A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realizado por: Filipa Aires Da Disciplina : Biologia Geologia 11ºano D Nº11.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realizado por: Filipa Aires Da Disciplina : Biologia Geologia 11ºano D Nº11."— Transcrição da apresentação:

1 Realizado por: Filipa Aires Da Disciplina : Biologia Geologia 11ºano D Nº11

2 C ANCRO Neste trabalho irei abordar o Cancro da MAMA  Causas e Prevenção  Factores de risco de cancro  Como é feito o diagnóstico clínico do cancro da mama  Os seus sintoma  O cancro da mama é classificado em estádios  Auto-exame do seio  Tratamentos,  Auto-exame, e irei mostrar um filme, talvez um pouco chocante.  E mamografia

3 C AUSAS E P REVENÇÃO Número de casos novos por ano: 150 000 Número de mortes por ano: 44 000 O cancro aparece em uma pessoa em cada quatro, em cerca de quatro em cinco casos sejam benignos. O aumento da idade é um factor de risco. Poucos casos de cancro da mama se verificam antes dos 30 anos, a maioria depois dos 50. Antecedentes familiares deste tipo de cancro constituem um factor de risco, embora apenas cerca de 25% das mulheres que o contraem tenham antecedentes familiares da doença. Uma mulher que nunca foi mãe corre risco maior, bem como a que tenha tido o seu primeiro filho depois dos 30 anos ou que nunca venha a ter um filho.

4 Uma mulher cuja primeira menstruação tenha surgido muito cedo e cuja primeira gravidez completa se tenha verificado, por exemplo, após 20anos pode incorrer num risco superior. A maternidade no início da idade adulta parece constituir um factor de protecção. Uma gravidez que termina em aborto não parece ter o mesmo efeito protector no cancro da mama como a que chegue a bom termo. Pensa-se que o efeito benéfico da gravidez se deve à estimulação dos seios para formar leite após uma gravidez completa. Há estudos que provam que os contraceptivos orais aumentam ligeiramente o risco de cancro da mama, enquanto outros têm demonstrado que não existe qualquer ligação entre ambos.

5 FACTORES DE RISCO DE CANCRO Os factores de risco mais comuns, para o cancro são: Envelhecimento. Tabaco. Luz solar. Radiação ionizante. Determinados químicos e outras substâncias. Alguns vírus e bactérias. Determinadas hormonas. Álcool. Dieta pobre, falta de actividade física ou excesso de peso.

6 C OMO É FEITO O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DO CANCRO DA MAMA Por apalpação Mamografia Ultrassonografia (ecografia) Citologia aspirativa Biopsia Receptores hormonais (estrógeno e progesterona)

7 O CANCRO DA MAMA É CLASSIFICADO EM ESTÁDIOS : Estádio 0: Corresponde ao Carcinoma ductal in Situ Estádio I: Quando o tumor tem até 2cm, sem qualquer evidência de se ter espalhado pelos gânglios linfáticos próximos. Estádio II: Inclui tumores de até 5cm, mas com envolvimento de gânglios linfáticos ou então, um tumor primário com mais de 5cm, sem metástases. Estádio III: Quando o tumor tem mais de 5cm e há envolvimento dos gânglios linfáticos da axila do lado da mama afectada. Estádio IV: Quando existem metástases distantes, como no fígado, ossos, pulmão, pele ou outras partes do corpo. Uma vez identificado o estádio, é possível ao médico planear o tratamento mais adequado.

8 A UTO - EXAME DO SEIO É aconselhado para a prevenção para o Cancro mama, que todas as mulheres acima dos vinte anos realizem mensalmente este auto-exame. A melhor ocasião é o fim do período menstrual, quando os seios nem estão inchados nem muito sensíveis. Depois da menopausa, qualquer data fácil de lembrar serve, como, por exemplo, o primeiro dia de cada mês. Use sempre a mesma técnica para examinar os seios, e examine ambos os seios da mesma forma, de modo que qualquer modificação se torne imediatamente notada. Se descobrir um caroço, consulte imediatamente o médico.

9 A UTO - EXAME QUE A MULHERES PODEM FAZER

10 M AMOGRAFIA Consegue detectar o cancro da mama antes de se sentir qualquer caroço à palpação. No procedimento que aqui se apresenta, coloca-se um seio de cada vez sobre uma chapa fotográfica para raio X e utiliza-se uma cobertura plástica para achatar o seio suavemente contra a placa. Tiram-se normalmente duas ou três chapas, de ângulos diferentes. Imagem de um exame aos seios A mamografia ou radiografia da mama

11 U M EXAME DE MAMOGRAFIA Este mamograma apresenta um seio normal. As áreas mais densas, brancas, são os canais galactóforos. A área branca densa no fundo deste mamograma indica um tumor. Torna-se necessária uma biopsia a fim de determinar se é canceroso. Seio normalSeio com temor

12 U MA NOTICIA DO CANCRO DA MAMA “ TESTEMUNHA ” As recentes descobertas no campo prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama Uma dor no peito deu o alerta. Maria de Jesus Fernandes, hoje com 55 anos, fez a auto-palpação do peito e sentiu um caroço no lado direito. Os resultados da biopsia acusaram um carcinoma ductal. Pouco tempo depois, foi submetida a uma cirurgia em que lhe retiraram o tumor e uma margem envolvente de tecido normal: «Apesar de tudo, a dor no peito foi a minha sorte. Se não tivesse sentido nada, quando descobrisse, já seria tarde». Passaram quatro anos. O caso de Maria de Jesus Fernandes é uma história de sucesso. O diagnóstico precoce evitou a remoção completa da mama, a radioterapia e a quimioterapia. Felizmente, histórias como esta repetem-se por todo o mundo e a elas juntam-se os avanços da Ciência que oferecem novas esperanças. As que partilhamos agora consigo.

13 S AITE TIRADO DA INTERNET http://www.youtube.com/watch?v=u0oN0xyZ4R8

14 W EBGRAFIA http://www.cancrodamama.com/sintomas.html http://www.cancrodamama.com/ http://www.ligacontracancro.pt/ http://mulher.sapo.pt/saberviver/artigos/saude/81 5968.html http://www.youtube.com/watch?v=u0oN0xyZ4R8

15 H Á Q UESTÕES ?


Carregar ppt "Realizado por: Filipa Aires Da Disciplina : Biologia Geologia 11ºano D Nº11."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google