A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sonia Falcão O recém nascido apresenta uma postura de flexão nos primeiros meses de vida. Sua cabeça raramente está na linha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sonia Falcão O recém nascido apresenta uma postura de flexão nos primeiros meses de vida. Sua cabeça raramente está na linha."— Transcrição da apresentação:

1 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com O recém nascido apresenta uma postura de flexão nos primeiros meses de vida. Sua cabeça raramente está na linha média do corpo, ele não tem controle ativo de cabeça, para respirar pode girar a cabeça de um lado para o outro quando está de bruços. O roçar do rosto no lençol é a primeira estimulação tátil que a criança experimenta. Os braços estão em flexão com a mão fechada e o polegar dentro da palma da mão. Seus movimentos são bruscos e em bloco, reage à luz e ao som grave com piscar de olhos. Apoio à diversidade A cartilha do desenvolvimento e seus brinquedos

2 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Nessa época o bebê prefere a posição deitado de costas, a cabeça geralmente não está na linha média, ele pode levar as mãos no peito e as olha sendo essa atitude importante para a auto exploração (toque e visão). Ele leva as mãos à boca inicialmente por acidente, depois propositalmente para sugar, mais tarde explorando lábios, bochechas e a língua com os dedos. Os olhos começam a coordenar e se preocupam com a presença da mãe a uma distância de 15 cm demonstram atração pela luz suave e rejeição a luz forte. Quando estão acordados. O bebê pode ser colocado de costas, pois essa posição estimula os primeiros indícios de comunicação, o sorriso, o balbucio e a fixação do olhar. 0 a 3 meses

3 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Há um controle maior da cabeça quando está de barriga para baixo. O peso é tomado nos antebraços que o ajuda a levantar a parte de cima do corpo. Gradualmente o bebê começa a selecionar o que vê, pode seguir sua mãe quando ela se move em torno do berço, segue um brinquedo simples movimentando-se de 15 a 30 centímetros acima de seu rosto num semicírculo de um lado para outro. Começa a se virar para onde vem o som de uma voz, rindo quando a mãe fala com ele. Já está aprendendo a sorrir quando a mãe fala com ele ou quer ser apanhado, e que quando chora atrai a atenção. 0 a 3 meses

4 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Brinquedos para 0 -3 Móbiles com movimentos suaves Músicas suaves Luvas com texturas diferentes Lanterna Guizos Luzes, campainhas, cortinas coloridas, sininhos Deixe-o dormir e descansar também, assim estará feliz para brincar com você.

5 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com 3 a 6 meses O próximo padrão importante do desenvolvimento motor é o início da extensão dos membros inferiores e extensão de todo o corpo. Ele pratica esta extensão em todas as posições. O bebê pode alcançar os objetos com os olhos e não com as mãos mostrando-se excitado e demonstra que quer algo, movimentando as pernas e os braços abrindo e fechando os dedos. Alcança um objeto acidentalmente, mas ainda não consegue agarrar e manipular nesta fase. Ele pode seguir um objeto que estiver se movendo lentamente da esquerda para a direita em frente seu rosto. Se colocarmos um chocalho em sua mão ele o agarra fortemente com o lado de dentro das mãos e dos dedos, olha-os por instantes e depois começa a movimentar os braços sem coordenação, muitas vezes batendo nele mesmo e reclamando. Neste estágio ele não consegue soltar. Já consegue olhar e manter as mãos na linha média do corpo segurando a mamadeira. Brinca e com as mãos e dedos e os leva continuamente à boca. É uma fase importante do aprendizado. Cada vez mais toma consciência de seu corpo. Nesse período, ele consegue estando de bruços alcançar um brinquedo e mais tarde usará essa posição para se arrastar. Inicia-se a preensão voluntária.

