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QUESTIONÁRIOS. QUESTIONÁRIOS Liste as variáveis Liste as variáveis Antes de iniciar o detalhamento do questionário, as questões de pesquisa ou hipóteses.

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1 QUESTIONÁRIOS

2 QUESTIONÁRIOS Liste as variáveis Liste as variáveis Antes de iniciar o detalhamento do questionário, as questões de pesquisa ou hipóteses devem ser determinadas claramente e as variáveis definidas operacionalmente. Antes de iniciar o detalhamento do questionário, as questões de pesquisa ou hipóteses devem ser determinadas claramente e as variáveis definidas operacionalmente. Cuidado Cuidado Tenha certeza de quais informações são necessárias sobre cada variável porque o projeto do questionário, sua construção, administração e análise são caros demais para gerar informações desnecessárias. Tenha certeza de quais informações são necessárias sobre cada variável porque o projeto do questionário, sua construção, administração e análise são caros demais para gerar informações desnecessárias.

3 Variáveis demográficas Dentre as variáveis demográficas usadas mais freqüentemente, incluem sexo dos entrevistados, idade, nível educacional, renda, etc. Lembre que estes são itens os quais necessitam ser manuseados cuidadosamente. Dentre as variáveis demográficas usadas mais freqüentemente, incluem sexo dos entrevistados, idade, nível educacional, renda, etc. Lembre que estes são itens os quais necessitam ser manuseados cuidadosamente.

4 População A definição da população deve estar especificada claramente para incluir entrevistados apropriados e auxiliar com a redação, formato e tipo de questionário. A definição da população deve estar especificada claramente para incluir entrevistados apropriados e auxiliar com a redação, formato e tipo de questionário. Exemplo: Exemplo: se perguntar sobre os efeitos de fumar maconha, é importante definir a faixa etária. Crianças com menos de 5 anos (?) (sic) poderiam ser excluídos. se perguntar sobre os efeitos de fumar maconha, é importante definir a faixa etária. Crianças com menos de 5 anos (?) (sic) poderiam ser excluídos.

5 SELECIONAR ABORDAGEM Correio, telefone, contato direto, e-mail, etc. Correio, telefone, contato direto, e-mail, etc. Correio – baixíssima taxa de retorno. Utilizar apenas em casos muito especiais. Correio – baixíssima taxa de retorno. Utilizar apenas em casos muito especiais.

6 Telefone Levantamentos por telefones tem tornado cada vez mais popular por causa que uma grande proporção da população pode ser pesquisada por telefone. A principal desvantagem - e é uma séria desvantagem - é a falta de controle sobre a amostragem. Levantamentos por telefones tem tornado cada vez mais popular por causa que uma grande proporção da população pode ser pesquisada por telefone. A principal desvantagem - e é uma séria desvantagem - é a falta de controle sobre a amostragem. Outra desvantagem é o custo e o abuso hoje existente do tele marketing. Outra desvantagem é o custo e o abuso hoje existente do tele marketing.

7 Abordagem pessoal A entrevista cara-cara é útil quando a informação desejada é complexa ou quando comprovação é requerida. A entrevista cara-cara é útil quando a informação desejada é complexa ou quando comprovação é requerida. Entrevistas pessoais são usualmente muito custosas porque demandam muito tempo. Considere-se ainda que a influência do entrevistador e interação entrevistado/entrevistando podem influenciar as respostas. Entrevistas pessoais são usualmente muito custosas porque demandam muito tempo. Considere-se ainda que a influência do entrevistador e interação entrevistado/entrevistando podem influenciar as respostas.

8 E-MAIL É o meio mais comum atualmente. A taxa de inserção digital é muito elevada na região sul/sudeste. Escolas públicas, “lan houses”permitem o acesso aos computadores das classes menos abastadas. É o meio mais comum atualmente. A taxa de inserção digital é muito elevada na região sul/sudeste. Escolas públicas, “lan houses”permitem o acesso aos computadores das classes menos abastadas. A taxa de retorno, no entanto, pode ser baixa. A taxa de retorno, no entanto, pode ser baixa.

