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TIPOS DE NEGÓCIOS Formalização Prof. Glauco J. Carvalho.

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1 TIPOS DE NEGÓCIOS Formalização Prof. Glauco J. Carvalho

2 Tipos de Negócios - Setores  Empresas industriais São aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos. Exemplos: - fábrica de carros - fábrica de computadores - fábrica de móveis artesanais

3 Tipos de Negócios - Setores  Empresas comerciais São aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista – ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista – comércio atacadista. Exemplos: - restaurantes - supermercados - loja de roupas

4 Tipos de Negócios - Setores  Empresas de prestação de serviços São aquelas cujas atividades não resultam na entrega de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos: - cinemas - hospitais - escolas

5 Tipos de Negócios - Modelo  Franquia Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Exemplos: - Habib’s - MacDonald’s - Farmais - Wizard

6 Tipos de Negócios - Modelo Vantagens do Franqueado - Utiliza a força da marca - Conta com a experiência do franqueador - Herda tecnologia de produção, comercialização e marketing Vantagens do Franqueador - Expande o seu nome/marca - Aumenta seu faturamento - Não é necessário investir capital para novos empreendimentos

7 Tipos de Negócios - Modelo  Empresa Familiar São empresas nas quais o fundador (aquele que iniciou a empresa) mantém na administração membros de sua família. Geralmente, essas empresas são passadas de pai para filhos, os quais passam a dirigir a empresa de geração a geração. Exemplos: - Fiat (4º geração) - Michellin (+ de 5 geração) - Votorantim (4º geração) - Colormaq (2º geração)

8 Tipos de Negócios - Modelo  Empresas de Capital Aberto São empresas que adotam o sistema de ações, fragmentando parte de seu capital entre associados e acionistas. Os acionistas em algumas ocasiões, quando detém grande porcentagem da empresa, participam do seu processo de tomada de decisão. Exemplos: - Petrobrás - Vale do Rio Doce - Nestlé - Google

9 Tipos de Negócios - Modelo  Empresa em Casa O Escritório em Casa (Home office) é o trabalho profissional realizado em casa. É uma opção atrativa para o início de micro e pequenas empresas já que representa considerável redução de custos. Exemplos: - Confecções - Alimentos - Cosméticos

10 Tipos de Negócios - Modelo  Cooperativas e Associações São sociedades fundadas com intuito cooperativo, onde todos os integrantes participam oferecendo seus serviços, cada qual com sua especialidade, e os lucros ou benefícios adquiridos são divididos ou desfrutados pelas partes interessadas. Exemplos: - Hortas comunitárias - Trabalhos de artesanato - Feiras

11 Tipos de Negócios - Modelo  Comércio Eletrônico (E-commerce) Trata-se da automação das transações comerciais por meio das tecnologias de informática e telecomunicações. A parcela mais visível do comércio eletrônico constitui-se do universo de "lojas virtuais" (sites de compras) disponíveis na internet. Exemplos: - Sites de compra on-line - mercadolivre.com.br - mercadovirtual.com.br - submarino.com.br

12 REGISTROS E FORMALIDADES para abrir meu negócio

13 Registro e Funcionamento  Registro de sua empresa O registro de uma empresa é um procedimento que varia de acordo com a região, e com o tipo de empresa a ser aberta. Descreveremos a seguir as principais considerações para abertura de uma micro empresa.

14 Etapas do Registro  Escolha do Tipo de Negócio Firma Individual: É constituída por uma única pessoa, que passa a ser responsável, com seus bens pessoais, pelas obrigações contraídas em nome da empresa, de forma ilimitada. Sociedade por quotas de responsabilidade: É constituída por duas ou mais pessoas. A responsabilidade de cada sócio é limitada à importância do capital social, distribuído entre os sócios. Neste caso, é preciso a elaboração de um contrato social.

