A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A PAZ DO CRISTO FEP - FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ Curitiba, 3.8.2014 Decodificação da frase: A PAZ DO CRISTO Clayton Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A PAZ DO CRISTO FEP - FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ Curitiba, 3.8.2014 Decodificação da frase: A PAZ DO CRISTO Clayton Reis."— Transcrição da apresentação:

1 1 A PAZ DO CRISTO FEP - FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ Curitiba, 3.8.2014 Decodificação da frase: A PAZ DO CRISTO Clayton Reis

2 2 A PAZ DE CADA UM

3 3 A PAZ DE CHAPLIN

4 4 A FRASE “Deixo-vos a paz (1), a minha paz vos dou(2). Eu não vos dou como o mundo a dá(3). Não se perturbe o vosso coração(4), nem se atemorize(5)”. ( João, 14:27). ( João, 14:27).

5 5 (1) DEIXO-VOS A PAZ... Quem deixa a PAZ é porque a possui. Ninguém pode transmitir o que não tem! Assim, o requisito primeiro e essencial para um proprietário transmitir o que possui é ser titular do dom que possui! Quem deixa a PAZ é porque a possui. Ninguém pode transmitir o que não tem! Assim, o requisito primeiro e essencial para um proprietário transmitir o que possui é ser titular do dom que possui! A paz é uma conquista da pessoa que exige um preparo espiritual de grande magnitude – especialmente em um planeta como a TERRA onde predominam os conflitos. A paz é uma conquista da pessoa que exige um preparo espiritual de grande magnitude – especialmente em um planeta como a TERRA onde predominam os conflitos.

6 6 DEIXO-VOS... Por sua vez, o verbo DEIXAR, significa transferir em caráter definitivo. CRISTO quis dizer que na Sua passagem pela TERRA Ele deixou para nós a Sua paz. Não levou a PAZ de volta de onde veio! Ele não apenas demonstrou-a, como destinou-a para nós. É como se Ele tivesse se despojado de algo dele de muito valor. Por sua vez, o verbo DEIXAR, significa transferir em caráter definitivo. CRISTO quis dizer que na Sua passagem pela TERRA Ele deixou para nós a Sua paz. Não levou a PAZ de volta de onde veio! Ele não apenas demonstrou-a, como destinou-a para nós. É como se Ele tivesse se despojado de algo dele de muito valor.

7 7 O SENTIDO DO DEIXAR... Por outro lado o verbo DEIXAR significa igualmente perder o ANIMUS POSSIDENDI, ou seja,a vontade de possuir o que se TEM. Poderá retratar um abandono. Mas, nesse caso, simboliza um DEIXAR no sentido de TRANSFERIR. Ou seja, CRISTO quis DOAR para nós a Sua paz, porque quem transfere sem contrapartida DOA!

8 8 O QUE SIGNIFICA PAZ? A mais famosa definição de paz foi dada por CÍCERO em Filípicas: PAX EST TRANQUILA LIBERTIS – a paz é uma liberdade tranquila! A mais famosa definição de paz foi dada por CÍCERO em Filípicas: PAX EST TRANQUILA LIBERTIS – a paz é uma liberdade tranquila! Para HOBBES: “ Procurar obter a PAZ é a primeira lei da natureza”. Para HOBBES: “ Procurar obter a PAZ é a primeira lei da natureza”. Segundo WHINTEHEAD: “A PAZ é um conceito metafísico, a harmonia das harmonias que aplaca a turbulência destrutiva e completa a civilização”. Segundo WHINTEHEAD: “A PAZ é um conceito metafísico, a harmonia das harmonias que aplaca a turbulência destrutiva e completa a civilização”.

9 9 QUAL O CONCEITO SINTÉTICO DE PAZ NA ATUALIDADE? O conceito Grego de EIRENE como ausência de guerra; o romano, de PAX, como bem-estar material; o judaico de SHALOM, como bem-estar espiritual; e o cristão de AMOR como não violência. O conceito Grego de EIRENE como ausência de guerra; o romano, de PAX, como bem-estar material; o judaico de SHALOM, como bem-estar espiritual; e o cristão de AMOR como não violência.

