A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Determinar o texto das perguntas Deve-se seguir cinco diretrizes: Defina o assunto, uso de palavras simples e comuns, evite palavras ambíguas, evite perguntas tendenciosas e uso de perguntas ambíguas. Defina o assunto: As perguntas devem sempre definir claramente o assunto que está sendo abordado. Devem ser usados termos como quem, o quê, quando, onde, como e por quê. As expressões – especificamente quem, o quê, quando e onde – podem também servir como diretrizes para definir o assunto em uma pergunta. Exemplo: (Incorreto) Qual marca de creme dental você usa?

2 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
o “quê” Define a pergunta Quem O entrevistado: Não está claro se essa pergunta se relaciona ao entrevistado ou à família do entrevistado O quê A marca de creme dental: Não está claro como o entrevistado deve responder a essa pergunta se for usada mais de uma marca Quando Não está claro: O espaço de tempo não é especificado na pergunta. O entrevistado poderia interpretá-la como se quisesse dizer o creme dental que usou hoje pela manhã, nesta semana ou no último ano Onde Não especificado: Em casa, na escola, na viagem? (Correto) Qual marca ou marcas de creme dental você usou em casa durante o último mês? Caso haja mais de uma marca, por favor, liste todas as marcas.

3 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
2) Use palavras simples e comuns Não se deve usar termos técnicos, pois a maioria dos entrevistados não entende a terminologia de marketing. Exemplo: Ao invés de perguntar: (Incorreto) A distribuição de alimentos para o lanche da tarde é adequada? Pergunte: (Correto) Os alimentos para o lanche da tarde estão logo disponíveis quando você quer comprá-los? 3) Não use palavras ambíguas Algumas palavras que parecem não ser ambíguas, mas que podem ter outro significado para pessoas diferentes: usualmente, normalmente, frequentemente, muitas vezes, regularmente, ocasionalmente e algumas vezes. Exemplo: Em um mês, com que frequência você vai ao cinema? Nunca Ocasionalmente Algumas vezes Muitas vezes Regularmente (incorreto

4 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Nessa pergunta de múltipla escolha as categorias podem ter significado diverso para pessoas diferentes, levando a respostas tendenciosas (o que é regularmente para uma pessoa, pode ser algumas vezes para outra). (Correto) Em um mês, com que frequência você vai ao cinema assistir a um filme? Menos de 1 vez 1 a 2 vezes 3 a 4 vezes Mais de 4 vezes Alguns problemas na formulação de perguntas são: -Tendenciosidade: “Por que você acha que os carros da GM têm mais conforto que os da Volkswagen?” “A Colgate é seu creme dental favorito?” -Pergunta dupla: Nesse banco você é bem atendido e o ambiente é bom?”

5 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
-Pergunta muito difícil/impossível de responder: “Quando tomou refrigerante pela primeira vez?” -Opções de resposta não excludentes: “Em qual faixa de renda você se enquadra?” Até 2 s.m. de 2 a 4 s.m. de 4 a 6 s.m. mais de 6 s.m. Teste do questionário: Depois de construído e criticado, o questionário deve ser submetido a um estudo exploratório denominado pré-teste, isto é, deve ser aplicado a um pequeno grupo de representantes da população-alvo, antes de se partir para a coleta de fato. Este teste piloto deve ser feito com 15 a 30 indivíduos da amostra definida para o estudo. O teste é útil para identificar problemas no entendimento do texto das perguntas, nas opções de resposta, no esquema de saltos de questões ou no layout do impresso.


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google