6 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Aproximadamente aos 5 meses começa a progredir a coordenação viso motora e quando inicia a coordenação unimanual (com uma mão) e o bebê é capaz de ir ao encontro de objetos que caem ao seu lado. O bebê é capaz de explorar suas mãos e também descobre os pés que vão á boca logo na próxima etapa. Deitado de barriga para baixo apresenta uma atitude serena e estável podendo explorar melhor o ambiente e começa a perceber que existe um mundo que o rodeia., Ele já pode ficar sentado com apoio, pois sua cabeça já não oscila como antes. A cabeça agora já está firme, seu corpo mais reto. É nessa etapa do desenvolvimento que achamos difícil colocar o bebê sentado, ele se diverte empurrando-se para trás quando está nesta posição, necessitando ainda de apoio. O sorriso é dedicado ao rosto humano, preferencialmente ao da mãe, evoluindo para gargalhadas, desencadeadas por brincadeiras corporais que lhe dão prazer. 3 a 6 meses (cont.)

7 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Brinquedos para 3 a 6 meses  Brinca com o próprio corpo  Brincadeiras no colo da mãe  Chocalhos musicais  Cubos de espuma  Argolas de plástico para aproximar as mãos  Móbiles que produzam sons quando tocados com os pés ou com as mãos  Rolinho feito com toalha para brincar de bruços  Instrumentos sonoros de materiais diversos  Objetos pendurados para tentar alcançar  Bichinhos de borracha para morder  Boneca de pano  Blocos coloridos  Gosta de ouvir adultos cantando  Brinquedos de várias texturas, tamanhos e formas Brincadeira de “achou”, esconda brinquedos embaixo da fralda de pano

8 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com O bebê tem progredido de indivíduo em flexão para indivíduo em extensão e agora tem perfeito controle de cabeça. Alcançou o importante estágio em seu desenvolvimento em que começa a experimentar uma variedade de movimentos com o corpo. Afetivamente ainda estranha as pessoas que não conhece, olha-os intensivamente observando algo que as torne familiar. Depois de um tempo na presença de estranhos chora compulsivamente, chamamos de” angustia dos 8 meses”. Este é um estágio de grande curiosidade, o bebê se torna curioso e inquieto, nessa fase conseguimos observar movimentos de cotovelos e joelhos. Notamos ainda notar que o desenvolvimento dos braços é mais avançado que os da perna. Rola da posição de barriga para baixo para de costas. Quando o bebê começa a rolar, devemos estar atentos para que não caia da cama ou do trocador. 6 a 9 meses

9 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Agora, aproximadamente aos 7 meses, ele encontra os pés pela primeira vez e é capaz de integrar esta habilidade para ver, tomando consciência de como eles são, tanto parados quanto em movimento. e Ele completa esse conhecimento de si próprio levando os pés à boca brincando com ele. De barriga para baixo agora ele sustenta o corpo não mais com as mãos fechadas e sim com elas abertas. A seguir tomará o peso num só braço e usa o outro para alcançar um brinquedo – primeiro à frente e depois atrás. Ainda não tem equilíbrio para sentar, tendendo ainda jogar-se para trás, mas o faz com as pernas afastadas. Como o controle da cabeça está completo o bebê é capaz de seguir objetos com os olhos em todas as direções e é também capaz de fixar o olhar em pequenos objetos. 6 a 9 meses (cont.)

10 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com O reflexo do susto, (reflexo de Moro) começa a desaparecer dando início a reação de proteção para frente e para os lados, observamos que o bebê na posição sentado com as pernas afastadas, apóia as mãos na frente e ao lado procurando não cair, Normalmente entre 6 a 9 meses o bebê adora a posição sentada e demonstra a maturação do sistema nervoso central. Já sentado e inclinado para frente apresenta mais equilíbrio permitindo que as mãos fiquem livres para a exploração de brinquedos e dos pés. Antes quando via sua imagem no espelho ficava confuso, agora tem consciência de si próprio e procura bater com a mão em sua imagem. Conhece o pé. 6 a 9 meses (cont.)

