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Fontes de financiamento 2015. Agenda  Fontes de financiamento para investimentos de impacto  Fontes de financiamento do mercado de crédito tradicional.

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1 Fontes de financiamento 2015

2 Agenda  Fontes de financiamento para investimentos de impacto  Fontes de financiamento do mercado de crédito tradicional  BNDES  IFC  BID  Crowdfunding

3 Financiamento de investimento com impacto

4 Fontes de investimento para investimento de impacto  Investimento de impacto  “Investimentos de impacto são aqueles feitos em negócios que possuem a intenção de causar impacto social, além do retorno financeiro” JP Morgan, 2010.  Impact first / financial first  Alto grau de risco percebido  Indivíduos de alta renda  Fundos familiares  Órgãos multilaterais  Setor social privado  Pouco movimento de  Investidores institucionais  Fundos de pensão  Bancos de investimentos

5 Tipo de financiamento para cada estágio Start-upCrescimentoexpansão Dinheiro próprioX Família e amigosX DoaçõesXX Subvenção econômica (Órgãos governamentais e multilaterais) XXX Empréstimos subsidiados (Órgãos governamentais e multilaterais) XX Empréstimos com taxa fixa XX Empréstimos com taxa variável X Participação acionáriaXXX Start-up: ▫ deixa de ser um plano; ▫ oportunidade de negócio com paixões, talentos e experiência; ▫ velocidade para usar os recursos escassos; ▫ desafio do produto ser aceito pelo mercado Crescimento: ▫ produtos aceito minimamente; ▫ Impossível afirmar se é viável financeiramente dentro do modelo operacional; ▫ potencial de atingir escala; ▫ desafio: margem saudável e buscar lucratividade Expansão: ▫ aumentar as vendas e produtividade; ▫ diversificar portfólio Fonte: Barki et al, 2014.

6 Financiamento de LP no Brasil  LP: fundos de pensão, fundos de fundos, seguradoras, bancos, empresas familiares (family offices) fortunas particulares e agências multilaterais de fomento  CP: gestoras independentes de recursos Veículos de investimento nascente desenvolvimento consolidação maturidade - Menos líquido + líquido Seed capital VC IPO PE

7 Processo de investimento  1. Prospecção: 2 – 6 meses  Boutique M&A  Sistemas locais de inovação  Empresas parceiras  Redes de anjos ( Anjos Brasil, Harvard Angels, Gávea Angels )  Gvcepe (centro de epsquisa em capital empreendedor)  2. Análise e negociação: 3-4 meses  Potencial  Risco de desenvolvimento  Risco financeiro  3. Aprovação e contratação  Teses de investimento  4. Aceleração: 5-10 anos 3931 propostas recebidas 1681 propostas analisadas 92 due dilligence 50 receberam investimento

8 Curva J  Tempo de saída: 8 a 10 anos, saída do Fundo  Vende para alguém  Não pegam recursos dos empreendedores  Se ninguem comprar, vende para empreendedores

9 PITCH 1. Capa 2. Problema identificado 3. Solução 4. Mercado 5. Modelo de negócio 6. Estratégia comercial e marketing 7. Concorrentes e substitutos (seja sincero!) 8. Equipe 9. Resultados e projeções financeiras 10. Captação pretendida

10 PITCH 1. Capa 2. Problema identificado 3. Solução 4. Mercado 5. Modelo de negócio 6. Estratégia comercial e marketing 7. Concorrentes e substitutos (seja sincero!) 8. Equipe 9. Resultados e projeções financeiras 10. Captação pretendida O que buscam? Pain killer - Problema percebido como dor de cabeça S: Tecnologia disruptiva inovação de fronteira Afeta o core dos clientes potenciais Alto valor agregado após a prova de conceito Quando as soluções atuais são insuficientes ou obsoletas S: eficiência

11 PITCH 1. Capa 2. Problema identificado 3. Solução 4. Mercado 5. Modelo de negócio 6. Estratégia comercial e marketing 7. Concorrentes e substitutos (seja sincero!) 8. Equipe 9. Resultados e projeções financeiras 10. Captação pretendida MERCADO Segmento alvo de R$ 200 MM Em crescimento/baixa saturação Alta barreira de entrada