9 Questionário estruturado Definição: Um questionário o qual inclui itens fixos, categorias de respostas fixas e seqüência fixa de itens. Definição: Um questionário o qual inclui itens fixos, categorias de respostas fixas e seqüência fixa de itens. Propósito: Restringir o entrevistado a questões específicas com respostas especificas numa ordem especifica. Propósito: Restringir o entrevistado a questões específicas com respostas especificas numa ordem especifica. Vantagem: Quanto mais restrições, mais provável é o pesquisador ter respostas numa forma desejada. Vantagem: Quanto mais restrições, mais provável é o pesquisador ter respostas numa forma desejada. Desvantagem: Itens e respostas estruturados não permitem respostas criativas do entrevistados. Desvantagem: Itens e respostas estruturados não permitem respostas criativas do entrevistados.

10 Formato da resposta Escrevendo o formato da resposta primeiro poupa um grande tempo porque o item derivado e a resposta desse item devem ser compatíveis. Escrevendo o formato da resposta primeiro poupa um grande tempo porque o item derivado e a resposta desse item devem ser compatíveis. Determine o nível de medição desejado para cada variável antes da seleção do tipo de formato da resposta. Determine o nível de medição desejado para cada variável antes da seleção do tipo de formato da resposta. Respostas escalonadas; Respostas classificadas; Respostas categóricas. Respostas escalonadas; Respostas classificadas; Respostas categóricas.

11 Respostas escalonadas Definição: Categorias de respostas as quais indicam graduação ou continuidade da variável sendo medida. Definição: Categorias de respostas as quais indicam graduação ou continuidade da variável sendo medida.

12 Respostas classificadas Definição: Categorias de respostas os quais o entrevistado é solicitado a alocar uma ordem para algumas variáveis tais como grau de preferência. Definição: Categorias de respostas os quais o entrevistado é solicitado a alocar uma ordem para algumas variáveis tais como grau de preferência.

13 Respostas categóricas Definição: Categorias de respostas as quais são diferentes umas das outras mas tem alguma suposição de ordem (aquela uma é melhor ou maior do que a outra). Definição: Categorias de respostas as quais são diferentes umas das outras mas tem alguma suposição de ordem (aquela uma é melhor ou maior do que a outra).

14 Escalonada - exemplo Exemplo: Por favor classifique cada uma das seguintes cidades em termos de sua vontade de morar nesse local Exemplo: Por favor classifique cada uma das seguintes cidades em termos de sua vontade de morar nesse local 1 2 3 1 2 3 Eu gostaria de Eu sou indiferente Eu não gostaria Eu gostaria de Eu sou indiferente Eu não gostaria morar nesta com relação de morar nesta morar nesta com relação de morar nesta cidade a morar nesta cidade cidade a morar nesta cidade cidade cidade Fortaleza ________ _____________ ___________ Fortaleza ________ _____________ ___________ Natal ________ _____________ ___________ Natal ________ _____________ ___________ São Paulo ________ _____________ ___________ São Paulo ________ _____________ ___________ Curitiba ________ _____________ ___________ Curitiba ________ _____________ ___________

15 Classificação - exemplo Por favor classifique de um a quatro cada uma das seguintes cidades em termos de sua vontade como um local para você viver. Marque 1 para a cidade na qual você mais gostaria de morar e 4 para a cidade na qual você gostaria de morar por último. Por favor classifique de um a quatro cada uma das seguintes cidades em termos de sua vontade como um local para você viver. Marque 1 para a cidade na qual você mais gostaria de morar e 4 para a cidade na qual você gostaria de morar por último. ______________ Fortaleza ______________ Fortaleza ______________ Natal ______________ Natal ______________ São Paulo ______________ São Paulo ______________ Curitiba ______________ Curitiba

16 Categórica – exemplo Em qual uma das seguintes cidades você preferiria viver? Em qual uma das seguintes cidades você preferiria viver? _______ Fortaleza _______ Fortaleza _______ Natal _______ Natal _______ São Paulo _______ São Paulo _______ Curitiba _______ Curitiba _______ Outra (por favor especifique) _______ Outra (por favor especifique)

17 Tipos de respostas (1) múltipla escolha (1) múltipla escolha (2) dicotômica (2) dicotômica (3) classificação (3) classificação (4) aberta-fechada. (4) aberta-fechada.

