A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES NAGÔ. O Recôncavo baiano é a região que circula a Baía de Todos os Santos. No século VIII, a Vila do Porto de Nossa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES NAGÔ. O Recôncavo baiano é a região que circula a Baía de Todos os Santos. No século VIII, a Vila do Porto de Nossa."— Transcrição da apresentação:

1 A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES NAGÔ

2 O Recôncavo baiano é a região que circula a Baía de Todos os Santos. No século VIII, a Vila do Porto de Nossa Senhora de Cachoeira era a mais rica do Recôncavo graças a produção do fumo e da cana de açúcar.

3

4 O s estudos realizados sobre o modelo religioso denominado candomblé no século XIX até então havia privilegiado a cidade de Salvador como centro de irradiação de um culto organizado em nações rituais elaboradas a partir de elementos trazidos dos reinos: Iorubá, Daomé ou Angola/Congo. S obre o modelo onde predomina a tradição iorubá, também se acreditava que a expressão Ketu seria uma espécie de síntese da cosmovisão nagô. CONSTATAÇÃO: Na cidade de Cachoeira a expressão nagô possui outro significado.

5 A PESQUISA 89 inventários post mortem escravos com ocupação. Lista de recenseamento Fichas Crimes e jornais Depoimento de pessoas (acima de 40 anos até 101 anos)

6

7

8 NAGÔ VODUNSI

9

10

11 SUCESSÃO

12 Sr. Justo

13 NAGÔ IGEXÁ

14 Mãe Perina

15 NAGO TEDÔ Mae Judite de Xangô Terreiro Ici Mimó

16 TERREIRO DA CAJÁ

17

18

19

20

21

22

23

24 O s mesmos grupos étnicos africanos que entraram na cidade de Salvador, produziram de forma diferente a construção de modelos rituais no Recôncavo expressos através de características particulares como: Uma língua ritual própria chamada também de nagô; Um culto doméstico; Um ciclo litúrgico curto; Ausência de ostentação de elementos africanos; Presença de elementos católicos e indígenas em alguns como característica de identidade; Interpenetração de elementos de várias tradições africanas; Participação efetiva de homens como fundadores das casas; Organização de famílias rituais que interpenetram com a biológica formando uma espécie de mandala africana; Religião intinerante. RESULTADOSRESULTADOS

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 APOIO:

35

36

37 A todos os nossos antepassados que acreditaram na vitória que hoje vivenciamos… A família de Érico Vannucci por manter viva a chama da preservação da memória e da identidade nacional. Axé!!!


Carregar ppt "A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES NAGÔ. O Recôncavo baiano é a região que circula a Baía de Todos os Santos. No século VIII, a Vila do Porto de Nossa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google