A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BUDISMO. Origem do Budismo O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. O budismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BUDISMO. Origem do Budismo O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. O budismo."— Transcrição da apresentação:

1 BUDISMO

2 Origem do Budismo O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originou – se na região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama também conhecido como Buda. Ele criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.

3 Ensinamentos do Budismo Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a ideia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta ideia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações. Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana

4 A Filosofia para eles A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.

5 Alguns filósofos, como o alemão Karl Jaspers, dão a essa época o nome de Era Axial. Axial diz respeito a eixo. Foi, portanto, quando o homem começou a buscar o seu eixo. Ou, segundo Jaspers, quando passamos a prestar atenção em nós mesmos. A filosofia budista também define cinco comportamentos morais : não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.

6 SIDDHARTA GAUTAMA Sidarta foi criado num ambiente luxuoso palácio e cercado de conforto material. Mas isso não lhe bastava e ele vivia insatisfeito. Ao seu redor, a maioria das pessoas eram pobres e sempre passavam necessidades. Mesmo entre os ricos, haviam pessoas infelizes. E a morte era certa para todos. Sidarta decidiu, então, criar uma nova filosofia religiosa, que livrasse o espírito, senão o corpo, das aflições mundanas. Se um homem é ruim durante sua vida, ele renasceria como uma forma de vida inferior. Se não, ele renasce como outra pessoa. Este ciclo de reencarnação é infinito, mas Sidarta concluiu que, ao seguir o caminho correto (dharma) da meditação e devoção, a alma poderia chegar estado de nirvana. Sidarta adotou o nome de Buda, que significa ”o iluminado”, e saiu pelo mundo para ensinar sua filosofia. Após sua morte, seus seguidores espalharam a filosofia budista pela Ásia Buda: abandonou a mulher, o filho e as riquezas de seu palácio para meditar e criar uma das mais importantes religiões orientais.

7 CURIOSIDADES As imagens do Buda gordo representam a fortuna interior e a prosperidade para o bem. O Mestre Yaco ensina que quando Sidarta estava esquelético, não comia nada procurando o seu Nirvana através de técnicas do ascetismo, percebeu que fazer isso não traria a sua iluminação, então se alimentou bem para ter energia para poder se iluminar, foi isso que deu origem as imagens do Buda gordo, porém ele não foi gordo

8 ALGUMAS FRASES FAMOSAS “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” - Buda “Cada qual pagará a si mesmo pela má ação que cometeu. Praticando uma boa ação, cada qual se purificará a si mesmo. Não se pode purificar uns aos outros.” - Buda “Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.” - Buda

9 Integrantes do grupo Isabela Victor Matheus Kétsia Pedro Augusto Michelle Christian


Carregar ppt "BUDISMO. Origem do Budismo O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. O budismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google