18 Múltipla escolha * Obtém respostas específicas; * Obtém respostas específicas; * Resposta fácil e rápida; * Resposta fácil e rápida; * Permite mais itens do que seria em aberta-fechada na mesma duração de tempo; * Permite mais itens do que seria em aberta-fechada na mesma duração de tempo; * Fácil tabulação dos dados; * Fácil tabulação dos dados; * Pode ser usada para respostas escalonadas ou categóricas ; * Pode ser usada para respostas escalonadas ou categóricas ; * Não permite criatividade ou originalidade na resposta * Não permite criatividade ou originalidade na resposta * Requer experiência para gerar "bons" dados. * Requer experiência para gerar "bons" dados.

19 Exemplo Voce é a favor do regime de cotas ? Voce é a favor do regime de cotas ? 1. Concorda fortemente 1. Concorda fortemente 2. Concorda um pouco 2. Concorda um pouco 3. Nem concorda nem discorda 3. Nem concorda nem discorda 4. Discorda um pouco 4. Discorda um pouco 5. Discorda fortemente 5. Discorda fortemente

20 Dicotômica * Resposta fácil e rápida * Resposta fácil e rápida * Tabulação fácil e rápida * Tabulação fácil e rápida * Limita severamente a informação * Limita severamente a informação * Pode produzir dados errados se entrevistados não podem decidir como responder * Pode produzir dados errados se entrevistados não podem decidir como responder Você assiste jogos de futebol ? Você assiste jogos de futebol ? 1. Sim 1. Sim 2. Não 2. Não

21 Classificação Força discriminação entre as respostas. Força discriminação entre as respostas. * Não produz grau de preferência do entrevistado mas somente a preferência para determinados itens. * Não produz grau de preferência do entrevistado mas somente a preferência para determinados itens. * Ao entrevistado não é permitido desgostar das respostas * Ao entrevistado não é permitido desgostar das respostas * Respostas mais lentas do que o teste de múltipla escolha. * Respostas mais lentas do que o teste de múltipla escolha.

22 Classificação Exemplo: Classifique cada um dos seguintes itens de 1 a 4 em termos da frequência com que você usa cada equipamento. Marque 1 para o item que você usa mais e 4 para o item que você usa menos frequentemente. Exemplo: Classifique cada um dos seguintes itens de 1 a 4 em termos da frequência com que você usa cada equipamento. Marque 1 para o item que você usa mais e 4 para o item que você usa menos frequentemente. ____________ Gravador DVD. ____________ Gravador DVD. ____________ Forno micro ondas ____________ Forno micro ondas ____________ Computador ____________ Computador ____________ Calculadora manual ____________ Calculadora manual

23 Aberta-fechada * Pode gerar respostas criativas e originais * Pode gerar respostas criativas e originais * Pode medir a organização de idéias * Pode medir a organização de idéias * Pode gerar informaçãoimprevisível * Pode gerar informaçãoimprevisível * Requer muito tempo do entrevistado * Requer muito tempo do entrevistado * Requer muito esforço do entrevistado* * Requer muito esforço do entrevistado* * Requer muito tempo do pesquisador ou pessoal de escritório para codificar e tabular dados. * Requer muito tempo do pesquisador ou pessoal de escritório para codificar e tabular dados.

24 Exemplo No ano 2020 qual será o efeito sobre o emprego de robôs nos processos de manufatura? No ano 2020 qual será o efeito sobre o emprego de robôs nos processos de manufatura? No ano de 2020 qual será o efeito da utilização de moléculas artificiais ? No ano de 2020 qual será o efeito da utilização de moléculas artificiais ?

