A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães"— Transcrição da apresentação:

1 O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Katharine Paulino Mariana Rocha Amanda Cabral Laura Lucca Turma: 2º 22

2 Significado de Candomblé
O termo candomblé tem origem banta, tendo como raiz o quimbundo kiamdomb ou quicongo ndombe, ambos significando “negro”, tornaram-se sinônimo e referência genérica de diferentes expressões de religiosidade de matriz africana, exceção feita à Umbanda cuja origem intensamente sincrética a situa em outra categoria de estudo e observação. O candomblé é o “nome genérico com que, no Brasil, se designam o culto aos orixás jeje-nagôs e algumas formas derivadas, manifestas em diversas ‘nações’. Nesta religião afro-brasileira são feitas homenagens aos antepassados com festas, comidas e os objetos que os representam. As divindades homenageadas nos rituais dos terreiros são antepassados queridos que foram importantes para a existência dos adeptos do candomblé no presente.

3 Rituais Os rituais do candomblé são liderados pela mãe-de-santo ou pai-de-santo, sendo que existe uma hierarquia definida. Muitas vezes os rituais são caracterizados por danças em adoração ao orixá, que encarnam no filho ou filha de santo. As manifestações ocorrem nas casas ou terreiros, onde existem altares. Cada orixá tem um dia específico e mesmo alimentos próprios, que alguns seguidores evitam comer alguns alimentos que são considerados proibidos ou não aconselhados. Nos dias de hoje, os rituais do candomblé fazem parte da cultura brasileira, sendo um elemento importante do folclore e estando em presente em várias tradições.

4 Significado das cores e roupas
Uma das maiores características que ficou dessa vinda dos negros ao Brasil, eram os cultos afros com suas roupas, geralmente coloridas. As cores básicas do Candomblé são: preto, vermelho e branco. O preto representa o silêncio e a resignação; o vermelho a energia e a vida; o branco o luto ‘pela morte’ que proporciona o renascimento e a continuidade, nada relacionado com paz ou coisas do tipo, como as pessoas pensam. Mas na religião afro-brasileira, Candomblé, não são todos os adeptos que podem usar roupas coloridas. As abyans (novatos no culto, não iniciados)  usam somente roupas brancas. As iyawos (adeptos já iniciados na religião) do sexo feminino podem usar roupas coloridas, mas a camisa é sempre branca.

5 Pessoas relacionadas com o Candomblé
Zumbi dos Palmares:  Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. - Acredita-se que por ser parte dos negros, com eles vieram o candomblé, como foi descrito anteriormente essa religião acompanhou os negros que imigraram para o brasil. Artistas: - Daniela Mercury - Maria Bethânia - Chico Buarque

6 Conclusão Concluimos que o Candomblé é uma religião de origem africana, trazida no Brasil pelos escravos. Considerado também, como uma seita. Observação: - Seita é um termo que deriva do latim "secta" cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal.


Carregar ppt "O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google