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Atualização dos Projetos N OVEMBRO 2011. OSX Construção Naval N OVEMBRO 2011.

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Apresentação em tema: "Atualização dos Projetos N OVEMBRO 2011. OSX Construção Naval N OVEMBRO 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Atualização dos Projetos N OVEMBRO 2011

2 OSX Construção Naval N OVEMBRO 2011

3 3 Distrito Industrial do Açu Um novo cluster para indústria pesada

4 UCN Açu: Configuração Prédios Administrativos com Certificação LEED (US Green Building Council) Dique seco e ETE Cais Montagem de jaquetas Prédios Administrativos ETA Cortina Verde Área de construção de Módulos Área de construção de Platformas Sub-estação elétrica 345 kV – 13.8 kV FPSO Unidade Industrial Unidade Industrial 4

5 UCN Açu: Licenciamento  Out-10Jan-11Jun-11Jul-11Feb-11  Audiências Públicas Emissão da Licença Prévia Emissão da Licença de Instalação Início da Construção 5 EIA/RIMA

6 UCN Açu: Cronograma PacotesContrataçãoMobilização Supressão da Vegetação2T11 Preparação do Terreno3T11 Cais Norte e Área das Jaquetas4T111T12 Dique4T111T12 Cais Sul e Respectiva Retro Área4T111T12 Edifícios Industriais3T114T11 Utilidades e Infraestrutura3T11 Edifícios Administrativos (Leed)1T12 Edifícios Auxiliares (Não Leed)4T111T12 Montagem Eletromecânica1T122T12 Apoio a Fiscalização2T11 Canteiro de Obras3T11 Quebra Mar1T11 Dragagem3T11               6

7 UCN Açu: Estimativa de entregas parciais das seções Seções da UCN Açu Prontas201220132014 Área 1 para montagem de jaquetas4º Trimestre-- Área 2 para montagem de Jaquetas-1 0 Trimestre- 1º Corte de chapa de aço-1 0 Trimestre- Slot 1 para integração de FPSO-1 0 Trimestre- Slot 2 para integração de FPSO-2º Trimestre- Slot 3 para integração de FPSO-3º Trimestre- Slot 4 para integração de FPSO-4º Trimestre- Slot 5 e 6 para integração de FPSO--2º Trimestre Final da Construção da UCN--2º Trimestre 7

8  Linha de crédito: 80% CAPEX  Prazo total entre 18 e 20 anos com carência de até 3 anos e taxas que podem variar entre US$ + 2% aa à US$ + 4% aa  Agentes repassadores: BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNB e Banco da Amazônia  Distribuição do Capex por Atividade: UCN Açu : Financiamento (Fundo da Marinha Mercante) 14,4% 2011201320142012 63,6%20,1%1,9% US$ MMOSXLLX Dragagem - Engenharia9390 Quebra Mar135129 Cais262- Prédios339- Dique Seco133- Ruas e Pavimentação146- Equipamentos e Outros487- Total de US$ 1.933 MM1.714219 8

9 UCN Açu: Fotos da Construção 9

10 Carteira de Pedidos Atual: OGX * Entrega física no estaleiro desconsiderando instalação EquipamentoCapacidade CAPEX Estimado (US$ MM) Entrega * FPSO OSX-180K bopd6103T11 FPSO OSX-2100K bopd7752T13 FPSO OSX-3100K bopd8003T13 FPSO OSX-4100K bopd850-9002T14 FPSO OSX-5100K bopd850-9004T14 WHP-130 poços400-4503T13 WHP-230 poços400-4504T13 Total4.685-4.885 10

11 FPSO OSX-1 N OVEMBRO 2011

12 FPSO OSX-1: Customização TRABALHO DE MODIFICAÇÃO NOVA INSTALAÇÃO Hull / Engine Room Mod. Central Pipe Rack Mod. M430 Mod. M400 Mod. M310 Nova M280 Mod. M250 Nova M220 Mod. W140 Mod. F110 Mod. N130 Mod. N160 Mod. M350 Nova M200 Nova M320 Mod. M290 Mod. M260 Mod. M380 Nova M230 Nova 12