25 Multipla escolha – observações 1. Assegure que as categorias são mutuamente exclusivas -- que a resposta pode ser somente uma categoria. 1. Assegure que as categorias são mutuamente exclusivas -- que a resposta pode ser somente uma categoria. 2. Assegure que as categorias são inclusivas. 2. Assegure que as categorias são inclusivas. 3. Adicione a categoria "Outra, por favor especifique _____" se não tem certeza que as categorias são inclusivas. 3. Adicione a categoria "Outra, por favor especifique _____" se não tem certeza que as categorias são inclusivas. 4. Limite o número de escolhas. Três a sete respostas alternativas são usualmente suficiente. Cinco alternativas são comumente usadas. Além de sete escolhas o entrevistado tem alguma dificuldade em discriminar e o tempo de resposta aumenta. 4. Limite o número de escolhas. Três a sete respostas alternativas são usualmente suficiente. Cinco alternativas são comumente usadas. Além de sete escolhas o entrevistado tem alguma dificuldade em discriminar e o tempo de resposta aumenta.

26 Respostas múltipla escolha Por exemplo, "Você come cereais no café da manhã?" produz respostas sim/não. Isto poderia ser reescrito para "quantas vezes por semana você come cereal no café da manhã?" para a qual as respostas de múltipla escolha poderiam ser: Por exemplo, "Você come cereais no café da manhã?" produz respostas sim/não. Isto poderia ser reescrito para "quantas vezes por semana você come cereal no café da manhã?" para a qual as respostas de múltipla escolha poderiam ser: 1. Sete ou mais vezes por semana 1. Sete ou mais vezes por semana 2. Cinco a sete vezes por semana 2. Cinco a sete vezes por semana 3. Três a quatro vezes por semana 3. Três a quatro vezes por semana 4. Uma ou duas vezes por semana 4. Uma ou duas vezes por semana 5. Menos de uma vez por semana 5. Menos de uma vez por semana 6. Nunca come cereal no café da manhã 6. Nunca come cereal no café da manhã

27 Respostas múltipla escolha 1. Este item de múltipla escolha produz informações sim/não sobre se o entrevistado come cereal no café da manhã ou não (respostas 1 a 5 = sim, resposta 6 = não) mas também informações sobre com qual frequência cereal é comido no café da manhã. 1. Este item de múltipla escolha produz informações sim/não sobre se o entrevistado come cereal no café da manhã ou não (respostas 1 a 5 = sim, resposta 6 = não) mas também informações sobre com qual frequência cereal é comido no café da manhã. 2. A Frequência força o entrevistado a dar uma resposta na qual pode não indicar a realidade. Quanto alguém come cereal no café da manhã uma vez ou,ou duas vezes ao ano responde a questão dicotômica, "Você come cereal no café da manhã?" Alguém responderia sim ou não. 2. A Frequência força o entrevistado a dar uma resposta na qual pode não indicar a realidade. Quanto alguém come cereal no café da manhã uma vez ou,ou duas vezes ao ano responde a questão dicotômica, "Você come cereal no café da manhã?" Alguém responderia sim ou não.

28 Respostas aberta-fechadas Definição: Uma questão ou afirmação com nenhuma resposta fixa, requerendo o entrevistado gerar uma resposta escrita ou oral. Definição: Uma questão ou afirmação com nenhuma resposta fixa, requerendo o entrevistado gerar uma resposta escrita ou oral. Vantagens: Vantagens: 1. Pode obter informação criativa e/ou original. 1. Pode obter informação criativa e/ou original. 2. Da ao entrevistado a oportunidade de dar opiniões. 2. Da ao entrevistado a oportunidade de dar opiniões. 3. Pode medir a organização de idéias. 3. Pode medir a organização de idéias. 4. Pode medir habilidades de escrita, gramatical ou ortografia. 4. Pode medir habilidades de escrita, gramatical ou ortografia. 5. pode adicionar nova informação quando existe muito pouca informação sobre o tópico. 5. pode adicionar nova informação quando existe muito pouca informação sobre o tópico. 6. Permite o entrevistado adicionar notas ou comentários. 6. Permite o entrevistado adicionar notas ou comentários.