12 PITCH 1. Capa 2. Problema identificado 3. Solução 4. Mercado 5. Modelo de negócio 6. Estratégia comercial e marketing 7. Concorrentes e substitutos (seja sincero!) 8. Equipe 9. Resultados e projeções financeiras 10. Captação pretendida MODELO DE NEGÓCIO Foco em receita recorrente Modelo de upselling Proposta de valor clara

13 PITCH 1. Capa 2. Problema identificado 3. Solução 4. Mercado 5. Modelo de negócio 6. Estratégia comercial e marketing 7. Concorrentes e substitutos (seja sincero!) 8. Equipe 9. Resultados e projeções financeiras 10. Captação pretendida Alto poder decisório interno Baixo Churn e alta conversão comercial (cliente não te largar) Estratégia validada para base de clientes representativa

14 PITCH 1. Capa 2. Problema identificado 3. Solução 4. Mercado 5. Modelo de negócio 6. Estratégia comercial e marketing 7. Concorrentes e substitutos (seja sincero!) 8. Equipe 9. Resultados e projeções financeiras 10. Captação pretendida Diferencial competitivo Consumo de caixa e endividamento Faturamento mensal R$ 60 mil Porque o negócio é escalável

15 ERROS COMUNS  Subestimar barreiras regulatórias  Superestimar tamanho do mercado  Não segmentar o mercado endereçado  Ser fechado a sugestões dos investidores  Não ter estratégia comercial consistente (mais difícil!)  Não adotar premissas realistas  Não tenho concorrentes!  Expectativas mirabolantes de valuation  Solução sem capacidade de escalar Fonte: Lobão, SP Ventures

16 Fundos de venture capital  Taxa de retorno de 25% a 40% aa  12 vezes de retorno  Escalabilidade: 5,5 – 10 vezes em 5 a 10 anos  Sobrevivem com taxa de administração, que financia processo de aceleração  Desde o começo:  Qual a potencial estratégia de saída?  Vertical, horizontal, estrangeiro, nacional ou IPO  Primeiros desinvestimentos  7 deals, um deles com TIR > 100%  De 36, 4 foram vendidos de volta para empreendedor

17 Fundos de venture capital  Hands on  Business analyst  Prospecção de mercadi  Developer  Área financeira e melhoria de processos  Gerente de negócios  Guardião da estratégia, o que foi definido na tese de investimento

18 Participantes (slide 6 ao 16 –pesquisa realizada pela Quintessa, Aspen e LGT)

19 Universo de participação 28: potenciais investidores identificados 22: investidores participaram do estudo 20: investidores que já estão atuando 02: pretendem iniciar operação em 2014

20 Tipos de investidores

21 Tamanho do Mercado Tamanho do mercado  US$ 177 milhões geridos por oito fundos sediados no Brasil  US$ 3 bilhões em fundos geridos pelos outros onze investidores internacionais ativos no Brasil  Cinco fundo pretende captar um total estimado de US$ 150 milhões para 2014/15 Capital investido  Desde 2003, um total de US$ 76,4 milhões foi investido em 68 negócios de impacto.  Para 2014: Dezenove respondentes declararam que planejam investir entre US$ 89 milhões e US$ 127 milhões em 2014.

22 Retorno Financeiro

23 Setores Prioritários

24 Critérios de investimentos

25 Investimento por estágio do negócio

26 Instrumento de Investimento

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29 As instituições e as linhas IFC BID FINEP BNDES

30 Missão BNDES ▫ promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais ▫ Áreas de atuação  Inovação  Infra-estrutura  Bens de Capital  Micro, Pequenas e Médias Empresas  Capacidade Produtiva  Inserção Internacional  Desenvolvimento Urbano  Desenvolvimento Social  Meio Ambiente

