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NAVTEC SISTEMAS AERONÁUTICOS LTDA Contrato FINEP 03.11.0389.00 INPI=BR 10 2012 009085 6.

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1 NAVTEC SISTEMAS AERONÁUTICOS LTDA Contrato FINEP 03.11.0389.00 INPI=BR 10 2012 009085 6

2 Introdução: Com advento de novos sistemas de telefonia celular, transmissão de dados, recepção de satélites, dentre outros. A tecnologia de microondas foi popularizada, tornando as disponíveis e de fácil aquisição.

3 Introdução: Aproveitando estas vantagens, viabiliza em um sistema de orientação para pouso que, operando em frequências mais elevadas, resulta em um produto menor, leve, de fácil transporte, instalação e com custo accessível.

4 Princípio de Funcionamento (Fig. 1): O transmissor (TX) emite, alternadamente, dois diagramas de irradiação direcionais, identificadas por códigos. O receptor (RX) mede e compara as amplitudes dos sinais #1 e #2. Quando a aeronave estiver localizado no plano de simetria, receberá os dois sinais com intensidade igual; deslocado à direita ou à esquerda do plano, o sinal de um lóbulo resultará superior ao do outro. A diferença de intensidade entre os dois sinais indicará a grandeza e o sentido do deslocamento em relação do plano de simetria.

5 #1 Princípio de Funcionamento (Fig. 1): #2

6 Estimativas e Possibilidades: Com diagramas de 10º (largura de feixe), interseccionando-se nos pontos de -3dB, estima-se que a precisão obtida é similar ao ILS convencional. Um diagrama de 10º é conseguido com uma antena parabólica com cerca de 85 cm de diâmetro, a 2.4 GHz. Esta dimensão varia inversamente com a Frequência utilizada: A 5.8 GHz, por exemplo, o diâmetro seria de 48 cm, aproximadamente.

7 Estimativas e Possibilidades: Com quatro alimentadores, sendo dois no plano horizontal e dois no plano vertical, obtém-se orientação em azimute (LOC) e elevação (GS) em uma só antena e um único transmissor.

8 Estimativas e Possibilidades: Há necessidade de ajuda de outro sistema (GPS, NDB, VOR, por exemplo) para orientação da aeronave até a área de cobertura do sistema FAAS (+/-10º em relação ao eixo da antena). O GPS (Global Positioning System) foi consagrado em toda aviação como sistema padrão de navegação, mas carece de precisão (principalmente em altura) para conduzir o avião até o pouso.

9 Estimativas e Possibilidades: Não há limites para a seleção do ângulo da rampa de descida, já que ele só depende do posicionamento da antena. O que tornaria o sistema particularmente útil em aproximações críticas. Com dimensões reduzidas possibilita instalação em uma plataforma estabilizada.

10 Sistema FAAS: A Estação Transmissora utiliza uma antena com um refletor parabólico e 4 alimentadores, dois (1 e 2) no plano vertical para Glide Slope (GS) e dois (3 e 4) no plano horizontal para Localizer (LOC). A chave de RF conecta sequencialmente o transmissor a cada um dos alimentadores. Durante cada transmissão é enviada a palavra de identificação do alimentador correspondente. Todo o processo de transmissão é controlado por um microcontrolador.

11 Sistema FAAS:

12 O receptor recebe, identifica e processa os sinais, gerando o comando aos indicadores na forma de PWM. Todo processo é controlada também por um microcontrolador.

13 Sistema FAAS: Antena PEK-35H

14 Sistema FAAS: Estação Transmissora instalada ao lado da pista de taxi do aeroporto de Bebedouro SP

15 Sistema FAAS: Alimentador PEK-41H Amplificador Teletronics Transmissor PEK-29 Chave RF PEK- 20E Detalhe da estação transmissora

16 Sistema FAAS: Indicador PEK-37 GPS Receptor PEK-36 Estação Receptora instalada no painel do Echo P92 PU-FLA, ao lado do GPS

17 Sistema FAAS: Antena Ajustes...

18 Sistema FAAS: (Fotos dos ensaios em vôo realizados na pista de Bebedouro SP em maio/2014)

19 PERGUNTAS E RESPOSTAS: O FAAS pode substituir o ILS? A função do FAAS é transformar uma aproximação de (GPS, NDB, VOR) em aproximação de precisão similar ao ILS. Por exemplo, a pista da Embraer em Gavião Peixoto tem um procedimento de pouso GPS aprovado para uma DA (altura de decisão) de 400 pés, com o FAAS, esta altura poderia ser reduzida a 200 pés.

20 PERGUNTAS E RESPOSTAS: O FAAS pode orientar em arremetidas (go-around)? SIM. Com a instalação de dois sistemas, um para cada cabeceira, vai garantir a aproximação de precisão em cada cabeceira, além de orientar na arremetida.

21 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Há possibilidade de se instalar as antenas LOC e GS nas posições convencionais do ILS, ou seja, GS próxima à cabeceira de pouso e a LOC na cabeceira oposta? Sim. Desde que se usem dois transmissores, um para LOC, outro para GS.

22 Rua Dr. João de Azevedo, 71 - Morro Chic / Itajubá – MG Telefone: (35) 3623-6167 Site: www.navtec.com.brwww.navtec.com.br E-mail: barbosa@navtec.com.brbarbosa@navtec.com.br (Antônio Luiz BARBOSA) (Antônio Luiz BARBOSA)


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