29 Aberta-fechada - desvantagens 1. Gera informação imprevisível a qual pode desviar facilmente da intenção da questão, produzindo dados pobres ou inadequados. 1. Gera informação imprevisível a qual pode desviar facilmente da intenção da questão, produzindo dados pobres ou inadequados. Exemplo: Anos atrás o autor ajudou a condução de um estudo de pesquisa no qual alunos do oitavo ano estavam perguntando a ocupação de seus pais e um rapaz do oitavo ano anotou "ele vende placas de automóvel." Um ano mais tarde nós descobrimos que seu pai era secretário de Estado. Exemplo: Anos atrás o autor ajudou a condução de um estudo de pesquisa no qual alunos do oitavo ano estavam perguntando a ocupação de seus pais e um rapaz do oitavo ano anotou "ele vende placas de automóvel." Um ano mais tarde nós descobrimos que seu pai era secretário de Estado.

30 Desvantagens 2. Requer muito tempo de entrevistado. 2. Requer muito tempo de entrevistado. 3. Requer muito esforço de entrevistado. 3. Requer muito esforço de entrevistado. 4. Requer algum grau de habilidade de escrita do entrevistado,. 4. Requer algum grau de habilidade de escrita do entrevistado,. 5. Caligrafia dos entrevistados é frequentemente ilegível. 5. Caligrafia dos entrevistados é frequentemente ilegível. 6. Pode criar ressentimento do entrevistado sobre a tarefa, a qual pode criar respostas inválidas. 6. Pode criar ressentimento do entrevistado sobre a tarefa, a qual pode criar respostas inválidas. 7. Requer muito tempo de pesquisador para gerar um instrumento para medir as variáveis nas respostas. 7. Requer muito tempo de pesquisador para gerar um instrumento para medir as variáveis nas respostas. 8. Requer muito tempo do pesquisador para codificação e tabulação de dados. 8. Requer muito tempo do pesquisador para codificação e tabulação de dados.

31 Sugestões 1. Use linguagem clara. 1. Use linguagem clara. 2. Evite palavras e frases com valor carregado. 2. Evite palavras e frases com valor carregado. 3. Evite expressão sugestiva. 3. Evite expressão sugestiva. 4. Pergunte uma questão por item. 4. Pergunte uma questão por item. 5. Especifique a estrutura da questão. Especifique os limites dentro dos quais voc6e quer a questão respondida. 5. Especifique a estrutura da questão. Especifique os limites dentro dos quais voc6e quer a questão respondida. 6. Considere adição de um item aberto-fechado para comentários. 6. Considere adição de um item aberto-fechado para comentários. 8. Escreva cada item sobre um cartão separado ou use processador de texto. 8. Escreva cada item sobre um cartão separado ou use processador de texto.

32 Lista de verificação 1. O item produz o dado na forma requerida pela hipótese ou questão de pesquisa? 1. O item produz o dado na forma requerida pela hipótese ou questão de pesquisa? 2.O item produzirá o dado no nível de medição requerido para a análise estatística selecionada? 2.O item produzirá o dado no nível de medição requerido para a análise estatística selecionada? 3. O item evita a "condução"do entrevistado para uma resposta específica? 3. O item evita a "condução"do entrevistado para uma resposta específica? 4. O item não é tendencioso? 4. O item não é tendencioso? 5. A maioria dos entrevistados tem conhecimento para responder o item? 5. A maioria dos entrevistados tem conhecimento para responder o item? 6. A maioria dos entrevistados pode responder o item? 6. A maioria dos entrevistados pode responder o item? 7. A maioria dos entrevistados responderão o item francamente? 7. A maioria dos entrevistados responderão o item francamente?