31 Projetos de financiamento

32 Quem pode tomar financiamentos

33 Requisitos mínimos  Capacidade de pagamento  Cadastro comercial satisfatório  Em dia com as obrigações fiscais e previdenciárias  Não estar em regime de recuperação de crédito  Dispor de garantias para cobrir o risco da operação  Cumprir as exigências da legislação ambiental

34 Tipos de operações Operações diretas Operações indiretas

35 APOIO FINANCEIRO Apoio financeiro do BNDES ▫ I. Financiamentos  Linhas de Financiamento, regras particulares, mais adequadas aos objetivos da linha.  Programas, de caráter transitório, voltados para um determinado segmento econômico;  e os Fundos, também destinados a setores específicos de atividade.  II. Recursos não reembolsáveis  Alguns projetos podem receber aplicações financeiras, sem a exigência de reembolso. Tratam-se de investimentos de caráter social, cultural (ensino e pesquisa), ambiental, científico ou tecnológico.  III. Subscrição de valores mobiliários  Em sociedades anônimas, de capital aberto ou fechado, em emissão pública ou privada e em fundos de investimento fechados. O BNDES também oferece programas destinados à composição de fundos de destinação específica. 1.Cinema perto de você 2.Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde - PROFARMA Inovação 3.Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro do BNDES - PASS 4.Programa para o Desenvolvimento da Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação – PROSOFT 5.Programa BNDES de Microcrédito - BNDES Microcrédito

36 AC: área de crédito DEPRI: depto prioridades 30 60 210 Etapas do processo

37 Classificação porte  BNDES

38 Linhas – capital de giro Fonte: Brumatti, 2014.

39 Linhas – capital de giro Fonte: Brumatti, 2014.

40 Linhas - financiamento

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43 PSI: Programa de Sustentação do Investimento

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45 Linhas  Capital Inovador  Empréstimos a partir de R$ 1 milhão  Taxas de juros baixas  Prazo até 12 anos  Empresas que desenvolvem atividades inovadoras de forma sistemática

46 BNDES automático  Sistemática operacional

47 Cartão BNDES  Apoiar de forma ágil, com uma linha de crédito automática e pré-aprovada, as Micro, Pequenas e Médias Empresas

48 Cartão BNDES  Itens financiáveis  Mais de 87 mil produtos cadastrados no Site por mais de 8,8 mil fornecedores  Máquinas, equipamentos e softwares  Autopeças e pneus novos* para caminhões, ônibus,  tratores e implementos rodoviários, agrícolas e  industriais  Insumos (têxtil, coureiro-calçadista,  transformação plástica, moveleiro e de rochas  ornamentais)  Farinha de trigo, laminados de aço e de outros  metais e papel imune

49 Cartão BNDES  Fornecedores  Acesso a mais de 140 mil clientes do Cartão BNDES  Financiamento automático para o cliente  Garantia de recebimento da venda  Indicação de distribuidores/revendedores  Exposição do catálogo de produtos gratuita

50 Apoio à exportação Participação máximaprazoComprovação Pré-embarqueAté 100% do valor FOB Financiamento: até 18 m; Embarque: até 12 m; Amortização: parcela única ou até 5 m Registro de Exportações (RE) Contratos de Cambiais (CC) Pré-embarque ágil Até 30% do valor FOB do Compromisso de Exportação Financiamento: até 18 m; Embarque: de 6 a 12 m; Amortização: parcela única ou até 5 m Simplificada, através do Sistema ALICE Pré-embarque especial 100% do valor FOB do incremento MPME ou Grande: amortização em até 30 meses Com Consulta Prévia Sistema Alice Pré-embarque âncora Até 100% do valor FOB Financiamento: até 18 meses; Embarque: até 12 meses; Amortização: até 6 meses após a data limite para o Embarque Com Consulta Prévia Pós-embarqueAté 100% do valorMáximo de até 12 anosRefinanciamento ao exportador, Por desconto de títulos de crédito de exportação

51 II. PROGRAMAS  PROGEREN  Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda  Objetivo:  Aumentar a produção, o emprego e a massa salarial, por meio do apoio financeiro, na forma de capital de giro  Receita Operacional Bruta (ROB) de até R$ 300 milhões.