10 10 O CONCEITO DE PAZ SEGUNDO O DICIONÁRIO HOUAISS (2001, p. 2158) Estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações, calma, quietude, tranquilidade. Encontrou a paz na religião. Sua consciência está em paz! Estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações, calma, quietude, tranquilidade. Encontrou a paz na religião. Sua consciência está em paz!

11 11 O GOVERNO DE SI PRÓPRIO “Quem não aprende a proteger sua emoção e a governar seus pensamentos tem chances reduzidas de ser feliz, tranquilo, sábio. Os que almejam qualidade de vida precisam entender que seus maiores problemas estão dentro de si mesmos e que a pior prisão do mundo é o cárcere para novas conquistas AUGUSTO CURY AUGUSTO CURY

12 12 A CONQUISTA DA PAZ “A verdadeira PAZ é adquirida mediante o logro da autorrealização, coroamento do processo de autoconhecimento e de conduta dentro dos padrões do dever, que resulta em verdadeiro prazer”. Joanna de Ângelis. Joanna de Ângelis. Psicologia da gratidão

13 13 A PAZ SEGUNDO O DICIONÁRIO WIKIPÉDIA No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e, de um modo geral, todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) é um objetivo de vida. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e, de um modo geral, todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) é um objetivo de vida.

14 14 (2)...A MINHA PAZ VOS DOU. Nesse momento ELE fez uma doação de uma das Suas maiores RIQUEZAS. ELE nos concedeu a Sua paz! Nesse momento ELE fez uma doação de uma das Suas maiores RIQUEZAS. ELE nos concedeu a Sua paz! Que momento delicado daquele HOMEM maravilhoso! Ele pretendeu nos dizer: “sem a minha PAZ vocês não encontrarão os caminhos que estão procurando! Isso porque, enquanto vocês estiverem perturbados, não poderão escolher com serenidade os caminhos conturbados que se apresentam à sua frente”. Que momento delicado daquele HOMEM maravilhoso! Ele pretendeu nos dizer: “sem a minha PAZ vocês não encontrarão os caminhos que estão procurando! Isso porque, enquanto vocês estiverem perturbados, não poderão escolher com serenidade os caminhos conturbados que se apresentam à sua frente”.

15 15 “...VOS DOU... CRISTO para não correr o RISCO de deixar – por mero esquecimento OU POR ABANDONO a Sua PAZ, nos deu a Sua PAZ. Nesse momento pretendeu dizer: ESTOU TRANSFERINDA MINHA PAZ PARA VOCÊS! Assim, reforçou o sentido da efetiva DOAÇÃO DA SUA PAZ PARA NÓS! CRISTO para não correr o RISCO de deixar – por mero esquecimento OU POR ABANDONO a Sua PAZ, nos deu a Sua PAZ. Nesse momento pretendeu dizer: ESTOU TRANSFERINDA MINHA PAZ PARA VOCÊS! Assim, reforçou o sentido da efetiva DOAÇÃO DA SUA PAZ PARA NÓS! ELE NOS DEU A SUA PAZ! A paz que era dEle passou a ser nossa agora.

16 16 O REAL SENTIDO DA FRASE A frase identifica uma linguagem de profundo sentido. ELE pretendeu dizer aos Seus discípulos e às pessoas O SEGUINTE: “Se vocês ainda não conseguiram ter sua própria paz, eu lhes concedo a minha para que, por intermédio dela, vocês consigam obter a própria paz! Eu estou ajudando vocês a encontrar o CAMINHO, A VERDADE E A LUZ!” A frase identifica uma linguagem de profundo sentido. ELE pretendeu dizer aos Seus discípulos e às pessoas O SEGUINTE: “Se vocês ainda não conseguiram ter sua própria paz, eu lhes concedo a minha para que, por intermédio dela, vocês consigam obter a própria paz! Eu estou ajudando vocês a encontrar o CAMINHO, A VERDADE E A LUZ!”

