A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desigualdade e Globalização; EQUIPE ; Edson Lucas Lima Evandro Janailson Jamilson Prof. ª: Raquel 3 º “B” Manhã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desigualdade e Globalização; EQUIPE ; Edson Lucas Lima Evandro Janailson Jamilson Prof. ª: Raquel 3 º “B” Manhã."— Transcrição da apresentação:

1 Desigualdade e Globalização; EQUIPE ; Edson Lucas Lima Evandro Janailson Jamilson Prof. ª: Raquel 3 º “B” Manhã

2 A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia.

3 O fato é que, as autoridades são as principais causadoras desse processo de desigualdade que causa exclusão e que gera violência. É preciso que pessoas de alto escalão projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o sustento do lar entre outros.

4

5 A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

6 É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse por séculos em patamares inaceitáveis. Todavia, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX. Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil

7 A desigualdade social no mundo é muito grande, onde podemos ver famílias com uma renda financeira que não garante nem mesmo uma vida digna e outras que esbanjam dinheiro por aí. Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que os pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, o que mostra que a desigualdade social do mundo está longe de acabar.

8 Entre os países com maior diferença de renda entre pobres e ricos encontra-se o Brasil, que empata com o Equador e só perde para a Bolívia e Haiti em relação à pior distribuição de renda. Entre os mais prejudicados pela desigualdade social no Brasil encontra-se as mulheres, as populações indígenas e afrodescendentes. Felizmente, essas pessoas podem contar com a ajuda de algumas ONGs, onde pessoas caridosas e que tem um pensamento mais amplo ajudam aqueles menos favorecidos.

9 No final do século XX, uma das maiores preocupações da humanidade foi a acentuada desigualdade existente em várias regiões do planeta. A desigualdade social parece estar aumentando com o aceleramento da globalização e da revolução científico-tecnológica. Os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgados periodicamente pela Organização da Nações Unidas (ONU) têm demonstrado que os países mais ricos estão se distanciando dos mais pobres, aumentando o fosso social que separa o Norte desenvolvido do Sul subdesenvolvido.

10 Embora a humanidade tenha obtido avanços tecnológicos sem comparação com qualquer período anterior, conseguido grandes avanços na medicina, além de uma grande produtividade agrícola e na produção de alimentos como um todo, o sistema econômico mundial, essencialmente capitalista, tem sido incapaz de superar a profunda desigualdade social que persiste na maior parte do mundo. Só a desigualdade na distribuição do poder político pode explicar que se produz o suficiente para reduzir a pobreza e, no entanto, milhões de indivíduos passam fome em diversos países

11 A concentração de riqueza tem aumentado no mundo atual, gerando novos tipos de desigualdade, como, por exemplo, a de acesso à informática, o que implica aumento da desigualdade de acesso à informação – o conhecimento produzido passa a ser incorporado por uma minoria, que passa a deter cada vez maior controle dos processos de produção da riqueza global.

12


Carregar ppt "Desigualdade e Globalização; EQUIPE ; Edson Lucas Lima Evandro Janailson Jamilson Prof. ª: Raquel 3 º “B” Manhã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google