A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Company LOGO Matemática Ensino Fundamental II 3º ENCONTRO maio / 2015 DIMENSÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Company LOGO Matemática Ensino Fundamental II 3º ENCONTRO maio / 2015 DIMENSÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 Company LOGO Matemática Ensino Fundamental II 3º ENCONTRO maio / 2015 DIMENSÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

2 2

3 AS CINCO BOLAS 3 ESPIRITUALID ADE TRABALHO AMIGOS SAÚDE FAMÍLIA

4 Imagine a vida como uma bola, na qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar... Essas bolas: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é a única bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio da vida. Como? Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes: cada um de nós é um ser especial. Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio. 4 AS CINCO BOLAS

5 Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração. Apegue-se a elas com a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida. Não desista enquanto é capaz de um esforço a mais. Nada termina até o momento que se deixa de tentar. Não tema admitir que não é perfeito. Não tema enfrentar riscos. É correto riscos que aprendemos a ser valentes. 5 AS CINCO BOLAS

6 Não exclua o amor de sua vida, dizendo que não se pode encontrá- lo. A melhor forma de receber amor e dá-lo. A forma de mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar –lhe asas. Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai. Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente. Não use imprudentemente o tempo e as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita. A vida não é um acorrida, mas sim uma viagem, que deve ser desfrutada a cada passo. Lembre-se: ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva - por isso se chama presente. 6 AS CINCO BOLAS

7 Familiarizando-se com o AVA  Acessos;  Respostas das atividades;  Devolutiva das postagens;  Materiais didáticos postados;  Dificuldades.

8 Modalidades organizativas 1- Qual a concepção de ensino e aprendizagem que sustenta o Currículo Oficial? 2- O Currículo Oficial contempla alguma modalidade organizativa? Quais? 3- Que tipo de conteúdos estão sendo privilegiados? (PROCEDIMENTAIS; FACTUAIS; ATITUDINAIS; CONCEITUAIS; METACOGNITIVOS). 4- O que é uma boa situação de aprendizagem ?

9  “ Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente”. Telma Weisz  Ao professor sujeito de sua prática docente corresponde um gestor sujeito de sua função formadora... O Gestor de uma escola que aprende para ensinar

10 MODALIDADES ORGANIZATIVAS Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

11 Atividade 1

12 MODALIDADES ORGANIZATIVAS  ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc. Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

13  SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos. MODALIDADES ORGANIZATIVAS

14  PROJETOS - Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final. 3 Logo

15 MODALIDADES ORGANIZATIVAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS – São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

16 Qual é a diferença entre um plano de aula e uma sequencia didática? MODALIDADES ORGANIZATIVAS

17 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem  Os alunos precisam por em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;  Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;  A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;  O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

18 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES  Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos. Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas.  O professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização.  O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor . O conteúdo a ser estudado é visto de forma compartimentada.

19 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos.  Conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela.  O professor intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade.

20  O aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas.  O conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido.

21 NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES  Há uma sequência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade. Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos.  O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática. Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino.

22 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  A sequenciação (SD) é vista em termos de nível de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos. Baseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade. Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares. Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias.

23 Projetos de rede desenvolvidos em anos anteriores... Noite cultural da EJA; Concurso de redação; Projeto meio ambiente; Professor destaque; Festival de atletismo; Jem’s; Intercâmbio esportivo; Publicações; Consciência negra; Gincana; Projeto ação de graças; Caravana da leitura; O dia da família na escola.

24 Reflexão Você considera importante que no PLANEJAMENTO DIDÁTICO, realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Guanambi, sejam contempladas as modalidades organizativas do trabalho pedagógico, como: projeto, atividade permanente, sequência didática e atividade de sistematização? Por quê?

25 A ESCOLA precisa promover a aprendizagem a partir de uma práxis pedagógica de natureza intencional, concreta, sócio- historicamente situada e, sobretudo transformadora. Prof. Me. Analdino Filho Especialista do Programa GESTAR – IAT/SEC-BA

26 ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO

27 Company LOGO 02 de junho – terça feira

28 Apresentação 2015  A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

29 Video

30 O Portal da Matemática com aplicativos e vídeo aulas que cobrem todo o currículo da Matemática, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.Portal da Matemática PORTAL DA MATEMÁTICA

31 PICME - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Desde a sua criação, mais de 2000 alunos já receberam bolsa do PICME. Conheça melhor o programa em http://www.obmep.org.br/picme.html http://www.obmep.org.br/picme.html PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES. Visite a página para conhecer melhor o programa http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html.http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html

32 Aprenda a construir um relógio de sol.  Em função de a OBMEP ter em 2015 o relógio de sol como tema, Iberê Thenório ensina neste vídeo como construir este equipamento milenar de modo muito simples na sua casa.  A escolha deste tema deve-se à comemoração do evento promovido pela UNESCO:2015: o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz.  Fonte: Unesco - http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015- international-year-of-light/http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015- international-year-of-light/  Veja o vídeo na íntegra clicando em https://www.youtube.com/watch?v=onDE_ZAdkkEhttps://www.youtube.com/watch?v=onDE_ZAdkkE

33 A partir dos resultados das avaliações da I Unidade nas suas turmas faça um levantamento do rendimento, conforme tabela abaixo:  Alunos frequentes  Ìndice de aprovação  Ìndice de reprovação ATIVIDADE PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

34 “(...) Os sonhos não se realizam sem que primeiro se armem os andaimes. E uma construção em andaimes pede imaginação e amor para ser compreendida.” TEIXEIRA, Anísio. Carta a Monteiro Lobato, [a bordo do Queen Elizabeth], 29 jan.1947.


Carregar ppt "Company LOGO Matemática Ensino Fundamental II 3º ENCONTRO maio / 2015 DIMENSÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google