17 17 UM LÍDER TRANQUILO “Todas essas reações indicam que, frequentemente, estamos despreparados para resolver as turbulências de nossas vidas. A TRANQUILIDADE é um colírio para os olhos de um líder. Um líder INTRANQUILO tropeça e recua. Um líder TRANQUILO tropeça, levanta-se e continua a sua jornada”. “Todas essas reações indicam que, frequentemente, estamos despreparados para resolver as turbulências de nossas vidas. A TRANQUILIDADE é um colírio para os olhos de um líder. Um líder INTRANQUILO tropeça e recua. Um líder TRANQUILO tropeça, levanta-se e continua a sua jornada”. AUGUSTO CURY AUGUSTO CURY Revolucione sua Qualidade de Vida.

18 18 BENÇÃOS DA ESTRELA MATUTINA “Estou próxima de você pelo coração e pela alma. Através de você e com você vamos sensibilizar muitas pessoas. Como mensageiro da PAZ, você vai partilhar com outros os mistérios da vida e da morte. Pois você já teve esse privilégio durante muitas existências no local distante que vocês chamam de Terra. O entusiasmo que você sente vai se propagar e juntos vamos despertar os corações para a verdade das épocas”. JAMES VAN PRAAGH JAMES VAN PRAAGH O Despertar da Intuição – Desenvolvendo para o seu sexto sentido.

19 19 (3)EU NÃO VOS DOU COMO O MUNDO A DÁ. Na dicção de JESUS, A PAZ do mundo é diferente! NÃO É a paz dos omissos, dos indiferentes, dos covardes, dos insensíveis, dos apáticos, dos que sucumbem sem lutar enfim, daqueles que nada fazem. Certamente não é essa a PAZ que ELE está nos dando nesse momento. Na dicção de JESUS, A PAZ do mundo é diferente! NÃO É a paz dos omissos, dos indiferentes, dos covardes, dos insensíveis, dos apáticos, dos que sucumbem sem lutar enfim, daqueles que nada fazem. Certamente não é essa a PAZ que ELE está nos dando nesse momento.

20 20 “... COMO O MUNDO A DÁ...” Por que a PAZ do mundo é diferente? CERTAMENTE que sim! A PAZ do mundo em que vivemos não é a PAZ verdadeira – aquela que pacifica os corações. Ela é uma PAZ armada. Estamos prontos para atacar, para reagir, para agredir, para aplicar a Lei de Talião – “olho por olho, dente por dente”. Por que a PAZ do mundo é diferente? CERTAMENTE que sim! A PAZ do mundo em que vivemos não é a PAZ verdadeira – aquela que pacifica os corações. Ela é uma PAZ armada. Estamos prontos para atacar, para reagir, para agredir, para aplicar a Lei de Talião – “olho por olho, dente por dente”.

21 21 A PAZ DO CRISTO É OUTRA... A PAZ do CRISTO é a das esferas superiores. É a PAZ da harmonia, do equilíbrio, da serenidade, da mansuetude, de quem compreende, de quem ama e aceita o próximo, de quem caminha na direção do ENCONTRO com o outro. A PAZ do CRISTO é a das esferas superiores. É a PAZ da harmonia, do equilíbrio, da serenidade, da mansuetude, de quem compreende, de quem ama e aceita o próximo, de quem caminha na direção do ENCONTRO com o outro.

22 22... COMO O MUNDO A DÁ...! A paz que ELE nos deu, certamente não pode ser a PAZ do mundo atual! ESTAMOS VIVENDO UMA PAZ ARMADA! Uma PAZ que antecede a guerra. Isso não CORRESPONDE A PAZ dELE. ELE nos deu uma PAZ que ainda não conhecemos a verdadeira dimensão. UMA PAZ SERENA, que corresponde à PAZ presente no mundo presente nas esferas superiores.