11 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com A exploração objetiva começa porque agora ele desenvolveu a habilidade de olhar, alcançar, tocar e prenderam objeto com a mão toda (preensão palmar) A manipulação é muito primária e por essa razão tudo é imediatamente levado à boca, tendo esta a importante função de fornecer informações sobre o paladar, a forma e a consistência. Não tem movimentos finos de seus dedos, tendo de abrir toda a mão antes de agarrar e ser bem sucedido em pegar. Ele pode manter e transferir objetos de uma mão à outra. Segura objetos grandes com ambas as mãos, olhando-os e levando-os logo à boca. 6 a 9 meses (cont.)

12 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Importante: neste período são preferidos colheres de madeira, blocos e taças em vez de brinquedos macios, o bebê precisa sentir o que pega, o que chamamos de propriocepção. Vira-se imediatamente para a origem do som balbucia sorrindo. Quando falam com ele, responde dando gritinhos, vocalizando com variações como se fosse cantigas. Já podemos por volta de 8 meses colocar o bebê sentado confortavelmente em uma cadeira, para que brinque com brinquedos sobre a mesa. Nessa fase o interesse é por objetos grandes, cubos, argolas. Pega os objetos abrindo exageradamente as mãos e não os pega por cima. Realiza um movimento lateral com os dedos super estendidos. No final dessa etapa poderemos observar uma preensão mais fina na qual esboça o uso do polegar. 6 a 9 meses (cont.)

13 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com A brincadeira preferida é transferir um objeto de uma mão a outra sem parar. Somente quando o leva a boca, é que aparece a exploração tato oral. Até o final dessa etapa, o bebê já domina as pernas e começa e explorar e a combinar vários tipos de deslocamentos, como, arrastar-se, ficar de joelhos e apoiar as mãos com as perninhas esticadas até que adquire a postura em pé, se deslocando pelos móveis ou segurado pelas mãos. 6 a 9 meses (cont.)

14 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Caixa com brinquedos atraentes Caixa com embalagens plásticas Brinquedos com som e inquebráveis Bolas de vários tamanhos, texturas e formas Galões e caixas de vários tamanhos para colocar e retirar algo Jogo de esconde - esconde Bichinhos de borracha para pressionar e produzir sons Cubos de madeira Espelho Panelas, tampas, bastão de borracha Livros de plástico ou de tecido com texturas variadas Brinquedos para 6 a 9 meses

15 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com O bebê agora atinge o estágio em seu desenvolvimento quando a habilidade de rodar torna- se bem coordenada. Antes a rotação estava presente quando ele rolava, alcançava um brinquedo deitado de costas, ou deitado de bruços, agora aparece a rotação espontânea, o controle do tronco e o equilíbrio para sentar. O rolar é mais coordenado, pois antes era totalmente desorganizado. Consegue adotar a postura sentada usando a rotação do tronco bem como o apoio das mãos na lateral. Mais tarde ele se arrastará para frente, as pernas participando fortemente no movimento, especialmente os pés. Senta sem apoio – aparece a reação de proteção para frente depois para o lado, inicialmente com as mãos frouxamente fechadas depois as mãos se abrem em preparação para a tomada de peso. 9 a 12 meses

16 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com A habilidade do bebê de alcançar e agarrar os objetos depende de seu equilíbrio e da habilidade de olhar o que está fazendo. É comum neste estágio encontra o bebê fazendo movimentos exagerados de todo o corpo e muitas vezes desequilibrado para pegar um brinquedo. Durante os meses seguintes esses movimentos exagerados gradualmente diminuem. Sua habilidade em manipular melhora, o seu agarrar torna-se mais refinado. Mantém um objeto em cada mão, transfere de uma mão à outra, começa a tirar objetos de um recipiente e tenta sem sucesso pegar objetos pequenos. Deixa cair objetos grandes no chão e logo após perde o interesse. Usa sons para expressar seu medo e fome. 9 a 12 meses (cont.)

