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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Determinar o texto das perguntas Deve-se seguir cinco diretrizes: Defina o assunto, uso de palavras simples e comuns, evite palavras ambíguas, evite perguntas tendenciosas e uso de perguntas ambíguas. Defina o assunto: As perguntas devem sempre definir claramente o assunto que está sendo abordado. Devem ser usados termos como quem, o quê, quando, onde, como e por quê. As expressões – especificamente quem, o quê, quando e onde – podem também servir como diretrizes para definir o assunto em uma pergunta. Exemplo: (Incorreto) Qual marca de creme dental você usa?
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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
o “quê” Define a pergunta Quem O entrevistado: Não está claro se essa pergunta se relaciona ao entrevistado ou à família do entrevistado O quê A marca de creme dental: Não está claro como o entrevistado deve responder a essa pergunta se for usada mais de uma marca Quando Não está claro: O espaço de tempo não é especificado na pergunta. O entrevistado poderia interpretá-la como se quisesse dizer o creme dental que usou hoje pela manhã, nesta semana ou no último ano Onde Não especificado: Em casa, na escola, na viagem? (Correto) Qual marca ou marcas de creme dental você usou em casa durante o último mês? Caso haja mais de uma marca, por favor, liste todas as marcas.
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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
2) Use palavras simples e comuns Não se deve usar termos técnicos, pois a maioria dos entrevistados não entende a terminologia de marketing. Exemplo: Ao invés de perguntar: (Incorreto) A distribuição de alimentos para o lanche da tarde é adequada? Pergunte: (Correto) Os alimentos para o lanche da tarde estão logo disponíveis quando você quer comprá-los? 3) Não use palavras ambíguas Algumas palavras que parecem não ser ambíguas, mas que podem ter outro significado para pessoas diferentes: usualmente, normalmente, frequentemente, muitas vezes, regularmente, ocasionalmente e algumas vezes. Exemplo: Em um mês, com que frequência você vai ao cinema? Nunca Ocasionalmente Algumas vezes Muitas vezes Regularmente (incorreto
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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Nessa pergunta de múltipla escolha as categorias podem ter significado diverso para pessoas diferentes, levando a respostas tendenciosas (o que é regularmente para uma pessoa, pode ser algumas vezes para outra). (Correto) Em um mês, com que frequência você vai ao cinema assistir a um filme? Menos de 1 vez 1 a 2 vezes 3 a 4 vezes Mais de 4 vezes Alguns problemas na formulação de perguntas são: -Tendenciosidade: “Por que você acha que os carros da GM têm mais conforto que os da Volkswagen?” “A Colgate é seu creme dental favorito?” -Pergunta dupla: Nesse banco você é bem atendido e o ambiente é bom?”
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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
-Pergunta muito difícil/impossível de responder: “Quando tomou refrigerante pela primeira vez?” -Opções de resposta não excludentes: “Em qual faixa de renda você se enquadra?” Até 2 s.m. de 2 a 4 s.m. de 4 a 6 s.m. mais de 6 s.m. Teste do questionário: Depois de construído e criticado, o questionário deve ser submetido a um estudo exploratório denominado pré-teste, isto é, deve ser aplicado a um pequeno grupo de representantes da população-alvo, antes de se partir para a coleta de fato. Este teste piloto deve ser feito com 15 a 30 indivíduos da amostra definida para o estudo. O teste é útil para identificar problemas no entendimento do texto das perguntas, nas opções de resposta, no esquema de saltos de questões ou no layout do impresso.
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