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São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.

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2 São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometi- mento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.

3 Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. Com altas habilidades/superdotação: Aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

4  A inclusão não tem que ver com nenhum grupo de alunos em particular, mas concerne a todos os alunos na escola.  A diversidade é um valor.  É necessário reduzir a categorização.

5  Implica remover as barreiras para a aprendizagem e a participação, que afetam tanto os professores como os alunos.  Supõe a participação na vida acadêmica, social e cultural da comunidade a que pertence a escola local.  Implica o direito de todos os estudantes de aprender.

6 Portanto:  Todas as vozes deveriam ser ouvidas.  A colaboração é essencial em todos os níveis.  “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”. (Tema do dia Internacional da Pessoa com Deficiência em 2004 – tornou-se uma bandeira).

7  As barreiras para a aprendizagem e a participação aparecem em todos os aspectos da escola. Não deveriam ser consideradas as primeiras aquelas que existem dentro dos aprendizes individuais.  Todos são aprendizes: professor, gestores do processo de alfabetização e dos demais serviços, estudantes e membros da comunidade.  Inclusão não se resume apenas em práticas escolares, mas também em relação à cultura e as políticas das instituições educativas em todos os níveis do sistema.

8  É a escola como sistema que tem que mudar.  Os princípios da Inclusão Escolar remetem a uma postura mais democrática dentro da escola. Conclama a participação de todos, busca uma ação coletiva, entendendo que todos os sujeitos têm os mesmos direitos e podem participar de todos os segmentos da sociedade.

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12  A aprendizagem como o eixo central da escola.  A garantia de tempo, espaço e condições para que ocorra aprendizagem.  Abertura de espaços para a cooperação, diálogo, solidariedade e criatividade a serem exercitados pelos professores, funcionários e alunos, sem demarcações de lugares.

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14  Não negando, sob nenhuma hipótese, matrícula de aluno com deficiência.  Elaborando de forma participativa o PPP, registrando nele os elementos necessários para a implementação de uma proposta educacional inclusiva, diagnosticando todas as demandas relacionadas aos alunos (quem são, quantos são, quais as principais dificuldades/necessidades, recursos humanos, materiais financeiros, entre outros.)

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