13 FPSO OSX-1: Fotos 13

14 FPSO OSX-1: Destino Waimea MarcoData Início da Instalação de amarraçãoSetembro de 2011 Chegada no Brasil da bóia (de Batam)Setembro de 2011 Chegada OSX-1 no Brasil6 de Outubro de 2011 Instalação da Bóia STPNovembro de 2011 Primeiro óleo OGXDezembro de 2011 14

15 FPSO OSX-1: Tripulação total: 89 pessoas 15

16 Sistema OSX-2 / WHP-1 N OVEMBRO 2011

17 Sistema OSX-2 / WHP-1 WHP-1OSX-2 17

18 Contrato de Construção  Contrato EPCI assinado com SBM  Aquisição do VLCC - Efetuada Comprometimento dívida longo prazo  Concluído financiamento com um sindicato de bancos liderado pelo ING, Itaú-BBA e Santander: US$ 850 milhões  As demais instituições financeiras participantes do sindicato foram: HSBC, Citibank, ABN Amro Bank, Banco do Brasil, NIBC e DnB Nor  Estrutura Dívida/Equity – 80/20  12 anos, LIBOR +4,41% a.a. Sistema OSX-2 / WHP-1 Contrato de Construção  Assinatura LOI com Techint (1T11)  Início Engenharia (1T11)  Contrato assinado com a Techint  LOI do Drilling Package assinado com a TTS WHP-1 OSX-2 18 WHP-1

19 Sistema OSX-3 / WHP-2 N OVEMBRO 2011

20 Sistema OSX-3 / WHP-2 WHP-2OSX-3 20

21 Contrato de Construção  Aquisição do VLCC – Efetuada  Contrato EPCI assinado com MODEC Comprometimento dívida longo prazo  Financiamento: 1º semestre de 2012 Sistema OSX-3 / WHP-2 Contrato de Construção  Assinatura LOI com Techint – 1T2011  Início Engenharia – 1T2011  Contrato assinado com a Techint WHP-2OSX-3 21

22 FPSO OSX-4 N OVEMBRO 2011

23 OSX-3WHP-2  Cascos gêmeos adquiridos pela OSX em Novembro de 2010 : US$ 27 milhões cada  Assinatura do contrato para o Projeto OSXflex : (consórcio Chemtec, Kromav e Exactum)  Realizado Close-up Survey dos cascos pela empresa Shipscan com acompanhamento pela Certificadora Bureau Veritas  Em fase de elaboração: projeto de engenharia de conversão dos cascos  Integração na UCN Açu : 2T2013 marcando o inicio das atividades no estaleiro  Entrega na UCN Açu no 2T2014 FPSO OSX-4 – Marcos atingidos e próximas etapas MarcoData Especificações do reparo do casco1T12 Final da conversão do casco4T12 Chegada do Casco no slot 1 da UCN1T13 Entrega pelo Estaleiro2T14 23

24 FPSO OSX-5 N OVEMBRO 2011

25 OSX-3WHP-2  Cascos gêmeos adquiridos pela OSX em Novembro de 2010 : US$ 27 milhões cada  Assinatura do contrato para o Projeto OSXflex : (consórcio Chemtec, Kromav e Exactum)  Realizado Close-up Survey dos cascos pela empresa Shipscan com acompanhamento pela Certificadora Bureau Veritas  Em fase de elaboração: projeto de engenharia de conversão dos cascos  Integração na UCN Açu : 3T2013 marcando o inicio das atividades no estaleiro  Entrega na UCN Açu no 4T2014 FPSO OSX-5 – Marcos atingidos e próximas etapas MarcoData Especificações do reparo do casco2T12 Final da conversão do casco2T13 Chegada do Casco no slot 2 da UCN3T13 Entrega pelo Estaleiro4T14 25

26 UCN – Ocupação de slots FPSOs Slot 1 Slot 2 Slot 4 Slot 3 Slot 5 Slot 6 * Condicionadas à entrada de novos pedidos da OGX Entrega do SlotChegada EmbarcaçãoEntrega pela UCN Slot 1: 1T13OSX-4: 2T13OSX-4: 2T14 * Slot 2: 2T13OSX-5: 3T13OSX-5: 4T14 * Slot 3: 3T13OSX-6: 3T13OSX-6: 4T14 * Slot 4: 4T13OSX-7: 4T13OSX-7: 4T14 * Slot 5: 2T14OSX-8: 2T14OSX-8: 2T15 * Slot 6: 2T14OSX-9: 2T14OSX-9: 3T15 * 26

