarinos alemães atacou seus navios, interrompendo relações entre os dois países. A gota d´água para a entrada dos E.U.A na guerra? (4º parágrafo pág. 23) Outro evento chamou a atenção do mundo: a saída da Rússia na guerra

28 Atividade Troca de Ideias (pág. 23) História e Interação (pág. 24)

29 A conta da guerra e a busca de uma nova ordem social O reforço estadunidense mudou os rumos da guerra. “Enquanto a Alemanha está à beira da fome e da asfixia econômica, a ajuda material e humana dos americanos começa a se fazer sentir em 1918”. A pressão sobre a Alemanha só aumenta. A fome foi uma estratégia para acabar com o adversário. O submarino era utilizado, por exemplo, para abater navios ingleses que chegavam com suprimentos. Em 1918 o exército da Tríplice Aliança já demonstrava enfraquecimento. O exército alemão, perdeu mais de 228 mil soldados – metade por deserção. Foi uma questão de semanas para a Alemanha declarar armistício.

30

31 A Primeira Guerra e suas consequências

32 Em 1919, iniciaram-se os trabalhos com o objetivo de preparar os tratados de paz entre os envolvidos. Os vencidos não foram convocados para as negociações e discutir as condições de paz. A responsabilidade recaiu sobre os vencedores: França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. Vamos ler a página 28 (4º parágrafo) para entendermos como foi resolvido o processo de paz. Atividade Assistir ao vídeo do programa “Observatório da Imprensa” e seguir as orientações do vídeo, que mostra sobre a propaganda na guerra. Elaborar um texto, comentando o assunto e entregar (pág. 29) Trabalho com documentos históricos (pág. 29) Conhecimento em Ação (pág. 29)


Carregar ppt "A Primeira Guerra Mundial é um dos eventos mais marcantes da história humana. No entanto, afirmar que a Primeira Guerra é um evento marcante, é algo pessoal,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google