23 23 A VERDADEIRA PAZ A PAZ dELE é autêntica! É a PAZ da luta pelos ideais, do sacrifício em prol da verdade, do silêncio dos injustiçados, daqueles que, não obstante, humilhados não perdem a dignidade, dos que têm a alma límpida, dos que não se calam diante das injustiças, dos que nada têm no plano material, mas são ricos no plano do Espírito. A PAZ dELE é autêntica! É a PAZ da luta pelos ideais, do sacrifício em prol da verdade, do silêncio dos injustiçados, daqueles que, não obstante, humilhados não perdem a dignidade, dos que têm a alma límpida, dos que não se calam diante das injustiças, dos que nada têm no plano material, mas são ricos no plano do Espírito.

24 24 A PAZ DO CRISTO A PAZ do CRISTO é a paz presente na esfera dos mundos superiores. É a PAZ dos libertos da emoção sem direção. É a PAZ dos sábios – daqueles que estão livres e sabem se conduzir nos caminhos da vida. É a PAZ de DEUS que tudo governa com serenidade. Por isso, não pode ser a PAZ desse mundo – a PAZ armada, a paz interesse, a paz que precede ao ataque. Enfim, uma paz falsa. A PAZ do CRISTO é a paz presente na esfera dos mundos superiores. É a PAZ dos libertos da emoção sem direção. É a PAZ dos sábios – daqueles que estão livres e sabem se conduzir nos caminhos da vida. É a PAZ de DEUS que tudo governa com serenidade. Por isso, não pode ser a PAZ desse mundo – a PAZ armada, a paz interesse, a paz que precede ao ataque. Enfim, uma paz falsa.

25 25 (4) NÃO SE PERTURBE O VOSSO CORAÇÃO... E, por que haverá de perturbar nosso coração? Porque a PAZ que Ele nos oferece não é a PAZ dos omissos, mas sim a PAZ que exige sacrifício, devoção e firmeza de caráter. A PAZ que Ele nos oferece é a PAZ da luta, de sacrifícios contínuos, é a PAZ dos que choram e são injustiçados, mas não se calam. E, por que haverá de perturbar nosso coração? Porque a PAZ que Ele nos oferece não é a PAZ dos omissos, mas sim a PAZ que exige sacrifício, devoção e firmeza de caráter. A PAZ que Ele nos oferece é a PAZ da luta, de sacrifícios contínuos, é a PAZ dos que choram e são injustiçados, mas não se calam.

26 26 QUE TIPO DE PAZ É ESSA? É a PAZ do dever cumprido, da consciência serena, daqueles que nada devem ao próximo. É a PAZ de quem se prepara para suportar com estoicismo a cruz que se apresenta a sua frente. É a PAZ de quem, diante do sofrimento atroz, é capaz de dizer: PAI, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem! É a PAZ do dever cumprido, da consciência serena, daqueles que nada devem ao próximo. É a PAZ de quem se prepara para suportar com estoicismo a cruz que se apresenta a sua frente. É a PAZ de quem, diante do sofrimento atroz, é capaz de dizer: PAI, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem!

27 27 (5)...NEM SE ATEMORIZE”. Nesse momento ELE quis dizer: TENHAM CORAGEM PARA SUPORTAR O SOFRIMENTO E A DOR DA PAZ. É no sofrimento que lapidamos nosso coração! Quando sofremos, aproximamo-nos do PAI. A dor e o sofrimento representam a porta de entrada para o plano superior do Espírito. Nesse momento ELE quis dizer: TENHAM CORAGEM PARA SUPORTAR O SOFRIMENTO E A DOR DA PAZ. É no sofrimento que lapidamos nosso coração! Quando sofremos, aproximamo-nos do PAI. A dor e o sofrimento representam a porta de entrada para o plano superior do Espírito.