27 Aceleradores de projetos

28  Maximizar competitividade através da padronização das unidades de produção  Atingir nível de 70% de padronização das unidades (planta e convés)  Assinar contratos de longo prazo com fornecedores Aceleradores de Projetos : Padronização de Equipamentos SISTEMAS PRIORIZADOS  Injeção de água  Movimentação de cargas  Geração de energia  Compressão de gás  Sistema supervisório  Sistema de offloading  Sistema de ancoragem e turret DEMAIS SISTEMAS  Captação de água  Ar comprimido  Sistema de combate a incêndio  Tubulação e acessórios  Bombas de carga  Bombas de lastro SET / 11 FEV / 11 28

29 Vantagens  Módulos podem ser retirados sem comprometer a embarcação  Capacidade de tratamento de um range de especificações de óleo  Ganho potencial: 5 meses na fase de engenharia Status  Contrato assinado com consórcio Chemtech-Kromav-Exactum  Primeiras unidades OSXflex: OSX-4 e OSX-5 29 Aceleradores de Projetos: Engenharia OSX Flex MÍN API RGO LDA MÁXMÍNMÁXMÍNMÁX

30 ITN: Instituto Tecnológico Naval

31 Fase 2 – Conhecimento, Tecnologia e Inovação 31 ITN : Objetivos  Qualificação de até 3.100 pessoas, em 23 funções até o final de 2012  Utilização de instalações físicas e corpo docente do SENAI na cidade de Campos, bem como unidades móveis em São João da Barra. Macaé no futuro  Bolsa de estudos através de auxilio financeiro, alimentação e transporte  Investimento previsto: R$ 12,7 milhões SENAI Campos SENAI Macaé SENAI São João da Barra

32  Em fase de planejamento de conteúdo programático das disciplinas  Adequação das instalações físicas necessárias  Inicio das aulas previsto para Janeiro 2012  Organização e confecção de material didático ITN : Fase I – Qualificação e Treinamento Cidades Distância Aproximada Força de Trabalho População São João da Barra20 Km6.00033.000 Campos40 Km92.000460.000 Raio de AçãoAté 50 Km98.000493.000 Quissamã75 Km3.00020.000 São Francisco95 Km3.00041.000 São Fidelis100 Km5.00037.000 Macaé130 Km113.000206.000 Raio de Ação 2Até 150 Km222.000797.000 32

33 Fase 2 – Conhecimento, Tecnologia e Inovação 33 ITN : Fase II – Treinamento na UCN Açu  40 especialistas da Hyundai baseados no Brasil durante 5 anos  50 colaboradores da UCN Açu em treinamento no estaleiro da Hyundai em Ulsan, Coréia (4 grupos entre Agosto 2012 e Abril 2014)  Implantação do ITN na UCN Açu, com área aproximada de 1.800 m 2  Instalações para oficinas, laboratórios, salas de aula, auditório e biblioteca  Implantação de sistemas de simulação de operações de unidades offshore

34 Fase 2 – Conhecimento, Tecnologia e Inovação 34 ITN: Fase III Fortalecimento da cadeia de Fornecedores ITN: Fase IV Inovação Tecnológica  Identificação de fornecedores com potencial de desenvolvimento de novos materiais, equipamentos e metodologia de trabalho inovadoras, focados na demanda potencial da OSX  Estabelecimento de parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisa, brasileiras e internacionais, orientadas para o desenvolvimento de assimilação de novas tecnologias

35 Próximos Passos

36  Primeiro óleo OGX – Dezembro 2011  Início de construção das WHP-1 e WHP-2  Financiamento: OSX-3, WHP-1 e WHP-2  Contratação de estaleiro para a conversão dos cascos do OSX4 e OSX5  Contrato de Financiamento do estaleiro (Repasse FMM)  Novas ordens da OGX  Ordens de terceiros 36 Próximos Passos

37 RI@OSX.COM.BR +55 21 2555 6914


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