17 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com  Colar fechado com contas para manusear, puxar e estimular movimento de pinça Brinquedos de encaixe simples Cofre para guardar moedas grandes Túnel Tubos para empilhar e encaixar Cubos de madeira para empilhar Carrinhos para puxar Carrinho para empurrar engatinhando Bolas Fantoches Músicas com imitação de gestos Brinquedos de construção simples Livros com figuras grandes e familiares Giz de cera Pintura a dedo em cartolina Brinquedos para 9 a 12 meses

18 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com O estágio final do desenvolvimento é a aquisição do equilíbrio e o início da progressão. A maioria das atividades começa da posição sentada, e mover-se é uma função importante e uma oportunidade de começar a explorar seu ambiente e a si próprio em relação ao ambiente. Mover-se é da maior importância neste estágio, raras vezes brinca na posição de costas. Prefere levantar-se nos quatro membros, num preparo para o engatinhar, um movimento que requer equilíbrio e movimentação recíproca das pernas. Reação de proteção para trás junto com o equilíbrio para sentar, faz com que ele faça uma rotação de tronco para pegar um objeto sem usar as mãos para apoiar. 12 a 15 meses

19 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Neste tempo, é possível movimento isolado de dedos podendo explorar com a ponta dos dedos e empurrar com o indicador. Polegar funcional, movimentos de pinça. É importante ressaltar que embora a manipulação avance, o largar ainda é difícil, o bebê tenta largar pressionando o objeto contra a superfície (reação associada das mãos). Brincar agora é mais intencional e fica por longo período absorvido, ele está se conscientizando do funcionamento dos objetos e quando um brinquedo cai no chão ele olha para ver aonde vai. Vocaliza deliberadamente como um meio de comunicação e compreende as palavras “não” e “adeus” e se diverte imitando os adultos 12 a 15 meses

20 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Pintura a dedo Revista para folhear Revista para rasgar Almofada Areia e água Brincadeiras de apontar partes do corpo Quer comer sozinho Carros para puxar,caminhões que levam brinquedos, tratores que carregam areia Cama para bonecas Bonecos Brincadeiras de subir e descer Varrer Espanar Martelar Amassar Brinquedos para 12 a 15 meses

21 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com · Desenhos no chão para ser seguidos · Brincadeiras de imitação de animais · Fantasias · Teatro · Vestir e despir bonecos · Contas para enfiar · Instrumentos musicais · Ambientes com obstáculos para desafiar o “pegar brinquedos” · Equipamentos de som com botões fáceis de serem acionados · Triciclos E muita areia.... Brinquedos para 18 a 24 meses

22 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Livros com palavras e figuras · Contar objetos · Blocos para construção · Amarelinha e outras brincadeiras de solo · Circuitos de atividades · Cantigas de roda · Bicicleta · Jogos com regras simples Brinquedos para 24 a 48 meses

23 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com A partir dessa idade a criança vai desenvolvendo habilidades mais refinadas e seus interesses e curiosidades aumentam rapidamente. Não descrevi nessa cartilha o desenvolvimento do pensamento que enriquece todas as brincadeiras. Enquanto estudava o desenvolvimento infantil, fui recolhendo informações de vários livros e livretos. Resolvi juntar todos meus papéis e elaborar essa cartilha, sem o compromisso de fazer citações de autores específicos. Existem outros estágios de desenvolvimentos que não foram citados aqui, sendo importante lembrar que os padrões motores grosseiros como sentar, engatinhar, rolar, etc são a base das habilidades motoras mais finas das mãos, juntamente com o desenvolvimento da visão, da audição e da fala. A habilidade em aprender em diferentes estágios, deverá contar com o desenvolvimento social e emocional. conclusão

24 Sonia Falcão programarealizza@gmail.com Espero que tenham gostado da leitura. obrigada Bibliogafia - Gesell, ª A criança de zer a cinco anos. São Paulo: Martins Fontes, 1989 - Frostig, Mariane. Figuras e formas; programa para o desenvolvimento da percepção visual. Buenos Aires/São Paulo: Médica Panamericana, 1980 - Curiat, Lydia. Desenvolvimento Neuro psico motor - Costallat, D. Molina de. Psicomotricidade. Porto Alegre: Editora Globo, 1974 - Pastoral da criança Sonia Falcão programarealizza@gmail.com


Carregar ppt "Sonia Falcão O recém nascido apresenta uma postura de flexão nos primeiros meses de vida. Sua cabeça raramente está na linha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google