52 CUSTO COMPARADO

53 Desembolsos

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55 BNDES Desembolso por Produto

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57 Operações 2015 Por porte Por setor

58 Operações por porte

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63 Fontes internacionais

64 20 principais fontes

65 IFC (multilaterais internacionais )  INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION  Membro do Banco Mundial  Alvo:  Empresas iniciantes e projetos de expansão com finalidade lucrativa em países em desenvolvimento  Prazos estendidos (até 20 anos)  Taxas de juros de mercado

66 BID (multilaterais internacionais)  Banco Interamericano de Desenvolvimento  Linha de financiamento: “Oportunidades para a Maioria”:  modelos de negócios sustentáveis que envolvam:  Empresas do setor privado  Governos  Comunidades locais em países da América Latina e Caribe  Prazo: até 15 anos  Taxa de juros de mercado  Brasil: Tenda Atacado (cartão de crédito Vox Cred)

67 FINEP  Programa Juro Zero  Empresas de pequeno porte  Sem juros  Procedimentos simplificados

68 Crowdfunding 1. Fonte: http://pesquisa.catarse.me/http://pesquisa.catarse.me/ 2. Bolsa de Valores SocioAmbientais - BVSA

69 BIRD  Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos alavancados para os países em desenvolvimento para os programas de capital.  O Banco Mundial dispõe de duas instituições:  Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD): empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. O BIRD levanta grande parte dos seus fundos através da venda de títulos nos mercados internacionais de capital.  Associação Internacional de Desenvolvimento (AID): Desempenha um papel importante na missão do Banco que é a redução da pobreza. A assistência da AID concentra-se nos países mais pobres, aos quais proporciona empréstimos sem juros e outros serviços. A AID depende das contribuições dos seus países membros mais ricos - inclusive alguns países em desenvolvimento - para levantar a maior parte dos seus recursos financeiros.

70 BID - www.iadb.org  O BID é a principal fonte de financiamento multilateral e de conhecimentos para o desenvolvimento econômico, social e institucional sustentável na América Latina e no Caribe.  O Grupo do BID:  Banco Interamericano de Desenvolvimento BID;  Corporação Interamericana de Investimentos (CII): financiamento de médias e pequenas empresas;  Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin): promove o crescimento do setor privado com investimentos e operações de cooperação técnica não- reembolsáveis, com ênfase na microempresa.

71 BID  O Grupo BID oferece instrumentos financeiros para o financiamento público (soberano) e projetos de investimento privados (não-soberanos) para ajudar a acelerar o desenvolvimento econômico e social de seus países membros na América Latina e no Caribe.  Os instrumentos são:  Empréstimos  Subsídios  garantias  investimentos

72 BID  Captação de recursos:  países membros  empréstimos contraídos nos mercados financeiros; e  negócios de co-financiamento.  Os recursos financeiros são compostos pelo Capital Ordinário (CO), o Fundo para Operações Especiais (FOE), Empréstimos de recursos concessionais, o Mecanismo de Financiamento Intermediário (IFF) e fundos fiduciários estabelecidos por países individuais ou grupos de países.

73 Projeto da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet 8313/91) Fonte: Ministério da Cultura

74 Lei Rouanet 8.313/91  É a Lei que institui o PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura), cuja finalidade é a captação e canalização de recursos para diversos setores culturais. .

75 Lei Rouanet 8.313/91 ..

76 ..

77  Formas de financiamento:  Fundo Nacional de cultura – FNC  Mecenato  Fundos de Investimento Cultural e Artístico – FICART (não ativado)

78 Lei Rouanet 8.313/91  Formas de financiamento:  Fundo Nacional de cultura – FNC  80% para projeto  20% contrapartida do proponente

79 Lei Rouanet 8.313/91  Formas de financiamento:  Mecenato: investimento em projetos culturais, mediante:  Doações  Patrocínios  Contribuições ao FNC  Contribuintes:  Pessoa física: pode aplicar em projetos culturais até 6% do imposto de renda devido.  Pessoa Jurídica: até 4% do imposto de renda devido.