28 28 POR QUE NÃO SE ATEMORIZAR? Não se atemorizar pelo “preço” da PAZ. Porque ela exige sacrifício, desprendimento, conduta digna, dedicação e amor aos seus ideais, sofrer em silêncio e sem revolta, trabalho em prol do próximo, oferecer o pão da sua mesa para o outro carente. Enfim, enfrentar o inferno atualmente presente na Terra para obter a PAZ NA ALMA! Não se atemorizar pelo “preço” da PAZ. Porque ela exige sacrifício, desprendimento, conduta digna, dedicação e amor aos seus ideais, sofrer em silêncio e sem revolta, trabalho em prol do próximo, oferecer o pão da sua mesa para o outro carente. Enfim, enfrentar o inferno atualmente presente na Terra para obter a PAZ NA ALMA!

29 29 O TEMOR DA VERDADE Os cristãos do passado suportaram a dor da violência das feras no coliseu de Roma. Foram capazes de suportar a dor do corpo sendo queimado nas fogueiras da inquisição. Suportaram as torturas nos calabouços da inquisição. Suportaram ainda, como Galileu Galilei, a dor da abjuração da verdade científica pela substituição em face do dogma da ignorância defendido pelo Poder da Inquisição. Os cristãos do passado suportaram a dor da violência das feras no coliseu de Roma. Foram capazes de suportar a dor do corpo sendo queimado nas fogueiras da inquisição. Suportaram as torturas nos calabouços da inquisição. Suportaram ainda, como Galileu Galilei, a dor da abjuração da verdade científica pela substituição em face do dogma da ignorância defendido pelo Poder da Inquisição.

30 30 NÃO SE ATEMORIZAR... Perante a verdade, pelos desafios que o plano existencial nos apresenta e, sobretudo, perante ELE que nos oferece, em retribuição pelo nosso sacrifício, o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. O Espírito jamais perece, mas se mantém inteiramente VIVO e VIBRANTE diante dos ideais que se propôs e realizou com CORAGEM E DIGNIDADE. Perante a verdade, pelos desafios que o plano existencial nos apresenta e, sobretudo, perante ELE que nos oferece, em retribuição pelo nosso sacrifício, o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. O Espírito jamais perece, mas se mantém inteiramente VIVO e VIBRANTE diante dos ideais que se propôs e realizou com CORAGEM E DIGNIDADE.

31 31 O MODELO DE CONDUTA DO CRISTO CRISTO, nosso irmão maior, foi o exemplo da pureza espiritual, que soube conquistar os corações dos Seus discípulos e daqueles que verdadeiramente conheceram e aprenderam Seu exemplo de amor ao próximo, da caridade praticada, da coragem demonstrada e da Sua imensa capacidade de perdoar, em razão da Sua compreensão sobre as falhas do espírito humano. Por isso, viveu e morreu em PAZ. CRISTO, nosso irmão maior, foi o exemplo da pureza espiritual, que soube conquistar os corações dos Seus discípulos e daqueles que verdadeiramente conheceram e aprenderam Seu exemplo de amor ao próximo, da caridade praticada, da coragem demonstrada e da Sua imensa capacidade de perdoar, em razão da Sua compreensão sobre as falhas do espírito humano. Por isso, viveu e morreu em PAZ.

32 32 E, COMO OBTER CORAGEM PARA TANTO? NÃO PEÇAS CORAGEM À PROVIDÊNCIA. PEDE-LHE AMOR. POIS, COMBATE-SE COM CORAGEM AQUILO QUE SE AMA. LAO TSÉ LAO TSÉ

33 33 É PRECISO IMAGINAR A PAZ.

34 34 A PAZ DO CRISTO E A LUTA POR ELA

35 35 PACIÊNCIA E PAZ “O valor da mensagem que conduz com doação da própria vida é tesouro que, em te enriquecendo da luz do discernimento, fará de ti emissário da paciência e da paz, sem campo para que grassem as sombras da revolta ou da ira”. Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis


Carregar ppt "1 A PAZ DO CRISTO FEP - FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ Curitiba, 3.8.2014 Decodificação da frase: A PAZ DO CRISTO Clayton Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google