33 Sugestões para localicação do item Insira itens demográficos não sensíveis ano início do questionário porque eles são fáceis de responder, sem ameaça ou tende a “desarmar” o entrevistado. Insira itens demográficos não sensíveis ano início do questionário porque eles são fáceis de responder, sem ameaça ou tende a “desarmar” o entrevistado. 3. Insira itens de maior interesse a seguir, pois existe uma maior probabilidade do entrevistado responder a primeira parte do questionário. 3. Insira itens de maior interesse a seguir, pois existe uma maior probabilidade do entrevistado responder a primeira parte do questionário.

34 Sugestões 4. Insira itens numa ordem lógica, usualmente com itens sobre o mesmo tópico agrupados;juntos. Sequencia de itens podem direcionar a tendência de resposta; assim seja cuidadoso que um item não influencie a resposta do item seguinte. 5. Insira itens sensitivos (p.e. renda) por ultimo para que o ressentimento da intromissão não afete as outras respostas. 6. Agrupe itens com o mesmo formato de resposta.

35 Teste piloto 1. Selecione uma amostra similar a amostra a ser usada no estudo mas a qual não será incluída no estudo. 1. Selecione uma amostra similar a amostra a ser usada no estudo mas a qual não será incluída no estudo. 2. Copie um número suficiente de questionários para a amostra do estudo piloto. 2. Copie um número suficiente de questionários para a amostra do estudo piloto. 3. Administre os questionários ou programas de entrevistas. 3. Administre os questionários ou programas de entrevistas.

36 Teste piloto 4. Verifique os resultados do teste piloto: 4. Verifique os resultados do teste piloto: Os itens produziram a informação desejada na forma apropriada? Os itens produziram a informação desejada na forma apropriada? Os itens produziram os níveis selecionados de medição? Os itens produziram os níveis selecionados de medição? Foram dadas instruções claras aos entrevistados? Foram dadas instruções claras aos entrevistados? Foram os entrevistados capazes de responder facilmente as perguntas? Foram os entrevistados capazes de responder facilmente as perguntas? Quanto tempo tomou para completar o questionário ou entrevista? Quanto tempo tomou para completar o questionário ou entrevista? 5. Revise o questionário se as respostas foram insatisfatórias. 5. Revise o questionário se as respostas foram insatisfatórias.

37 Entrevistas em grupo Ocasionalmente entrevistas são conduzidas com grupos de pessoas. Enquanto este método tem a vantagem de descobrir respostas criativas isto tem a séria desvantagem da falta de respostas independentes. Ocasionalmente entrevistas são conduzidas com grupos de pessoas. Enquanto este método tem a vantagem de descobrir respostas criativas isto tem a séria desvantagem da falta de respostas independentes. A qualquer tempo a resposta de um sujeito pode ser influenciada por alguém. Para vencer isto, quando usando entrevista com grupos use vários grupos e considere cada grupo ao invés de indivíduos dentro dos grupos, como um sujeito. Isto requer vários grupos. A qualquer tempo a resposta de um sujeito pode ser influenciada por alguém. Para vencer isto, quando usando entrevista com grupos use vários grupos e considere cada grupo ao invés de indivíduos dentro dos grupos, como um sujeito. Isto requer vários grupos.

38 Atividades Separar em equipes Separar em equipes Distribuir atividade Distribuir atividade Cada equipe deverá nomear um relator. Cada equipe deverá nomear um relator. Cada equipe devera registrar no quadro os resultados em forma de gráfico. Cada equipe devera registrar no quadro os resultados em forma de gráfico.

39 ATIVIDADE Equipe 1 – Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas dicotômicas. Equipe 1 – Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas dicotômicas. Equipe 2 - Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas classificadas. Equipe 2 - Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas classificadas.

40 Atividades Equipe 3 Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas de múltipla escolha. Equipe 3 Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas de múltipla escolha. Equipe 4 Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas tipo aberta-fechada. Equipe 4 Atendendo ao objetivo dado em sala de aula elabore e aplique um questionário com respostas tipo aberta-fechada.

41 Resultados esperados Aplique o questionario na turma Aplique o questionario na turma Elabore resumo com as respostas Elabore resumo com as respostas Prepare gráficos no excel. Prepare gráficos no excel. Prepare apresentação para esta aula. Prepare apresentação para esta aula.

42 FIM


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