15 Resumo - Etapas do Registro ▼ Contrato Social Junta Comercial ou Cartório de Registro de pessoa jurídica. ▼ NIRE ( Número de Identificação do Registro de Empresa) Junta Comercial ou Cartório de Registro de pessoa jurídica. ▼ CNPJ ( Registro da Empresa como contribuinte) Escolha do segmento junto à Receita Federal. ▼ Alvará de Funcionamento Junto à Prefeitura. ▼ IE ( Inscrição Estadual) Junto à Secretaria Estadual da Fazenda. ▼ Previdência Social Junto a uma das Agências de Previdência. ▼ Aparato Fiscal Notas fiscais e livros fiscais devidamente autenticados.

16 FUNCIONAMENTO DA EMPRESA

17 Legalização Para iniciar seu negócio, de acordo com as exigências legais, as empresas precisam das seguintes providências:  Adquirir livros fiscais (declaração fiscal)  Imprimir notas fiscais (tendência à nota eletrônica)  Registrar empregados

18 TRIBUTOS E IMPOSTOS

19 Carga Tributária O “Simples Nacional” é um regime de arrecadação, e abrange os seguintes impostos e contribuições: 1. Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ; 2. Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI; 3. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL; 4. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS;

20 Carga Tributária 5. Contribuição para o PIS; 6. Contribuição para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica; 7. Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS; 8. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS.

21 FORMALIZAÇÃO DA MARCA E NOME DA EMPRESA

22 Nome da Empresa  Razão Social - Regras de Nomenclaturas Deverá ser composta segundo uma das formas abaixo: a) pelos sobrenomes de todos os sócios, acrescidos da expressão Limitada ou Ltda. Ex: Sócios: João da Silva, José de Souza e Maria Fernandes. Razão social: Silva, Souza e Fernandes Ltda. b) pelo sobrenome de um ou de alguns dos sócios, acrescidos da expressão & Companhia Limitada, por extenso ou abreviadamente. Ex. Razão social: Silva & Cia. Ltda ou Silva, Souza & Cia. Ltda ou Souza e Fernandes Ltda. c) pelo nome completo ou abreviado de um dos sócios, acrescidos da expressão & Companhia Limitada ou por extenso ou abreviadamente. Ex. Razão Social: Pedro Souza Martins & Cia. Ltda ou J. O. da Silva e Cia. Ltda.

23 Nome da Empresa  Nome Fantasia – Regras de Nomenclaturas Consultar na Junta Comercial de sua cidade, para checar se não existe outra empresa com nome igual ou semelhante ao que você escolheu, no mesmo ramo de negócios, evitando-se, assim, aborrecimentos futuros. Nunca copie nomes ou marcas já existentes, pois é isso é contrário a legislação. Deve-se usar uma palavra de uso comum ou expressão de fantasia acrescido da principal atividade exercida pela empresa. Exemplo: Atividade Pretendida: Mercearia e açougue Nome Fantasia: Mercatudo Mercearia.

24 Marcas  Registros de Marcas Ao registrar uma marca, o empresário não corre o risco de ter sua marca ou nome plagiado por outros.  Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada pode requerer uma marca.  O registro é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  Os registros de marcas têm prazo de validade de 10 anos, podendo ser prorrogados por períodos sucessivos.

25 Marcas Procedimentos  1ª etapa - Solicitação de Registro  2ª etapa - Aguardar Deferimento  3ª etapa - Concessão do Certificado do Registro

26 Marcas Escolha da sua marca 1. Verifique se a marca escolhida está de acordo com todos os requerimentos legais de registro. 2. Conduza uma busca na base de marcas para ter certeza de que a marca não é idêntica ou semelhante a marcas existentes. 3. Escolha uma marca que seja fácil de ler, escrever, soletrar e memorizar, e de que ela seja adequada para todos os tipos de meios publicitários. 4. Verifique se a marca não tem conotações indesejáveis ou inadequadas no seu idioma ou nos idiomas dos mercados internacionais que possam vir a ser explorados. 5. Confira se o nome de domínio (endereço de Internet) correspondente está disponível no site do INPI (Acesso Base Marca).


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