80 Lei Rouanet 8.313/91  Formas de financiamento:  Mecenato

81 Lei Rouanet 8.313/91  Formas de financiamento:  Mecenato – Doações:  Quem pode receber?  pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural sem fins lucrativos e o FNC.

82 Lei Rouanet 8.313/91  Formas de financiamento:  Mecenato – Patrocínio  Transferência definitiva e gratuita de numerário para realizaçào de projetos culturais. Tem a finalidade de promoção e publicidade para o incentivador.  Quem pode receber?  pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural sem fins lucrativos e o FNC.

83 Lei Rouanet 8.313/91  Formas de financiamento:  Mecenato

84 Lei Rouanet 8.313/91  Procedimentos para apresentar projetos:

85 Projeto Lei de Incentivo ao Esporte – 11.438/06

86 Etapas  1) O primeiro procedimento para a apresentação dos projetos é o cadastramento.  http://portal.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/orientacoesCadastro.j sp http://portal.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/orientacoesCadastro.j sp  Quem é o proponente?  Pessoas jurídicas de direito público ou privado sem finalidade econômica de natureza esportiva (cujo ato constitutivo disponha expressamente sobre sua finalidade esportiva), ou seja, é a entidade que será responsável pela apresentação, execução e prestação de contas de projetos desportivos ou paradesportivos, porventura aprovados no âmbito do Ministério do Esporte, para captação de recursos nos termos da Lei nº 11.438/06.

87 Etapas  2) O segundo passo é o preenchimento dos formulários disponibilizados no site do Ministério do Esporte. Após o preenchimento e impressão, o proponente deverá juntar ao formulário impresso toda a documentação obrigatória elencada no Decreto 6.180 de 03 de agosto de 2007, em seus art. 9º e 10º e a Portaria nº 120 de 03 de julho de 2009, em seus arts. 4º e 5º, sendo:

88 Etapas 1. pedido de avaliação do projeto dirigido à Comissão Técnica, com a indicação da manifestação desportiva; 2. cópias autenticadas do CNPJ, do estatuto e das respectivas alterações, da ata da assembléia que empossou a atual diretoria, do Cadastro de Pessoa Física - CPF e do documento Registro Geral - RG dos diretores ou responsáveis legais, todas relativas ao proponente; 3. descrição do projeto contendo justificativa, objetivos, cronograma de execução física e financeira, estratégias de ação, metas qualitativas e quantitativas e plano de aplicação dos recursos; 4. orçamento analítico e comprovação de que os preços orçados são compatíveis com os praticados no mercado ou enquadrados nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Esporte, com a apresentação de 03 orçamentos; 5. comprovação da capacidade técnico-operativa do proponente; 6. comprovação de funcionamento do proponente há, no mínimo, um ano; 7. nos casos de construção ou reforma de imóvel, comprovação de pleno exercício dos poderes inerentes à propriedade do respectivo imóvel ou da posse, conforme dispuser o Ministério do Esporte.

89 Etapas  3) O terceiro passo é o envio da documentação relativa aos projetos desportivos ou paradesportivos para Ministério do Esporte, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Térreo, Setor de Protocolo, Brasília/Distrito Federal, CEP 70054-906, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. No caso de remessa da documentação por correio, deve-se encaminhá-la ao endereço com AR.

90

91 Referências bibliográficas J.P.MORGAN GLOBAL RESEARCH. Impact investments: an emerging assets class. NY, 2010. BRUMATTI, Lívia Martinez. O impacto do sistema creditício na aglomeração produtiva geográfica de bicho de pelúcia e enxoval de bebê do município de Tabatinga /SP. Mestrado: Unesp Rio Claro, 2014. VERGUEIRO, João Paulo. 50 Fontes Internacionais de Financiamento de Projetos, out 2012. QUINTESSA. Fontes de financiamento de investimento de impacto, ago 2014. CATARSE. Retrato do financiamento coletivo no Brasil. 2014.


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